Employer Branding: como usar na atração de talentos?
O Employer Branding é uma estratégia que pode ser usada em empresas de pequeno, médio ou grande porte, independentemente do setor. Afinal, fazer com que os melhores talentos escolham a sua marca empregadora em meio a um cenário altamente competitivo é fundamental para se destacar no mercado.
Porém, é importante ressaltar aqui que o Employer Branding vai muito além da atração e seleção de candidatos. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!
Aqui, você vai entender questões importantes, como:
- O que é Employer Branding?
- Qual a relação entre Employer Branding e Employee Experience?
- Qual a importância do Employer Branding para a atração de talentos?
- Qual o papel da liderança para a estratégia de Employer Branding?
- Quais as vantagens do Employer Branding para programas de T&E?
- Como construir boas ações de Employer Branding?
- Como criar uma marca empregadora atrativa para jovens talentos?
Vamos lá? Boa leitura!
O que é Employer Branding?
Employer Branding (marca empregadora) é o conjunto de ações estratégicas para a gestão da imagem de como é trabalhar em uma organização. Ou seja, é a reputação que uma empresa constrói sobre si com o objetivo de trabalhar sua força de marca.
Esse tipo de estratégia faz toda a diferença para impulsionar a atração de talentos —, tanto para cargos que exigem mais experiência, quanto para pessoas que estão começando no mercado de trabalho, como candidatos a programas de estágio e trainee.
Isso porque, encontrar os melhores talentos com fit cultural, habilidades técnicas e comportamentais aderentes aos objetivos e à cultura da organização é um diferencial competitivo ao compor as equipes.
Afinal, uma boa empresa para trabalhar é aquela que adota práticas de gestão eficientes e humanizadas e as comunica de forma atrativa para que esses trabalhadores escolham por um empregador, não é mesmo?
Qual a relação entre Employer Branding e Employee Experience?
Como vimos, o Employer Branding está relacionado ao processo de gestão que uma empresa faz para construir e comunicar a sua marca empregadora. Isso reflete em seus valores, missão, cultura organizacional e outros fatores que podem gerar identificação entre os objetivos de negócio, colaboradores e candidatos.
Outra metodologia essencial para o setor de Gente e Gestão é o Employee Experience. Nela, o foco é o bem-estar, desenvolvimento e a própria experiência dos funcionários.
Tenha em mente que hoje as pessoas buscam mais que apenas remuneração e plano de benefícios quando escolhem um emprego. Elas priorizam permanecer em locais que invistam em desenvolvimento, além de iniciativas que promovam saúde e bem-estar.
Os conceitos se relacionam, pois buscam atrair e reter os melhores profissionais, além de implementarem ações que melhoram o engajamento e a satisfação no trabalho.
Qual a importância do Employer Branding para a atração de talentos?
O Employer Branding para a atração de talentos pode e deve ser implementado como parte de uma gestão estratégica — pensada e executada com atenção pelo setor de Gente e Gestão.
Em geral, quando um candidato pesquisa sobre uma empresa, ele busca por informações por meio de pessoas que já trabalham ou já trabalharam no local.
Nesse momento, a própria reputação online, seja em redes sociais, seja por depoimentos de funcionários ou ex-funcionários, pode influenciar em uma tomada de decisão, por exemplo.
No mercado de trabalho atual é grande a concorrência pelos melhores talentos. Por isso, ser uma empresa atrativa e sustentável fará com que a sua marca empregadora seja lembrada pelos profissionais.
Para ter esse reconhecimento, é fundamental que a empresa avalie se tem (ou não) trabalhado para construir essa boa reputação. Além disso, sua proposta de valor deve comunicar de forma clara essa identidade, gerando identificação com os talentos certos.
Qual o papel da liderança para a estratégia de Employer Branding?
Contar com uma liderança bem capacitada e disponível é outro fator determinante para retenção de talentos e a construção da força de marca.
A liderança na gestão de pessoas tem a função de potencializar talentos, inspirar e engajar a equipe, delegar atividades, além do planejamento estratégico do time. Alinhar as expectativas dos colaboradores com as necessidades do negócio também é uma atribuição dos líderes.
Para desempenhar essas demandas é fundamental que as organizações apostem em cursos de desenvolvimento e capacitação para lideranças, uma vez que cumprem uma função estratégica.
