Gestão de Pessoas: o que é e como fazer em 7 passos
Como é a gestão de pessoas na sua empresa? Compreender os profissionais, suas necessidades e estilos de trabalho é fundamental para traçar melhores estratégias corporativas e manter os times engajados e mais alinhados entre si.
É por isso que a gestão estratégica de pessoas está muito relacionada ao papel da liderança e às ações do RH interno. Entender os indivíduos e colocá-los como centro do negócio é essencial para alcançar bons resultados — inclusive pensando no desenvolvimento do negócio no curto, médio e longo prazo.
Para você entender melhor o que é e como fazer uma gestão de pessoas que gera resultados, preparamos este artigo. Continue a leitura e entenda:
- O que é Gestão de Pessoas?
- Quais são os 6 pilares da Gestão Estratégica de Pessoas?
- Quais são as áreas da Gestão de Pessoas?
- Por que a Gestão Estratégica de Pessoas é importante para empresas?
- Quais são os diferentes modelos de gestão?
- Quais são os principais indicadores de Gestão de Pessoas e como mensurar resultados?
- Qual é a relação entre a Gestão de Pessoas e o Recrutamento e Seleção?
- Como fazer Gestão de Pessoas na prática? Confira 7 dicas!
- O que NÃO fazer ao gerenciar equipes?
O que é Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas é a área de uma empresa voltada para o capital humano, para as relações de trabalho e o bem-estar dos colaboradores.
Nesse cenário, tem como foco compreender quem são os profissionais de uma empresa, quais são os objetivos de negócio e como engajar o quadro de funcionários com a cultura organizacional.
A gestão de pessoas também é um trabalho conjunto das lideranças e do setor de Recursos Humanos. Por isso, atua de forma contínua em ações estratégicas para trabalhar o desenvolvimento, a satisfação, o engajamento e o alinhamento entre as equipes.
Quais são os 6 principais pilares da Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas feita de forma estratégica tem 6 pilares principais. Por meio deles, é possível identificar e solucionar as necessidades dos profissionais e da companhia, promovendo iniciativas que vão favorecer a performance de todo negócio.
Esses pilares são:
- motivação
- comunicação
- trabalho em equipe
- conhecimento e competência
- treinamento e desenvolvimento
- engajamento
A seguir, entenda mais sobre cada um desses pilares.
1. Motivação
A motivação é essencial para que a gestão de pessoas alcance os resultados planejados. Afinal, colaboradores que não estão motivados com seu trabalho podem ser até 125% menos produtivos do que aqueles que se sentem incentivados.
Dentre algumas práticas desenvolvidas no mercado, temos os incentivos financeiros, o plano de cargos e salários, a jornada de trabalho flexível e a realização de novos projetos. Mas lembre-se: motivação é algo individual e intrínseco a cada pessoa.
2. Comunicação
Ter uma comunicação aberta e transparente entre todos da empresa é fundamental. Com um alinhamento claro sobre demandas, prazos, expectativas e objetivos, os colaboradores se sentem pertencentes a esse espaço e mais engajados com suas tarefas e processos diários de trabalho.
É por isso que na gestão de pessoas o incentivo a diálogos transparentes e abertos é essencial. Para que isso aconteça, aposte em uma forte cultura de feedback, na política de portas abertas e no uso da tecnologia como facilitadora nesse processo.
3. Trabalho em equipe
O trabalho em equipe permite que a organização atinja melhores resultados na busca por seus objetivos. Afinal, “uma andorinha só não faz verão”, certo?
Cada área é responsável por uma tarefa, mas todas se conectam. Desse modo, é importante que os colaboradores atuem em sinergia e reconheçam que o objetivo do negócio é comum a todos.
Por isso, é preciso fortalecer a interação entre os colaboradores da companhia e o próprio clima organizacional. Realizar dinâmicas de grupo, happy hours e confraternizações são ótimas iniciativas para incentivar essas conexões.
