Gestão de Pessoas: o que é e como fazer em 7 passos

Gestão de Pessoas: o que é e como fazer em 7 passos

Como é a gestão de pessoas na sua empresa? Compreender os profissionais, suas necessidades e estilos de trabalho é fundamental para traçar melhores estratégias corporativas e manter os times engajados e mais alinhados entre si.

É por isso que a gestão estratégica de pessoas está muito relacionada ao papel da liderança e às ações do RH interno. Entender os indivíduos e colocá-los como centro do negócio é essencial para alcançar bons resultados — inclusive pensando no desenvolvimento do negócio no curto, médio e longo prazo.

Para você entender melhor o que é e como fazer uma gestão de pessoas que gera resultados, preparamos este artigo. Continue a leitura e entenda:

O que é Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas é a área de uma empresa voltada para o capital humano, para as relações de trabalho e o bem-estar dos colaboradores.

Nesse cenário, tem como foco compreender quem são os profissionais de uma empresa, quais são os objetivos de negócio e como engajar o quadro de funcionários com a cultura organizacional.

A gestão de pessoas também é um trabalho conjunto das lideranças e do setor de Recursos Humanos. Por isso, atua de forma contínua em ações estratégicas para trabalhar o desenvolvimento, a satisfação, o engajamento e o alinhamento entre as equipes.

Quais são os 6 principais pilares da Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas feita de forma estratégica tem 6 pilares principais. Por meio deles, é possível identificar e solucionar as necessidades dos profissionais e da companhia, promovendo iniciativas que vão favorecer a performance de todo negócio.

Esses pilares são:

  1. motivação
  2. comunicação
  3. trabalho em equipe
  4. conhecimento e competência
  5. treinamento e desenvolvimento
  6. engajamento

A seguir, entenda mais sobre cada um desses pilares.

1. Motivação

A motivação é essencial para que a gestão de pessoas alcance os resultados planejados. Afinal, colaboradores que não estão motivados com seu trabalho podem ser até 125% menos produtivos do que aqueles que se sentem incentivados.

Dentre algumas práticas desenvolvidas no mercado, temos os incentivos financeiros, o plano de cargos e salários, a jornada de trabalho flexível e a realização de novos projetos. Mas lembre-se: motivação é algo individual e intrínseco a cada pessoa.

2. Comunicação

Ter uma comunicação aberta e transparente entre todos da empresa é fundamental. Com um alinhamento claro sobre demandas, prazos, expectativas e objetivos, os colaboradores se sentem pertencentes a esse espaço e mais engajados com suas tarefas e processos diários de trabalho.

É por isso que na gestão de pessoas o incentivo a diálogos transparentes e abertos é essencial. Para que isso aconteça, aposte em uma forte cultura de feedback, na política de portas abertas e no uso da tecnologia como facilitadora nesse processo.

3. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe permite que a organização atinja melhores resultados na busca por seus objetivos. Afinal, “uma andorinha só não faz verão”, certo?

Cada área é responsável por uma tarefa, mas todas se conectam. Desse modo, é importante que os colaboradores atuem em sinergia e reconheçam que o objetivo do negócio é comum a todos.

Por isso, é preciso fortalecer a interação entre os colaboradores da companhia e o próprio clima organizacional. Realizar dinâmicas de grupo, happy hours e confraternizações são ótimas iniciativas para incentivar essas conexões.

4. Conhecimento e competência

Para obter os melhores resultados, a empresa precisa apoiar os seus talentos a adquirirem conhecimentos e aprimorarem as suas competências. Dessa forma, ela estimula o desenvolvimento de cada funcionário, além de criar equipes de alta performance.

Para tal, é possível mapear quais habilidades precisam ser aprimoradas na empresa e qual é o perfil dos profissionais que fazem parte do quadro de pessoal.

5. Treinamento e desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento organizacional significa trazer mais conhecimento e inovação para a empresa. Afinal, quando um profissional conquista novas aptidões, ele retribui com produtividade e trabalho especializado.

Para isso, pode-se optar por palestras, cursos, onboarding, bolsa-auxílio para estudos, microlearning e gamificação. Lembre-se de que é importante manter o alinhamento de necessidades e expectativas, para não perder o foco nos objetivos propostos.

6. Engajamento

Em geral, o objetivo da gestão estratégica de pessoas é quebrar paradigmas e propor mudanças que podem impactar na rotina e nos resultados de um negócio. Isso porque, prioriza a evolução dos profissionais, uma gestão horizontal e o uso de novas soluções.

Por isso, a gestão de pessoas tem também o engajamento como pilar. Afinal, ele é reflexo da valorização dos talentos e do seu compromisso com os objetivos da companhia.

Quais são as áreas da Gestão de Pessoas?

Como vimos, diversas pessoas e setores dentro das organizações estão envolvidos na gestão de pessoas. Porém, ainda assim, o protagonismo está no RH e nos processos que vão desde o recrutamento de candidatos até os planos de desenvolvimento de carreira.

