Etapas do processo de Recrutamento e Seleção: como fazer em 15 passos


Como você planeja as etapas do seu processo de Recrutamento e Seleção de pessoas? Tenha em mente que é a partir de um processo seletivo bem estruturado que o RH e as lideranças conseguem mapear e selecionar profissionais qualificados e compatíveis com a cultura organizacional.
Quando o Recrutamento e Seleção tem etapas bem definidas e se apoia em metodologias eficazes, é possível ter foco total nas competências dos candidatos. Isso contribui para melhores contratações e para que haja mais diversidade na seleção.
Se você quer ter um processo estratégico e com foco em resultados, continue a leitura! Aqui, você entenderá os seguintes tópicos:
- O que é Recrutamento e Seleção?
- Por que investir em bons processos de Atração e Seleção de Pessoas?
- Qual é o papel do RH nos processos de Recrutamento e Seleção e no Inbound Recruiting?
- Quais são os profissionais envolvidos no R&S?
- Como promover uma melhor experiência para os candidatos?
- Como utilizar a tecnologia no Recrutamento e Seleção?
- Como promover a diversidade e inclusão (D&I) nos processos seletivos?
- Quer saber quais são as 15 etapas do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas? Confira a seguir!
O que é Recrutamento e Seleção?
Recrutamento e seleção é um processo do setor de RH voltado para a contratação de novos profissionais. Isso significa encontrar pessoas compatíveis com a empresa e que apresentem as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para um cargo.
É a partir dele que o time de Gente e Gestão encontra profissionais com fit cultural e alinhados com o propósito da empresa. Com isso, realizar entregas ágeis e de qualidade, atingir a alta performance e promover o desenvolvimento sustentável são consequências naturais.
Tudo isso tem papel estratégico no sucesso dos negócios — afinal, grandes pessoas fazem grandes empresas, certo?
Por que investir no planejamento do processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas?
Além de tornar os processos seletivos mais efetivos, apostar em um recrutamento e seleção de pessoas eficiente resulta em ganhos para toda a empresa. Desde a força da marca e a manutenção da cultura, até a entrega final para clientes, ter uma equipe de alta performance fará toda a diferença.
Para além desses benefícios, outras questões podem ser observadas, por exemplo:
- otimização de tempo;
- redução de custos;
- aumento de produtividade;
- melhora no clima das equipes;
- melhor alinhamento de objetivos e metas;
- retenção de talentos;
- fortalecimento da cultura organizacional.
Qual é o papel estratégico do RH nos processos de recrutamento e no Inbound Recruiting?
O setor de Recursos Humanos tem vivenciado diversas transformações nos últimos anos, principalmente em função dos novos modelos de trabalho e da tecnologia. Nesse cenário, assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações, deixando de ser uma área meramente operacional.
Por essa razão e devido à sua importância para o sucesso do recrutamento e seleção, o departamento tem adotado também técnicas de Inbound Recruiting. Esse método tem como objetivo atrair talentos para a organização e convencê-los a desejar ser parte do time, formando promotores da marca.
Tudo isso contribui para o fortalecimento do employer branding e envolve as seguintes etapas do processo seletivo:
- atração de profissionais;
- conversão (candidatura à vaga);
- fechamento (convite para próximas etapas da seleção);
- encantamento (descoberta do fit cultural).
Quais são os profissionais envolvidos no recrutamento e seleção?
As etapas do processo de recrutamento e seleção devem se encaixar perfeitamente para encontrar os talentos ideais para uma empresa. Por essa razão, diversos colaboradores são envolvidos durante seu planejamento e execução, a fim de identificar as competências e habilidades esperadas pela equipe.
Veja, abaixo, quem são os profissionais que fazem parte dessa trajetória!
- Recrutador: atua na atração e avaliação de perfis.
- Headhunter: responsável por encontrar talentos estratégicos.
- Analista de R&S: deve organizar todas as fases do processo e executar o onboarding.
- Business Partner (BP): é um parceiro de negócios que orienta a definição de perfis ideais e as escolhas de contratação.
- Psicólogo: responsável por aplicar testes específicos, que demandam uma análise mais complexa.
Como promover uma melhor experiência para os candidatos?
Oferecer uma melhor experiência para os candidatos (candidate experience) é uma ótima estratégia para garantir uma boa imagem da marca e o engajamento dos talentos.
