O que é cultura organizacional? Entenda o real conceito de cultura nas empresas!
Cultura ágil, cultura forte, cultura organizacional, cultura de inovação… Quantas culturas você conhece?
O conceito de cultura abrange as organizações e é similar em sua essência ao significado antropológico que conhecemos. Sendo assim, a cultura apresenta seu caráter inacabado, mutável e de aprendizado social.
Podemos dizer que a cultura organizacional é um recurso estratégico das empresas. Afinal, é a força que move as ações de employer branding e guia toda a experiência dos colaboradores.
Por isso, é importante entender como é a cultura organizacional da sua empresa e como ela se diferencia das demais. Seja nos negócios, no tratamento aos clientes ou com suas equipes, a cultura deve ser a base da identidade do negócio e o que sustenta as relações organizacionais. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é cultura?
A cultura costuma ser associada com manifestações e formas de arte, como música, literatura, teatro e dança. Também é comum atrelarmos a cultura com costumes que representam países, regiões, grupos de pessoas ou ao próprio intelecto de alguém.
De certo modo, todos esses exemplos podem representar questões culturais. Afinal, foram desenvolvidos, aprendidos, repensados e continuam sendo aprimorados por meio da comunicação e da convivência social.
Somos seres frutos das nossas culturas?
Sim, é isso mesmo! Segundo Laraia, antropólogo brasileiro e autor do livro “Cultura, um conceito antropológico”, devemos entender o homem como um ser predominantemente cultural. Isso significa que nossos comportamentos, ações e pensamentos não são biologicamente direcionados. Tudo depende, inteiramente, de um processo de aprendizado.
De acordo com Felix Keesing, antropólogo neozelandês, “não existe correlação entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana pode ser educada em qualquer cultura se for colocada desde o início em situação de aprendizado”.
Em outras palavras, isso quer dizer que o comportamento das pessoas sempre advém do seu aprendizado. Esse processo é chamado de endoculturação.
Para você entender melhor, vamos a um exemplo!
Muitas vezes, meninos e meninas agem de forma diferente. Isso acontece em decorrência de uma educação diferente, de processos de aprendizado distintos aos quais são expostos. Sobre esse assunto, há estudos antropológicos que vêm, há anos, mostrando que muitas das atividades atribuídas às mulheres em uma cultura são destinadas a homens em outra.
E o que é Cultura Organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, linguagens e ritos que integram a identidade de uma empresa. Ou seja, são as ações que definem a forma como uma organização conduz seu core business, fortalecendo sempre a marca empregadora.
Além disso, quando falamos especificamente dessa cultura, estamos mostrando o modo como os colaboradores e líderes se comportam dentro de um ecossistema com princípios próprios.
Na visão da liderança e gestores, entender a cultura é importante para vários processos estratégicos — que devem atingir tanto o público interno como externo. São eles:
- branding;
- comunicação interna;
- onboarding;
- atração de profissionais;
- planos de desenvolvimento individual (PDI);
- planos de desenvolvimento grupo;
- estratégias de customer experience.
Qual a importância da Cultura Organizacional?
Promover uma cultura organizacional forte é essencial para que as empresas consigam engajar seus colaboradores e marcar presença no mercado. Para isso, ela precisa ser implementada como parte da estratégia corporativa.
Além disso, a cultura organizacional tem o poder de transformar o ambiente do seu negócio, trazendo mais identificação, objetividade e produtividade no trabalho.
É natural que cada cultura atraia os profissionais que sentem afinidade por aqueles valores. Esta é uma maneira bem eficaz para se trabalhar o employer branding e, assim, atrair os candidatos com os perfis que mais combinam com a organização.
A seguir, conheça outros benefícios que uma cultura organizacional eficiente traz para sua empresa!
- melhora no desempenho;
- redução de turnover;
- fortalecimento da imagem;
- retenção de talentos;
- alinhamento de toda a liderança;
- melhora no clima organizacional;
- melhora no engajamento e autogerenciamento da equipe.
Afinal, a Cultura Organizacional é a identidade da empresa?
