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01 fev

Recrutamento e Seleção de pessoas: o que é e como fazer de forma estratégica?

1 de fevereiro de 2021
por Redação Grupo Selpe
em Recrutamento e Seleção
Recrutamento e Seleção de pessoas: o que é e como fazer de forma estratégica?

Um dos processos mais importantes dentro de uma empresa é o recrutamento e seleção, afinal, pode ser um marco para um relacionamento duradouro. Além disso, é por meio dele que os profissionais são apresentados às organizações e aos seus objetivos.

Entre avaliar os perfis de candidatos, encontrar os melhores talentos e inseri-los na vaga certa está o trabalho desafiador dos recrutadores. Para auxiliar esses profissionais na avaliação de competências técnicas e comportamentais, bem como para avaliar a aderência à cultura organizacional, são usadas diferentes técnicas, metodologias e conceitos.

Neste post trazemos um guia completo sobre recrutamento e seleção! Aqui você vai conferir:

  • O que é Recrutamento e Seleção de Pessoas?
  • Qual o papel do RH nos processos de R&S e o Inbound Recruiting?
  • Como estruturar o RH da sua empresa?
  • Como fazer um bom processo de Recrutamento e Seleção?
  • O que é funil de recrutamento?
  • Quais os profissionais envolvidos no R&S?
  • Quais as tecnologias para Recrutamento e Seleção?
  • [Bônus] Por que trabalhar diversidade e inclusão em processos seletivos?
  • Dicas de leitura para você aprofundar seus conhecimentos

Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é Recrutamento e Seleção de pessoas?

Recrutamento e Seleção é o processo ou a área do RH voltada para atração, escolha e contratação de um profissional para uma vaga de emprego.

Realizado em etapas, o R&S tem como objetivo encontrar colaboradores com fit cultural alinhado com o propósito da sua empresa. Assim, será mais fácil alocar o talento certo na oportunidade ideal para o seu desenvolvimento e para o alcance de melhores resultados.

Por isso, a contratação de mão de obra capacitada (e que esteja em sintonia com as expectativas da organização) requer atenção e cuidado durante a atração, recrutamento, análise de currículos, escolha de perfis técnicos e comportamentais e nas demais etapas da seleção.

O que é recrutamento?

A fase de recrutamento é caracterizada pela busca por candidatos com conhecimentos, habilidades, competências e experiências específicas para ocupar as vagas disponíveis em uma empresa.

O recrutamento de profissionais pode ser realizado a qualquer momento, especialmente pela necessidade de aumento ou substituição no quadro de funcionários.

Para isso, em um primeiro momento é preciso atrair, captar e recrutar um número suficiente de candidatos para ampliar as chances de melhores contratações e, no médio e longo prazo, formar equipes de alta performance.

É nessa etapa que as vagas são divulgadas para atrair os candidatos interessados em trabalhar na empresa. Entre os canais de divulgação mais usados estão as redes sociais, plataformas próprias para gestão de vagas e talentos, além de headhunters.

Em geral, existem três tipos de recrutamento. É importante que você conheça cada um deles para definir as melhores estratégias para buscar e encontrar os profissionais certos.

Recrutamento interno

Esse tipo de recrutamento proporciona aos funcionários que já trabalham dentro da empresa a oportunidade de crescimento.

Se alguém é promovido ou desligado (voluntária ou involuntariamente) a empresa pode decidir pelo aproveitamento da mão de obra interna, desde que atenda aos requisitos da vaga.

O recrutamento interno pode favorecer a empresa em muitos aspectos, como:

  • diminuição do risco de não adaptação dos recém-contratados;
  • redução do tempo destinado ao onboarding;
  • motivação dos colaboradores;
  • melhora as práticas de employer experience;
  • reconhecimento e valorização das competências internas;
  • redução dos custos com marketing de atração e processos seletivos.

Recrutamento externo

Se a empresa precisa de novos profissionais qualificados (que não podem ser recrutados internamente), o recrutamento externo é a melhor opção.