Afinal, zelar por toda a jornada do profissional no processo seletivo demonstra cuidado com as pessoas e valorização dos potenciais. Mas, como promover uma boa experiência para os talentos? Veja, abaixo, 4 boas práticas!
1. Escreva um job description estratégico
Em muitos casos, o primeiro contato do candidato com a empresa acontece por meio do anúncio da vaga. Por isso, o job description precisa ser claro e objetivo, passando uma maior confiança e transparência aos participantes.
2. Fortaleça sua marca e exponha a cultura organizacional
Não é mais a empresa que seleciona o melhor talento, é ele que escolhe a melhor organização para atuar. Por essa razão, é fundamental fortalecer a imagem do seu negócio, principalmente na internet.
Isso porque os profissionais têm pesquisado sobre a performance das empresas antes de se inscreverem para um cargo.
3. Facilite a candidatura
O processo de inscrição deve ser prático e objetivo, tornando a experiência dos profissionais mais agradável. Afinal, interfaces complicadas e longas podem gerar um grande número de desistências.
Assim, desde o princípio, o profissional já saberá que as etapas do processo de recrutamento e seleção serão práticas e descomplicadas, se animando para as próximas fases.
4. Personalize a comunicação e dê feedbacks
Apostar em uma comunicação personalizada também é essencial. Dessa forma, fica mais fácil para que o talento compreenda a sua relevância para a empresa.
Além disso, ele precisa estar sempre atualizado em relação às etapas do processo, para que fique mais engajado com a vaga e disposto a se desenvolver profissionalmente.
Como usar a tecnologia no Recrutamento e Seleção?
A transformação digital é parte da rotina de profissionais de diferentes áreas, incluindo o recrutamento e seleção. E, hoje, a tecnologia no RH é uma grande aliada para o sucesso das contratações.
Isso porque, as soluções e softwares utilizados permitem automatizar tarefas e utilizar a coleta e análise de dados para tomar decisões mais certeiras. Com isso, os processos seletivos se tornam mais ágeis e eficientes, encontrando a pessoa certa para a vaga certa.
Dentre os principais recursos utilizados, estão:
- uso de redes sociais para divulgação de oportunidades;
- criação de sites institucionais e páginas de carreira;
- uso de assessment de análise preditiva;
- aplicação de testes diversos;
- plataformas de recrutamento inteligente;
- contato próximo com candidatos e envio de feedbacks.
Como promover a diversidade e inclusão (D&I) nos processos seletivos?
Para estruturar bem o processo de R&S é importante investir em iniciativas que contemplem a diversidade e inclusão. Afinal, essas ações são o caminho para um futuro de sucesso, atuando contra o preconceito e a discriminação no ambiente corporativo.
Ademais, ter em sua equipe pessoas com diferentes vivências, culturas e visões de mundo pode trazer muitos benefícios para o local de trabalho. Isso porque, é provável que sua empresa conte com times ainda mais criativos, inovadores e produtivos.
Para isso, o RH tem priorizado utilizar metodologias que vão ao encontro dessa mudança, como o recrutamento às cegas. Com ele, é possível avaliar o candidato através das suas competências técnicas e comportamentais, deixando de lado dados como idade, cor e gênero.
Além disso, com o uso de tecnologia no RH, é possível direcionar as pessoas certas para os cargos certos com base em suas aptidões e perfil. Assim, com um recrutamento inteligente e preditivo e com um banco de talentos qualificado, sua empresa terá os meios para ser mais diversa e inclusiva.
Quer saber quais são as 15 etapas do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas? Confira a seguir!
Realizar um bom processo seletivo demanda atenção aos detalhes, conhecimento sobre o contexto do negócio e uma abordagem humanizada.
Por isso, além das etapas básicas de uma seleção, como a divulgação das vagas e a realização de entrevistas, é fundamental planejar as demais ações de forma estratégica. Veja as principais delas!
1. Entenda as necessidades e expectativas da empresa
O primeiro passo antes de realizar qualquer ação corporativa é estudar bem o contexto de mercado e o momento do negócio.
Assim, será possível mapear as reais necessidades da empresa e entender qual ou quais vagas precisam ser abertas, bem como o prazo e o orçamento para cada uma das etapas do processo de Recrutamento e Seleção.
Além disso, é fundamental analisar o desempenho do setor de destino das vagas, bem como conhecer quem compõem o time.
Dessa forma, as próximas etapas serão realizadas de maneira mais fluida, se baseando na rotina e clima da equipe em questão.