4. Conhecimento e competência
Para obter os melhores resultados, a empresa precisa apoiar os seus talentos a adquirirem conhecimentos e aprimorarem as suas competências. Dessa forma, ela estimula o desenvolvimento de cada funcionário, além de criar equipes de alta performance.
Para tal, é possível mapear quais habilidades precisam ser aprimoradas na empresa e qual é o perfil dos profissionais que fazem parte do quadro de pessoal.
5. Treinamento e desenvolvimento
Investir em treinamento e desenvolvimento organizacional significa trazer mais conhecimento e inovação para a empresa. Afinal, quando um profissional conquista novas aptidões, ele retribui com produtividade e trabalho especializado.
Para isso, pode-se optar por palestras, cursos, onboarding, bolsa-auxílio para estudos, microlearning e gamificação. Lembre-se de que é importante manter o alinhamento de necessidades e expectativas, para não perder o foco nos objetivos propostos.
6. Engajamento
Em geral, o objetivo da gestão estratégica de pessoas é quebrar paradigmas e propor mudanças que podem impactar na rotina e nos resultados de um negócio. Isso porque, prioriza a evolução dos profissionais, uma gestão horizontal e o uso de novas soluções.
Por isso, a gestão de pessoas tem também o engajamento como pilar. Afinal, ele é reflexo da valorização dos talentos e do seu compromisso com os objetivos da companhia.
Quais são as áreas da Gestão de Pessoas?
Como vimos, diversas pessoas e setores dentro das organizações estão envolvidos na gestão de pessoas. Porém, ainda assim, o protagonismo está no RH e nos processos que vão desde o recrutamento de candidatos até os planos de desenvolvimento de carreira.
Dentre as áreas em que o RH interno e, portanto, a gestão de pessoas, atua mais frequentemente estão o setor de atração e seleção, departamento pessoal e desenvolvimento de carreira e de lideranças. Continue a leitura e saiba mais!
Atração, recrutamento e seleção
Os processos de recrutamento e seleção são uma das partes mais importantes da estratégia corporativa. Afinal, são o primeiro contato de profissionais que têm grande potencial de performance com o seu negócio e podem marcar o início de uma parceria duradoura.
Pensando na atuação da gestão de pessoas, o foco está na busca por profissionais com fit cultural e que possam suprir as necessidades da equipe.
Departamento Pessoal
O Departamento Pessoal (DP) é responsável por cuidar de questões trabalhistas e processos burocráticos da empresa. Ou seja, é a área que realiza a gestão de documentos, contratações, salários e férias, por exemplo.
Para que todo esse gerenciamento ocorra da melhor maneira, o DP deve ter domínio sobre as diretrizes da CLT, além de um bom relacionamento com os colaboradores. Inclusive, após o recrutamento e seleção, são responsáveis pela efetivação dos talentos.
Planos de desenvolvimento de carreira
Ao realizar a gestão estratégica de pessoas e equipes, é fundamental priorizar iniciativas de desenvolvimento. Essas ações podem ser voltadas tanto para o aprimoramento de habilidades e competências, quanto para a estruturação de planos de carreira.
Neste momento, o RH e as lideranças atuam de forma ainda mais próxima, buscando entender as expectativas e necessidades dos colaboradores, mas também da companhia. Assim, podem realizar uma melhor gestão do conhecimento e elaborar estratégias individuais e coletivas.
Atuação de lideranças
Para ser considerada uma boa liderança, uma pessoa deve ter equilíbrio entre suas habilidades técnicas e comportamentais, sabendo guiar e inspirar seus liderados. Para isso, aprimorar soft skills relacionadas à tomada de decisões, resolução de conflitos e comunicação pode ser interessante.
Afinal, todas essas competências estão relacionadas à capacidade de liderar pessoas e de gerenciar processos. Por isso, a gestão de pessoas — seja enquanto setor, seja como ação contínua de líderes — é fundamental para garantir boas entregas.
Por que a Gestão Estratégica de Pessoas é importante para empresas?
