Clima organizacional: o que é, vantagens e como mensurar
Sempre que falamos sobre um ambiente de trabalho agradável ou em estratégias para engajamento e motivação dos colaboradores, é inevitável não mencionar o clima organizacional e sua importância para a produtividade de uma empresa.
É por isso que, periodicamente, é fundamental buscar formas de mensurar e avaliar o grau de satisfação interna. Os feedbacks e indicadores internos, por exemplo, ajudam a compreender os pontos de melhoria e a definir planos de ação.
Neste post, você entenderá o que é clima organizacional e como ele interfere no ambiente de trabalho, nas relações entre líderes e equipes e na cultura. Continue a leitura!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional representa o modo como colaboradores, gestores, clientes, fornecedores e parceiros percebem e sentem o ambiente de uma empresa.
Ele pode ser considerado mais ou menos satisfatório conforme o grau de envolvimento das pessoas dentro desse espaço.
Para os colaboradores, que permanecem grande parte do tempo na empresa no dia a dia, o clima organizacional é um fator determinante, e que implica em aspectos importantes como engajamento e satisfação.
Afinal, um clima ruim pode fazer com que os talentos se sintam obrigados a estar no trabalho, com um risco iminente de afetar a produtividade.
Nesse cenário, o clima organizacional é um indicativo da retenção de talentos e se a empresa deve se preocupar com sua influência sobre o comportamento e estado motivacional da força de trabalho.
Um bom clima organizacional é caracterizado como um ambiente produtivo e harmônico, mesmo diante de desafios. O contrário, no entanto, cria uma atmosfera pesada, de afastamento e, por vezes, ruídos na comunicação.
Como mensurar o clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é um recurso muito utilizado pelo RH para mensurar o índice de satisfação dos clientes em relação ao ambiente de trabalho.
Essa pesquisa pode ser feita em forma de questionário físico ou online, e apresenta diversas questões sobre o ambiente e experiências vividas dentro da empresa, por exemplo:
- a qualidade do relacionamento entre líderes e equipes está satisfatória?
- os benefícios corporativos correspondem às expectativas?
- a remuneração está justa e condizente com o cargo e funções desempenhadas?
- a empresa promove o desenvolvimento de carreira?
- o colaborador está satisfeito com o trabalho, as atividades que executa e com o que a empresa oferece?
- os talentos consideram a empresa um bom lugar para trabalhar?
- todos dentro da empresa conhecem a missão, visão e valores da organização?
- a empresa se preocupa com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores?
- a comunicação institucional é clara e objetiva?
- há um plano de desenvolvimento individual?
Esses são alguns elementos de análise, pois cada empresa tem suas particularidades e necessidades de gestão de pessoas e de processos.
Os dados coletados são muito importantes para o RH, afinal, em conjunto com gestores e demais lideranças, a área consegue analisar o cenário macro e ter um diagnóstico sobre o ambiente de trabalho e o clima organizacional.
Por meio desse tipo de pesquisa, é possível saber como os colaboradores se sentem, descobrir pontos de melhoria e pensar em ações, de médio e longo prazo, focadas em reduzir o índice de rotatividade, por exemplo.
Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?
Como mencionado acima, a pesquisa de clima organizacional traz grandes insights. Por isso, é recomendado que seja feita periodicamente. A seguir, confira 3 dicas para colocar em prática esse método!
1. Planejamento
Como você já sabe, o planejamento é fundamental para qualquer estratégia dar certo. Por isso, o primeiro passo para elaborar a pesquisa é planejar bem para ter os melhores resultados.
Para isso, avalie o que você quer mensurar com essa pesquisa, quais serão os indicadores, investimentos e demais recursos necessários.
2. Prepare as lideranças
Para que a pesquisa de clima dê certo, é necessário que as lideranças sejam envolvidas e estejam engajadas para atuarem como agentes de conscientização e exemplo.
3. Sugira perguntas relevantes
Além de definir o que você quer mensurar com cada pergunta, é importante pensar na relevância e na estrutura das questões que serão abordadas.
As perguntas devem ser de fácil compreensão, diretas e alinhadas aos objetivos da empresa. Se você quer entender a satisfação dos colaboradores, por exemplo, certifique-se que as perguntas se relacionem claramente com essa necessidade.
É importante que o questionário seja bem estruturado para ter um fácil entendimento e não gerar dúvidas na interpretação.
4. Use a metodologia certa e garanta que as respostas serão anônimas
Existem diversas metodologias, ferramentas e recursos para fazer uma pesquisa de clima organizacional. O mais importante, porém, é entender a necessidade da empresa e o que será feito com as respostas coletadas.
Nesse cenário, uma consultoria em RH é capaz de orientar e guiar esse processo, indicando o que fazer e como fazer a partir desses resultados.
Por fim, garanta que todas as respostas sejam coletadas de maneira anônima, para haver segurança psicológica e o máximo de veracidade nas respostas.
Por que é tão importante mensurar o clima organizacional?
Toda empresa, por melhores que sejam seus resultados, pode enfrentar momentos de crises e incertezas.
Em um ambiente com clima organizacional satisfatório, os conflitos são maleáveis e líderes e equipes se unem para enfrentar os desafios e pensar em novas soluções.
Já em um ambiente afetado pela falta de confiança, problemas de comunicação e desalinhamentos entre as necessidades dos colaboradores e objetivos da empresa, qualquer tipo de conflito pode desencadear problemas mais sérios, seja de ego, seja de posicionamento.
Para identificar em que estágio o clima organizacional está, é preciso avaliar como as pessoas envolvidas se sentem.
Somente com uma avaliação mais aprofundada e detalhada a gestão consegue detectar os pontos positivos e negativos que colaboram para o clima da empresa.
Os resultados podem apontar, por exemplo, para a necessidade de reestruturação da cultura organizacional com redefinição de alguns valores, condutas ou regras.
O que mais observar além do engajamento e motivação?
No início deste post relacionamos o clima organizacional à motivação e ao engajamento. Embora sejam indicadores importantes, não são os únicos responsáveis pela baixa produtividade ou aumento nas taxas de absenteísmo e turnover, por exemplo.
Diversos outros motivos podem levar os colaboradores a um estágio de insatisfação, como falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento na carreira.
O ambiente pode ser positivo, com um clima organizacional saudável, mas se a empresa não desenvolver estratégias para valorizar seus talentos, certamente perderá seus melhores profissionais para a concorrência.
Se você gostou deste post e quer saber mais sobre o assunto, leia nosso outro artigo e aprenda como identificar satisfação, motivação e engajamento no trabalho!