Consultoria de RH: quais os benefícios para o seu negócio?

Consultoria de RH: quais os benefícios para o seu negócio?

O papel de uma Consultoria de RH é ajudar as empresas a se desenvolverem, obtendo excelência para os processos e o seu capital humano. Para isso, as ações voltadas para a gestão de pessoas são personalizadas e ainda mais estratégicas.

Dessa forma, contar com a orientação e suporte de uma equipe especializada canaliza as decisões corporativas e a solução de problemas para melhoria contínua. E é nesse momento em que entra o apoio da Consultoria de RH!

Consultores que realmente entendem do Ciclo de Gente têm uma visão imparcial e mais abrangente do que é preciso mudar ou aperfeiçoar para que a organização alcance sua máxima performance. Além disso, contar com essa assistência permite que a equipe interna direcione esforços para outras demandas da empresa.

Neste artigo, você encontrará um guia completo sobre a atuação estratégica de uma Consultoria de RH, quais são os principais benefícios e quais as melhores ferramentas de gestão. Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma Consultoria de RH?

Uma Consultoria de RH é uma empresa especializada que, com um olhar de fora e experiente, avalia uma organização e suas pessoas como um todo. Para isso, tem como foco a gestão de pessoas e as operações do RH, realizando uma verdadeira imersão em sua cultura e processos.

Nesse contexto, o ambiente organizacional, assim como o relacionamento entre colegas e lideranças, são prioridades no processo. O objetivo é fazer uma análise crítica e detalhada da organização, buscando melhorar o cenário corporativo.

Dessa forma, durante o trabalho, a equipe enviada pela consultoria consegue identificar pontos fortes e oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento de equipes de alta performance.

Quais são os tipos de Consultoria de RH?

Como veremos adiante, uma Consultoria de RH pode atuar em diferentes áreas da empresa, solucionando desafios e encontrando oportunidades relacionadas a pessoas e processos. Contudo, existem alguns tipos principais que podem atender às necessidades da sua organização. São eles:

  • consultoria de atração e seleção;
  • consultoria de planos de carreira, cargos e salários;
  • consultoria de gestão de pessoas e processos;
  • consultoria para treinamento e desenvolvimento organizacional (T&D);
  • consultoria generalista, que atua de maneira especializada em diferentes etapas do ciclo de Gente e Gestão.

Continue conosco e entenda as principais funções de uma Consultoria de RH e seus benefícios para os negócios!

O que faz uma Consultoria para RH?

A consultoria de RH pode atuar em duas frentes, atreladas à gestão e à contratação de talentos. O foco de atenção dependerá das necessidades e objetivos da empresa contratante, considerando expectativas no médio e a longo prazo. Entenda!

Gestão de Pessoas e Processos

Na gestão de processos e pessoas, a proposta é levantar dados sobre o desempenho das equipes e a eficiência das ações executadas.

Pensando na gestão de pessoas, a consultoria deve analisar aspectos comportamentais e relacionais entre colaboradores e gestores. Já em relação aos processos, o intuito é identificar possíveis falhas e pontos de melhoria.

Com isso, será possível otimizar a rotina, eliminar o retrabalho e potencializar as entregas. Afinal, os consultores são profissionais qualificados para perceber conflitos, falhas na comunicação e burocracias excessivas na rotina de trabalho.

Por isso, são capazes também de entender seu impacto nos resultados da empresa e propor adequações.

Recrutamento e Seleção

Já no recrutamento e seleção, a missão da consultoria de RH é ajudar na atração e contratação dos melhores talentos para a empresa. São analisados os perfis ativos, os perfis desejados e o que a organização tem a oferecer para profissionais de alta performance.

Também são avaliados os métodos e ferramentas utilizadas na etapa de atração. Para isso, a consultoria acompanha e aperfeiçoa a forma como o RH interno divulga as vagas e conduz o processo seletivo.

Quais são as principais demandas de uma Consultoria de RH?