Os profissionais são o bem mais valioso de uma empresa. Por isso, todas as práticas voltadas para promover e identificar a sua satisfação, motivação e engajamento, além de sua evolução no trabalho, são extremamente importantes para o negócio.
Afinal, equipes satisfeitas e engajadas tendem a ser mais produtivas e colaborativas, gerando diferencial competitivo para a marca. Nesse sentido, a gestão de pessoas se faz importante à medida que:
- realiza ações de fortalecimento da cultura;
- promove o senso de pertencimento;
- fomenta uma cultura de propósito;
- acompanha as metas corporativas;
- dá suporte à liderança.
Quais são os diferentes modelos de gestão?
Existem diferentes modelos de gestão que indicam a forma como informações, responsabilidades e relações devem ser conduzidas em uma equipe.
Dessa forma, saber escolher qual tipo é o ideal para o seu negócio pode ser um grande diferencial competitivo no mercado. Os 7 principais modelos de gestão de pessoas utilizados hoje em dia são:
- gestão vertical;
- gestão horizontal;
- gestão por competências;
- gestão por processos;
- gestão por resultados;
- gestão comportamental;
- gestão por desempenho.
Quais são os principais indicadores de Gestão de Pessoas e como mensurar resultados?
A gestão de pessoas precisa acompanhar os indicadores de RH para conseguir mensurar o desempenho das equipes e os resultados corporativos. Os KPI são um termômetro que auxilia no monitoramento do rendimento em vários processos do negócio.
Alguns dos principais indicadores que o RH da sua empresa deve acompanhar são:
- taxa de rotatividade de pessoal (turnover);
- índice de absenteísmo;
- produtividade no trabalho;
- clima organizacional;
- alcance de metas.
Qual é a relação entre a Gestão de Pessoas e o Recrutamento e Seleção?
Com a tecnologia, o setor de RH tem apoiado a área de gestão de pessoas nos processos de recrutamento e seleção, de desenvolvimento profissional e de formação de equipes de sucesso. Isso porque, as novas ferramentas têm otimizado tarefas, contribuindo para contratações mais ágeis e certeiras.
Dessa forma, o departamento de Recursos Humanos tem se adaptado, cada vez mais, ao novo cenário, trazendo dinamismo para a seleção. Assim, é possível analisar o perfil comportamental, avaliar competências, recrutar e selecionar online e aplicar testes, por exemplo.
Além disso, o RH ajuda a gestão de pessoas nas práticas de onboarding e no cuidado com a experiência do candidato. Tudo isso contribui para o aumento do engajamento e da satisfação dos times, resultando no crescimento da organização.
Como fazer Gestão de Pessoas na prática? Confira 7 dicas!
Agora que você já entende o que é a gestão de pessoas e qual a sua importância para as empresas, que tal aprender a colocá-la em prática?
É claro que não existe um passo a passo para isso, afinal, tudo varia de empresa para empresa. Porém, algumas boas práticas podem ajudar — veja só!
1. Promova treinamentos para a liderança
Os líderes são pilares fundamentais para a gestão de pessoas e a manutenção da cultura e do clima organizacional. Por isso, para implementar ações mais efetivas, é preciso primeiro treinar a liderança.
Assim, ela conseguirá compreender quem são seus liderados, como engajá-los e como criar um espaço favorável ao desenvolvimento, tornando a sua atuação mais humanizada.
2. Incentive uma comunicação aberta
A comunicação é a base para todas as relações — e na gestão de pessoas não poderia ser diferente! Por isso, incentive um diálogo aberto, em que há troca de feedbacks e um espaço seguro para alinhar expectativas.
Além disso, parte de uma comunicação eficiente está na gestão documental e do conhecimento. Portanto, prezar pela transparência e pelo fácil acesso aos arquivos da companhia é fundamental.
3. Estabeleça metas
Antes de implementar qualquer nova ação dentro de uma empresa, é essencial estabelecer objetivos a serem alcançados no curto, no médio e no longo prazo.
