Processo de Recrutamento e Seleção: importância, etapas e como fazer
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Como você planeja o processo de recrutamento e seleção?
Quando bem estruturado, as áreas de Gente e Gestão e as lideranças conseguem mapear e selecionar profissionais mais qualificados e compatíveis com a cultura organizacional.
A partir do momento em que as etapas do recrutamento e seleção são bem definidas e baseadas em metodologias eficazes, também é possível ter foco total nas competências dos candidatos.
Isso contribui para melhores contratações e para haver mais diversidade na seleção.
Se você quer ter um processo estratégico e com foco em resultados, continue a leitura!
O que é Recrutamento e Seleção?
Recrutamento e seleção é um processo do setor de RH para a contratação de novos profissionais.
Isso significa encontrar pessoas compatíveis com a empresa, que apresentem as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para um cargo.
É a partir dele que o time de Gente e Gestão encontra profissionais com fit cultural e alinhados com o propósito do negócio.
Tudo isso tem papel estratégico no sucesso — afinal, grandes pessoas fazem grandes empresas, certo?
Qual a diferença entre recrutamento e seleção?
Embora frequentemente confundidos, é importante entender que são conceitos distintos, cada um com suas próprias características e objetivos.
Recrutamento
O recrutamento é o processo pelo qual as organizações buscam e atraem candidatos qualificados para preencher vagas disponíveis.
Essa etapa envolve a divulgação das oportunidades e visa não apenas preencher posições imediatas, mas também construir um banco de talentos para necessidades futuras.
Sobre esse processo, temos três modelos:
- recrutamento interno: realizado dentro da empresa, é geralmente usado para promover talentos que almejam crescer na própria organização. É um processo mais rápido e com menor custo;
- recrutamento externo: modelo mais comum de contratação, onde o setor de recursos humanos busca no mercado os profissionais desejados;
- recrutamento misto: o objetivo desse tipo de recrutamento é ampliar a busca pelos profissionais mais aderentes a uma vaga, por isso a busca acontece tanto internamente quanto externamente.
Seleção
A seleção é a etapa seguinte ao recrutamento. Após conseguir uma quantidade de candidatos adequada, é hora de fazer uma triagem para escolher os profissionais que possuem as qualificações para a vaga.
Nesta etapa acontecem as escolhas de currículos, processos seletivos, testes, entrevistas e dinâmicas.
Por que planejar o processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas?
Além de tornar os processos seletivos mais efetivos, a empresa ganha em todos os outros setores.
Desde a força da marca e a manutenção da cultura, até a entrega final para clientes, uma equipe de alto desempenho faz toda a diferença.
Outras vantagens observadas em empresas que fazem um planejamento assertivo:
- otimização de tempo;
- redução de custos;
- aumento de produtividade;
- melhora no clima das equipes;
- melhor alinhamento de objetivos e metas;
- retenção de talentos;
- fortalecimento da cultura organizacional.
Qual é o papel estratégico do RH nos processos de recrutamento e no Inbound Recruiting?
O setor de Recursos Humanos tem vivenciado diversas transformações nos últimos anos, principalmente em função dos novos modelos de trabalho e da tecnologia.
Nesse cenário, assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações, deixando de ser uma área meramente operacional.
Por essa razão e devido à sua importância para o sucesso do recrutamento e seleção, o departamento tem adotado também técnicas de Inbound Recruiting.
Esse método visa atrair talentos para a organização e convencê-los a desejar ser parte do time, formando promotores da marca.
Tudo isso contribui para o fortalecimento do employer branding e envolve as seguintes etapas do processo seletivo:
- atração de profissionais;
- conversão (candidatura à vaga);
- fechamento (convite para próximas etapas da seleção);
- encantamento (descoberta do fit cultural).
Quais são os profissionais envolvidos no recrutamento e seleção?
As etapas do processo devem se encaixar perfeitamente para encontrar os talentos ideais para uma empresa.
Por essa razão, diversos colaboradores são envolvidos no planejamento e execução de um processo de recrutamento e seleção, por exemplo:
- Recrutador: atua na atração e avaliação de perfis.
- Headhunter: responsável por encontrar lideranças e talentos estratégicos.
- Analista de R&S: deve organizar todas as fases do processo e executar o onboarding.