Colaboradores “de fora” podem trazer novas ideias, promover inovação, diversidade, engajamento e até mesmo uma competição saudável entre as equipes.

Embora algumas pessoas possam questionar a opção de não aproveitar os talentos internos, o recrutamento externo apresenta vantagens consideráveis, por exemplo:

  • ideias atualizadas trazidas do mercado e de outras empresas;
  • novos métodos de trabalho;
  • profissionais mais dispostos, motivados e sem “vícios”;
  • times mais completos, com profissionais de diferentes especialidades.

Recrutamento misto

Existe a possibilidade de serem feitos os dois recrutamentos, interno e externo, simultaneamente. Essa união abre oportunidades tanto para os profissionais que já trabalham na empresa, quanto para aqueles em busca de uma recolocação no mercado — afinal, eles competem de igual para igual em um recrutamento misto.

Dessa forma, não há favorecimentos ou preferências, apenas a chance de concorrer à vaga em aberto, considerando o preenchimento dos requisitos. Além de justo e equilibrado, o processo evita possíveis questionamentos internos.

Além disso, caso um profissional interno seja aprovado no processo seletivo e remanejado dentro da empresa, dentre os candidatos externos é possível encontrar um substituto, auxiliando o trabalho do RH para não deixar uma área descoberta.

O que é seleção?

Depois do período de recrutamento e de todas as etapas de um processo seletivo, chega o momento da escolha de qual profissional ocupará a vaga em aberto.

Durante o processo de recrutamento, diversas atividades e tecnologias são utilizadas como suporte na filtragem de potenciais colaboradores, avaliando a sua compatibilidade técnica e comportamental com as expectativas e necessidades de um time. Para a seleção, podem ser usados alguns métodos, como:

  • entrevistas;
  • dinâmicas de grupo;
  • testes de aptidão;
  • avaliações psicológicas;
  • testes de personalidade e comportamentais;
  • vídeos de apresentação.

É durante a seleção que as informações descritas nos currículos, por exemplo, são verificadas. Nesse momento, os recrutadores conseguem confirmar se o candidato está apto a avançar para as etapas finais.

O processo de seleção consiste na avaliação de candidatos até o passo final, que é a escolha e contratação do profissional ideal para um determinado cargo. A partir daí, é feita a admissão da pessoa escolhida e, posteriormente, o onboarding e a atuação efetiva na equipe.

Qual o papel do RH em processos de R&S e o Inbound Recruiting?

Não há dúvida de que a área de Recursos Humanos mudou muito nos últimos anos. Hoje, o setor já não é mais departamento operacional, mas já tem autonomia e poder na tomada de decisão da empresa junto aos gestores.  Com isso, os recrutadores começaram a atuar também nas técnicas de Inbound Recruiting.

O Inbound Recruiting é um método que visa atrair bons candidatos e convencê-los de que a empresa é a sua melhor opção profissional, tornando-os promotores da sua marca, independentemente da aprovação em um processo seletivo.

As etapas e técnicas aplicadas visam fortalecer o employer branding. Saiba mais sobre elas a seguir!

Atração

A atração é o primeiro contato entre empresa e candidatos, e começa com a divulgação da vaga e a consideração de envio aleatório do currículo. Para garantir o sucesso nessa etapa e nas próximas, é interessante investir em um bom marketing de atração.

Conversão

O candidato sintonizado com a empresa tem uma conexão próxima por meios dos canais de divulgação (site, redes sociais, fóruns etc), aproveitando a oportunidade para se candidatar quando uma vaga é divulgada.

Fechamento

Com a candidatura aceita, o candidato é convidado a participar do processo seletivo. A partir disso, começa a etapa de conhecimento mútuo para avanço ou involução do relacionamento.

Encantamento

Etapa para que a impressão gerada nos primeiros contatos seja ratificada pela descoberta de um fit cultural alinhado com a cultura organizacional, correspondendo ou até superando as expectativas.

As etapas do processo são complementares, afinal, guia empresa e candidatos por uma jornada de conhecimento e troca. Ao entender cada parte dos processos de recrutamento e seleção, é possível traçar estratégias eficientes, garantindo o sucesso na contratação.

