O que é clima organizacional, qual a importância e como mensurar na empresa?

O que é clima organizacional, qual a importância e como mensurar na empresa?

Sempre que falamos sobre um ambiente de trabalho agradável ou em estratégias para engajamento e motivação dos colaboradores, é inevitável não mencionar o clima organizacional e como ele é importante para a produtividade de uma empresa.

É por isso que, periodicamente, é fundamental buscar formas de mensurar e avaliar o grau de satisfação interna. Os feedbacks e indicadores internos, por exemplo, ajudam a compreender os pontos de melhoria e a definir planos de ação.

Neste post você vai entender melhor o que é clima organizacional e como ele interfere no ambiente de trabalho. Continue lendo e veja a importância da mensuração e quais são as formas de avaliar esse aspecto!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional representa o modo como colaboradores, gestores, clientes, fornecedores e parceiros percebem e sentem o ambiente de uma empresa. Ele pode ser considerado mais ou menos satisfatório de acordo com o grau de envolvimento das pessoas dentro desse espaço.

Para os colaboradores, que permanecem grande parte do tempo na empresa no dia a dia, o clima organizacional é um fator determinante, e que implica em aspectos importantes como engajamento e satisfação.

Afinal, um clima ruim pode fazer com que os talentos se sintam obrigados a estar no trabalho, com um risco iminente de afetar a produtividade.

Nesse cenário, o clima organizacional é um indicativo da retenção de talentos e se a empresa deve se preocupar com sua influência sobre o comportamento e estado motivacional da força de trabalho.

Um bom clima organizacional é caracterizado como um ambiente produtivo e harmônico, mesmo diante de desafios. O contrário, no entanto, cria uma atmosfera pesada, de afastamento e, por vezes, ruídos na comunicação.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é um recurso muito utilizado pelo RH para mensurar o índice de satisfação dos clientes em relação ao ambiente de trabalho.

Essa pesquisa pode ser feita em forma de questionário físico ou online, e apresenta diversas questões sobre o ambiente e experiências vividas dentro da empresa, por exemplo:

  • a qualidade do relacionamento entre líderes e equipes está satisfatória?
  • os benefícios corporativos correspondem às expectativas?
  • a remuneração está justa e condizente com o cargo e funções desempenhadas?
  • a empresa promove o desenvolvimento de carreira?
  • o colaborador está satisfeito com o trabalho, as atividades que executa e com o que a empresa oferece?
  • os talentos consideram a empresa um bom lugar para trabalhar?
  • todos dentro da empresa conhecem a missão, visão e valores da organização?
  • a empresa se preocupa com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores?
  • a comunicação institucional é clara e objetiva?
  • existe um plano individual de carreira?

Esses são alguns elementos de análise, pois cada empresa vivencia uma realidade única, de acordo com sua capacidade e necessidades de gestão de pessoas e de processos.

Os dados coletados são muito importantes para o RH, afinal, em conjunto com gestores e demais lideranças, consegue analisar o cenário macro e ter um diagnóstico mais preciso sobre o ambiente de trabalho e o clima organizacional.

Por meio desse tipo de pesquisa, é possível saber como os colaboradores se sentem, descobrir pontos de melhoria e pensar em ações, de médio e longo prazo, focadas em reduzir o índice de rotatividade, por exemplo

Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?

Como mencionado acima, a pesquisa de clima organizacional é indispensável. Por isso, o ideal é seja feita periodicamente em uma empresa. A seguir, confira 3 dicas para colocar em prática esse método!

1. Planejamento

Como você já sabe, o planejamento é fundamental para qualquer estratégia dar certo. Por isso, o primeiro passo para elaborar a pesquisa é planejar bem para ter os melhores resultados.

Para isso, avalie o que você quer mensurar com essa pesquisa, quais serão os indicadores, investimentos e demais recursos necessários.

2. Prepare as lideranças

Para que a pesquisa de clima dê certo, é necessário que as lideranças sejam envolvidas para que funcionem como agentes de conscientização e exemplo para toda a empresa.

3. Sugira perguntas relevantes

Além de definir o que você quer mensurar com cada pergunta, é importante pensar na relevância e na estrutura de cada questão.

As perguntas devem ser de fácil compreensão, diretas e alinhadas aos objetivos da empresa. Se você quer entender a satisfação dos colaboradores, por exemplo, certifique-se que as perguntas se relacionem claramente com essa necessidade.

É importante que o questionário seja bem estruturado para não ficar confuso e quem for responder não ficar com dúvidas.

4. Use a metodologia certa e garanta que as respostas serão anônimas

Existem diversas metodologias, ferramentas e recursos para fazer uma pesquisa de clima. Mas o mais importante é entender a necessidade da empresa e o que será feito com as respostas coletadas.

Nesse cenário, uma consultoria em RH faz toda a diferença para mostrar o que fazer e como fazer a partir desses resultados.

Por fim, garanta que todas as respostas sejam coletadas de forma anônima, para que haja segurança e veracidade nas respostas.

Por que é tão importante mensurar o clima organizacional?

Toda empresa, por melhores que sejam seus resultados, pode enfrentar momentos de crises e incertezas.

Em um ambiente com clima organizacional satisfatório, os conflitos são maleáveis e líderes e times se juntam para enfrentar os desafios e pensar em novas soluções.

Já em um ambiente afetado pela falta de confiança, problemas de comunicação e desalinhamentos entre as necessidades dos colaboradores e objetivos da empresa, qualquer tipo de conflito pode desencadear problemas mais sérios, seja de ego, seja de posicionamento.

Para identificar em que estágio o clima organizacional está, é preciso avaliar como as pessoas envolvidas se sentem. E isso só é possível mensurando informações, para que possam ser mais tangíveis e melhor analisadas.

Somente com uma avaliação mais aprofundada e detalhada a gestão consegue detectar os pontos positivos e negativos que colaboram para o clima da empresa.

Os resultados podem apontar, por exemplo, para a necessidade de reestruturação da cultura organizacional com redefinição de alguns valores, condutas ou regras.

O que mais observar além do engajamento e motivação?

No início deste post relacionamos o clima organizacional à motivação e ao engajamento, entretanto, embora sejam indicadores importantes, não são os únicos responsáveis pela baixa produtividade ou aumento nas taxas de absenteísmo e turnover, por exemplo.

Diversos outros motivos podem levar os colaboradores a um estágio de insatisfação, como falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento na carreira.

O ambiente pode ser positivo, com um clima organizacional saudável, mas se a empresa não desenvolver estratégias para valorizar seus talentos, certamente perderá seus melhores profissionais para a concorrência.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre o assunto, leia nosso outro artigo e aprenda como identificar satisfação, motivação e engajamento no trabalho!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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