- Business Partner (BP): é um parceiro de negócios que orienta a definição de perfis ideais e as escolhas de contratação.
- Psicólogo: responsável por aplicar testes específicos, que demandam uma análise mais complexa.
Como promover uma melhor experiência para os candidatos?
Oferecer a melhor experiência para os candidatos (candidate experience) é uma estratégia quase que essencial para garantir o engajamento dos candidatos e transmitir uma boa imagem da marca.
Afinal, zelar por toda a jornada do profissional no processo seletivo demonstra cuidado com as pessoas e valorização dos potenciais.
Mas, como promover uma boa experiência para os talentos?
Escreva um job description estratégico
Em muitos casos, o primeiro contato do candidato com a empresa acontece por meio do anúncio da vaga. Por isso, a descrição do trabalho (job description) precisa ser clara e objetiva.
Fortaleça sua marca e divulgue a cultura organizacional
Não é mais a empresa que escolhe o melhor talento, é ele quem seleciona a melhor organização para atuar.
Por essa razão, é fundamental fortalecer a imagem do seu negócio, principalmente na internet. Isso porque os profissionais têm pesquisado cada vez mais sobre a performance das empresas.
Facilite a candidatura
A inscrição deve ser prática e objetiva, tornando a experiência mais agradável. Afinal, interfaces complicadas podem gerar muitas desistências.
Assim, desde o princípio, o profissional já saberá que as etapas do processo de recrutamento e seleção serão descomplicadas, se animando para as próximas fases.
Personalize a comunicação e dê retornos
Apostar em uma comunicação personalizada também é essencial. Dessa forma, fica mais fácil para que o candidato compreenda a sua relevância para a empresa.
Além disso, ele precisa estar sempre atualizado em relação às etapas do processo, para que fique mais engajado.
Os feedbacks a cada etapa são importantes para que o profissional, mesmo que não seja selecionado, mantenha-se disposto a se desenvolver.
Como usar a tecnologia no Recrutamento e Seleção?
Hoje, a tecnologia no RH é uma grande aliada para o sucesso das contratações. Isso porque, as soluções e softwares utilizados permitem automatizar tarefas e utilizar a coleta e análise de dados para tomar decisões mais certeiras.
Com isso, os processos tornaram-se mais ágeis e eficientes, encontrando a pessoa certa para a vaga certa.
Dentre os principais recursos tecnológicos utilizados, estão:
- redes sociais para divulgação de oportunidades;
- sites institucionais e páginas de carreira;
- uso de assessment de análise preditiva;
- plataformas de recrutamento inteligente.
Como promover a diversidade e inclusão nos processos seletivos?
Para estruturar bem o processo de recrutamento e seleção é importante investir em iniciativas que contemplem a diversidade e inclusão.
Afinal, essas ações são o caminho para um futuro de sucesso, atuando contra o preconceito e a discriminação no ambiente corporativo.
Ademais, ter em sua equipe pessoas com diferentes vivências, culturas e visões de mundo pode trazer benefícios. Isso porque, é provável que sua empresa conte com times ainda mais criativos, inovadores e produtivos.
Para isso, o RH tem priorizado utilizar metodologias que vão ao encontro dessa mudança, como o recrutamento às cegas.
Por meio dele, é possível avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato, deixando de lado dados como idade, cor e gênero.
As 15 etapas do Processo de Recrutamento e Seleção
Realizar um bom processo seletivo demanda atenção aos detalhes, conhecimento sobre o contexto do negócio e uma abordagem humanizada.
Por isso, além das etapas básicas de uma seleção, como a divulgação das vagas e a realização de entrevistas, é fundamental planejar as demais ações de forma estratégica. Veja as principais delas!
1. Entenda as necessidades e expectativas da empresa
O primeiro passo antes de realizar qualquer ação corporativa é estudar bem o contexto de mercado e o momento do negócio.
Assim, será possível mapear as reais necessidades da empresa e entender qual ou quais vagas precisam ser abertas, bem como o prazo e o orçamento para cada uma das etapas do processo de recrutamento e seleção.
Além disso, é fundamental analisar o desempenho do setor de destino das vagas, bem como conhecer quem compõem o time.
Dessa forma, as próximas etapas serão realizadas de maneira mais fluida, baseando-se na rotina e clima da equipe em questão.
