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14 jul

Treinamento e Desenvolvimento Organizacional: quais as diferenças?

14 de julho de 2021
por Redação Grupo Selpe
em Gente e Gestão
Treinamento e Desenvolvimento Organizacional: quais as diferenças?

O Treinamento e Desenvolvimento Organizacional (T&D) são estratégias eficientes para manter os funcionários capacitados para as suas funções. Isso contribui para a garantia da produtividade saudável nas equipes, bem como para o alcance de bons resultados.

Apesar de serem práticas importantes, os investimentos em capacitações e treinamentos ainda costumam ser negligenciados por algumas empresas.

Neste artigo, vamos explicar o que é treinamento e desenvolvimento organizacional, suas diferenças e os principais benefícios para a organização e seus stakeholders. Continue a leitura e saiba mais!

O que é treinamento organizacional?

O treinamento organizacional tem como objetivo qualificar uma pessoa para desempenhar uma função específica.

Por essa razão, tem como foco ações voltadas para o presente e as competências necessárias para ter um bom desempenho de forma mais imediata.

Para isso, demanda investimentos na capacitação dos colaboradores e em seu aprendizado rápido. Dessa forma, é possível garantir que adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para executar tarefas do dia a dia.

Nesse sentido, podemos entender o treinamento organizacional como uma estratégia voltada para o aprimoramento de habilidades técnicas. Dentre elas, o uso de plataformas específicas ou o domínio de um conceito que faz parte da rotina de trabalho.

Para capacitar esses profissionais (iniciantes ou sêniores), podem ser realizados workshops ou cursos técnicos, por exemplo. Além disso, é muito comum o treinamento one to one, em que um colaborador é instruído diretamente por um profissional mais experiente.

Exemplo de treinamento organizacional

Agora que você já entendeu o que é e para que serve o treinamento organizacional, que tal conferir um exemplo de como ele funciona na prática?

Algumas situações são bastante recorrentes nas empresas, como a necessidade de preparar pessoas e equipes para utilizar uma plataforma ou software.

Nesses casos, seja em função de uma contratação recente, seja pela adesão a uma nova ferramenta, é preciso capacitar os profissionais rapidamente.

Por isso, é comum que a gestão promova conversas objetivas com a equipe, envie materiais institucionais ou, até mesmo, um vídeo de tour pela plataforma, para otimizar a troca de conhecimentos.

Em resumo, um treinamento é algo imediato, prático e que trará impactos no curto prazo para a performance do time.

O que é desenvolvimento organizacional?

O desenvolvimento organizacional tem como foco o futuro dos colaboradores dentro da organização. Nesse sentido, o objetivo é tornar o profissional mais preparado para assumir uma posição de liderança ou enfrentar adversidades.

Para isso, o foco passa a ser no desenvolvimento das competências comportamentais (soft skills), como a habilidade de se comunicar, solucionar conflitos e liderar, por exemplo. Mas sem deixar de lado a melhoria continua também das habilidades técnicas necessárias.

Para desenvolver essas competências, podem ser realizados programas de desenvolvimento profissional. Eles consideram um processo mais lento e aprofundado, de verdadeira evolução.

Para isso, é comum a realização de PDIs, além do uso de jogos empresariais e o investimento em cursos mais robustos e mentorias com consultores especializados.

Exemplo de desenvolvimento organizacional

Sabe aquele profissional engajado e qualificado, mas que deseja crescer nos âmbitos pessoal e profissional? É para ele que as estratégias de desenvolvimento organizacional existem!

Assim, além do crescimento daquele colaborador na empresa, de acordo com a cultura e propósito corporativos, a organização também irá conquistar melhores resultados a partir do seu esforço.

Nessa situação, é comum que a liderança, junto ao time de Gente e Gestão, dialogue com o profissional a fim de entender suas expectativas. Em seguida, é traçado um plano de desenvolvimento de carreira, que contempla os passos necessários para que aprimore suas competências.

As estratégias de desenvolvimento organizacional têm, portanto, foco nos resultados em médio e longo prazo. Além disso, contam com mecanismo mais robustos para potencializar a performance e desempenho das equipes.

Quais as vantagens de investir em Treinamento e Desenvolvimento?

Treinar e desenvolver pessoas são fatores importantes para o sucesso de um negócio. Por isso, devem acontecer de forma equilibrada e complementar, buscando estratégias compatíveis com o perfil comportamental das equipes e as necessidades da empresa.

É preciso preparar o funcionário para executar as funções relacionadas ao seu atual cargo. Mas, mais do que isso, é essencial também desenvolvê-lo para que possa viver uma ascensão na carreira e solucionar desafios no futuro.

