O que pode influenciar no engajamento profissional?

O que pode influenciar no engajamento profissional?

Você já parou para pensar na importância do engajamento dos seus colaboradores? Ou como é oneroso ter uma equipe desengajada? É isso mesmo! Um funcionário que não engaja com o propósito da empresa ou que está desalinhado com a cultura organizacional pode até trazer prejuízos financeiros à sua organização.

Para além disso, a motivação também pode impactar no desempenho profissional. Afinal, ainda que ela aconteça de “dentro para fora”, ela também pode influenciar na nossa vontade de realizar tarefas, inclusive no trabalho.

Qual a importância do engajamento dos colaboradores?

Um time engajado é capaz de fazer entregas mais assertivas e aumentar a produtividade consideravelmente, não é mesmo?

E, segundo um estudo da Hubspot, mais de 69% dos profissionais afirmam que se fossem reconhecidos pela empresa estariam mais engajados e trabalhariam com maior dedicação. Os dados não mentem. Por esse motivo, é extremamente importante investir em manter um bom clima organizacional.

Além disso, fatores como salário, condições de trabalho e liderança também podem afetar os resultados que sua empresa almeja alcançar.

Organizações com profissionais engajados têm mais chances de reter colaboradores comprometidos com os objetivos organizacionais. Isso sem falar que o reflexo do engajamento, além de aumentar a produtividade e a motivação, também proporciona:

  • redução do turnover;
  • melhora do clima organizacional;
  • ampliação da imagem positiva da empresa;
  • diminuição de custos com demissões ou novas admissões;
  • aumento na retenção e atração de novos talentos.

Qual o papel do líder nesse processo?

Segundo Hegel Botinha, CEO do Grupo Selpe, liderança é tudo, afinal, “tudo passa pelo líder”. Ser líder, atualmente, não é uma tarefa simples.

Afinal, o líder atual precisa não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados. Além disso, precisa atender expectativas pessoais e profissionais dos colaboradores, alinhando com os interesses da própria organização.

A liderança está diretamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias. O papel da liderança no engajamento envolve entender quais problemas são importantes. E se esses não forem solucionados no momento certo, podem acarretar um problema de longo prazo.

Logo, o melhor a ser feito é entender as necessidades e se colocar do lado do funcionário, para que ele se sinta seguro de que a empresa entende a sua situação, em vez de ficar ainda mais preocupado com quedas no seu desempenho.

Afinal, quais fatores internos influenciam no engajamento dos colaboradores?

O sonho de toda organização é ter seu time engajado, certo?! Mas, o que significa engajamento organizacional? Em resumo, é o estado psicológico positivo, a sensação de gratificação com relação ao trabalho, sentido pelos colaboradores.

Estudos mostram que quanto mais amigos os empregados têm no trabalho, por exemplo, mais engajados eles estão. Um estudo descobriu que apenas 28% dos empregados sem amigos do trabalho estavam envolvidos, contra 69% com 25 ou mais amigos. Isso mostra que a integração incentiva o relacionamento entre os funcionários.

Liderança e engajamento

Existem diversas formas para manter seu time engajado. Mas, sem dúvida, a base de todas elas é a comunicação. Aqui, o papel do líder é mais que fundamental, uma vez que esse profissional precisa conectar o propósito da empresa ao propósito dos colaboradores (ao mesmo tempo em que se constrói uma relação de confiança).

É importante mostrar às equipes que a sua organização se importa com o crescimento profissional dos colaboradores. Um time engajado é um time vencedor, logo, esse time vencedor vai focar nas melhores entregas, afinal, tudo isso estará atrelado ao seu próprio sucesso na empresa.

Uma equipe desengajada pode trazer consequências para uma marca de diversas formas: a insatisfação de clientes, perdas financeiras, econômicas ou de produtos são alguns exemplos.

Como você pode ver, o clima organizacional de uma empresa está diretamente relacionado ao engajamento dos seus colaboradores. Afinal, funcionários motivados, satisfeitos e engajados produzem melhor e com propósito.

Se você gostou deste post, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos sobre o assunto? Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube!

Autora
O que pode influenciar no engajamento profissional?
Autora convidada
Rafaela é graduada em jornalismo com especialização e marketing digital. Adora dançar e ler poesia.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support