Outro ponto importante a ser discutido antes da abertura de vagas é sobre quais são as expectativas em relação à chegada de novos profissionais.
Afinal, RH e lideranças devem estar alinhados quanto ao porquê das contratações e quais resultados devem ser esperados com a vinda das novas pessoas.
Por fim, deve ser definido também se será realizado um recrutamento interno, externo ou recrutamento misto. Essa escolha guiará várias etapas do processo, principalmente a divulgação das vagas e a aplicação de testes.
2. Realize a descrição da vaga
Após definir as necessidades e expectativas da empresa para o recrutamento, é preciso realizar uma descrição detalhada da vaga.
Para isso, o job description deve contemplar qual a qualificação necessária para cada oportunidade, quais as principais funções a serem desempenhadas e quais as competências comportamentais esperadas.
Além disso, é interessante informar local e horário de trabalho e quais os benefícios oferecidos.
Essas definições devem ter como base a cultura organizacional, os valores da empresa e o propósito do time. Com isso, as chances de recrutar profissionais compatíveis com as expectativas serão ainda maiores.
3. Estabeleça as competências esperadas em candidatos
Essa etapa acontece quase simultaneamente à realização da descrição da vaga.
Afinal, desde o primeiro momento é preciso entender quais as habilidades e o qual o nível de maturidade profissional são necessários para ocupar determinado cargo.
Contudo, definições mais específicas podem surgir posteriormente, ao longo do contato com candidatos. Isso porque talvez alguns dos inscritos para o processo seletivo apresentem qualidades que os diferenciam dos demais.
Porém, independentemente de surpresas positivas ao longo da seleção, a liderança deve repassar ao RH desde o princípio quais são as competências esperadas.
Ou seja, quais são as hard e soft skills fundamentais para a função.
4. Realize a divulgação das vagas
Agora que já foram estabelecidas todas as características das vagas e definido internamente um prazo e um orçamento para a realização do processo seletivo, chega o momento de divulgação das oportunidades!
É nessa hora que investir no marketing de atração personalizado é fundamental. Isso porque com uma boa estratégia de comunicação é possível refletir a identidade da empresa e atrair candidatos com fit cultural.
Para isso, uma ótima estratégia é realizar publicações periódicas nas redes sociais, incentivar o compartilhamento em canais de comunicação e criar uma página de carreiras.
5. Invista em plataformas de recrutamento
Cada vez mais, os processos nas empresas se tornam tecnológicos e automatizados.
Para o recrutamento e seleção, já existem diferentes plataformas e mecanismos inteligentes, que realizam desde a gestão das vagas até a emissão de relatórios.
Por isso, investir em plataformas de recrutamento pode ser uma boa maneira de otimizar tarefas e garantir agilidade na seleção. Afinal, permitem que todas as etapas sejam realizadas em um único local.
6. Faça a triagem de currículos
A triagem dos currículos pode ser feita de duas maneiras diferentes:
- caso a sua empresa tenha recebido muitas candidaturas, essa análise pode acontecer de forma automatizada com o suporte de plataformas de recrutamento inteligentes;
- porém, se a quantidade de candidaturas for menor ou para cargos muito estratégicos, esse processo pode ser realizado de forma manual por um profissional de RH.
É preciso lembrar que esse é apenas o primeiro passo da jornada e é preciso ter muita cautela na análise de currículos.
Por isso, para realizar uma triagem mais precisa, atente-se para a descrição da vaga e as expectativas da liderança.
7. Realize as primeiras entrevistas e dinâmicas
Após a triagem de currículos, é essencial realizar uma conversa com as pessoas inscritas.
Caso o volume de candidaturas ainda seja grande, existem duas alternativas: apostar em dinâmicas de grupo ou, se o volume for realmente expressivo, realizar testes lógicos para uma nova triagem.
É comum que as empresas optem por realizar entrevistas em grupo neste primeiro momento.
Porém, se for mais estratégico para a sua organização, não hesite em propor conversas individuais.
Neste contato inicial, é importante alinhar as expectativas em relação ao preenchimento do cargo e introduzir algumas informações sobre a empresa.
Busque conhecer quem são os candidatos e faça perguntas objetivas sobre suas experiências e o que entendem sobre a organização.
Caso faça sentido, proponha também ações de gamificação. Assim, os avaliadores serão capazes de perceber melhor como cada candidato pensa e se comporta.