Como estruturar o RH da sua empresa?

Um RH estratégico é essencial para revolucionar os resultados de uma organização. Por meio dele, todos os processos de gestão de pessoas, recrutamento e seleção e manutenção da cultura terão mais agilidade e eficiência.

Por isso, as empresas devem investir na estruturação de um time de RH qualificado e que disponha dos meios e materiais necessários para a função.

Para iniciar ou aprimorar uma equipe de Recursos Humanos é preciso, primeiro, ter as prioridades de negócios bem definidas e contar com especialistas na área. Em seguida, é necessário investir em programas de treinamento e desenvolvimento organizacional, bem como o suporte de tecnologias e plataformas de gente e gestão.

Quais os benefícios de um processo de R&S bem estruturado?

Se no século XIX o recrutamento e seleção se baseava em uma análise mais superficial do currículo e entrevista. Atualmente, novas metodologias permitem uma seleção mais consistente, com base em uma avaliação aprofundada do perfil dos candidatos.

No decorrer do processo seletivo, diversos traços de personalidade e comportamentos dos candidatos podem ser revelados.

Características como capacidade de trabalhar sob pressão, foco em resultados, facilidade de trabalho em equipe e match com a empresa são descobertas à medida que testes são aplicados.

Estrategicamente, o recrutamento e seleção passou a ser o principal aliado da empresa na busca por diferenciais competitivos. É por meio dos talentos que a organização pode mostrar todo o seu potencial de inovação e entrega de resultados, conquistando vantagem de mercado.

O capital humano se tornou o bem mais valioso das organizações, o que faz com que o R&S conquiste grande relevância corporativa, gerando inúmeros benefícios para a empresa.

Aumento da produtividade

Ao contar com um time de alta performance, a tendência é que a empresa passe a produzir mais e com maior nível de excelência. Isso porque os profissionais estão preparados não apenas para realizar entregas de qualidade, mas também para lidar com as mais diversas situações, demandas e desafios.

Profissionais talentosos e habilidosos focam em resultados, considerando sua importância para o desenvolvimento de suas carreiras. Ter os colaboradores certos no lugar certo é um sinal de que o processo de recrutamento e seleção foi bem-sucedido.

Eficiência profissional

Em um processo de recrutamento e seleção bem estruturado, os currículos são selecionados com base nas características e qualificações previamente levantadas com os gestores das áreas.

O perfil profissional desejado tem uma descrição antecipada de habilidades e competências necessárias para ocupar uma determinada vaga. Dessa forma, serão recrutados somente profissionais com aptidões similares, assim como formação, conhecimento e experiência desejados.

O objetivo é que os candidatos selecionados coloquem em prática, em um nível elevado de eficiência, seus atributos mais fortes, buscando se sobressair em relação aos concorrentes.

Redução do turnover

Profissionais satisfeitos dificilmente pedem desligamento. Isso significa que o perfil adequado na vaga certa faz com que o colaborador não sinta a necessidade de buscar por novas oportunidades.

A rotatividade no quadro de funcionários é um problema para empresas que não conseguem acertar suas contratações. Com mais cuidado e expertise nas etapas de recrutamento e seleção, é possível que essas taxas sejam reduzidas.

As estratégias que incluem diferentes técnicas e tecnologias de recrutamento constituem um método completo. Elas ajudam a assegurar um processo que priorize a valorização profissional, o engajamento e motivação para, assim, reduzir o turnover. 

Recrutamento e Seleção de pessoas: o que é e como fazer de forma estratégica?

Satisfação dos clientes

Embora a preocupação com a satisfação do cliente seja um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, é preciso priorizar o clima organizacional. Afinal, quanto mais satisfeito estiver o público interno, melhor será o atendimento.

Os clientes percebem quando os funcionários estão satisfeitos por trabalhar na empresa, o que pode motivar a fidelização. Lembre-se sempre que o consumidor está em busca não apenas de produtos ou serviços de qualidade, mas de um tratamento humanizado e diferenciado.

