Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder?


Quando o assunto é liderança e gestão de pessoas, a proximidade necessária entre esses dois conceitos leva a desafios complexos. Isso porque as relações humanas demandam uma atenção especial dentro das empresas.
Por isso, é fundamental desenvolver a liderança para realizar uma gestão eficiente, capaz de contribuir para o crescimento do negócio.
Afinal, quanto mais alinhado o líder, maiores as chances de ter uma equipe de alta performance.
Neste post, você vai entender o que é liderança e gestão de pessoas, além do papel do líder na condução das equipes. Continue a leitura e confira:
- O que é liderança e gestão de pessoas?
- Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?
- Como desenvolver líderes para fazer a gestão de pessoas?
- Como a liderança pode potencializar a gestão de pessoas? Confira 5 dicas!
- Quais os principais desafios na gestão de pessoal?
- Como fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados?
- Como fazer uma gestão de pessoas com foco em competências?
O que é liderança e gestão de pessoas?
A liderança tem uma atuação mais focada na equipe e em potencializar talentos, assim como suas aspirações e necessidades.
Já a gestão de pessoas é mais ampla, pensando nos recursos humanos como parte de um todo.
A sutil diferença faz com que esses dois conceitos sejam complementares e igualmente importantes para um negócio.
Isso porque o líder está inserido nas estratégias de gestão de pessoas, já que também contribui para o desenvolvimento do seu time como um todo.
Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?
O papel do líder vai além de gerenciar processos e demandas. Uma boa liderança é aquela que preza pelo engajamento dos colaboradores, inspirando a equipe a buscar sempre os melhores resultados.
Para isso, a confiança é a base desse relacionamento, que se traduz em respeito e colaboração no trabalho.
A liderança inteligente sabe que o maior bem da empresa é seu capital humano e que depende das pessoas para alavancar objetivos e entregas.
Por isso, é sua responsabilidade alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa, valorizando o potencial individual e coletivo.
Dessa forma, é esperado que a equipe desenvolva um maior senso de pertencimento, trabalhando com mais entusiasmo para destravar seu próprio potencial.
Assim, quanto mais preparada e capacitada for uma liderança, melhores serão seus resultados. Para isso, o líder precisa desenvolver uma escuta ativa e ter empatia com seus liderados.
Nesse cenário, é preciso saber gerenciar as pessoas e os processos de forma humanizada, considerando também aspectos comportamentais e técnicos.
Como desenvolver líderes para fazer a gestão de pessoas?
A forma mais eficiente de ter bons líderes é promover treinamentos de liderança com uma abordagem focada nos desafios da gestão de pessoas.
O treinamento é uma oportunidade para trocar ideias, visualizar dificuldades e desenvolver as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) da liderança.
Além disso, para liderar bem, o profissional deve estar um passo à frente, prevendo dificuldades, encontrando soluções e orientando a equipe.
De modo geral, o time espera que a liderança tenha respostas para as mais variadas perguntas. Na prática, sem o preparo adequado, o líder pode se perder em meio às dificuldades e comprometer os resultados por não saber como lidar com pessoas.
São desafios cotidianos que ele precisa vencer para se tornar uma referência e ter um time de alta performance. Entre as habilidades e competências mais desejadas na liderança, estão:
- autoconfiança;
- capacidade de ouvir;
- criatividade;
- poder de decisão;
- dinamismo;
- inteligência emocional;
- comunicação transparente;
- empatia;
- capacidade de assumir riscos e responsabilidades.
Em alguns profissionais a liderança é nata, em outros, é preciso visualizar as habilidades e competências para serem desenvolvidas. O fato é que um líder está em constante movimento, priorizando o bem-estar de todos e um ambiente de trabalho construtivo.
Como a liderança pode potencializar a gestão de pessoas? Confira 5 dicas!
1. Estabeleça uma cultura de feedback
Ter a troca de feedbacks como elemento da cultura organizacional pode ser a chave para uma boa liderança e gestão de pessoas.
Assim, por meio do diálogo aberto e bem intencionado, é possível quebrar barreiras, solucionar falhas e impulsionar o desempenho.
