Análise Preditiva: o que é e como colocar em prática?

Você já ouviu falar em análise preditiva? No setor de Recursos Humanos, muitos desafios dos profissionais de RH estão relacionados com a redução das taxas de turnover e aumento do engajamento e produtividade. Afinal, esses fatores revelam muito sobre o clima organizacional, cultura da empresa e investimentos corporativos.
Porém, por meio dessa análise e de modelos de recrutamento inteligentes, é possível realizar contratações mais efetivas e criar processos de desenvolvimento profissional mais certeiros e objetivos. Tudo isso impacta para uma menor rotatividade e melhores resultados.
Neste post, vamos explicar o que é análise preditiva e qual a sua importância para os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento na sua empresa, além de apresentar alguns benefícios da metodologia. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Análise Preditiva?
A análise preditiva é baseada na coleta e análise de dados, combinada à Inteligência Artificial, à ciência comportamental e ao uso de algoritmos personalizados — tudo isso cruzado entre si e aplicado a funções matemáticas que criam modelos de previsão para situações diversas.
Um exemplo do uso da análise é quando aplicada em processos seletivos, para mapear o perfil de candidatos e prever ações, reações e comportamentos. Contudo, suas funcionalidades e aplicações podem ir muito além dos processos seletivos e de RH.
Estudos apontam que com essa metodologia é possível prever todo o potencial de performance de uma pessoa. Essa previsão é feita por meio da combinação de três fatores-chave:
- o modo como a pessoa pensa (suas habilidades);
- o que a coloca em movimento (suas motivações);
- o modo como ela se comporta diariamente (sua personalidade).
Esses dados são coletados e extraídos por meio de questionários, com sequências de perguntas direcionadas para cada aspecto do comportamento humano e do raciocínio. O objetivo dos testes é chegar a uma caracterização detalhada de todos os profissionais, de acordo com um conjunto de critérios pré-definidos.
Dessa forma, é possível prever o sucesso daquela pessoa em um determinado cargo ou equipe. Afinal, fatores como estabilidade, satisfação, engajamento, performance positiva, criatividade e liderança contribuem para a produtividade aliada à felicidade no trabalho.
Para que serve a Análise Preditiva?
Os resultados coletados por meio das análises preditivas são usados para avaliar o potencial de candidatos em processos seletivos e servem como base para estruturação de estratégias de desenvolvimento individuais e de equipe.
Além disso, a partir das informações armazenadas, é possível traçar um perfil corporativo, que permeia a maioria dos colaboradores da empresa e é diretriz para ações voltadas para a cultura organizacional.
Assim, além de garantir o fit cultural entre as equipes, os modelos preditivos direcionam os processos de construção da identidade da organização e revelam quem são os profissionais mais aderentes à empresa em processos de recrutamento e seleção.
Tudo isso resulta em mudanças corporativas e benefícios estratégicos, como:
- maior retenção de talentos e redução do turnover;
- mais satisfação e engajamento;
- maior produtividade;
- mais alinhamento entre as equipes;
- maior força da cultura organizacional e identidade de marca;
- redução de custos.
Qual a importância da Análise Preditiva para o Recrutamento e Seleção quais os benefícios?
Os processos de Recrutamento e Seleção são parte fundamental da estratégia corporativa, afinal, é a partir deles que novos talentos chegam à organização. Por isso, investir em metodologias tecnológicas e inovadoras de análise preditiva é essencial para captar profissionais com alto potencial de performance e fit cultural.
Quando aplicamos esse modelo de análise aos processos seletivos, isso configura um recrutamento preditivo. Esta forma de recrutar profissionais traz diversos benefícios para as empresas. Confira os princípios deles a seguir.
Otimização na triagem de currículos
Com a análise preditiva, é possível traçar o perfil ideal de profissional para uma oportunidade. Assim, no momento da triagem de currículos, se torna viável organizar de forma automatizada aqueles que são mais compatíveis com os pré-requisitos da vaga.
Avaliação comportamental e de fit cultural
Os testes envolvidos em modelos preditivos fazem uma avaliação completa de perfil. Para isso, existem questionários destinados a compreender como uma pessoa pensa, se expressa e reage em determinadas situações, traçando seu perfil comportamental.
A partir dessas informações, é possível avaliar a compatibilidade do profissional com a equipe e seu fit cultural com a empresa, para além de trazer dados preditivos e um mapeamento completo de competências.
Dessa forma, sua empresa poderá diagnosticar os perfis das pessoas mais adequadas para determinado cargo, além de suas compatibilidades com a liderança, a cultura organizacional e as equipes, bem como desenvolver estratégias de desenvolvimento.