Existem diversas atividades, projetos e processos que podem ser guiados ou realizados por uma consultoria de RH. Aqui, listamos os mais frequentes:

  • planejar e executar avaliações de clima, performance e desempenho;
  • planejar ações para melhoria de clima e promoção do bem-estar;
  • implantar uma cultura de dados;
  • incentivar uma cultura de feedback, introduzindo plataformas e metodologias;
  • elaborar planos de ação para melhorar indicadores;
  • definir política de remuneração e benefícios;
  • definir cargos, competências e planos de carreira, impactando o organograma da empresa;
  • planejar e executar processos de recrutamento e seleção;
  • promover projetos de desenvolvimento;
  • solucionar questões relacionadas ao E-Social;
  • preparar equipes para mudanças estratégicas e/ ou administrativas;
  • guiar contratações de temporários e terceiros, quando qualificada para isso;
  • implementar novos processos, ferramentas e tecnologias.

Como funciona uma Consultoria de Recursos Humanos, afinal?

A consultoria de RH é responsável por ir além e enxergar o que a gestão, lideranças e RH interno não conseguem perceber. Portanto, seu trabalho deve ser pautado em etapas bem definidas por meio de um planejamento consistente de análise e diagnóstico.

Conheça as principais funções de uma consultoria como essa!

Análise de processos corporativos e indicadores de RH

Uma das primeiras tarefas da consultoria de RH é realizar uma análise minuciosa dos processos corporativos e dos indicadores de Gente e Gestão.

Com a ajuda de questionários, entrevistas e avaliações de performance, a equipe têm material suficiente para analisar elementos fundamentais na gestão de pessoas, como:

  • organograma com definição de cargos e funções;
  • ambiente de trabalho;
  • comunicação organizacional;
  • fluxo de demandas;
  • liderança;
  • motivação e clima;
  • cultura organizacional;
  • produtividade;
  • absenteísmo;
  • processo de recrutamento e seleção;
  • treinamento e capacitação;
  • política de remuneração e benefícios;
  • turnover e rotatividade de pessoal.

Definição de objetivos

Após coletar as informações necessárias, será possível definir pontos de melhoria e transformação. Além disso, será mais fácil identificar pontos fortes na gestão para impulsionar resultados.

A partir daí, são definidos os objetivos para a empresa em médio e longo prazo e qual será o papel dos colaboradores e equipes. Assim, cada um terá, dentro do seu limite de atuação, uma contribuição efetiva nas propostas apresentadas pela consultoria.

Diagnóstico organizacional e estratégias de Gente e Gestão

O ambiente e o clima organizacional são analisados para entender o nível de satisfação dos colaboradores. Com o diagnóstico, é possível avaliar a felicidade e o senso de pertencimento de cada funcionário.

Afinal, não adianta promover mudanças nos processos em um ambiente repleto de conflitos e pouco engajamento, não é mesmo? A consultoria, então, tende a trabalhar, junto com o RH interno, o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a valorização do capital humano.

Elaboração de planos de ação organizacionais

Os planos de ação são uma das principais entregas da consultoria de RH. Afinal, por ter uma visão estratégica, deve oferecer orientações para que a liderança e o time de gestão de pessoas possam promover mudanças reais.

Para tal, o plano de ação deve conter as informações sobre os desafios mapeados, possíveis soluções e quais indicadores de RH devem ser acompanhados para mensurar desempenho.

Manutenção e controle de resultados

Além do diagnóstico corporativo e da elaboração dos planos de ação, em alguns casos, a consultoria de RH é contratada para realizar um acompanhamento constante da empresa.

Para isso, periodicamente, são realizadas novas avaliações, bem como o acompanhamento de resultados e a adaptação de estratégias.

Qual o papel estratégico de uma Consultoria de RH para as empresas?

Da consultoria de RH se esperam ações que ajudem as empresas a melhorar o desempenho das equipes. Afinal, esse é um dos pilares para construir um RH estratégico.

Organizações que buscam por esse tipo de parceria, costumam estar em um contexto em que a gestão valoriza o capital humano, mas não sabe como potencializar as entregas e resultados.

A contratação de uma consultoria de RH vai ao encontro da necessidade que uma empresa tem de:

  • aumentar a produtividade;
  • recuperar a credibilidade com os funcionários;
  • promover a motivação;
  • incentivar a valorização das competências e habilidades.

Portanto, o trabalho da equipe de consultores está muito relacionado à melhoria na performance, reestruturação de processos e valorização do fator humano.