Dentre as áreas em que o RH interno e, portanto, a gestão de pessoas, atua mais frequentemente estão o setor de atração e seleção, departamento pessoal e desenvolvimento de carreira e de lideranças. Continue a leitura e saiba mais!

Atração, recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção são uma das partes mais importantes da estratégia corporativa. Afinal, são o primeiro contato de profissionais que têm grande potencial de performance com o seu negócio e podem marcar o início de uma parceria duradoura.

Pensando na atuação da gestão de pessoas, o foco está na busca por profissionais com fit cultural e que possam suprir as necessidades da equipe.

Departamento Pessoal

O Departamento Pessoal (DP) é responsável por cuidar de questões trabalhistas e processos burocráticos da empresa. Ou seja, é a área que realiza a gestão de documentos, contratações, salários e férias, por exemplo.

Para que todo esse gerenciamento ocorra da melhor maneira, o DP deve ter domínio sobre as diretrizes da CLT, além de um bom relacionamento com os colaboradores. Inclusive, após o recrutamento e seleção, são responsáveis pela efetivação dos talentos.

Planos de desenvolvimento de carreira

Ao realizar a gestão estratégica de pessoas e equipes, é fundamental priorizar iniciativas de desenvolvimento. Essas ações podem ser voltadas tanto para o aprimoramento de habilidades e competências, quanto para a estruturação de planos de carreira.

Neste momento, o RH e as lideranças atuam de forma ainda mais próxima, buscando entender as expectativas e necessidades dos colaboradores, mas também da companhia. Assim, podem realizar uma melhor gestão do conhecimento e elaborar estratégias individuais e coletivas.

Atuação de lideranças

Para ser considerada uma boa liderança, uma pessoa deve ter equilíbrio entre suas habilidades técnicas e comportamentais, sabendo guiar e inspirar seus liderados. Para isso, aprimorar soft skills relacionadas à tomada de decisões, resolução de conflitos e comunicação pode ser interessante.

Afinal, todas essas competências estão relacionadas à capacidade de liderar pessoas e de gerenciar processos. Por isso, a gestão de pessoas — seja enquanto setor, seja como ação contínua de líderes — é fundamental para garantir boas entregas.

Por que a Gestão Estratégica de Pessoas é importante para empresas?

Os profissionais são o bem mais valioso de uma empresa. Por isso, todas as práticas voltadas para promover e identificar a sua satisfação, motivação e engajamento, além de sua evolução no trabalho, são extremamente importantes para o negócio.

Afinal, equipes satisfeitas e engajadas tendem a ser mais produtivas e colaborativas, gerando diferencial competitivo para a marca. Nesse sentido, a gestão de pessoas se faz importante à medida que:

  • realiza ações de fortalecimento da cultura;
  • promove o senso de pertencimento;
  • fomenta uma cultura de propósito;
  • acompanha as metas corporativas;
  • dá suporte à liderança.

Quais são os diferentes modelos de gestão?

Existem diferentes modelos de gestão que indicam a forma como informações, responsabilidades e relações devem ser conduzidas em uma equipe.

Dessa forma, saber escolher qual tipo é o ideal para o seu negócio pode ser um grande diferencial competitivo no mercado. Os 7 principais modelos de gestão de pessoas utilizados hoje em dia são:

Quais são os principais indicadores de Gestão de Pessoas e como mensurar resultados?

A gestão de pessoas precisa acompanhar os indicadores de RH para conseguir mensurar o desempenho das equipes e os resultados corporativos. Os KPI são um termômetro que auxilia no monitoramento do rendimento em vários processos do negócio.

Alguns dos principais indicadores que o RH da sua empresa deve acompanhar são:

Qual é a relação entre a Gestão de Pessoas e o Recrutamento e Seleção?

Com a tecnologia, o setor de RH tem apoiado a área de gestão de pessoas nos processos de recrutamento e seleção, de desenvolvimento profissional e de formação de equipes de sucesso. Isso porque, as novas ferramentas têm otimizado tarefas, contribuindo para contratações mais ágeis e certeiras.

Dessa forma, o departamento de Recursos Humanos tem se adaptado, cada vez mais, ao novo cenário, trazendo dinamismo para a seleção. Assim, é possível analisar o perfil comportamental, avaliar competências, recrutar e selecionar online e aplicar testes, por exemplo.

Além disso, o RH ajuda a gestão de pessoas nas práticas de onboarding e no cuidado com a experiência do candidato. Tudo isso contribui para o aumento do engajamento e da satisfação dos times, resultando no crescimento da organização.

Como fazer Gestão de Pessoas na prática? Confira 7 dicas!

Agora que você já entende o que é a gestão de pessoas e qual a sua importância para as empresas, que tal aprender a colocá-la em prática?

É claro que não existe um passo a passo para isso, afinal, tudo varia de empresa para empresa. Porém, algumas boas práticas podem ajudar — veja só!

1. Promova treinamentos para a liderança

Os líderes são pilares fundamentais para a gestão de pessoas e a manutenção da cultura e do clima organizacional. Por isso, para implementar ações mais efetivas, é preciso primeiro treinar a liderança.