Sim! A cultura organizacional começa a partir do momento em que o negócio é iniciado. E, como sabemos, ela é viva, mutável e inacabada, assim como o próprio contexto social. As relações entre as pessoas vão se consolidando, assim como a construção da identidade de cada organização. É algo que vai sendo moldado com o passar do tempo.
Nesse processo, a essência dos valores e da missão consolida práticas naturais, ritos, marcas de linguagem e tudo mais que faz da empresa o que ela realmente é.
Quais elementos formam a cultura de uma empresa?
Quando falamos dos elementos que formam a cultura de uma empresa, falamos de diferentes características. Toda organização tem características e necessidades únicas, que são adaptadas com o passar do tempo.
Veja, abaixo, alguns exemplos!
- Valores organizacionais: transparência, comunicação rápida, tolerância, abertura à diversidade.
- Poder organizacional: a capacidade de determinar resultados (por pressão), colaborativamente;
- Influências: lideranças indiretas, lideranças diretas e como agregam suas habilidades.
- Rituais: atividades que demonstram comportamentos em grupo (hora do lanche, aniversários, dias festivos, reuniões, etc).
- Mitos: acontecimentos ou manifestos em forma de histórias, símbolos e metáforas.
Mas lembre-se de sempre rever essas características. Afinal, se a sociedade vive em constante transformação, as empresas também vão estar sempre em processos de mudanças, não acha?
Quais são os principais tipos de Cultura Organizacional?
A cultura organizacional não é única e pode ser dividida em vários tipos. Por isso, é importante conhecer cada uma delas para implantar aquela que esteja de acordo com os objetivos da organização.
Vale ressaltar que as empresas não precisam se encaixar, necessariamente, em apenas um tipo, podendo mesclar aspectos de mais de um modelo de cultura. Entenda!
Cultura de resultados
A cultura de resultados prioriza o crescimento da empresa. Ou seja, é um conjunto de valores compartilhados que guiam a postura das lideranças e contribui para que os colaboradores fiquem focados e engajados com os objetivos do negócio.
Para isso, ela conta com a análise de dados e a aplicação de boas práticas que favorecem a tomada de decisão. Afinal, todos trabalham em cima da mensuração de resultados.
Cultura de propósito
Nesse tipo, o objetivo é conectar os funcionários ao propósito da empresa. Afinal, ele é a razão dela existir e se colocar a serviço das pessoas.
Para isso, a cultura de propósito busca reunir pensamentos, sentimentos e ações de todos os membros da organização para a construir de um ambiente mais agradável e produtivo. Com isso, você consegue alcançar uma posição de destaque no mercado.
Cultura de poder
Essa cultura é caracterizada por centralizar as figuras de liderança. Aqui, os líderes e gestores têm maior poder de decisão e influência, estabelecendo todo o perfil do negócio. Por esse motivo, costuma ser aplicada nas pequenas empresas.
No entanto, apesar de ser uma ótima oportunidade para a geração de resultados, esse tipo de cultura limita a autonomia dos colaboradores.
Cultura de tarefas
A cultura de tarefas foca nos projetos, melhorando as entregas da empresa. Para isso, o negócio precisa contar com profissionais específicos em cada tarefa.
Nesse tipo, os colaboradores assumem a responsabilidade no que fazem e, com isso, se sentem mais valorizados e motivados. Porém, essa liberdade pode gerar dificuldades no monitoramento das equipes.
Cultura de papéis
Diferentemente da anterior, aqui o foco está na função de cada colaborador dentro da organização. Dessa forma, todos os níveis hierárquicos têm seus papéis e atribuições bem estabelecidos.
Com isso, é possível montar um time altamente competitivo no que faz, ainda que com pouco espaço para inovação e flexibilidade.
Cultura de pessoas
Esse tipo de cultura organizacional prioriza a valorização das pessoas, colocando-as no centro da estratégia. Assim, independentemente da função, as ideias e os pontos de vista dos colaboradores são considerados e respeitados.
Desse modo, ela tende a atrair e reter os melhores talentos, criando um bom clima organizacional.