Por que contratar uma Consultoria de RH externa?

Uma consultoria em RH dispõe de equipes especializadas nas rotinas e processos de Gente e Gestão, tendo expertise em atender a empresas de diversos segmentos. Além disso, com uma percepção externa, sua organização ficará mais próxima das tendências de mercado e das inovações e tecnologias para o setor.

Outro ponto positivo em contar com o apoio de uma consultoria é a possibilidade de desenvolver consultores internos orientados por esses profissionais. Dessa forma, seu negócio conquistará mais neutralidade, estratégia, criatividade e visão sistêmica para a tomada de decisões.

Quando contratar uma Consultoria de RH?

Uma consultoria de RH pode auxiliar a sua empresa em diversas atividades e processos – seja orientando a estratégia, seja no operacional. Por essa razão, o momento ideal para contratar uma consultoria é ao identificar os primeiros motivos para transformação.

Dentre os principais fatores que levam uma organização a buscar apoio externo, estão:

  • aumento do turnover;
  • redução na retenção de talentos;
  • piora no clima organizacional;
  • necessidade de promover projetos de desenvolvimento mais efetivos;
  • dificuldade na realização de processos seletivos;
  • diminuição no engajamento e produtividade;
  • busca por inovação e tecnologia.

Quais os principais benefícios de contratar uma Consultoria para Recursos Humanos?

A consultoria de RH é uma parceria estratégica que agrega valor ao negócio, buscando os melhores resultados por meio do aprimoramento da performance. Dessa forma, sua empresa pode ser beneficiada de diversas maneiras à medida em que os consultores realizam seu trabalho.

Veja, abaixo, algumas das principais vantagens em contar com um parceiro externo!

Melhoria no clima organizacional

A consultoria de Recursos Humanos é mediadora e conciliadora, uma vez que se propõe a ouvir todos dentro da empresa e entender as expectativas individuais. Na fase inicial, de diálogo, empatia e escuta ativa, muitas percepções são coletadas e servem de insights para o que vem adiante.

Durante a entrevista, os colaboradores podem falar sobre as dificuldades na execução do trabalho diário ou sobre o relacionamento com a liderança imediata.

Por isso, o fato de ser ouvido e participar da mudança tende a alterar o comportamento do profissional. É possível que, assim, essa pessoa passe a se comprometer mais em suas atividades, favorecendo o clima organizacional.

Redução de custos

De início, contratar uma consultoria de RH pode parecer uma despesa extra. Porém, a gestão que enxerga essa contratação como investimento perceberá uma redução expressiva nos custos gerais da empresa.

Isso acontece porque a consultoria é especializada em diagnosticar onde e como a empresa está cometendo erros. Com isso, consegue traçar estratégias mais assertivas e ter mais agilidade na implementação de novas ações.

Novas tecnologias

Por essência, a empresa de consultoria de RH acompanha as tendências de mercado, seja na aplicação de métodos, seja no uso de tecnologias. Esse acompanhamento faz parte da estratégia de recomendar aos clientes todos os recursos que podem ser efetivos em seu objetivo de negócio.

Como nem sempre as empresas visualizam essas oportunidades, uma das funções de um bom consultor é apresentar alternativas e introduzir novos métodos e tecnologias de RH na rotina corporativa. Inclusive, algumas já até utilizam essas soluções embarcadas em seus processos.

 

Otimização do recrutamento e seleção

Como vimos, uma das vertentes de atuação da consultoria de RH é no planejamento e execução de processos seletivos.

A partir do entendimento do negócio, das necessidades da equipe e do perfil profissional mais aderente à empresa, os consultores são capazes de realizar um recrutamento e seleção realmente ágeis e efetivos.

Correção de falhas na gestão

Uma das principais funções da consultoria de Recursos Humanos está em identificar e corrigir falhas na gestão, certo? Por isso, a equipe contratada estará sempre atenta aos processos e às relações nos setores.

Além disso, os consultores estarão sempre próximos do RH interno e da liderança, buscando entender a fundo a cultura organizacional e a rotina da empresa.

Adequação às normas e leis

Contar com o apoio de uma consultoria especializada em RH traz facilidades em relação ao cumprimento de leis e normas. Principalmente agora que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor.

