O que é cultura organizacional? Entenda o real conceito de cultura nas empresas!

Cultura ágil, cultura forte, cultura organizacional, cultura de inovação… Quantas culturas você conhece?
O conceito de cultura abrange as organizações e é similar em sua essência ao significado antropológico que conhecemos. Sendo assim, a cultura apresenta seu caráter inacabado, mutável e de aprendizado social. Para as empresas, a cultura organizacional é um recurso estratégico, pois é a força que move as ações de employer branding.
Por isso, é importante entender como é a cultura organizacional da sua empresa e como ela se diferencia das demais. Seja nos negócios, no tratamento aos clientes e, principalmente, com os próprios colaboradores, a cultura deve ser a base da identidade do negócio e o que sustenta as relações organizacionais. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é cultura?
A cultura costuma ser associada com manifestações e formas de arte, como música, literatura, teatro e dança. Também é comum atrelarmos a cultura com algum estereótipo que represente países, regiões, grupos de pessoas ou ao próprio intelecto de alguém. Você já deve ter escutado alguém dizer frases como “ela é tão inteligente, tem tanta cultura!”.
De certo modo, todos esses exemplos podem representar questões culturais. Afinal, foram criadas, desenvolvidas, aprendidas, repensadas e continuam sendo aprimoradas por meio da comunicação e da convivência social.
Somos seres frutos das nossas culturas?
Sim, é isso mesmo! Segundo Laraia, antropólogo brasileiro e autor do livro “Cultura, um conceito antropológico”, devemos entender o homem como um ser predominantemente cultural. Isso significa que nossos comportamentos, ações e pensamentos não são biologicamente direcionados. Tudo depende, inteiramente, de um processo de aprendizado.
De acordo com Felix Keesing, antropólogo neozelandês, “não existe correlação entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais”. Qualquer criança humana pode ser educada em qualquer cultura se for colocada desde o início em situação de aprendizado”.
Em outras palavras, isso quer dizer que o comportamento das pessoas sempre advém do seu aprendizado. Esse processo é chamado de endoculturação.
Para você entender melhor, vamos a um exemplo!
Muitas vezes, meninos e meninas agem de forma diferente. Isso acontece em decorrência de uma educação diferente, de processos de aprendizado distintos aos quais são expostos. Sobre esse assunto, há estudos antropológicos que vêm, há anos, mostrando que muitas das atividades atribuídas às mulheres em uma cultura são destinadas a homens em outra.
E o que é cultura organizacional?
A cultura é um recurso estratégico e é a força que move as ações de employer branding. Por isso, é importante definir o conjunto de valores, crenças, linguagens e ritos que integram a identidade da cultura organizacional de uma empresa.
Na visão de líderes e gestores, entender a cultura organizacional é útil para vários processos estratégicos de ações que, com certeza, atingirão todos, público interno e externo, incluindo:
- branding;
- comunicação interna;
- onboarding;
- comunicação interna;
- atração de profissionais;
- planos de desenvolvimento individual;
- planos de desenvolvimento grupo;
- estratégias de customer experience.
Quando falamos especificamente de cultura organizacional, estamos mostrando crenças, valores e pressupostos que definem a forma como a empresa conduz seu core business e como os colaboradores e líderes se comportam dentro de um ecossistema que compartilha seus próprios ritos, códigos, posturas, linguagens etc.
Para pensar sobre a cultura da sua empresa, observe, por exemplo, esses 5 pontos:
- Valores organizacionais: transparência, comunicação rápida, tolerância, abertura à diversidade.
- Poder organizacional: a capacidade de determinar resultados (por pressão), colaborativamente;
- Influências: lideranças indiretas, lideranças diretas e como agregam suas habilidades.
- Rituais: atividades que demonstram comportamentos em grupo (hora do lanche, aniversários, dias festivos, reuniões etc).
- Mitos: acontecimentos ou manifestos em forma de histórias, símbolos e metáforas.
Conhecendo melhor a cultura organizacional, seus processos de onboarding, práticas de desenvolvimento, análises para planos de sucessão, recrutamento e seleção poderão estar ancorados em sua essência, sua cultura.
Mas, lembre-se de sempre rever essas questões. Se a sociedade vive em constante transformação, as empresas também vão estar sempre em processos de mudanças, não acha?
A cultura organizacional da empresa é a sua identidade?
Sim! A cultura organizacional começa a partir do momento que o próprio negócio é iniciado. Como você já sabe, a cultura é algo mutável e inacabado, assim como o próprio contexto social. As relações entre as pessoas vão se consolidando, assim como a construção da identidade de cada organização. É algo que vai sendo moldado com o passar do tempo.
Nesse processo, a essência dos valores e da missão, tornam-se práticas naturais, assim como os ritos, a linguagem e tudo o mais que faz da empresa o que ela realmente é.
Naturalmente, cada cultura vai atrair os profissionais que sentem afinidade por aqueles valores. Esta é uma maneira bem eficaz para se trabalhar o employer branding e, assim, atrair os candidatos com os perfis que mais combinam com a organização.
Essa afinidade gera engajamento e sensação de pertencimento, o que resulta em mais estabilidade, produtividade, performance e, consequentemente, redução de turnover.
Por fim, estar ciente desse caráter dinâmico das culturas é fundamental. Tão importante quanto a compreensão das diferenças entre grupos de culturas diferentes, é o entendimento das modificações que acontecem dentro do mesmo sistema. Saber disso e buscar encontrar um ponto de equilíbrio para lidar com as inevitáveis “mudanças de cultura” não é uma escolha, mas algo imprescindível.
Quer saber mais sobre cultura organizacional? Então, aproveite para conferir o artigo “Engajamento e cultura organizacional: entenda a relação!“