People First: coloque os colaboradores em primeiro lugar e veja os benefícios!

People First: coloque os colaboradores em primeiro lugar e veja os benefícios!

Basta fazer a tradução literal do termo People First para entender do que ele se trata. Isso porque, priorizar as pessoas dentro de uma organização — acima dos lucros e metas — é o fator primordial para o crescimento de qualquer negócio.

Então, se você está procurando entender o que é People First, sua importância e como adotá-lo em sua corporação, veio ao lugar certo! Fique com a gente neste texto e saiba tudo isso e muito mais.

Separe papel, caneta, um pouco do seu tempo e vamos!

O que é People First? Conheça o termo!

People First significa “pessoas primeiro”. Isto é, a expressão revela o propósito de uma corporação em adotar medidas de gestão que pensem, acima de tudo, em seus profissionais e clientes.

Portanto, podemos observar que o conceito está integrado à cultura de determinada empresa. Razão disso é que as ações da equipe de Gente e Gestão são pensadas para proporcionar experiências agradáveis às pessoas envolvidas em todos os processos da empresa — desde operação, passando por líderes até o consumidor final.

Ou seja, a filosofia dos times que adotam o People First é o foco nas pessoas. A partir disso, é possível trabalhar estratégias direcionadas ao crescimento do negócio.

Qual a importância do People First para uma empresa?

Quando falamos em colocar as pessoas à frente das prioridades de uma empresa, além de enxergar o valor humano acima da mão de obra, estamos pensando no desenvolvimento do negócio a curto, médio e longo prazo.

Isso porque a forma que os funcionários são tratados no trabalho afeta direta ou indiretamente suas entregas. Em outras palavras, o bem-estar gerado pela atenção e cuidado com as pessoas pode alavancar de vez o sucesso de uma companhia.

Sendo assim, separamos os principais benefícios do People First para a empresa, funcionários e clientes. Confira!

Gera bem-estar, confiança e engajamento

Para os colaboradores e os clientes — sejam eles consumidores finais ou outras empresas, ser colocado como prioridade em uma relação profissional ou comercial traz confiança e, por consequência, a sensação de bem-estar.

Isto é, quando uma corporação foca nos clientes e colaboradores dentro do seu processo de gestão, é comum notar que se cria uma atmosfera muito mais leve.

Assim, o funcionário se sente mais livre e engajado para se desenvolver e, o cliente, pronto para consumir novamente e indicar o serviço para outras pessoas.

Reduz turnover

A redução de turnover é mais um benefício gerado pela adoção do People First nas empresas.

Isso se deve ao fato do profissional se sentir acolhido e disposto a trabalhar, o que o leva a continuar construindo planos para a sua carreira dentro da corporação.

Fortalece o Employer Branding

Esse benefício está ligado ao famoso “Great Place To Work” e outras certificações importantes que determinam bons lugares para se trabalhar ao redor do mundo.

A satisfação gerada pelo cuidado e foco nos objetivos do funcionário desperta a atenção externa, causando uma impressão positiva no mercado. Dessa forma, os colaboradores passam a indicar a empresa para colegas e, devido à repercussão, o negócio ganha destaque em seu nicho.

Estimula a entrega de grandes resultados

Com as melhorias no desempenho dos profissionais, a tendência é que as entregas se tornem cada vez mais eficientes e os resultados, por fim, mais satisfatórios.

Em resumo, os maiores benefícios do People First podem ser observados normalmente (mas não necessariamente) nesta ordem:

  1. sensação de bem-estar e pertencimento por parte dos colaboradores e sentimento de confiança por parte dos clientes;
  2. redução de turnover;
  3. fortalecimento do Employer Branding;
  4. maior engajamento entre os colaboradores;
  5. melhora no desempenho e nas entregas dos profissionais.

Como adotar o People First em uma empresa? Confira 5 dicas!

Agora que entendemos a importância do People First, é hora de saber como aplicá-lo, certo?

A princípio, é importante reforçar que, geralmente, os responsáveis pela inserção desse tipo de metodologia na cultura das empresas são os profissionais de RH. Afinal, é sua função estruturar e acompanhar o trabalho das pessoas em cada setor e das lideranças.

Portanto, a equipe de Gente e Gestão deve praticar algumas ações para tirar o conceito do papel. Acompanhe, abaixo, quais são elas!

1. Alinhe a estratégia com a equipe

Antes de mais nada, é preciso alinhar as expectativas com o restante da equipe. Afinal, para fazer acontecer o People First, é preciso inseri-lo no plano estratégico da empresa. Então, é justo que todas as pessoas estejam por dentro do que será feito.

2. Saiba receber e fornecer feedbacks

Feedbacks são muito importantes para a implantação de uma estratégia People First. Por isso, destinar uma escuta ativa a todos os setores e cargos da corporação é ideal.

Quando os colaboradores participam, dando sugestões, as pessoas ficam alinhadas ao negócio e seus objetivos futuros. Além disso, o fator participativo dos funcionários colabora para o desenvolvimento profissional de cada um e também para o da empresa.

O mesmo acontece quando o feedback é fornecido pelo RH ou pelos líderes aos liderados. Assim, quem está à frente de cada time acompanha ativamente o desempenho de cada funcionário.

3. Preze por um espaço de diálogo honesto

Ao estimular a troca de feedbacks, estamos colaborando para um espaço de diálogo, participação e construção conjunta. Fazendo isso, cada pessoa se sente uma peça essencial dentro do negócio, e, isso, faz com que ela se abra e procure colaborar cada vez mais.

4. Reconheça os colaboradores

O reconhecimento é um combustível importante para o desenvolvimento de um colaborador. Isto é, quando um líder fornece um feedback positivo por uma tarefa bem-feita, o profissional procura seguir ou elevar o nível do seu trabalho.

De maneira idêntica acontece quando o retorno é negativo: o colaborador procura melhorar os pontos de pendência e pode ir atrás de evolução em demais aspectos.

5. Forneça oportunidades de crescimento

Bem como reconhecer um feito importante do colaborador, também é essencial oferecer oportunidades para que o talento mostre suas habilidades.

Ou seja, forneça oportunidades de crescimento dentro do time, seja por meio de projetos, desafios ou treinamentos corporativos propostos a fim de avaliar seu desempenho e trabalhar suas hard e soft skills.

Essas foram algumas dicas sobre People First, mas você pode aprender muito mais sobre o universo de Gente e Gestão aqui no blog, nas nossas redes sociais ou em nossa newsletter! Espero que o conteúdo tenha ajudado. Até a próxima!

Autora
People First: coloque os colaboradores em primeiro lugar e veja os benefícios!
Analista de Planejamento e Produção de Conteúdo
Hannah é jornalista, apaixonada por música, moda, lugares bonitos e tudo que dá brilho aos olhos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support