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17 jun

Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder?

17 de junho de 2022
por Redação Grupo Selpe
em Gente e Gestão
Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder?

Quando o assunto é liderança e gestão de pessoas, a proximidade necessária entre esses dois conceitos leva a desafios complexos. Isso porque as relações humanas demandam uma atenção especial dentro das empresas.

Por isso, é fundamental desenvolver a liderança para realizar uma gestão eficiente, capaz de contribuir para o crescimento do negócio. Afinal, quanto mais alinhado o líder, maiores as chances de ter uma equipe de alta performance.

Neste post, você vai entender o que é liderança e gestão de pessoas, além do papel do líder na condução das equipes. Continue a leitura e saiba como desenvolver líderes que são gestores de sucesso!

O que é liderança e gestão de pessoas?

A liderança tem uma atuação mais focada na equipe e em potencializar talentos, assim como suas aspirações e necessidades. Já a gestão de pessoas é mais ampla, pensando nos recursos humanos como parte de um todo.

A sutil diferença faz com que esses dois conceitos sejam complementares e igualmente importantes para um negócio. Isso porque o líder está inserido nas estratégias de gestão de pessoas, já que também contribui para o desenvolvimento do seu time como um todo.

Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?

O bom líder preza pelo engajamento dos colaboradores, inspirando a equipe a buscar sempre os melhores resultados. Para isso, a confiança é a base desse relacionamento, que se traduz em respeito e colaboração no trabalho.

Além disso, a liderança inteligente sabe que o maior bem da empresa é seu capital humano e que depende das pessoas para se destacar como gestor. Por isso, sua missão é alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa, valorizando o potencial individual e coletivo.

Dessa forma, a equipe desenvolverá o senso de pertencimento e trabalhará com entusiasmo, se dedicando ao máximo com suas habilidades e competências. Assim, quanto mais preparada e capacitada for uma liderança, melhores serão seus resultados.

Para isso, o líder precisa desenvolver escuta ativa e ter empatia para aproveitar as sugestões e ideias dos liderados. É preciso gerenciar as pessoas e os processos sem, contudo, esquecer do fator humano, considerando seu aspecto comportamental e técnico.

Como desenvolver líderes para fazer a gestão de pessoas?

A forma mais eficiente de ter bons líderes é promover treinamentos de liderança com uma abordagem focada nos desafios da gestão de pessoas. O treinamento é uma oportunidade para trocar ideias, visualizar dificuldades e desenvolver as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) da liderança.

Além disso, para liderar bem, o profissional deve estar um passo à frente, prevendo dificuldades, encontrando soluções e orientando a equipe. De modo geral, o time espera que a liderança tenha respostas para as mais variadas perguntas.

Na prática, sem o preparo adequado, o líder pode se perder em meio às dificuldades e comprometer os resultados por não saber como lidar com pessoas. São desafios cotidianos que ele precisa vencer para se tornar uma referência e ter um time de alta performance.

Entre as habilidades e competências mais desejadas na liderança, estão:

  • autoconfiança;
  • capacidade de ouvir;
  • criatividade;
  • poder de decisão;
  • dinamismo;
  • inteligência emocional;
  • comunicação transparente;
  • empatia;
  • capacidade de assumir riscos e responsabilidades.

Em alguns profissionais a liderança é nata, em outros, é preciso visualizar as habilidades e competências para serem desenvolvidas. O fato é que um líder está em constante movimento, priorizando o bem-estar de todos e um ambiente de trabalho construtivo.

Quais os principais desafios na gestão de pessoal?

A gestão de pessoas, com seu perfil mais abrangente, tem uma função estratégica dentro da empresa, a começar pelo processo de recrutamento e seleção. O acerto na contratação facilita o trabalho das lideranças e eleva o potencial de produtividade da empresa.

Para formar grandes líderes e ajudar no desenvolvimento de equipes de destaque, a gestão de pessoas precisa monitorar o desempenho global e trabalhar com foco nas pessoas diariamente. Assim, é responsável por realizar pesquisas de clima organizacional e identificar problemas, seja de performance, seja de relacionamento.

Com isso, é missão da equipe de gestão de pessoas aproximar liderança e liderados, facilitar a interação e promover o desenvolvimento individual. Dessa forma, os colaboradores sabem que podem se amparar na liderança e gestão de pessoas.

Como fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados?

Fazer a gestão por resultados pode ser uma escolha da liderança para gerenciar as equipes. Essa metodologia permite que através de objetivos bem estipulados e alinhados entre todos os membros da equipe, o foco seja a concretização das metas estabelecidas.

Para isso, é realizada a elaboração de um plano de ação efetivo que norteará as atividades que serão desempenhadas pelo time.

Por meio de treinamentos de equipes, alinhamentos e troca de feedbacks é possível escolher as ferramentas mais adequadas para o cumprimento de tudo o que foi acordado.

Assim, as entregas podem acontecer de maneira mais ágil, assertiva e com criatividade trazendo crescimento e inovação para as equipes e a empresa como um todo.

Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder?

Como fazer uma gestão de pessoas com foco em competências?

A gestão por competências é outra estratégia que pode ser usada para a liderança e gestão de pessoas.

Por meio do reconhecimento das hard e soft skills dos colaboradores é possível traçar o perfil profissional e comportamental de cada indivíduo do seu time.

Além de analisar as competências comportamentais, nesse modelo de gestão é necessário considerar as competências organizacionais e técnicas de cada um.

Dessa forma, é possível entender as habilidades que compõe o indivíduo, bem como aquelas que precisam ser aprimoradas na sua atuação profissional.

Em geral, quando as habilidades da equipe são devidamente aproveitadas, a tendência é de que ocorra a otimização das entregas e dos resultados.

Isso torna os processos mais ágeis e efetivos, uma vez que o trabalho em equipe será direcionado conforme as expertises de cada colaborador.

Espero que tenha gostado desse artigo! E que tal aproveitar que estamos falando de liderança e gestão de pessoas para conhecer mais uma ferramenta de gestão comportamental? Boa leitura e até a próxima!

  • Autor
Autor
Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder?
Redação Grupo Selpe
A Redação do Grupo Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
[email protected]

Veja também:

  • Trabalho em equipe: qual a importância, o papel do líder e o impacto para as empresas
  • Trabalho híbrido, remoto ou presencial: como avaliar o melhor modelo de trabalho para sua equipe?
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Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas,RH Estratégico

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