Por isso, dialogue com o RH, as lideranças e as equipes e explique a importância de propor novas metodologias e investir na gestão de pessoas. Além disso, busque entender o real momento pelo qual o negócio está passando. Assim, será possível definir metas que façam sentido para a maioria da organização.
4. Aposte nas avaliações de desempenho
Além de definir metas e incentivar uma comunicação mais aberta e efetiva, é preciso acompanhar de perto os colaboradores. Para isso, além dos feedbacks e planos de carreira, realizar a gestão de performance pode ser uma boa maneira de entender quais estratégias geraram melhores resultados nas equipes.
Mas lembre-se: o processo de avaliação deve ser acompanhado por iniciativas que promovam o desenvolvimento de hard e soft skills. Alguns exemplos são a oferta de cursos, webinars e rodas de conversa sobre diferentes temas.
5. Tenha flexibilidade e aposte em uma cultura colaborativa
Cada vez mais, os modelos de trabalho se tornam flexíveis e adaptáveis. Isso porque, as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho têm formas mais fluídas de se relacionar, criar e trabalhar.
Além disso, com o passar dos anos, vem-se percebendo que funcionários satisfeitos e engajados são mais produtivos do que aqueles que se encontram em um ambiente de controle e repressão. Por isso, tenha flexibilidade, aposte na empatia e invista em uma cultura colaborativa.
6. Invista no reconhecimento e em bonificações
Equipes engajadas, inovadoras e produtivas merecem ser reconhecidas por suas entregas, não é mesmo? Afinal, dedicam o máximo de si para garantir o sucesso corporativo.
Além disso, caso seu tempo e esforço não sejam valorizados, o desempenho individual e coletivo pode até mesmo ser reduzido. Isso acontece, pois, profissionais de alta performance sabem a sua importância para a empresa e desejam que as lideranças percebam isso.
Portanto, investir no reconhecimento de equipes e em bonificações é uma maneira de valorizar o capital humano da sua empresa e incentivar os colaboradores. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade e um melhor clima organizacional.
7. Aposte na inovação
A análise de dados e o uso de tecnologias inovadoras estão presentes em diversos setores das empresas, inclusive no de Recursos Humanos!
Por isso, investir em metodologias para gestão de pessoas, a partir da coleta e análise de dados e do uso de tecnologias para RH, pode ser um grande passo para otimizar tarefas e aumentar a assertividade na tomada de decisões.
Dica bônus: como realizar uma Gestão Estratégica de Pessoas?
Foi-se o tempo em que as áreas de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal atuavam apenas nos limites operacionais e burocráticos. Hoje, o mercado tem exigido desses setores um papel protagonista e transformador.
Assim, o RH estratégico tem contribuído para o desenvolvimento dos profissionais, otimizando processos e garantindo o uso da tecnologia no crescimento do negócio. Ademais, ele tem prestado suporte aos gestores e líderes em suas demandas e na tomada de decisões.
Mas sabemos que realizar uma gestão de pessoas eficiente não é fácil. Por isso, contar com o apoio e a expertise de uma consultoria de RH especializada em todo o Ciclo de Gente pode ser uma boa escolha.
O que NÃO fazer ao gerenciar equipes?
Alguns erros são relativamente comuns na gestão de pessoas. Por isso, é importante conhecer cada um deles, a fim de evitá-los. Afinal, esses equívocos podem prejudicar o desenvolvimento dos colaboradores, diminuir o nível de produtividade e elevar a taxa de turnover, por exemplo.
Conheça a seguir as falhas mais comuns:
- falta de planejamento;
- falhas de comunicação;
- desatenção ao clima organizacional;
- foco apenas nos resultados;
- processos de recrutamento e seleção mal definidos;
- ausência de feedback;
- falta de treinamento e desenvolvimento;
- não reconhecer os esforços e os êxitos dos colaboradores.
Chegamos ao final deste artigo e, aqui, você conferiu um guia completo sobre gestão de pessoas. E, agora que você já sabe como realizá-la de forma estratégica para potencializar talentos e resultados, que tal conhecer quais são as principais ferramentas para gestão de pessoas e processos?