2. Invista na conexão entre liderança e equipes
Para alcançar o sucesso, uma equipe precisa estar alinhada em relação aos seus valores, objetivos e propósito.
Nesse cenário, o líder deve ser o elo que une as necessidades e expectativas desses profissionais, buscando a harmonia e uma boa performance.
Por essa razão, a liderança deve investir em estratégias para se conectar ao time, conhecendo a fundo seus indivíduos e valorizando talentos.
Para isso, iniciativas como reuniões one on one, feedbacks periódicos e momentos de descompressão são ótimas apostas!
3. Tenha o planejamento estratégico como base
A gestão de pessoas e processos deve ser pautada nos objetivos estratégicos da empresa, observando as metas estabelecidas e seu momento de mercado.
Dessa forma, será possível identificar colaboradores compatíveis com cada função e delegar tarefas com maior efetividade.
4. Saiba valorizar a diversidade de talentos
Cada pessoa tem características e talentos únicos, promovendo a diversidade de ideias e percepções no trabalho e fomentando a criatividade e inovação.
Contudo, para que esses benefícios sejam percebidos pela empresa, a liderança deve adequar a gestão de pessoas em busca do melhor aproveitamento das capacidades individuais e coletivas.
5. Tenha o RH como aliado
Por fim, ter o setor de Recursos Humanos como aliado da liderança e gestão de pessoas pode ser um grande diferencial.
Isso porque, o departamento é responsável pela estratégia corporativa, o desenvolvimento do capital humano e o gerenciamento de recursos. Assim, tem os insumos necessários para apoiar os desafios de gestores e equipes.
Quais os principais desafios na gestão de pessoal?
A gestão de pessoas, com seu perfil mais abrangente, tem uma função estratégica dentro da empresa, a começar pelo processo de recrutamento e seleção.
O acerto na contratação facilita o trabalho das lideranças e eleva o potencial de produtividade da empresa.
Para formar grandes líderes e ajudar no desenvolvimento de equipes de destaque, a gestão de pessoas precisa monitorar o desempenho global e trabalhar com foco nas pessoas diariamente.
Assim, é responsável por realizar pesquisas de clima organizacional e identificar problemas, seja de performance, seja de relacionamento.
Com isso, é missão da equipe de gestão de pessoas aproximar liderança e liderados, facilitar a interação e promover o desenvolvimento individual. Dessa forma, os colaboradores sabem que podem se amparar na liderança e gestão de pessoas.
Como fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados?
Fazer a gestão por resultados pode ser uma escolha da liderança para gerenciar as equipes.
Essa metodologia permite que por meio de objetivos bem estipulados e alinhados entre todos os membros da equipe, o foco seja a concretização das metas estabelecidas.
Para isso, é realizada a elaboração de um plano de ação efetivo que norteará as atividades que serão desempenhadas pelo time.
Por meio de treinamentos de equipes, alinhamentos e troca de feedbacks é possível escolher as ferramentas mais adequadas para o cumprimento de tudo o que foi acordado.
Assim, as entregas podem acontecer de maneira mais ágil, assertiva e com criatividade trazendo crescimento e inovação para as equipes e a empresa como um todo.
Como fazer uma gestão de pessoas com foco em competências?
A gestão por competências é outra estratégia que pode ser usada para a liderança e gestão de pessoas.
Por meio do reconhecimento das hard e soft skills dos colaboradores é possível traçar o perfil profissional e comportamental de cada indivíduo do seu time.
Além de analisar as competências comportamentais, nesse modelo de gestão é necessário considerar as habilidades organizacionais e técnicas de cada um.
Dessa forma, é possível entender as aptidões que compõe o indivíduo, bem como aquelas que precisam ser aprimoradas na sua atuação profissional.
Em geral, quando as habilidades da equipe são devidamente aproveitadas, a tendência é de que ocorra a otimização das entregas e dos resultados.
Isso torna os processos mais ágeis e efetivos, uma vez que o trabalho em equipe será direcionado conforme as expertises de cada colaborador.
Esperamos que tenha gostado deste artigo! Que tal aproveitar que estamos falando de liderança e gestão de pessoas para conhecer mais uma ferramenta de gestão comportamental? Boa leitura e até a próxima!