Portanto, a empresa que se empenha em fortalecer sua base de talentos, aumenta as chances de satisfação do próprio cliente!

Redução de custos

Se o processo de recrutamento e seleção tem um custo elevado, as despesas com o desligamento de funcionários são ainda maiores. Nenhuma empresa deve contratar profissionais com a ideia de demissão caso não dê certo.

É importante dar ênfase ao acerto, em vez do erro. Dessa forma, o tempo empregado em uma formulação mais detalhada de perfil e avaliação dos currículos de candidatos pode não só evitar retrabalho, mas reduzir os custos com novos processos e substituições.

Como fazer um bom processo de Recrutamento e Seleção?

Antes de colocar um processo de recrutamento e seleção em prática é primordial realizar o planejamento passo a passo. Dessa forma, você consegue evitar retrabalho e prejuízos.

Antes de tudo, veja se o time responsável é capaz de atender à demanda. Em seguida, verifique se o orçamento comporta o volume de contratações. Lembre-se de que funcionários produtivos são aqueles que se sentem seguros e motivados!

Veja também se há infraestrutura adequada para realização de um processo confortável. Afinal, a primeira impressão que o candidato terá da empresa vai depender de como ele foi recebido e tratado durante o processo seletivo. Além disso, é preciso estruturar mecanismos personalizados para cada vaga e demanda.

O processo para contratação de analistas, estagiários e trainees, é diferente do realizado para encontrar talentos em níveis executivos e de liderança. De modo diferente será também o processo para contratação de um grande volume de profissionais operacionais, por exemplo.

Passo a passo do processo de Recrutamento e Seleção

Para estruturar bem o processo de R&S é preciso determinar primeiro se o recrutamento será interno, externo ou misto, pois geram diferentes impactos na empresa. A partir da definição da vaga e do modelo de recrutamento, será possível iniciar o processo efetivamente.

Com um passo a passo bem definido, você conseguirá realizar um recrutamento e seleção mais inteligente, enxuto e direcionado de acordo com os propósitos da empresa.

1º passo: saiba atrair os candidatos certos

Pensar em um processo qualitativo e não quantitativo é fundamental para atrair candidatos que apresentem as habilidades necessárias para a empresa.

Sendo assim, o canal escolhido e o conteúdo da mensagem devem ser voltados para o público que se deseja alcançar. Para isso:

  • crie um título atrativo;
  • faça um job description criativo e motivador;
  •  informe todos os requisitos obrigatórios e desejáveis para o cargo;
  • apresente a empresa;
  • detalhe as informações importantes para o candidato, como salário, benefícios e carga horária.

Ao alinhar a vaga com o gestor da área, tome nota de cada particularidade, pois a eficiência da liderança imediata depende do poder de gestão e influência sobre os liderados. Nesse momento, é importante ter atenção aos seguintes pontos:

  • o cargo a ser preenchido e maturidade desejada;
  • as competências e as habilidades necessárias e/ou desejadas;
  • a descrição das atividades;
  • a definição de salário, regime de contrato e benefícios;
  • os resultados esperados.

2º passo: identifique os melhores perfis na triagem de currículo

Otimize o processo com uma triagem mais objetiva, considerando apenas os currículos de candidatos com potencial de preenchimento das vagas. Nesse momento, é importante não perder tempo tentando encontrar habilidades e competências subjetivas.

Defina qual vaga será alvo do processo e compare os principais requisitos com o que foi apresentado em cada currículo. Assim será mais fácil filtrar os candidatos para classificar os mais compatíveis com as expectativas da empresa e dispensar aqueles que não se adequarem à vaga.

Como avaliar currículos da melhor forma?

A principal básica é: verifique se naquele currículo estão presentes as características básicas solicitadas para a vaga. Depois dessa primeira triagem, busque por habilidades e experiências complementares, que podem agregar valor para a empresa em caso de contratação.

Nessa avaliação a tecnologia pode ser uma grande aliada, pois você pode contar com o suporte de softwares, plataformas próprias para gestão de pessoas e análise de perfil comportamental e currículo.