Outro ponto importante a ser discutido antes da abertura de vagas é sobre quais são as expectativas em relação à chegada de novos profissionais. Afinal, RH e lideranças devem estar alinhados quanto ao porquê das contratações e quais resultados devem ser esperados com a vinda das novas pessoas.
Por fim, deve ser definido também se será realizado um recrutamento interno, externo ou recrutamento misto. Essa escolha guiará várias etapas do processo, principalmente a divulgação das vagas e a aplicação de testes.
2. Realize a descrição da vaga
Após definir as necessidades e expectativas da empresa para o recrutamento, é preciso realizar uma descrição detalhada da vaga.
Para isso, o job description deve contemplar qual a qualificação necessária para se candidatar a cada oportunidade, quais as principais funções a serem desempenhadas e quais as competências comportamentais esperadas.
Além disso, é interessante informar local e horário de trabalho e quais os benefícios oferecidos.
Essas definições devem ter como base a cultura organizacional, os valores da empresa e o propósito do time. Com isso, as chances de recrutar profissionais compatíveis com as expectativas serão ainda maiores.
3. Estabeleça as competências esperadas em candidatos
Essa etapa acontece quase simultaneamente à realização da descrição da vaga. Afinal, desde o primeiro momento é preciso entender quais as habilidades e o qual o nível de maturidade profissional são necessários para ocupar determinado cargo.
Contudo, definições mais específicas podem surgir posteriormente, ao longo do contato com candidatos. Isso porque talvez alguns dos inscritos para o processo seletivo apresentem qualidades que os diferenciam dos demais.
Porém, independentemente de surpresas positivas ao longo da seleção, a liderança deve repassar ao RH desde o princípio quais são as competências esperadas. Ou seja, quais são as hard e soft skills fundamentais para a função.
4. Realize a divulgação das vagas
Agora que já foram estabelecidas todas as características das vagas e definido internamente um prazo e um orçamento para a realização do processo seletivo, chega o momento de divulgação das oportunidades!
É nessa hora que investir no marketing de atração personalizado é fundamental. Isso porque com uma boa estratégia de comunicação é possível refletir a identidade da empresa e atrair candidatos com fit cultural.
Para isso, uma ótima estratégia é realizar publicações periódicas nas redes sociais, incentivar o compartilhamento em canais de comunicação e criar uma página de carreiras.
5. Invista em plataformas de recrutamento
Cada vez mais, os processos nas empresas se tornam tecnológicos e automatizados. Para o recrutamento e seleção, já existem diferentes plataformas e mecanismos inteligentes, que realizam desde a gestão das vagas até a emissão de relatórios.
Por isso, investir em plataformas de recrutamento pode ser uma boa maneira de otimizar tarefas e garantir agilidade na seleção. Afinal, tornam possível que todas as etapas do processo seletivo sejam realizadas em um único espaço.
6. Faça a triagem de currículos
A triagem inicial dos currículos pode ser feita de duas maneiras diferentes:
- caso a sua empresa tenha recebido um grande número de candidaturas, essa análise pode acontecer de forma automatizada com o suporte de plataformas de recrutamento inteligentes;
- porém, se a quantidade de candidaturas for menor ou para cargos muito estratégicos, esse processo pode ser realizado de forma manual por um profissional de RH.
É preciso lembrar que esse é apenas o primeiro passo da jornada e é preciso ter muita cautela na análise de currículos. Por isso, para realizar uma triagem mais precisa, atente-se para a descrição da vaga e as expectativas da liderança.
7. Realize as primeiras entrevistas e dinâmicas
Após a triagem de currículos, é essencial realizar uma conversa com as pessoas inscritas. Caso o volume de candidaturas ainda seja grande, existem duas alternativas: apostar em dinâmicas de grupo ou, se o volume for realmente expressivo, realizar testes lógicos para eliminação de perfis.
É comum que as empresas optem por realizar entrevistas em grupo neste primeiro momento. Porém, se for mais estratégico para a sua organização, não hesite em propor conversas individuais.
Neste contato inicial, é importante alinhar as expectativas em relação ao preenchimento do cargo e introduzir algumas informações a mais sobre a empresa.
Além disso, busque conhecer quem são os candidatos e faça perguntas objetivas sobre suas experiências e o que entendem sobre a organização.
Ah, caso faça sentido, proponha também ações de gamificação. Assim, os avaliadores serão capazes de perceber melhor como cada candidato pensa e se comporta.
