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13 jul

Turnover na empresa: o que é e qual o impacto da rotatividade de pessoal?

13 de julho de 2021
por Amanda Martins
em Gente e Gestão
Turnover na empresa: o que é e qual o impacto da rotatividade de pessoal?

Você sabe o que significa o conceito de turnover na empresa? Ele representa um dos indicadores mais acompanhados pelo RH, e é usado para mensurar a rotatividade de pessoal.

Por meio dele, é possível acompanhar o clima organizacional, a eficácia da retenção de talentos, bem como de outros aspectos ligados à gestão de pessoas.

A rotatividade (alta ou baixa) tem impactos na empresa e no RH, os quais devem ser considerados na criação de novas estratégias. Mas, afinal, como calcular o turnover? Como ele afeta negativamente a empresa? Como reduzir esse indicativo?

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você! Neste post, explicamos como a rotatividade de pessoal influencia no sucesso do negócio e como alcançar melhores resultados. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é e como calcular o turnover na empresa?

As ações de uma empresa precisam ser acompanhadas com a ajuda de bons indicadores de desempenho. Desse modo, é possível subsidiar as decisões diárias com informações reais e fazer escolhas mais inteligentes e seguras. Nesse contexto, um dos mais importantes indicadores é o turnover.

Seu objetivo é mensurar a saída de pessoas do quadro de funcionários da empresa, o que permite efetuar análises mais profundas. Para encontrar o percentual de evasão, basta usar a seguinte fórmula:

Turnover = funcionários que saíram da empresa / total de funcionários no mesmo período x 100

É importante evidenciar que não há um resultado ideal, variando bastante de acordo com cada segmento de atuação e a própria política de retenção da empresa. Ainda assim, é comum encontrar artigos que indiquem que o índice deve ficar em torno de 5%.

Além disso, existem diferentes tipos de turnover e, portanto, formas distintas para calcular a rotatividade. A seguir, trouxemos uma lista com os principais deles. Confira!

Turnover voluntário

Como o próprio nome sugere, aqui, calculamos os desligamentos voluntários. Ou seja, aqueles em que o profissional pede para ser desligado do quadro de funcionários.

Esse indicador diz muito sobre a gestão de pessoas, os benefícios oferecidos, o clima organizacional e a cultura da empresa.

Turnover involuntário

Já no turnover involuntário, nos referimos aos casos em que a gestão opta pela demissão de funcionários. Isso pode acontecer por diferentes motivos, desde questões financeiras até falhas no recrutamento e seleção ou no processo de onboarding.

Turnover funcional

O turnover funcional pode parecer semelhante ao voluntário, afinal, nele um colaborador também pede por seu desligamento. Contudo, neste caso, o foco está em funcionários com baixo rendimento ou que correm risco de demissão.

Embora ainda indique evasão de pessoal, o turnover funcional traz benefícios para a empresa. Afinal, o profissional desalinhado decide por si só pelo desligamento, “poupando” o RH e a liderança. Além disso, a empresa deixa de arcar com os encargos trabalhistas pertinentes a um processo de demissão.

Turnover disfuncional

Já o turnover disfuncional, por sua vez, é negativo para a empresa, pois indica o desligamento de profissionais com alto desempenho e grande potencial de performance.

Isso demonstra dificuldades na retenção de talentos, além de gerar prejuízos para a produtividade dos times e a necessidade de uma nova contratação qualificada.

Agora, vamos falar mais objetivamente sobre como calcular o turnover recente, anual e geral. Vamos lá?

Turnover recente

O turnover recente considera profissionais recentemente desligados da empresa, a partir do prazo estabelecido pela gestão. Pelo período curto de tempo, esse indicador pode revelar muito sobre a qualidade dos processos seletivos e do onboarding realizado.

Pensando em um período de quatro meses para ilustrar o cálculo, a fórmula utilizada seria:

TN = (desligamento de profissionais com até 4 meses de contrato / quantidade de funcionários) x 100

Turnover anual

Já o turnover anual considera todos os desligamentos dos últimos 12 meses, oferecendo um recorte mais preciso sobre a organização. Afinal, considera um período maior de tempo, sendo menos influenciado por variáveis esporádicas.

Este cálculo pode ser um pouco mais complicado, pois considera desligamentos, admissões e o total de funcionários no início e no final do ano. Veja:

TN = Número de pessoas desligadas / (nº de funcionários no início do ano + Nº de funcionários no final do ano) ÷ 2

Turnover geral

Já o turnover geral traz uma visão macro sobre a empresa, sem recortes específicos de tempo. Contudo, ele pode ser realizado levando em consideração demissões voluntárias, involuntárias, funcionais ou disfuncionais, por exemplo.

Para calcular a taxa de turnover geral, o cálculo considera a relação entre admissões e desligamentos:

TN = (nº de admissões mensais + desligamentos mensais) / 2x total de funcionários

Agora que você já entende o que é turnover e como calcular, entenda como a rotatividade de pessoal pode afetar a sua empresa!

Como a rotatividade de pessoal afeta a empresa?

A rotatividade é algo natural, afinal, há sempre funcionários saindo e entrando na empresa. Os motivos podem ser diversos, tais como aposentadoria, melhor oferta da concorrência, mudança na direção da carreira e assim por diante.

Então, qual é o problema? O fato é que, quando há uma elevada evasão, a companhia de um modo geral começa a sofrer diversas perdas.