Ao ter esse tipo de apoio, a triagem inicial pode ser feita de forma automatizada por meio do cadastro de candidatos, reduzindo trabalhos manuais e otimizando processos.

3º passo: elabore uma entrevista estruturada

A entrevista estruturada nada mais é do que um roteiro pré-definido com perguntas direcionadas a todos os candidatos. Esses questionamentos têm como objetivo realizar uma breve investigação técnica e comportamental dos inscritos na vaga.

Com essa estruturação prévia, o processo será mais objetivo e o recrutador mais imparcial ao avaliar respostas individuais.

Para que as perguntas sejam mais precisas e essas respostas mais sinceras, considere o “calor do momento” e a cultura da empresa, bem como as competências e habilidades esperadas do candidato e o acordo com a área de atuação do negócio.

4º passo: defina a faixa salarial

Para estruturar a vaga é importante que o recrutador conheça a média salarial da categoria e trabalhe, ainda na fase de recrutamento e seleção, as possíveis progressões, seja por competência, seja por tempo de serviço.

Lembre-se que para algumas pessoas a possibilidade de melhorias salariais pode ser um fator decisivo. Se o recrutador já tem definido o salário e benefícios da vaga, ele terá mais segurança para enfatizar possíveis oportunidades de crescimento profissional.

Caso a empresa não tenha um departamento de cargos e salários para determinar essa faixa, faça pesquisas de mercado que ajudem a determinar uma remuneração equilibrada e que favoreça a retenção dos talentos.

5º passo: use técnicas de R&S estratégicas

É preciso definir quais metodologias e ferramentas se aplicam melhor ao perfil da sua empresa e à vaga em aberto. Diferentes perfis de candidatos e funções demandam estratégias distintas de interação e avaliação.

Para isso, é importante verificar os investimentos necessários, as melhores formas de divulgação da vaga e quais habilidades serão avaliadas em cada etapa do processo seletivo.

Além disso, pense em quais dinâmicas vão fazer sentido, o modelo de entrevistas adotado, qual a forma de avaliação mais coerente e quais tecnologias podem agregar mais valor ao negócio.

Ter ao seu lado uma empresa especialista em RH e processos de recrutamento e seleção vai garantir mais qualidade, eficiência e resultado para todos os processos!

6º passo: analise os resultados

Durante todo o processo de R&S é preciso avaliar e reavaliar estratégias, mensurando resultados imediatos e definindo pontos de sucesso. Mas, para além disso, é interessante realizar uma análise de resultados gerais de forma aprofundada.

Dessa forma você poderá replicar ações bem sucedidas em atuações futuras e reconsiderar medidas pouco eficazes. Além disso, será possível metrificar os resultados do RH de forma prática.

Para essa análise existem alguns indicadores de desempenho chave, como:

  • tempo de abertura e fechamento de vagas;
  • indicador de tarefas de sucesso;
  • NPS de processo seletivo;
  • engajamento dos candidatos;
  • adaptação de recém contratados;
  • taxas de turnover.

O  que é funil de recrutamento?

O funil de recrutamento é uma adaptação da metodologia de funil de vendas, utilizada em áreas como marketing e vendas. No RH, o funil pode ser visto por diferentes perspectivas, que podem (e devem) ser adaptadas conforme as necessidades da sua organização.

Para facilitar a visualização do conceito, vamos apresentar duas possíveis visões sobre o funil. A primeira delas diz respeito a análise dos candidatos:

  • análise automatizada de currículos;
  • análise de perfil comportamental;
  • análise de desempenho em dinâmicas de grupo;
  • análise do desempenho em entrevista;
  • onboarding.

A segunda abordagem é mais voltada para o processo de recrutamento em linhas gerais e se assemelha a um passo a passo:

  • atrair talentos;
  • nutrir e converter candidatos;
  • interagir e entrevistar candidatos;
  • contratação.

Percebe-se que o funil de recrutamento pode ter diferentes funcionalidades e se adaptar à gestão e aos profissionais envolvidos no processo.