8. Aplique testes técnicos e de conhecimentos gerais
A partir dos contatos iniciais, é possível que as pessoas recrutadoras já tenham em mente quais perfis podem ser mais compatíveis com a empresa.
Porém, é preciso, de fato, testar as habilidades técnicas informadas pelos candidatos. Para isso, a empresa pode aplicar testes de recrutamento para seleção de pessoal, como os testes técnicos e de conhecimentos gerais, em diferentes formatos.
Para uma vaga administrativa, por exemplo, pode ser solicitado que os profissionais enviem um determinado modelo de planilha. Já para uma oportunidade comercial, pode haver a simulação de um processo de vendas.
9. Realize testes comportamentais
Um aspecto muito importante a se observar em processos de seleção é o perfil comportamental dos candidatos.
Afinal, a partir do entendimento de como uma pessoa pensa e age, é possível entender em quais funções ela terá melhor desempenho e quão compatível é com a cultura da empresa.
Por isso, aplicar testes comportamentais e de análise preditiva é fundamental para garantir a efetividade nas contratações a partir da análise e cruzamento de dados.
Além disso, investir em bons testes de fit cultural pode contribuir para que sua equipe selecione profissionais compatíveis com o negócio e alinhados com a sua cultura. Isso irá favorecer a manutenção do bom clima organizacional e a criação de conexões profissionais que geram resultados.
10. Direcione finalistas para a entrevista com gestores
Uma das últimas etapas do processo de recrutamento e seleção é o encaminhamento das pessoas selecionadas como finalistas para a entrevista com gestores.
Nesse momento, a liderança buscará conhecer quem foram os candidatos escolhidos pelo RH e identificar quais têm competências e personalidade mais próximas da equipe.
11. Analise os candidatos e tome uma decisão da forma menos enviesada possível
Após todas as etapas do recrutamento, chega o momento da escolha de qual ou quais profissionais contratar. Aqui, RH e gestão devem analisar em conjunto as potencialidades de cada pessoa e chegar a uma decisão final sobre quem integrará o time.
Nessa etapa, é fundamental acompanhar os resultados de cada entrega e buscar ter o menor enviesamento possível na seleção.
12. Ofereça feedbacks
A cada etapa do recrutamento e seleção, alguns candidatos são eliminados do processo seletivo. Por isso, é importante que, independentemente da aprovação, todos os inscritos recebam feedbacks em cada fase do processo (positivos ou negativos).
Principalmente na escolha pela contratação, é essencial oferecer feedbacks completos e construtivos para as pessoas que não foram selecionadas após a entrevista com gestores.
Assim, você não só cuida da imagem da própria empresa, mas mostra zelo por esses profissionais e os ajuda a se desenvolver para oportunidades futuras.
13. Realize a contratação de aprovados
Neste momento, o processo seletivo pode quase ser dado como encerrado, certo? Porém, ainda assim, é preciso ter atenção e se planejar para a contratação das pessoas aprovadas.
Normalmente, é nesta etapa que o Departamento Pessoal da empresa fica mais à frente, cuidando de questões burocráticas.
É nesta etapa também que o contrato e a carteira de trabalho são assinados, além de serem coletadas informações para envio de salário e outros benefícios corporativos, por exemplo.
14. Invista em um onboarding eficaz
O onboarding está mais para uma estratégia de desenvolvimento do que para uma etapa do processo de recrutamento e seleção. Contudo, é importante ressaltar como as práticas de onboarding são importantes para as organizações, favorecendo a:
- retenção de talentos;
- redução do turnover;
- melhora no engajamento.
Além disso, o processo de onboarding é essencial para o alinhamento de expectativas, a integração das equipes e o próprio diferencial competitivo. Por esse motivo, é preciso que ele seja bem planejado e realizado da melhor maneira possível.
15. Conte com o apoio de quem entende do assunto
Por fim, existe um investimento que pode fazer toda a diferença na qualidade das etapas do processo de recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa. Isso porque a escolha por contar com uma empresa especializada em R&S pode potencializar os resultados da organização.
Afinal, uma equipe especializada na realização de processos seletivos de diferentes segmentos terá conhecimentos muito mais amplos e direcionados ao seu nicho de negócio.
Com esse apoio, será possível explorar todo o potencial de performance dos candidatos e criar conexões profissionais com significado.
Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de processo seletivo e como eles podem ser estratégicos para a sua empresa, assine nossa newsletter. Você vai receber por e-mail nossos conteúdos em primeira mão!