Nine Box: o que é e 5 passos para fazer!

Nine Box: o que é e 5 passos para fazer!

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para entender a performance dos colaboradores de uma empresa. Com a Matriz Nine Box, é possível visualizar também o potencial de cada profissional e em quais atividades ele pode se destacar.

Dessa forma, as decisões sobre sucessões, ocupação de cargos e execução de atividades passam a ter embasamento em elementos mais concretos. Assim, o uso da metodologia possibilita um melhor aproveitamento das habilidades e competências, favorecendo os resultados da empresa.

Neste post, você vai entender o que é e como funciona o método Nine Box, qual a sua importância e quais são as vantagens de utilizá-lo na sua empresa! Continue a leitura e confira:

O que é Matriz Nine Box?

Também chamada de Metodologia 9Box, a Matriz Nine Box é uma ferramenta muito usada na avaliação de desempenho. A tradução do termo explica muito sobre sua configuração: são nove caixas, ou quadrantes, em que um profissional deve ser avaliado, medindo sua performance.

Para isso, a metodologia tem como foco a análise do potencial de desenvolvimento dos colaboradores, sendo possível analisar o cenário atual e traçar planos para o futuro. De fácil aplicação, o método tem o objetivo de identificar competências e habilidades para o melhor aproveitamento dos talentos.

Qual é a origem do Método 9 Box?

Por ser bastante visual, o método 9 Box surgiu para otimizar a visualização do desempenho e potencial de cada colaborador. O grande objetivo é ser uma ferramenta de gestão de pessoas e negócios que facilite a análise de performance.

Mas a metodologia foi desenvolvida com outro propósito, sabia? Ela surgiu nos Estados Unidos durante a década de 70, para analisar a viabilidade e o possível retorno de investimentos na Bolsa de Valores.

Contudo, por ser uma ferramenta prática e adaptável, pode ser utilizada em diferentes segmentos de negócios e setores corporativos. E foi assim que a Matriz Nine Box começou a ser aprimorada e explorada por profissionais de Gente e Gestão.

Como funciona a Matriz Nine Box?

A matriz Nine Box funciona como uma representação visual das capacidades e do desempenho de um funcionário. Para obter as respostas necessárias para a sua avaliação, a ferramenta propõe que seja formado um desenho gráfico de nove quadrados, com três linhas e três colunas.

Os campos de cada quadrado devem ser preenchidos com descrições, conforme o perfil do profissional avaliado. Em seguida, deve ser criado um eixo vertical em Y, com três quadrados, que estabeleça o potencial do colaborador, entre alto, médio e baixo.

Para o desempenho, é formado um segundo eixo em X, na horizontal, que determina a atuação do colaborador. Cada quadrado deve ser preenchido com o nível de desempenho, considerando acima do esperado, esperado e abaixo das expectativas.

O próximo passo é inserir o nome do funcionário no quadrado que mais representa seu desempenho e potencial. Assim, no cruzamento vertical e horizontal, é possível entender como o profissional realiza seu trabalho e quais são suas perspectivas de evolução dentro da empresa. Veja, abaixo, quais são as possibilidades!

Quais são os quadrantes da Matriz 9 Box?
Nine Box: o que é e 5 passos para fazer!

1. Potencial e performance baixos

Próximo à base de cada eixo da matriz, estão os profissionais com baixa aderência às suas funções. Nesse caso, pode ser interessante investir em reuniões de one on one ou na recolocação do colaborador na companhia para melhorar seu rendimento.

2. Potencial baixo e performance média

Acontece quando o funcionário está próximo a zero no eixo Y, mas melhor desenvolvido no eixo X. Normalmente, são pessoas compatíveis com suas atividades, mas que não se destacam no dia a dia. Aqui, apostar em ações de incentivo ou de treinamento e desenvolvimento pode ajudar a elevar o desempenho.

3. Potencial baixo e performance alta

O indivíduo apresenta posicionamento elevado no eixo X, mas baixo no eixo Y. Isso costuma acontecer com especialistas ou profissionais mais experientes e menos interessados em aprender. Afinal, apresentam ótimo desempenho, mas tem poucas chances de ir além da atual posição.