Assim, ela conseguirá compreender quem são seus liderados, como engajá-los e como criar um espaço favorável ao desenvolvimento, tornando a sua atuação mais humanizada.

2. Incentive uma comunicação aberta

A comunicação é a base para todas as relações — e na gestão de pessoas não poderia ser diferente! Por isso, incentive um diálogo aberto, em que há troca de feedbacks e um espaço seguro para alinhar expectativas.

Além disso, parte de uma comunicação eficiente está na gestão documental e do conhecimento. Portanto, prezar pela transparência e pelo fácil acesso aos arquivos da companhia é fundamental.

3. Estabeleça metas

Antes de implementar qualquer nova ação dentro de uma empresa, é essencial estabelecer objetivos a serem alcançados no curto, no médio e no longo prazo.

Por isso, dialogue com o RH, as lideranças e as equipes e explique a importância de propor novas metodologias e investir na gestão de pessoas. Além disso, busque entender o real momento pelo qual o negócio está passando. Assim, será possível definir metas que façam sentido para a maioria da organização.

4. Aposte nas avaliações de desempenho

Além de definir metas e incentivar uma comunicação mais aberta e efetiva, é preciso acompanhar de perto os colaboradores. Para isso, além dos feedbacks e planos de carreira, realizar a gestão de performance pode ser uma boa maneira de entender quais estratégias geraram melhores resultados nas equipes.

Mas lembre-se: o processo de avaliação deve ser acompanhado por iniciativas que promovam o desenvolvimento de hard e soft skills. Alguns exemplos são a oferta de cursos, webinars e rodas de conversa sobre diferentes temas.

5. Tenha flexibilidade e aposte em uma cultura colaborativa

Cada vez mais, os modelos de trabalho se tornam flexíveis e adaptáveis. Isso porque, as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho têm formas mais fluídas de se relacionar, criar e trabalhar.

Além disso, com o passar dos anos, vem-se percebendo que funcionários satisfeitos e engajados são mais produtivos do que aqueles que se encontram em um ambiente de controle e repressão. Por isso, tenha flexibilidade, aposte na empatia e invista em uma cultura colaborativa.

6. Invista no reconhecimento e em bonificações

Equipes engajadas, inovadoras e produtivas merecem ser reconhecidas por suas entregas, não é mesmo? Afinal, dedicam o máximo de si para garantir o sucesso corporativo.

Além disso, caso seu tempo e esforço não sejam valorizados, o desempenho individual e coletivo pode até mesmo ser reduzido. Isso acontece, pois, profissionais de alta performance sabem a sua importância para a empresa e desejam que as lideranças percebam isso.

Portanto, investir no reconhecimento de equipes e em bonificações é uma maneira de valorizar o capital humano da sua empresa e incentivar os colaboradores. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade e um melhor clima organizacional.

7. Aposte na inovação

A análise de dados e o uso de tecnologias inovadoras estão presentes em diversos setores das empresas, inclusive no de Recursos Humanos!

Por isso, investir em metodologias para gestão de pessoas, a partir da coleta e análise de dados e do uso de tecnologias para RH, pode ser um grande passo para otimizar tarefas e aumentar a assertividade na tomada de decisões.

Dica bônus: como realizar uma Gestão Estratégica de Pessoas?

Foi-se o tempo em que as áreas de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal atuavam apenas nos limites operacionais e burocráticos. Hoje, o mercado tem exigido desses setores um papel protagonista e transformador.

Assim, o RH estratégico tem contribuído para o desenvolvimento dos profissionais, otimizando processos e garantindo o uso da tecnologia no crescimento do negócio. Ademais, ele tem prestado suporte aos gestores e líderes em suas demandas e na tomada de decisões.

Mas sabemos que realizar uma gestão de pessoas eficiente não é fácil. Por isso, contar com o apoio e a expertise de uma consultoria de RH especializada em todo o Ciclo de Gente pode ser uma boa escolha.

O que NÃO fazer ao gerenciar equipes?

Alguns erros são relativamente comuns na gestão de pessoas. Por isso, é importante conhecer cada um deles, a fim de evitá-los. Afinal, esses equívocos podem prejudicar o desenvolvimento dos colaboradores, diminuir o nível de produtividade e elevar a taxa de turnover, por exemplo.

Conheça a seguir as falhas mais comuns:

  • falta de planejamento;
  • falhas de comunicação;
  • desatenção ao clima organizacional;
  • foco apenas nos resultados;
  • processos de recrutamento e seleção mal definidos;
  • ausência de feedback;
  • falta de treinamento e desenvolvimento;
  • não reconhecer os esforços e os êxitos dos colaboradores.

Chegamos ao final deste artigo e, aqui, você conferiu um guia completo sobre gestão de pessoas. E, agora que você já sabe como realizá-la de forma estratégica para potencializar talentos e resultados, que tal conhecer quais são as principais ferramentas para gestão de pessoas e processos?

Autora
Gestão de Pessoas: o que é e como fazer em 7 passos
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support