A mais evidente é a do próprio capital intelectual, ou melhor, do know-how (conhecimento aplicado) carregado por cada um dos funcionários. Nesse caso, é comum que alguns funcionários saiam e levem seus clientes consigo, para a concorrência.

Também é possível destacar os danos financeiros sofridos, afinal, o desligamento dos profissionais envolve uma série de custos. Além da rescisão trabalhista (férias proporcionais, multas, 13º proporcional etc), há a necessidade de investimentos no recrutamento e seleção, integração e treinamento de um novo contratado.

Além disso, um alto índice de turnover na empresa pode resultar em:

  • influência negativa no clima organizacional;
  • surgimento de conflitos e conversas paralelas;
  • perda de competitividade;
  • sobrecarga dos profissionais que ficaram.

Não por acaso, é cada vez maior o investimento das empresas na retenção dos seus profissionais talentosos — assunto que será abordado no próximo tópico. Desse modo, as organizações conseguem manter sua competitividade no mercado, bem como os clientes internos felizes e motivados.

Como reduzir o turnover na empresa?

Agora que você já conhece o conceito de turnover e quais os principais problemas relacionados, é hora de saber como combatê-lo!

A seguir, apresentamos 6 dicas e estratégias. Avalie qual melhor se adequa a seu contexto, orçamento disponível e modelo de negócio. É importante que você as veja não como simples gastos, mas como importantes investimentos, capazes de otimizar os resultados empresariais.

1. Contrate pessoas com aderência à empresa

Em muitos processos de seleção, o foco está nos conhecimentos e habilidades de cada um dos profissionais. É preciso ir além disso e considerar os valores, afinidades e propósito de cada candidato.

Esses valores são aspectos inegociáveis dos colaboradores, dos quais jamais abririam mão. Busque alguém com valores similares aos da sua empresa para que, dessa forma, as chances de retenção sejam ainda maiores.

2. Invista no bem-estar interno

O ambiente de trabalho é um segundo lar, onde os funcionários passam a maior parte do seu dia. Então, por que não torná-lo agradável? Além de contribuir para a própria força de marca, isso naturalmente também influencia na retenção de talentos.

Para começar, faça uma pesquisa de satisfação interna e descubra o que as pessoas que trabalham na sua empresa realmente gostam. Depois, insira novos benefícios que tornem o clima de trabalho mais agradável, como horários mais flexíveis e móveis ergonômicos, por exemplo.

3. Facilite a comunicação interna

A comunicação tem um importante papel dentro da empresa, pois garante o alinhamento das equipes e a redução de erros operacionais. Sua falta, no entanto, abre espaço para “fofocas”, conflitos interpessoais e diversas falhas que poderiam ser facilmente evitadas.

Nesse aspecto, uma solução inteligente é a implementação de novos canais de comunicação. É possível destacar murais de recados, aplicativos mobile e sistemas especializados nesse tipo de demanda. A opção mais adequada pode variar de acordo com o perfil dos profissionais da empresa.

4. Incentive a liderança pelo exemplo

O fato é que muitas pessoas não pedem demissão da empresa, mas de suas lideranças. Muitos chefes ainda não se tornaram verdadeiros líderes, capazes de inspirar e engajar grandes resultados. O motivo é simples: não são o exemplo no dia a dia.

Liderar pelo exemplo significa ser o que deseja ver nos profissionais, ou melhor, também colocar a “mão na massa”, abraçar os valores da companhia e entregar resultados. Líderes exemplares sabem ouvir e falar, cumprem horários, bem como organizam suas tarefas diárias.

5. Recompense pelos resultados

A falta de reconhecimento é um grande problema, especialmente quando falamos na retenção de talentos. Quando um profissional não é reconhecido, sente-se sem perspectiva de crescimento, motivação e, em algum momento, sem interesse em continuar na empresa.

Por isso, crie programas que beneficiem os profissionais que mais entregam resultados, como premiações pela performance, salários variáveis e um plano de carreira. Assim, todos entenderão que podem crescer, de acordo com o tempo de “casa” e resultados entregues.

6. Use ferramentas de assessment

O termo “assessment” vem do inglês e significa avaliação. Ele representa o diagnóstico das causas pelas quais os resultados desejados não estão sendo alcançados. Ao utilizar essa ferramenta, é possível agir e entender as motivações da equipe.

Nesse sentido, uma ótima dica é dar início a entrevistas demissionais, avaliações de satisfação interna ou de clima organizacional.

Por fim, busque identificar se os atuais profissionais estão felizes com seus líderes, remuneração, benefícios etc. Dessa maneira, será possível descobrir novas formas de estimular a motivação e, por consequência, reter talentos.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Calcule o atual turnover em sua empresa, depois defina metas de redução que sejam inteligentes e realistas. Para contribuir na modificação do status quo, aplique as dicas citadas neste post e continue monitorando os resultados, realizando ajustes ao longo do caminho, caso sejam necessários.

Gostou do conteúdo? Já sabe como vai começar a reduzir o turnover na empresa? Agora, que tal aproveitar para curtir nossa página no LinkedIn e ficar sempre por dentro das nossas novidades?

  • Autora
Autora
Turnover na empresa: o que é e qual o impacto da rotatividade de pessoal?
Amanda Martins
Estagiária de produção de conteúdo
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
[email protected]

Veja também:

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Tags:
Gestão de Pessoas,Recursos Humanos,RH Estratégico

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