RH e Lei Geral de Proteção de Dados: qual a relação?

RH e Lei Geral de Proteção de Dados: qual a relação?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi instaurada com o objetivo de assegurar que as informações pessoais não sejam utilizadas sem o consentimento das pessoas, independentemente dos motivos para utilização. 

Para inspirar confiança e passar segurança na hora de solicitar qualquer tipo de dado, as empresas devem atentar para as normas e adequar seus processos internos, evitando problemas por uso indevido ou não autorizado de dados. 

Como relacionar e preparar o RH da sua empresa para se ajustar aos princípios da LGPD? Como proteger a privacidade dos funcionários e proteger a empresa de problemas inesperados? 

Neste post, respondemos a esta pergunta e mostramos como a Selpe se posiciona para ajudar seus clientes a conduzirem, de forma legal, processos que envolvem pessoas e dados. Continue a leitura e tire suas dúvidas! 

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados? 

A LGPD, promulgada sob o nº 13.709 de 2018, institui princípios e regras, direitos e deveres, sobre o tratamento e uso de dados pessoais pelas empresas. 

O objetivo é que, para incluir, alterar ou utilizar qualquer dado, do básico ao complexo, por qualquer motivo, as organizações estejam em conformidade com o exigido na Lei. Assim, informações como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, só poderão ser coletadas com ciência e autorização do titular. 

Qual o impacto da LGPD nos processos do RH? 

É comum as empresas manterem um banco de dados com diversos currículos cadastrados. Além dos candidatos no recrutamento e seleção, também nos processos de desenvolvimento e gestão de pessoas são usados os dados dos colaboradores. 

Como a LGPD impacta as empresas no tratamento de dados dos profissionais, sejam candidatos, sejam colaboradores? A partir de agora é importante determinar previamente os tipos de dados que serão coletados para só então solicitar e armazenar no banco de dados. É claro que a segurança das informações sempre foi algo existente nas organizações, mas a questão agora envolve processos muito mais focados no que diz respeito à privacidade. 

Há uma infinidade de atividades estratégicas e operacionais, executadas pelo RH, em que o uso de dados é inevitável. Processos de recrutamento e seleção, treinamentos, avaliação de desempenho, plano de cargos e salários, por exemplo, exigem informações importantes. 

Da mesma forma, as atividades do departamento pessoal como admissão, demissão, folha de pagamento, cálculo de férias, controle de jornada de trabalho, processamento de benefícios e horas extras demandam dados que, inclusive, são obrigatórios na legislação trabalhista.  

A área precisará trabalhar apenas com informações que façam sentido em relação aos processos executados por ela. Além disso, será necessário criar e implementar uma política de privacidade, contando com o suporte de parceiros que já estejam adequados à nova realidade. 

É fundamental, sobretudo, para empresas que ainda estão se familiarizando com os aspectos legais do tratamento de dados, ter o apoio de especialistas para auxiliar na condução dos processos da forma correta. 

Como a Selpe se posiciona e atua com a Lei Geral de Proteção de Dados? 

Há anos no mercado, a Selpe já vivenciou diversas mudanças que envolvem o universo corporativo e está se adaptando a todas elas, para manter a excelência da prestação de serviços a seus clientes. 

Quem contratar nossa empresa para realizar seus processos de atração, seleção, desenvolvimento e gestão de pessoas, terá total suporte e orientação quanto ao uso de dados de modo seguro. A segurança, inclusive, é nossa maior preocupação, por isso, estamos adaptando nosso trabalho e política a todas as regras da LGPD. 

Com a Selpe cuidando das suas demandas de RH, você terá mais tranquilidade e apoio para cumprir as obrigatoriedades da Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, somos especialistas em unir pessoas e propósitos e nos preparamos continuamente para a adequação da LGPD aos processos do RH

Se você gostou do post e está em busca de um parceiro sério e comprometido com a incrível missão de ser o elo entre os profissionais e as empresas, entre agora mesmo em contato com a gente e saiba como podemos colaborar para o crescimento do seu negócio!