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24 maio

PDI: o que é, como fazer e motivos para aplicar em uma empresa

24 de maio de 2021
por Redação Grupo Selpe
em Gente e Gestão
PDI: o que é, como fazer e motivos para aplicar em uma empresa

A retenção de talentos perpassa a ideia de que os colaboradores devem se sentir felizes e motivados a permanecer em uma empresa por longa data. Nesse cenário, o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é um importante instrumento para ajudar a criar uma boa perspectiva de carreira, o que deve começar já no processo seletivo.

Se por um lado a empresa, ao contratar profissionais, espera obter resultados por meio das suas habilidades e competências, por outro, a maioria dos candidatos e colaboradores deseja visualizar boas oportunidades de crescimento.

Neste post você vai entender melhor o que é PDI, sua importância dentro de uma empresa e os benefícios para profissionais e organização. Continue lendo e veja as boas práticas para construção de um PDI eficiente, que o RH pode e deve utilizar para alcançar melhores resultados!

O que é PDI?

Ao analisar o quadro de colaboradores da sua empresa ou as possíveis demandas de aquisição de talentos, que tipo de profissionais você espera? Quais habilidades e competências observar que sejam importantes para seu crescimento e desenvolvimento?

O PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é uma potente ferramenta para ajudar a responder a essas questões, direcionando o aproveitamento do capital humano em cargos e funções que estimulem sua motivação e engajamento.

Ele é usado para estabelecer objetivos e metas relacionados à carreira, no qual é possível visualizar os passos que precisam ser dados para melhorar a performance individual. Além disso, seu acompanhamento recorrente amplia as chances de em um prazo menor obter excelentes resultados por meio de uma equipe.

Vale lembrar que a aplicação do Plano de Desenvolvimento Individual também interfere no comportamento das pessoas — o que faz com que elas demonstrem maior ou menor interesse de evoluir em suas carreiras.

Com isso a empresa consegue, de modo geral, dimensionar o nível de engajamento e avaliar não só o potencial produtivo dos seus colaboradores, mas também como planejar melhor o processo seletivo, incluindo as hard e soft skills desejadas e alinhadas com a cultura organizacional.

Qual a importância do PDI?

Com o PDI é possível desenvolver diferentes competências de um profissional, considerando o alinhamento das suas necessidades aos objetivos de uma empresa. É um instrumento que permite unir interesses em prol de resultados que sejam satisfatórios tanto para a organização, quanto para os colaboradores envolvidos.

Do ponto de vista da gestão, o Plano de Desenvolvimento Individual pode ajudar as lideranças a lidar melhor com o desempenho de cada pessoa. Além disso, ajuda no estímulo ao aprimoramento das capacidades para que o trabalho de uma equipe seja mais produtivo.

Ao passo que impulsiona as potencialidades de cada indivíduo, o PDI tende a mostrar com mais clareza e objetividade, quais as competências e habilidades podem ser aperfeiçoadas e como imprimir em cada profissional o desejo de melhoria contínua para crescer na carreira.

O objetivo do PDI é avaliar dentro de cada perfil, o que pode e deve ser aprimorado, tendo o crescimento e desenvolvimento como elementos chave para quem deseja abraçar novos desafios e chegar a alta performance.

Quais benefícios para profissionais e empresa?

O PDI é uma ferramenta atemporal, ou seja, pode ser aplicado a qualquer momento, sem motivação específica ou duração pré-determinada. O único ponto de atenção é que ele tenha um prazo estimado de 3 meses a 1 ano, dependendo dos objetivos e resultados da empresa.

O Plano de Desenvolvimento Individual pode ser aplicado em todas as áreas, conforme as necessidades individuais — enquanto uns demandam um trabalho completo de aprimoramento, outros só precisam atualizar seus conhecimentos para que sua atuação seja ainda mais efetiva.

Também é um recurso que quando usado pelo RH nos processos seletivos, potencializa a contratação de profissionais que, além do fit cultural, apresentam predisposição para investir em suas carreiras dentro de uma mesma empresa, minimizando os impactos causados pelo turnover.

Considerando que o PDI pode focar no presente e no futuro, muitos benefícios podem ser percebido no médio e longo prazo. Esses benefícios podem alcançar não só a empresa, mas os profissionais já ativos e aqueles que estão prestes a ingressar em uma nova jornada.

Veja, a seguir, as principais vantagens do PDI:

  • maior produtividade e engajamento;
  • aumento da proximidade entre gestores e equipe;
  • colaboradores mais motivados;
  • maior estímulo ao cumprimento de metas;
  • promoção de um clima organizacional mais saudável;
  • alinhamento de objetivos;
  • potencialização das habilidades e competências;
  • diminuição do turnover;
  • maior assertividade na gestão de pessoas.