Por terem experiência e domínio em relação às diretrizes para a prática das atividades de Gente e Gestão, a equipe contratada terá facilidade e segurança na realização de demandas.

Mais do que isso, o RH interno não precisará destinar tempo e energia para demandas burocráticas e operacionais, mantendo foco estratégico.

Maior flexibilidade e alinhamento de expectativas

Ter o suporte de uma equipe externa confere flexibilidade na realização de demandas e na adequação contratual conforme o surgimento de novas necessidades.

Além disso, ao contratar uma consultoria de RH, a gestão poderá alinhar expectativas periodicamente com a equipe, garantindo o sucesso da parceria e que sejam realizadas mudanças de forma ágil e prática.

Tudo isso sem a necessidade de abrir novas vagas, modificar o organograma da empresa ou de sobrecarregar equipes.

Mais assertividade na tomada de decisões

As consultorias de RH têm expertise no planejamento, orientação e execução de todos os processos de Gente e Gestão. Além da experiência, trabalham também com metodologias sólidas e análise de dados, favorecendo o pensamento estratégico.

Tudo isso contribui para que a tomada de decisão aconteça de forma segura, com confiança nas escolhas e assertividade nas ações.

Diferencial competitivo

Um setor de RH consolidado pode ser um diferencial competitivo para organizações – ainda que essa equipe seja externa. Afinal, o mais importante aqui são os resultados percebidos, tanto na experiência do quadro de funcionários quanto nas entregas realizadas.

Uma empresa com uma cultura sólida, equipes de alta performance, que cumpre suas metas e usa visão sistêmica e estratégica para se posicionar, definitivamente irá experimentar vantagem no mercado.

Quais as principais ferramentas para Gestão de RH?

Diversas ferramentas podem ser usadas pela consultoria de RH para ajudar no diagnóstico das empresas. Cada uma delas tem um objetivo específico e juntas fornecem todos os elementos necessários para identificar o que, onde e como fazer melhorias.

Conheça as ferramentas de gestão de pessoas, processos e resultados mais utilizadas e o que se espera da sua aplicação!

Avaliação de desempenho

A gestão de pessoas é complexa e depende da performance dos colaboradores para obter resultados positivos. Por isso, uma das ferramentas mais essenciais para o trabalho de uma consultoria de RH é a avaliação de desempenho.

Com o método de autoavaliação e avaliação 90º, 180º ou 360º, é possível analisar aspectos importantes de relacionamento e execução das atividades. Essa análise é feita por meio de um comparativo entre o que é esperado e o que é entregue por cada colaborador, dentro de um determinado período.

Matriz 9 box

Focada no diagnóstico, a nine box é uma ferramenta de gestão de pessoas que ajuda a identificar o que é preciso desenvolver em cada talento para melhorar suas entregas.

Entre pontos fortes e fracos, os resultados apontam o que deve ser aprimorado e o que precisa ser desenvolvido para tornar o profissional o talento que a empresa deseja.

Avaliação de perfil

Por meio de assessment, é possível mapear o conjunto essencial de competências que um ou mais profissionais deve ter para atender às necessidades da empresa.

Assim, o perfil definido ajuda a definir capacitações e treinamentos, bem como serve de base para as próximas contratações.

Pesquisa de clima

Como dissemos, nenhuma empresa será produtiva em um ambiente tóxico em que as pessoas têm reações negativas — tanto diante do trabalho, quanto diante de colegas e lideranças.

Por isso, é preciso realizar a pesquisa para compreender quais aspectos influenciam no ambiente de trabalho, o tornando um lugar agradável ou não. De modo geral, um espaço com clima ruim tem falhas atreladas a comunicação, a pouca abertura da liderança para ideias e sugestões ou a uma política salarial deficiente.

People Analytics

Se a empresa deseja tomar decisões mais estratégicas, pautadas em dados e informações e não apenas no achismo, o People Analytics é uma ferramenta indispensável.

No caso da consultoria de RH, ela ajuda na elaboração dos relatórios que serão apresentados aos gestores com as mudanças necessárias dentro da gestão de pessoas.