8. Aplique testes técnicos e de conhecimentos gerais
A partir dos contatos iniciais, é possível que as pessoas recrutadoras já tenham em mente quais perfis podem ser mais compatíveis com a empresa.
Porém, é preciso, de fato, testar as habilidades técnicas informadas pelos candidatos.
Para isso, a empresa pode aplicar testes de recrutamento para seleção de pessoal, como os testes técnicos e de conhecimentos gerais, em diferentes formatos.
Para uma vaga administrativa, por exemplo, pode ser solicitado que os profissionais enviem um determinado modelo de planilha.
Já para uma oportunidade comercial, pode haver a simulação de um processo de vendas.
9. Realize testes comportamentais
Um aspecto muito importante a se observar em processos de seleção é o perfil comportamental dos candidatos.
Afinal, a partir do entendimento de como uma pessoa pensa e age, é possível entender em quais funções ela terá melhor desempenho e quão compatível é com a cultura da empresa.
Por isso, testes comportamentais e de análise preditiva são fundamentais para garantir a efetividade nas contratações a partir da análise e cruzamento de dados.
Além disso, investir em bons testes de fit cultural pode contribuir para que sua equipe selecione profissionais compatíveis com o negócio e alinhados com a sua cultura.
Isso favorecerá a manutenção do bom clima organizacional e a criação de conexões profissionais que geram resultados.
10. Direcione finalistas para a entrevista com gestores
Uma das últimas etapas do processo de recrutamento e seleção é o encaminhamento das pessoas selecionadas para a entrevista com gestores.
Nesse momento, a liderança irá conhecer quem foram os escolhidos pelo RH e identificar quais têm competências e personalidade mais próximas da equipe.
11. Analise os candidatos e tome uma decisão da forma menos enviesada possível
Após todas as etapas do recrutamento, chega o momento da escolha de qual ou quais profissionais contratar.
Aqui, RH e gestão devem analisar em conjunto as potencialidades de cada pessoa e chegar a uma decisão sobre quem integrará o time.
Nessa etapa, é fundamental acompanhar os resultados de cada entrega e buscar ter o menor enviesamento possível na seleção.
12. Ofereça feedbacks
A cada etapa do recrutamento e seleção, alguns candidatos são eliminados do processo seletivo.
Por isso, é importante que, independentemente da aprovação, todos os inscritos recebam feedbacks em cada fase do processo (positivos ou negativos).
Principalmente na escolha pela contratação, é essencial oferecer feedbacks completos e construtivos para as pessoas que não foram selecionadas após a entrevista com gestores.
Assim, você não só cuida da imagem da própria empresa, mas mostra zelo por esses profissionais e os ajuda a se desenvolver para oportunidades futuras.
13. Realize a contratação de aprovados
Neste momento, o processo seletivo pode quase ser dado como encerrado, certo? Porém, ainda assim, é preciso ter atenção e se planejar para a contratação das pessoas aprovadas.
Normalmente, é nesta etapa que o Departamento Pessoal da empresa fica adiante, cuidando de questões burocráticas.
É neste momento também que o contrato e a carteira de trabalho são assinados, além de serem coletadas informações para envio de salário e outros benefícios corporativos, por exemplo.
14. Invista em um onboarding eficaz
O onboarding está mais para uma estratégia de desenvolvimento do que para uma etapa do processo de recrutamento e seleção.
Contudo, é importante ressaltar como as práticas de onboarding são importantes para as organizações, favorecendo a:
- retenção de talentos;
- redução do turnover;
- melhora no engajamento.
Além disso, é essencial para o alinhamento de expectativas, a integração das equipes e o próprio diferencial competitivo.
Por esse motivo, é preciso que ele seja bem-planejado e realizado da melhor maneira possível.
15. Conte com o apoio de quem entende do assunto
Por fim, existe um investimento que pode fazer toda a diferença na qualidade das etapas do processo de recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa.
A parceria com uma empresa especializada em recrutamento e seleção pode otimizar os resultados.
Isso se deve ao fato de que essa equipe possui um conhecimento mais abrangente e alinhado com o nicho específico de atuação do negócio.
Com esse apoio, será possível explorar todo o potencial de performance dos candidatos e criar conexões profissionais significativas.
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