4. Potencial médio e performance baixa

São pessoas com boas chances de desenvolvimento, mas que ainda não entregam os resultados necessários. Por isso, é preciso identificar quais fatores podem comprometer seu desempenho e entender se as suas responsabilidades estão além de suas aptidões.

5. Potencial médio e performance média

Nesse quadrante estão colaboradores com bom desempenho, que realizam entregas de qualidade e estão abertos ao aprendizado. Esse tipo de profissional é um dos mais desejados pelas organizações, pois atendem às suas necessidades e podem ser facilmente alocados em novas funções se necessário.

6. Potencial médio e performance alta

Aqui estão os funcionários ideais para assumir posições mais estratégicas e de maior complexidade. Afinal, apresentam uma performance acima da média e ainda têm algumas oportunidades de desenvolvimento.

Ademais, tendem a ser exemplos para suas equipes, pois tem excelência em seu desempenho e estão em busca de potencializar seus talentos cada vez mais.

7. Potencial alto e performance baixa

Os profissionais desse quadrante têm muito a aprender e desejam adquirir novos conhecimentos e habilidades. Porém, seja por terem pouca experiência de mercado ou por serem novos em uma empresa, ainda não entregam os resultados esperados.

Nesse caso, estabelecer uma cultura de feedback e investir em treinamentos será o bastante para elevar sua performance.

8. Potencial alto e performance média

Nessa categoria estão os talentos com muitas possibilidades de desenvolvimento e que, se valorizados pelas organizações, podem atingir ótimos resultados. Além disso, investir na retenção desses profissionais e em seu aprendizado pode trazer grande ROI para o negócio no médio e longo prazo.

9. Potencial alto e performance alta

Por fim, temos os colaboradores que apresentam alto potencial e alta performance. Esses talentos têm perfil para assumir posições de liderança e com maior responsabilidade atribuída, pois sabem utilizar suas competências a seu favor no trabalho.

Contudo, é fundamental saber valorizar esses profissionais e traçar planos de carreira claros, que os permitam se sentir satisfeitos com a companhia e com seu cargo.

Por que utilizar a Matriz Nine Box nas empresas?

O capital humano é um dos maiores bens de uma empresa, sendo essencial investir na retenção de talentos para manter o negócio ativo e próspero. Para isso, é preciso identificar em quais aspectos cada profissional se destaca e estabelecer objetivos que favoreçam seu desenvolvimento.

Com a matriz Nine Box, a avaliação de desempenho será mais completa, oferecendo uma visão ampla da capacidade produtiva de cada pessoa. Isso porque o próprio colaborador terá a chance de visualizar sua performance e saber o que pode e o que deve ser melhorado.

Além disso, o RH poderá fundamentar seu trabalho em informações reais, ajudando os gestores e times a enxergarem melhorias de curto, médio e longo prazo. Assim, empresa, liderança e colaboradores assumem, juntos, o compromisso de investir no desenvolvimento de habilidades e competências.

Além disso, essa metodologia contribui para alinhar o perfil dos funcionários à cultura organizacional, principalmente quando o fit cultural entra como fator de análise. Afinal, ele é uma das prioridades em organizações realmente estratégicas e guiadas por uma cultura de propósito.

Como fazer uma Matriz Nine Box? Veja o passo a passo!

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma Matriz 9 Box, que tal aprender como desenvolver uma para a sua empresa? Saiba como!

1. Analise os KPI necessários

O primeiro passo para construir uma matriz Nine Box para a sua companhia ou equipe é analisar quais indicadores serão observados nela. Os indicadores-chave de performance (KPI) escolhidos vão servir como guia para a sua estrutura.

Para definir quais aspectos do desempenho dos profissionais serão analisados, é preciso levar em consideração:

  • as prioridades do negócio;
  • as metas do setor;
  • as hard e soft skills necessárias para a função.

2. Avalie os eixos X e Y e construa quadrantes

A partir da definição de quais KPI serão observados, avalie o que faz sentido aparecer no eixo horizontal (x) e vertical (y) da sua matriz. Lembre-se que no eixo x é mensurado o desempenho do profissional, enquanto no y as expectativas da gestão em relação a performance.