Quais as boas práticas para a construção de um bom PDI?

Antes de colocar o PDI efetivamente em prática, tenha em mente que seu sucesso depende de quatro diretrizes primordiais.

  1. Alinhamento: qual o cenário atual e qual o desejado em relação ao desempenho de cada profissional ativo ou prospectado.
  2. Mapeamento: quais são as competências técnicas e comportamentais desejadas, quais são os pontos fracos e fortes que requerem atenção, além de todas as especificidades e características inerentes a cada cargo e função.
  3. Estratégia: definição de como o PDI será aplicado na rotina dos colaboradores e nas avaliações dos processos seletivos.
  4. Acompanhamento: o PDI é responsabilidade do profissional que deve mostrar interesse de melhorar seu desempenho, mas é importante que a empresa, via RH, acompanhe de perto seu envolvimento, seja para ajudar a manter o foco, seja para direcionar suas ações para melhorias.

Feito isso, é hora de colocar em prática a construção de um PDI eficiente que fortaleça as habilidades e competências de cada colaborador — ao final, um somatório de boas performances e formação de um time competente para elevar o padrão da organização por meio de suas pessoas.

Veja os passos mais importantes que você precisa considerar para montar o PDI da sua empresa!

Defina objetivos

Todo planejamento requer objetivos bem definidos para que as ações façam sentido. É fundamental entender o nível de desenvolvimento que a empresa deseja para seus colaboradores e sua capacidade de, na contrapartida, reter esses talentos.

Outro passo importante é que, mesmo o PDI não exigindo um prazo específico, determinar o tempo médio para alcançar resultados sem causar impacto negativo no relacionamento com os colaboradores fará toda a diferença.

Se o foco do PDI estiver voltado para os processos de recrutamento e seleção, é essencial definir como e quando será aplicado, direcionando os métodos para a identificação das habilidades e competências almejadas.

Identifique as necessidades de cada colaborador

O PDI é aplicado de diferentes formas, levando em conta a necessidade de cada colaborador. Uma avaliação de desempenho pode ajudar a mapear melhor em que nível se encontra cada profissional e qual o seu grau de dificuldade para que seu desenvolvimento seja eficaz.

Escolha as ferramentas que serão utilizadas

Um dos instrumentos mais eficientes de aplicação do PDI é o 5W2H, que ajuda, por meio de perguntas e respostas, a definir o caminho a ser seguido. Assim, a ferramenta de gestão criada para auxiliar o planejamento estratégico traz um excelente direcionamento:

5W

  • What → O quê
  • Why → Por quê
  • Where → Onde
  • When → Quando
  • Who → Quem

2H:

  • How → Como
  • How much → Quanto custa

Dessa forma, o PDI terá bem estabelecidos os critérios para a condução do autoconhecimento e autodesenvolvimento proposto para cada profissional. Afinal, isso servirá também para aqueles que desejam fazer parte da empresa, ao entender razões como:

  • o que precisa ser feito;
  • principal motivação;
  • onde;
  • em qual prazo;
  • quem fará.

Avalie pontos fortes e fracos

É preciso reforçar os pontos positivos e corrigir ou aprimorar aqueles que são negativos. Para isso, cada colaborador deve ter ciência de quais são esses pontos, para saber exatamente o que precisa ser trabalhado.

A empresa tem uma responsabilidade grande, nesse contexto, de deixar claro o que espera dos seus colaboradores, tanto nas habilidades técnicas, quanto comportamentais — se os profissionais sabem o que a organização espera deles será mais fácil investir em seu próprio desenvolvimento.

O PDI deve fazer parte de uma cultura de melhoria, em que os colaboradores sejam convidados a rever suas performances e comportamentos para se tornarem mais produtivos, engajados e aptos ao crescimento de carreira.

Uma empresa que reconhece as potencialidades do seu time vai além e cria promotores naturais da marca. Os profissionais, quando se sentem pertencentes e valorizados, enxergam oportunidades, por isso “vestem a camisa” e, naturalmente, falam bem de onde trabalham.

Esse comportamento também favorece os processos seletivos. Afinal, os candidatos se sentem atraídos pelas mesmas oportunidades, vislumbrando uma carreira promissora, com grandes desafios, o que pode ser claramente exposto dentro do Plano de Desenvolvimento Individual.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais! Dessa forma, mais pessoas vão saber da eficiência e benefícios do PDI para empresas e profissionais, potencializando o desempenho de equipes.

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Autor
PDI: o que é, como fazer e motivos para aplicar em uma empresa
Redação Grupo Selpe
A Redação do Grupo Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas,RH Estratégico

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