Como melhorar a experiência dos candidatos?

Uma parte importante do recrutamento e seleção é a experiência dos candidatos, ou candidate experience.

Ela diz sobre a percepção e a vivência do profissional durante o processo seletivo como um todo. Por isso, pode impactar diretamente na força da marca empregadora e na visão externa sobre a empresa. Além disso, caracteriza um dos primeiros contatos daquele talento com a empresa.

Dessa forma, é preciso planejar cada etapa com cuidado, estratégia e atenção. Nesse momento, é possível, inclusive, utilizar tecnologias para RH como suporte do seu R&S.

Confira algumas dicas para melhorar a experiência do candidato nos processos da sua empresa:

  • aposte no recrutamento inteligente;
  • ofereça feedbacks em todas as etapas;
  • faça uma comunicação personalizada para cada talento;
  • faça testes e viva a experiência do candidato.

Recrutamento e Seleção de pessoas: o que é e como fazer de forma estratégica?

Quais os profissionais envolvidos no Recrutamento e Seleção?

O processo de recrutamento e seleção funciona como uma engrenagem, que depende do encaixe perfeito das peças para funcionar.

O papel do RH e da área de recrutamento é dar suporte nas contratações e abastecer a empresa de talentos com habilidades e competências essenciais ao seu crescimento.

Para que a empresa consiga atingir seus objetivos, diversos profissionais atuam em todos os processos. Juntos, se esforçam para atender às demandas de recrutamento em tempo hábil e surpreender positivamente aos gestores.

A seguir, conheça os profissionais envolvidos no processo de R&S!

Recrutador

Pode ser um funcionário da empresa ou profissional terceirizado contratado para demandas específicas, que atua no recrutamento dos currículos de acordo com os perfis para as vagas. Ao recrutador cabe a missão de atrair os profissionais certos a ocupar posições dentro da empresa.

Depois do recrutamento ele partirá para a seleção, cumprindo as etapas de acordo com as práticas da empresa. O recrutador conduzirá entrevistas, dinâmicas e testes para avaliar os candidatos com perfil mais adequado para a empresa.

Headhunter

Muitas empresas recorrem ao serviço de um headhunter acreditando na facilidade desses profissionais em garimpar talentos no mercado, os melhores e mais talentosos profissionais.

É possível contratar uma empresa ou um profissional autônomo que tenha como foco a busca de profissionais com talentos e habilidades diferenciadas. No geral, os headhunters são chamados em processos para contratação de alta complexidade, majoritariamente para cargos de gestores e executivos.

O valor pago a um headhunter depende do formato de trabalho: o serviço pode ser cobrado da empresa por meio de contrato de prestação de serviços ou do candidato, repassando um percentual sobre o salário depois que ele for contratado.

Analista de Recrutamento e Seleção

O Analista tem uma função coringa dentro do setor de RH e do processo de recrutamento e seleção. É ele quem organiza a operação do processo, seja divulgando as vagas, seja triando os currículos ou entrando em contato com os candidatos.

Ele também pode executar o trabalho e levantar a demanda e o perfil dos profissionais desejados, junto com o gestor da área.

Também é de responsabilidade do Analista realizar todo o onboarding e fazer o acompanhamento até que o funcionário recém-contratado se sinta seguro e confortável dentro da empresa.

Business Partner

O Business Partner vai além do recrutamento e seleção. Com um conhecimento que abrange áreas como financeiro, comercial, marketing e gestão, é o parceiro de negócios que a empresa precisa para orientar sobre a contratação estratégica de talentos.

Esse profissional conhece bem o negócio, a cultura organizacional, os gestores e as estratégias de uma organização. Portanto, é uma figura importante na construção de perfis para estarem bem alinhados.

Psicólogo

Há avaliações e testes que só podem ser aplicados ou realizados pelos profissionais da Psicologia, pois envolvem aspectos do comportamento psíquico dos candidatos.

Alguns pontos como raciocínio lógico, capacidade de análise, atenção concentrada, perfil de liderança e grau de afetividade são detectados em uma avaliação que somente os psicólogos são capazes de interpretar.