Assim, a partir do cruzamento entre os eixos horizontal e vertical, construa quadrados que vão facilitar na visualização da performance.

3. Defina métodos de avaliação

O método Nine Box auxilia, principalmente, a liderança a observar a relação entre expectativa e resultado, avaliando a performance. Mas, antes disso, é preciso utilizar metodologias de avaliação de desempenho.

A partir desses mecanismos, será possível entender onde cada profissional se localiza no eixo horizontal da matriz.

4. Invista em treinamentos para a gestão

De nada adianta implementar uma nova metodologia na sua empresa sem que os profissionais estejam qualificados para utilizá-la, não é mesmo? Por isso, mais do que saber o que é a Matriz 9 Box e como criar uma para a sua equipe, é essencial promover treinamentos.

Aqui, ressaltamos que é importante preparar as lideranças para a aplicação da metodologia, mas também o setor de Gente e Gestão. Caso contrário, alguns desafios e erros poderão ser percebidos no dia a dia, comprometendo a performance.

5. Aplique os resultados na rotina corporativa

Agora que você já sabe como fazer uma matriz Nine Box, é preciso, de fato, aplicar seus resultados na rotina corporativa. Isto é, além de visualizar desempenho e performance, promover ações para o desenvolvimento profissional em busca de melhores resultados.

Seja por meio de conversas para feedback, seja por meio de cursos e capacitações, é fundamental que as informações obtidas tenham aplicação prática dentro da empresa. Isso vai estimular o aprendizado, a produtividade e o engajamento das equipes.

Quais são as vantagens de usar a metodologia Nine Box?

A matriz Nine Box é um instrumento eficiente, de baixo custo, com fácil visualização e interpretação. Além disso, pode ser aplicada em qualquer empresa e cenário.

Ao considerar a atuação diferenciada dos colaboradores, seus resultados podem ajudar as organizações a alcançar um nível elevado de desempenho corporativo. Tudo isso contribui para que a empresa se destaque no mercado, aumentando a vantagem competitiva.

Dentre os diversos benefícios de contar com o método Nine Box na avaliação de desempenho, trouxemos alguns exemplos!

1. Melhora o direcionamento das ações

A gestão de pessoas é, por vezes, complexa e demanda ações bem planejadas quanto à retenção de talentos e ao destino dos funcionários dentro da companhia.

Por isso, é essencial que os colaboradores consigam enxergar oportunidades de crescimento na organização, bem como um plano de carreira estruturado.

Por meio da Nine Box, é possível elaborar um plano de ação mais consistente, priorizando a evolução profissional e a valorização das competências e habilidades da equipe sem, contudo, deixar de explorar suas potencialidades futuras.

Assim, gestores podem tomar decisões mais seguras baseadas no perfil de cada membro do seu setor. Além disso, uma avaliação completa mostra onde a empresa pode promover mudanças antes de abrir um processo de recrutamento e seleção, por exemplo.

2. Facilita a comunicação

O envolvimento do RH, gestores e equipes antes, durante e depois da aplicação de uma metodologia como a Nine Box estimula uma comunicação transparente e sem ruídos. Com isso, é criada uma atmosfera de boas perspectivas, aprendizado e crescimento conjunto.

Com feedbacks bem aplicados, os colaboradores, cientes dos pontos que podem ou devem ser melhorados, terão autonomia sobre o próprio desenvolvimento. Esse é um processo primordial que serve de pilar para a construção e o andamento do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos funcionários.

3. Favorece o clima organizacional

Nada melhor do que trabalhar em uma empresa que valoriza e se preocupa com o destino profissional dos seus colaboradores, não é mesmo?

Com a devida atenção e investimento no desenvolvimento de carreira dos colaboradores, a tendência é que o clima organizacional seja mais agradável, com equipes produtivas, motivadas e engajadas.

Afinal, diante desse comportamento corporativo, todos sabem que existem chances de crescimento e que são corresponsáveis pelas escolhas de sucessão.