Realização de projetos de desenvolvimento
O desenvolvimento profissional é parte importante do sucesso corporativo. Afinal, os colaboradores de uma empresa esperam adquirir conhecimentos e vivenciar novas experiências na organização, tornando-se todos os dias pessoas e profissionais melhores e mais capacitados.
Por isso, investir em projetos de desenvolvimento individual e coletivo é fundamental para a retenção de talentos e o aumento do engajamento e da produtividade.
Com os modelos preditivos, é possível, desde o recrutamento e seleção, identificar habilidades de destaque em cada candidato e mapear zonas de aprimoramento. Assim, para além de formar equipes complementares, RH e lideranças conseguem perceber gaps e antecipar ações, além de planejar estratégias mais direcionadas.
Antecipação de demandas
Ao mapear o perfil de cada colaborador e realizar uma análise da equipe, RH e lideranças identificam exatamente quais são as áreas de risco, limitações e falhas no time. Além disso, conseguem avaliar quais são os pontos de destaque e quais competências e atividades explorar.
Assim, é possível antecipar demandas e possíveis conflitos a partir da análise contínua do desempenho do setor, do desenvolvimento de cada profissional e dos gaps identificados anteriormente.
Afinal, esta é a chave da análise preditiva: analisar um cenário, seus desafios e nuances e trazer para a realidade da empresa e de seus profissionais.
Como colocar a Análise Preditiva em prática?
Antes de iniciar ações em uma empresa e implementar novos processos, é preciso conhecer a fundo os objetivos estratégicos do negócio, o perfil dos colaboradores e a cultura organizacional.
Além disso, é fundamental entender a relação dos profissionais e lideranças com as inovações para o setor, bem como inserir, pouco a pouco, a tecnologia no RH e demais áreas da companhia.
Pensando em ajudar você e a sua empresa a colocar a análise preditiva em prática, trouxemos alguns passos essenciais. Confira!
Avalie o contexto em que a empresa está inserida
A primeira coisa a ser feita é uma avaliação completa do cenário de trabalho da empresa, colhendo informações relevantes sobre a cultura da organização, liderança e processos internos.
Para isso, podem ser realizados questionários sobre cultura e rotina, pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho e feedbacks, por exemplo.
Avalie o perfil de colaborador ideal
Depois disso, também é necessário avaliar internamente colaboradores que já ocupam uma posição para a qual você quer construir um modelo (em cada um dos três fatores-chave do potencial que foram citados no início do artigo).
Lembre-se de que não existe a pessoa perfeita, mas sim um perfil profissional e características que mais se aproximam da cultura da empresa e que se alinham às metas de negócio.
Como resultado dessas análises, é preciso vincular essas características com duas variáveis:
- o nível de desempenho efetivamente entregue por cada um dos colaboradores nessa posição;
- a qualidade de sua atitude, entendida como o alinhamento com a cultura corporativa e maneiras de fazer as coisas dentro da organização.
Com a comparação entre essas duas categorias de dados (por um lado, “quem são as pessoas”, por outro, seus resultados e sua atitude no trabalho), é possível identificar os chamados “preditores de desempenho e satisfação na posição”.
Insira a análise em pequenos processos da rotina e amplie aos poucos
Uma boa alternativa para dar prosseguimento na estratégia de colocar a análise preditiva em prática é aplicar a metodologia aos poucos.
Ou seja, comece pelas lideranças e expanda para os demais colaboradores, entendendo quem faz parte da companhia, introduzindo o processo às equipes e já usufruindo de seus benefícios. Assim, a prática será mais natural, contemplará a todos e todas e despertará curiosidade e senso de pertencimento.
Apenas após esses primeiros momentos de prática interna e definição de expectativas para o futuro, implemente a análise preditiva no recrutamento e seleção, expandindo para seu potencial máximo enquanto estratégia.
Aposte nas soluções de recrutamento e análise preditiva
Atualmente, existem soluções próprias para recrutar, selecionar e desenvolver os melhores profissionais com base em metodologias preditivas realmente inteligentes. Atualmente, uma das soluções mais eficazes no mercado é a AssessFirst.
No Brasil, o Grupo Selpe é o representante oficial dessa ferramenta e, no vídeo a seguir, você pode entender um pouco mais sobre o que é e como ela funciona.
Agora que você já entendeu a importância da análise preditiva para o sucesso de empresas e profissionais, que tal visitar a página da AssessFirst e conhecer um pouco mais sobre a plataforma?