Quais as tecnologias para Recrutamento e Seleção?

A transformação digital está presente em todos os segmentos, departamentos e áreas. Assim, a tecnologia no RH faz toda a diferença para automatizar, otimizar e acelerar seus processos de recrutamento e seleção.

O uso de plataformas e softwares pode ajudar na divulgação de vagas, no cadastro e triagem de currículos, além do cruzamento e informações do perfil de candidatos. São recursos modernos que facilitam o trabalho e oferecem mais confiabilidade ao processo.

O trabalho manual, que antes levava um tempo longo e era afetado pela opinião pessoal e intuição dos recrutadores, agora pode ser informatizado. Dessa forma, ao utilizar um sistema é possível introduzir palavras-chave estratégicas para maior assertividade do processo.

Dentre os principais recursos para recrutamento e seleção, destacam-se:

  • uso das redes sociais para divulgação de vagas e posicionamento de marca;
  • investimentos em sites de divulgação;
  • uso de softwares de análise comportamental;
  • aplicação de testes de aptidão;
  • realização de avaliações de desempenho;
  • realização de avaliação e acompanhamento médico;
  • realização de dinâmicas em grupo.

A seguir, confira outras ferramentas e tecnologias para recrutamento e seleção!

Comunicação e divulgação

Para divulgação, além de uma plataforma especializada é possível, por meio da tecnologia, aproveitar as ferramentas mais populares do mercado, como:

  • site da empresa e páginas de carreira: campos específicos para divulgação de vagas e candidatura;
  • redes sociais: divulgação e interação com os talentos mais desejados;
  • aplicativos: mobilidade para os candidatos, tornando as candidaturas mais dinâmicas;
  • software de gestão: centralização e organização das informações sobre vagas e candidatos, agilidade no envio de e-mails, feedbacks aos candidatos, acompanhamento dos resultados por processo e análise de indicadores.

Tecnologia e praticidade

Os talentos de alta performance são tecnológicos, digitais e estão em busca de empresas que acompanhem a evolução do mundo e do mercado. Veja algumas das facilidades que a tecnologia traz para os processos de RH:

  • gestão de pessoas a vagas;
  • contratação preditiva e análise de potencial;
  • gestão de metas e dados.

Com o apoio das tecnologias de Gente e Gestão, os potenciais de cada talentos são mais valorizados e as chances de realizar uma contratação de sucesso aumentam significativamente.

Quais são as principais tendências em Recrutamento e Seleção?

Sempre surgem novidades para RH e, consequentemente, para processos seletivos. Muitas das tendências, como a análise preditiva, estão associadas ao uso de tecnologias inovadoras. Mas existem também aquelas voltadas para a experiência à distância e à construção de laços.

Conheça algumas das principais tendências para os próximos anos.

Big Data e People Analytics

A coleta, análise e tratamento de dados é a base para diversos processos de Gente e Gestão. Pensando no recrutamento, essas informações são essenciais para análise de perfil e potencial, entendimento sobre motivação, produtividade e engajamento e, até mesmo, para o desenvolvimento de Inteligência Artificial (I.A.) direcionada para as necessidades corporativas. 

Experiência do candidato

Investir na experiência dos profissionais que desejam uma oportunidade na sua equipe é investir também na imagem da marca. Assim, independente do resultado do processo seletivo, aquele candidato se tornará um promotor da sua empresa e suas ações.

Inbound Recruiting

Como vimos, a estratégia de Inbound Recruiting consiste no investimento na imagem da marca, na comunicação e no marketing interno.

Dessa forma, são direcionadas ações para todas as etapas do processo seletivo:

  • atração do profissional;
  • conversão em potencial candidato;
  • inscrição da vaga (se tornando candidato);
  • encantamento com a cultura e rotina do negócio – associado a experiência do candidato;
  • onboarding pós contratação.

Ações à distância

A realização de processos a distância se tornou ainda mais comum com a pandemia da Covid-19, criando uma tendência que pode permanecer pelos próximos anos.