5W2H

Essa é uma ferramenta de implementação das mudanças, muito eficaz para facilitar a visualização de todas as etapas previstas. O 5W2H funciona como um plano de ação que a consultoria de RH utiliza para mostrar a todos da empresa quais passos serão executados.

Assim, é elaborada uma lista de ações, que são organizadas de maneira simples, mas eficaz e objetiva:

  • What – O que: qual é a ação que será realizada;
  • Why – Por que: qual a motivação para essa ação;
  • Where – Onde: em qual canal, ferramenta, setor, processo ou local essa ação será realizada;
  • When – Quando: qual data, horário ou momento para realizar a ação;
  • Who – Quem: quem será a pessoa responsável por essa ação;
  • How – Como: como essa ação deverá ser executada;
  • How Much –Quanto: qual o custo para realizar a ação proposta.

Avaliação comportamental

Principalmente durante o recrutamento e seleção, a avaliação de perfil comportamental pode ser uma estratégia para mapear os melhores talentos. Contudo, pode ser aplicada também em profissionais já contratados, para começar a virada de chave na empresa.

Além disso, por meio da análise preditiva, é possível mais do que avaliar comportamentos: os consultores são capazes de, a partir dos relatórios gerados pela ferramenta, prever o potencial de sucesso de uma equipe.

Com isso, é possível trabalhar o fit cultural, a aderência de uma pessoa a uma vaga ou setor e identificar forças e pontos de melhoria.

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como matriz causa e efeito, é uma ferramenta que auxilia na visualização de processos. Para isso, busca identificar falhas e eliminar a causa raiz de problemas.

Para utilizar o diagrama, é preciso que a equipe faça suposições sobre possíveis erros, possibilitando a testagem. Além disso, tem seis perguntas guia, conhecidas como 6M:

  • Método: como a maneira de trabalhar impacta no problema vivenciado;
  • Máquina: como os equipamentos afetam a situação;
  • Medida: como a forma de mensurar resultados impacta na tarefa;
  • Meio: como o ambiente afeta o problema;
  • Material: como a qualidade dos materiais e ferramentas contribuem para a falha;
  • Mão de obra: como as pessoas corroboram para o problema.

OKR

A metodologia OKR, ou Objectives and Key Results (objetivos e resultados – chave), tem como objetivo direcionar a busca por metas coletivas e individuais, que vão impactar os objetivos globais da organização.

Com o suporte de uma consultoria de RH, será mais fácil estruturar essa metodologia na sua empresa, capacitar equipes e colocar em prática as atividades necessárias para conquistar os resultados-chave. E, a partir deles, o objetivo maior da equipe.

Kanban

O método kanban é de origem japonesa e propõe a visualização de demandas por meio de cartões, que podem ser utilizados em ferramentas tecnológicas de gestão ou de maneira física, com post-its.

Em resumo, é um sistema visual que permite à equipe verificar se uma atividade já foi iniciada, em que fase ela está e o que já foi concluído. Dessa forma, é possível avaliar também o andamento das tarefas e quando algo ficou estagnado.

Essa metodologia, inclusive, pode ser aplicada junto ao método Gestão à Vista, evidenciando para todas as pessoas de um setor como está o desempenho da área.

Como escolher a melhor Consultoria de RH para uma empresa?

Ao escolher uma consultoria de RH para apoiar as ações estratégicas da sua empresa, lembre-se de verificar seus valores e missão, isso dirá muito sobre como ela atua.

Além disso, confira seu portfólio de clientes e cases de sucesso, para ter um entendimento prévio sobre como os projetos realizados funcionam na prática. Observe também o quanto a consultoria está aberta ao novo e se mantém atualizada sobre as metodologias e recursos para a área.

Assim, para além do apoio de especialistas, seu negócio poderá contar com as melhores tecnologias amparadas por dados. Exemplo disso são as soluções de consultoria da Selpe, tendo em vista o nosso foco em projetos estratégicos de todo o ciclo de Gente – desde o onboarding até a retenção e o reconhecimento.

Espero que tenha gostado deste artigo e entendido tudo o que é preciso sobre o trabalho de uma Consultoria de RH! E se quiser as melhores solções para Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH, entre em contato com nosso time para mais informações.

 

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support