Cultura de feedback
O objetivo da cultura de feedback é criar um ambiente saudável na empresa, no qual todos têm voz e oportunidades de desenvolvimento. Essa prática é utilizada para facilitar diálogos sobre performance, entregas, pontos fortes e melhorias.
Assim, apostar em feedbacks contínuos contribui para que a organização alcance resultados ainda melhores.
Cultura da inovação
Por fim, o objetivo da cultura de inovação é promover a criatividade e apoiar as ideias vindas de todas as áreas dentro da empresa, buscando mudar a forma de fazer negócios.
Além disso, a cultura de inovação é a que demanda mais tempo para ser implantada, devido às mudanças constantes no mercado. Mas também é a que tem maior capacidade para melhorar o posicionamento e os diferenciais competitivos do negócio.
Como fortalecer a cultura e identidade de uma organização?
Fortalecer a cultura organizacional dentro da empresa não é uma tarefa fácil. Porém, é fundamental para o alinhamento de objetivos e expectativas.
Dessa forma, existem algumas práticas que os líderes, juntamente com a gestão de pessoas, podem adotar para promover essa melhoria. Veja a seguir!
Invista na comunicação interna
A comunicação interna é o elo entre a organização e seus colaboradores e é a partir dela que a cultura organizacional é disseminada por toda a empresa. Por isso, ela precisa ser transparente e bem estruturada, criando um ambiente de confiança dentro do negócio.
Para tal, pode-se investir em materiais informativos, e-mail marketing interno ou feedbacks contínuos. Além disso, proporcionar momentos de interação contribui para a satisfação de seus funcionários e a propagação da cultura.
Repense as condutas
Como vimos, a cultura organizacional orienta os colaboradores sobre como devem agir. Portanto, analise as condutas dos membros da empresa e, se necessário, redija novas regras ou proponha ações de desenvolvimento.
Ademais, garanta que seus processos de contratação, onboarding, avaliação de desempenho e planos de sucessão estejam ancorados em sua cultura.
Monitore o clima organizacional
A pesquisa de clima é uma estratégia fundamental para o RH monitorar o ambiente da empresa. Com ela, é possível analisar o engajamento e a interação dos colaboradores com o propósito da organização e identificar lacunas que precisam ser melhoradas.
Promova treinamentos internos
Além de estabelecer a cultura, promova treinamentos e palestras que reforcem os valores da sua empresa e aumentem a integração entre os profissionais. Isso irá favorecer a realização de projetos mais complexos em equipe e o engajamento com as ações de Gente e Gestão.
Tudo isso contribui para mudar a forma como os colaboradores veem sua empresa e defendem sua marca no mercado.
Mantenha o RH em sintonia com a cultura
Essa é uma das melhores formas de fortalecer a cultura organizacional da empresa. Isso porque, quando o setor de RH está em sintonia com a cultura, ele busca no mercado talentos com os mesmos valores.
Para isso, as plataformas de recrutamento e seleção facilitam a análise sobre as características dos candidatos, principalmente o perfil comportamental.
Qual a relação entre a cultura organizacional e o processo de recrutamento e seleção?
Contemplar a cultura organizacional dentro do processo de recrutamento e seleção faz toda a diferença. Afinal, se utilizada de forma estratégica, ela funciona como um elemento de atração de talentos.
Isso porque quando a cultura está bem estabelecida, a gestão de pessoas consegue definir o perfil do candidato desejado, facilitando a etapa de seleção. Como resultado, garante a contratação de profissionais com fit cultural alinhado.
A partir disso, é importante investir na integração dos novos colaboradores à cultura e rotina da empresa. Assim, você influencia na satisfação, motivação e permanência do funcionário, diminuindo a rotatividade de pessoas.
Ademais, essa relação contribui no posicionamento de mercado e na experiência do candidato no processo seletivo. Afinal, a reputação da marca impacta na tomada de decisão do possível colaborador.
Agora que já entendeu tudo sobre cultura organizacional, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre a relação entre performance, fit cultural e cultura organizacional. Boa leitura!