RH e Lei Geral de Proteção de Dados: qual a relação?

RH e Lei Geral de Proteção de Dados: qual a relação?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi instaurada com o objetivo de assegurar que as informações pessoais não sejam utilizadas sem o consentimento das pessoas, independentemente dos motivos para utilização.

Para inspirar confiança e passar segurança na hora de solicitar qualquer tipo de dado, as empresas devem atentar para as normas e adequar seus processos internos, evitando problemas por uso indevido ou não autorizado de dados.

Como relacionar e preparar o RH da sua empresa para se ajustar aos princípios da LGPD? Como proteger a privacidade dos funcionários e proteger a empresa de problemas inesperados?

Neste post, respondemos a esta pergunta e mostramos como o Grupo Selpe se posiciona para ajudar seus clientes a conduzirem, de forma legal, processos que envolvem pessoas e dados. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados?

A LGPD, promulgada sob o nº 13.709 de 2018, institui princípios e regras, direitos e deveres, sobre o tratamento e uso de dados pessoais pelas empresas.

O objetivo é que, para incluir, alterar ou utilizar qualquer dado, do básico ao complexo, por qualquer motivo, as organizações estejam em conformidade com o exigido na Lei. Assim, informações como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, só poderão ser coletadas com ciência e autorização do titular.

Qual o impacto da LGPD nos processos do RH?

É comum as empresas manterem um banco de dados com diversos currículos cadastrados. Além dos candidatos no recrutamento e seleção, também nos processos de desenvolvimento e gestão de pessoas são usados os dados dos colaboradores.

Como a LGPD impacta as empresas no tratamento de dados dos profissionais, sejam candidatos, sejam colaboradores? A partir de agora é importante determinar previamente os tipos de dados que serão coletados para só então solicitar e armazenar no banco de dados. É claro que a segurança das informações sempre foi algo existente nas organizações, mas a questão agora envolve processos muito mais focados no que diz respeito à privacidade.

Há uma infinidade de atividades estratégicas e operacionais, executadas pelo RH, em que o uso de dados é inevitável. Processos de recrutamento e seleção, treinamentos, avaliação de desempenho, plano de cargos e salários, por exemplo, exigem informações importantes.

Da mesma forma, as atividades do departamento pessoal como admissão, demissão, folha de pagamento, cálculo de férias, controle de jornada de trabalho, processamento de benefícios e horas extras demandam dados que, inclusive, são obrigatórios na legislação trabalhista.

A área precisará trabalhar apenas com informações que façam sentido em relação aos processos executados por ela. Além disso, será necessário criar e implementar uma política de privacidade, contando com o suporte de parceiros que já estejam adequados à nova realidade.

É fundamental, sobretudo, para empresas que ainda estão se familiarizando com os aspectos legais do tratamento de dados, ter o apoio de especialistas para auxiliar na condução dos processos da forma correta.

Como o Grupo Selpe se posiciona e atua com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Há anos no mercado, a Selpe já vivenciou diversas mudanças que envolvem o universo corporativo e está se adaptando a todas elas, para manter a excelência da prestação de serviços a seus clientes.

Quem contratar nossa empresa para realizar seus processos de atração, seleção, desenvolvimento e gestão de pessoas, terá total suporte e orientação quanto ao uso de dados de modo seguro. A segurança, inclusive, é nossa maior preocupação, por isso, estamos adaptando nosso trabalho e política a todas as regras da LGPD.

Com o Grupo Selpe cuidando das suas demandas de RH, você terá mais tranquilidade e apoio para cumprir as obrigatoriedades da Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, somos especialistas em unir pessoas e propósitos e nos preparamos continuamente para a adequação da LGPD aos processos do RH.

Se você gostou do post e está em busca de um parceiro sério e comprometido com a incrível missão de ser o elo entre os profissionais e as empresas, entre em contato conosco e saiba como podemos colaborar para o crescimento do seu negócio!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support