Ao fazer isso, uma série de benefícios poderão ser vistos – tanto para os profissionais, quanto para a empresa em geral. Confira!

Desenvolvimento de líderes de sucesso

Encontrar e desenvolver profissionais com perfil de liderança demanda investimentos em capacitação, recrutamento estratégico e a construção de bons planos de desenvolvimento individuais (PDIs). Isso irá permitir conhecer e impulsionar o potencial dos talentos.

Dessa forma, além de garantir melhores contratações para cargos executivos, é possível, também, aproveitar o capital humano interno, oferecendo a possibilidade de ascensão de carreira para colaboradores.

Tudo isso contribui para que a empresa conte com bons líderes, que direcionam suas equipes para alcançar seus objetivos e metas. E que, além disso, encorajam o desenvolvimento e a inovação dentro dos times.

A liderança também tem um importante papel na resolução de conflitos internos e na construção de um ambiente saudável. A soma de todos esses fatores resulta em diferencial competitivo para o negócio.

Aumento da produtividade

Quando o desenvolvimento organizacional não é priorizado, diversos outros fatores podem ser comprometidos no ambiente de trabalho. A produtividade é um deles.

Isso acontece porque profissionais menos qualificados demandam mais tempo para realizar suas demandas. Além disso, o clima organizacional é prejudicado quando não existe a dedicação para o aprimoramento das soft skills e a manutenção de boas relações entre colaboradores.

Dessa forma, a capacitação desses profissionais e o investimento em suas potencialidades faz com que eles tenham habilidades para gerar melhores resultados com menos recursos e em menor tempo.

Retenção de profissionais talentosos

Outro grande benefício de investir no treinamento e desenvolvimento organizacional é a retenção de profissionais talentosos e com grande potencial de entrega.

Investir nos talentos internos contribui para criar um vínculo mais forte entre empresa e colaboradores. Esse fator reforça, ainda, a valorização do capital humano e a abertura para o novo.

Assim, os funcionários se sentem mais satisfeitos e reconhecidos dentro da organização, aumentado as chances de retenção. Para isso, algumas companhias investem, inclusive, em palestras motivacionais, usando o endomarketing para fortalecer os laços.

Como realizar bons treinamentos?

Agora você já entende a diferença entre treinamento e desenvolvimento organizacional e quais são as principais vantagens de investir em T&D.

Porém, é preciso compreender também alguns dos passos importantes para criar boas capacitações. Nesse processo, é necessário definir desde as competências esperadas para os profissionais até os objetivos que devem ser alcançados.

A seguir, confira algumas etapas essenciais!

1. Avaliação

Avalie a empresa e os colaboradores e entenda se há a necessidade de realizar treinamentos, técnicos ou comportamentais, e para quais áreas e temas.

2. Motivação

Antes de propor capacitações, é preciso garantir que os profissionais se sintam motivados e interessados em se desenvolver. Para isso, é preciso buscar soluções que ajudem a identificar aspectos como satisfação, motivação e engajamento nas equipes.

A partir disso, será possível compreender para onde e quem direcionar investimentos e esforços.

3. Objetivos

Ao implementar novos processos em uma empresa, deve-se definir quais objetivos devem ser alcançados, como isso será feito e porquê. Algumas ferramentas podem ajudar nesse processo, como a definição de OKRs, por exemplo.

4. Mensuração

A estratégia deve estar sempre atrelada ao registro e mensuração de resultados, certo? Dessa forma, será possível medir a eficácia das ações e propor mudanças no que for preciso. Por isso, estabeleça os indicadores (KPIs) que serão utilizados e quais parâmetros devem ser observados.

5. Análise de resultados

Por fim, observe e avalie os resultados obtidos, buscando entender o que deu certo e o que pode ser melhorado na estratégia implementada. Com isso, a empresa saberá quais treinamentos devem ser mantidos e quais já não são mais necessários.

Para definir as melhores estratégias para a sua empresa, é preciso também entender seu público interno, a cultura organizacional e qual é o orçamento disponível para treinamento e desenvolvimento organizacional.

Assim, pouco a pouco, os resultados obtidos pelas equipes vão impactar a organização como um todo e contribuir para a inovação e a entrega de melhores resultados.

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler nosso material sobre treinamento de liderança e saiba como treinar líderes para aceitarem críticas!

  • Autor
Autor
Treinamento e Desenvolvimento Organizacional: quais as diferenças?
Redação Grupo Selpe
A Redação do Grupo Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
[email protected]

Veja também:

  • Autodesenvolvimento nas empresas: como potencializar o sucesso das equipes?
  • Trabalho em equipe: qual a importância, o papel do líder e o impacto para as empresas
  • Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder?
Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas

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