Perfil comportamental: o que é e qual a sua importância para as empresas?

Perfil comportamental: o que é e qual a sua importância para as empresas?

O perfil comportamental é uma ferramenta poderosa para o setor de Gente e Gestão das empresas. Afinal, a gestão dos talentos e suas competências é fundamental para o sucesso do negócio.

Para que isso se torne possível e seu RH tenha atuação realmente estratégica, existem diferentes modelos de análise de perfil, com objetivos e aplicabilidade variados. E o uso da tecnologia no RH pode ser um grande diferencial nesse processo!

É por isso que, neste artigo, vamos explicar o que é perfil comportamental, os principais tipos e como esse mapeamento pode impactar a sua equipe. Confira!

O que é perfil comportamental?

O comportamento é o modo de proceder, de agir diante dos acontecimentos. Ou ainda, o conjunto de reações que temos diante das situações que se apresentam no dia a dia. Por isso, cada indivíduo é único e um resultado de suas competências técnicas e experiências de vida.

Essas particularidades caracterizam o perfil comportamental de uma pessoa, sua personalidade e formas de interagir e ver o mundo.

Quando pensamos no ambiente organizacional, sabemos que bons relacionamentos são primordiais para formar equipes de alta performance. Isso porque o trabalho em equipe e as habilidades interpessoais são fundamentais para alcançar as metas e os objetivos traçados.

Por esses motivos é estratégico conhecer os perfis comportamentais da sua equipe. Afinal, isso contribuirá para o sucesso da gestão comportamental e para a distribuição de demandas, além dos benefícios observados ao investir na análise preditiva.

Quais são os principais tipos de perfil comportamental?

Identificar os tipos de perfil comportamental dos talentos que vão compor o seu time é uma tarefa fundamental. Afinal, existem competências e habilidades que se adequam melhor à algumas funções.

Um colaborador com aptidões analíticas e bom desempenho com cálculos e dados, mas que é tímido e tem dificuldade de falar em público, por exemplo, se dará melhor se for alocado para desempenhar funções em conformidade com suas aptidões e os traços de personalidade, certo?

Além disso, analisando os tipos comportamentais do seu time é possível realizar as melhores junções no trabalho, observando se os perfis são similares ou complementares, bem como a quem delegar tarefas.

Uma das metodologias que podem ser aplicadas é o modelo dos cinco grandes fatores, também conhecido como Big Five. Ele propõe um modelo no qual as personalidades poderiam ser analisadas a partir de cinco fatores independentes.

1. Abertura a novas experiências

Esse fator procura mostrar como a pessoa lida com novas experiências emocionais. Para isso, observa se é aberta para novos desafios e aprendizados ou se está mais inclinada a um perfil conservador e tradicional.

2. Conscienciosidade

Esse traço trata da inclinação a autodisciplina, zelo e diligência em cumprir as tarefas planejadas com mais facilidade do que as espontâneas.

3. Extroversão

Em geral, esse comportamento predominante é uma atribuição da pessoa que se expressa facilmente e é aberta para o meio social.

4. Neuroticismo

Esse fator em grau elevado é percebido em pessoas emocionalmente reativas e vulneráveis ao estresse. São predispostas a interpretar situações normais como sendo ameaçadoras e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança.

5. Agradabilidade ou simpatia

Normalmente são pessoas que tem o fator compassivo e cooperador com os outros elevados. Costumam ser amáveis, respeitosas e dispostas a trabalhar em equipe.

Dessa forma, ao avaliar esse conjunto de fatores independentes, é possível identificar o perfil de cada pessoa e suas tendências comportamentais.

Com isso, a gestão consegue formar times mais estratégicos, assim como alinhar as necessidades do colaborador com as da empresa, realizando o match ideal entre as partes envolvidas.

Por que é importante mapear o perfil dos colaboradores em uma empresa?

Mapear e compreender as características individuais, os perfis comportamentais e como eles funcionam no coletivo pode (e deve) ser o pilar para a construção de uma equipe de sucesso.

Isso porque o capital humano é o principal ativo de uma organização saudável. São os colaboradores, com as suas habilidades e competências, o motor que impulsiona o mecanismo organizacional.

Por isso, ter e manter em seu banco de talentos parceiros com as características adequadas é um diferencial competitivo que agrega valor à empresa.

Melhor alinhamento entre equipes e fit cultural

Quando pensamos na contratação de novos colaboradores, o teste de fit cultural e o de perfil comportamental apontarão se o talento possui as skills desejadas para o cargo. Com isso, demonstrando se são perfis similares ou complementares.

Realizando uma avaliação mais completa da personalidade e comportamento das pessoas é possível melhorar o fit cultural, ou seja, a compatibilidade de uma pessoa com a empresa e sua equipe de destino, a partir de comportamentos-chave.

Dessa forma, os gestores poderão formar equipes com sinergia e equilíbrio entre os diferentes perfis comportamentais. No médio e longo prazo, isso potencializará o alinhamento entre as demandas e habilidades para o desempenho das funções.

Ao final desse processo, será possível observar:

  • melhora no clima organizacional;
  • aumento na satisfação, engajamento e produtividade;
  • formação de equipes de alta performance;
  • mais eficiência no recrutamento e seleção;
  • mais efetividade em programas de desenvolvimento;
  • redução do turnover.

Perfil comportamental: o que é e qual a sua importância para as empresas?

Como analisar perfis comportamentais?

Ao traçar o perfil comportamental, espera-se entender como cada membro da equipe se comporta em diferentes situações cotidianas.

Isso ajuda a estabelecer o seu perfil individual, para entender como as atividades em equipe devem ser abordadas, quais pontos fortes podem ser explorados e quais pontos fracos devem ser aperfeiçoados.

Para obter uma análise dos tipos de perfil comportamental é possível usar métodos como:

  • aplicação de testes de personalidade;
  • realização de dinâmicas;
  • uso de soluções tecnológicas;
  • uso de metodologias de análise preditiva, entre outras.

Com isso, por meio da valorização das habilidades e do perfil dos colaboradores, o engajamento e a produtividade melhoram, assim como o clima organizacional se torna mais harmônico.

Agora que você conhece mais sobre a importância do perfil comportamental para as empresas, confira nosso artigo sobre análise preditiva!

Nele, explicamos o que é análise preditiva e qual a sua importância para os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento na sua empresa, além de apresentar alguns benefícios da metodologia. Não deixe de conferir!

Autora
Perfil comportamental: o que é e qual a sua importância para as empresas?
Autora convidada
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support