4. Melhora a retenção de talentos

A retenção de talentos é um desafio, principalmente levando em conta a competitividade e a busca por profissionais qualificados. Porém, quando os colaboradores percebem o interesse da empresa em seu desenvolvimento, a tendência é que permaneçam dentro da organização, contribuindo para a redução do turnover.

Com a aplicação da 9 Box, a organização tem a chance de identificar os pontos fortes e a melhorar em cada colaborador. A partir disso, poderá alocar cada um em cargos e funções mais condizentes com seu perfil, competências e habilidades.

Durante o uso do método é provável que muitos profissionais que apresentam desempenho mediano, por exemplo, se revelem talentosos em outros quesitos. O trabalho estratégico do RH junto à gestão é estudar formas de aproveitamento de mão de obra e desenvolvimento dessas potencialidades para a retenção de talentos.

5. Contribui para a tomada de decisões com embasamento

A tomada de decisão, independentemente do objeto alvo da ação, será sempre desafiadora. Isso porque tudo o que envolve a gestão de pessoas pode ser mais complexo, dependendo dos objetivos e necessidades individuais.

O método Nine Box permite um olhar específico para cada colaborador, concentrando a atenção em suas particularidades, o que pode facilitar a realização de escolhas. Com o auxílio da matriz, tanto a gestão quanto o RH têm consciência do que precisa ser melhor trabalhado, favorecendo escolhas estratégicas.

6. Melhora o engajamento da equipe

Com a conscientização sobre a necessidade do próprio desenvolvimento, o colaborador se sente mais valorizado e estimulado a buscar aprimoramento. Com isso, o senso de pertencimento cresce e, consequentemente, o engajamento dos colaboradores.

Afinal, o profissional que deseja ocupar novos postos e assumir responsabilidades diferentes dentro da própria empresa, não medirá esforços para aperfeiçoar suas habilidades.

7. Melhora os planos de sucessão

No curso natural de uma organização, funcionários se aposentam, são desligados, pedem demissão ou se ausentam temporariamente por diversos motivos.

Entretanto, os negócios não podem parar. Eventualmente, será preciso substituir determinados profissionais para dar continuidade ao trabalho qualificado. A avaliação de desempenho com uso da Nine Box prepara tanto a empresa quanto os gestores e colaboradores para possíveis planos de sucessão.

Ao designar alguém para um novo cargo ou responsabilidades antes de procurar por novas pessoas no mercado, é possível encontrar grandes talentos internamente e valorizar sua fidelidade.

8. Fortalece o employer branding

A cultura organizacional diz muito sobre uma empresa, assim como seu posicionamento de valorização do capital humano. Um colaborador satisfeito terá orgulho de dizer onde trabalha e ressaltar as qualidades da empresa.

Com isso, a empresa que avalia seus funcionários e estimula o desenvolvimento, ganha visibilidade e boa reputação, atraindo possíveis futuros colaboradores. Afinal, isso ajuda a trabalhar o employer branding e a construir uma boa marca empregadora.

Quais são os principais desafios para implementar a Metodologia 9 Box nas empresas?

Implementar novas metodologias nas empresas sempre apresenta alguns desafios, certo? E com a 9 Box não seria diferente!

Embora o método possa ser aplicado em diferentes contextos, se adaptando à realidade do RH e da gestão da sua empresa, ele carrega consigo algumas subjetividades. Isso nos leva ao primeiro grande desafio: reduzir vieses pessoais.

Além disso, é preciso ter atenção também para que os profissionais sejam capacitados no uso do 9 Box. Afinal, existe a chance de que uma liderança não esteja apta para avaliar as potencialidades de seu liderado ou para aplicar a ferramenta no dia a dia.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, aplicar a Nine Box na empresa vai muito além de complementar a avaliação de desempenho para identificar pontos de melhoria. Ela é um verdadeiro instrumento de criação de estratégias de identificação, valorização e retenção de talentos.

Gostou do post e quer saber mais sobre feedbacks e desempenho de equipes? Aproveite a visita e baixe agora o nosso guia completo do feedback!

Autora
Raquel é graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, adora ler e aprender coisas novas. Na Selpe, trabalha com Marketing de Conteúdo focado em RH e Gente e Gestão.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support