Assim, algumas etapas do recrutamento e seleção podem ser realizadas online, otimizando custos e agilizando processos: 

  • entrevistas por vídeo;
  • dinâmicas online;
  • testes de aptidão e testes técnicos em páginas de carreira;
  • uso de aplicativos e redes sociais para divulgação de vagas e cadastro de currículos.

[Bônus] Por que trabalhar diversidade e inclusão nos seus processos seletivos?

Das inovações tecnológicas às políticas de inclusão e diversidade, um novo olhar se voltou para a valorização dos profissionais, considerando, acima de tudo, suas hard e soft skills. Durante o levantamento, são revelados aspectos de ambas as partes que ajudam a configurar o perfil ideal para cada vaga.

Com essa priorização das habilidades interacionais, do perfil comportamental e dos conhecimentos técnicos aliada a objetividade da tecnologia, os processos seletivos se tornam mais diversos e inclusivos.

Isso acontece para além das transformações sociais latentes, pois a mudança nas práticas de RH restringe a interferência das concepções pessoais de recrutadores e gestores. Assim, possíveis preconceitos e ressalvas não geram impacto significativo na tomada de decisão.

Por que falar sobre diversidade?

A diversidade está associada ao senso de pertencimento dos indivíduos a determinados grupos e locais.

Falar sobre o assunto e investir em políticas de promoção à diversidade, acessibilidade, inclusão e equidade é uma forma, também, de promover o respeito, a saúde e o bem estar dos colaboradores.

Ainda que o principal foco na luta pela diversidade e pela inclusão seja garantir respeito e qualidade de vida para mulheres, pessoas de pele negra, pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQI+ e tantas outras minorias representativas, é possível pensar também pelo viés do sucesso corporativo.

Empresas inclusivas e diversas reconhecem melhoria significativa da produtividade dos times e dos níveis de criatividade e inovação. Além disso, costumam constituir um ambiente de trabalho com clima organizacional satisfatório.

Saiba mais sobre recrutamento e seleção!

Diversificar e compartilhar conhecimentos é essencial para ampliar horizontes e alcançar melhores resultados. Para isso, os livros podem ser de grande ajuda.

Pensando em auxiliar você, profissional de Recursos Humanos, mas também a gestores e líderes, trouxemos algumas indicações sobre cultura e avaliação de desempenho.

Obrigado pelo feedback

O livro “Obrigado pelo feedback: A ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos”, escrito por Sheila Heen e Douglas Stone, aborda a importância da troca de feedbacks e nos ensina a tirar proveito e aprender algo com qualquer comentário recebido.

Para os autores, é preciso educar quem recebe o feedback e promover uma cultura de troca e respeito.

Competência, a Chave do Desempenho

A obra “Competência, a Chave do Desempenho”, de Cecília Whitaker Bergamini, trata de como a excelência é o principal motor para o sucesso corporativo.

Nesse sentido, a autora mostra a importância das competências individuais para o sucesso da equipe, bem como a necessidade de potencializar talentos e motivar os colaboradores.

Escolhendo Líderes

Em “Escolhendo Líderes: Como os recrutadores de executivos orientam, dirigem e inovam na busca global por talentos”, Joseph McCool apresenta a estrutura dos processos de recrutamento e seleção para cargos executivos de médio e alto escalão.

Chegamos ao final deste guia e esperamos ter solucionado todas as suas dúvidas sobre recrutamento e seleção! Embora cada empresa tenha liberdade para trabalhar os processos conforme sua cultura e necessidades, a estrutura do procedimento obedece a uma conduta por etapas para aumentar o grau de assertividade.

Neste blog post, conseguimos entender melhor os conceitos, tipos e objetivos de recrutamento e seleção, seus benefícios para as organizações, o passo a passo para estruturar um bom processo, quais os atores envolvidos e muito mais.

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Recrutamento e Seleção de pessoas: o que é e como fazer de forma estratégica?
Redação Grupo Selpe
A Redação do Grupo Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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Tags:
Gestão de Pessoas,Recursos Humanos,RH Estratégico

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