É por meio dela que os profissionais vão dar e receber feedbacks positivos e negativos, diretrizes, alinhamento de demandas, além dos planos de desenvolvimento de suas habilidades e competências.
Assim, com uma comunicação acessível, aberta e segura em um ambiente que proporcione o seu desenvolvimento e bem-estar é possível reter os melhores talentos no seu quadro de colaboradores, concorda?
Quais as vantagens do Employer Branding para programas de Trainee e Estágio?
Não poderíamos falar de atração de candidatos sem mencionar programas de estágio e trainee. Afinal, são esses novos talentos que trazem diversidade e inovação para os negócios, contribuindo para a própria cultural organizacional.
Para atrair bons candidatos em seus programas de trainee e estágio ter força de marca pode ser um grande diferencial. Por meio de boas estratégias de employer branding, podemos observar alguns benefícios. Veja só!
1. Retenção dos talentos
Além de atrair, selecionar e recrutar é imprescindível adotar medidas para a retenção de talentos.
Manter os funcionários em funções estratégicas é um diferencial competitivo nos negócios, uma vez que treinar e desenvolver esses colaboradores demanda investimentos em diferentes setores.
O EVP pode contribuir para esse desafio, já que ajuda a despertar o senso de pertencimento. Tudo isso por meio do fortalecimento da força de marca e da geração de valor para o profissional.
2. Diminuição do turnover
Colaboradores que se sentem pertencentes e valorizados costumam permanecer na empresa por mais tempo, contribuindo para reduzir o índice de turnover.
A alta rotatividade pode ser um indicativo negativo para a reputação da marca. Afinal, se as pessoas não ficam por muito tempo, algo pode estar contribuindo para isso.
3. Aumento do engajamento e satisfação
Um negócio com ações eficientes de Employer Branding melhora o comprometimento do colaborador com suas funções e com os objetivos estratégicos.
Quando um colaborador sente que é valorizado, encorajado e tem oportunidades de desenvolvimento, é natural que se sinta mais satisfeito e engajado em seu emprego.
Isso influencia no clima organizacional, na sensação de bem-estar, na felicidade e no sentido de propósito dos times.
4. Melhora nas entregas
Outro benefício evidente é a melhora na qualidade das entregas feitas pelas equipes. Times alinhados buscam pelo cumprimento dos objetivos e metas em comum a serem alcançados.
Quando pensamos em jovens que estão iniciando a sua trajetória profissional, quanto mais estimulados e desafiados, mais preparados estarão para lidar com as demandas que surgirem.
Os funcionários que têm suas competências e habilidades constantemente desenvolvidos estão mais aptos a enfrentarem maiores desafios. Com isso, se tornam aptos também a propor novas ideias e soluções contribuindo nas soluções e nas entregas.
Como construir boas ações de Employer Branding?
Essa estratégia de gestão deve ser feita de forma persistente e ajustada de acordo com os objetivos do negócio.
Implementar boas ações de Employer Branding abrange desde a divulgação das vagas disponíveis e a construção da página de carreira da instituição, como toda a jornada do trabalhador — desde o momento da contratação, o onboarding para novos talentos e planejamentos de carreira —, até o desligamento desse profissional.
Tudo isso impacta na reputação da força de marca empregadora. Uma vez que, por meio dela, é possível proporcionar experiências positivas e alinhadas com as promessas e missões da empresa.
Como criar uma marca empregadora atrativa para jovens talentos?
Para a atração de jovens talentos devemos ter em mente as mudanças de mercado que ocorrem, cada vez mais, de forma acelerada. Por outro lado, também sabemos que gerar encantamento da marca empregadora para esses potenciais que iniciam sua trajetória profissional pode ser desafiador.
Por isso, é fundamental acompanhar as tendências de mercado, as novas tecnologias e os atributos que esses jovens consideram mais importantes para escolher um lugar para trabalhar.
Segundo o estudo “Top Companies 2022”, publicado pelo LinkedIn, as melhores empresas para trabalhar são aquelas que investem e desenvolvem as carreiras de seus talentos a longo prazo. Além disso a lista aponta para aspectos importantes para atrair os talentos, como:
- possibilidade de crescimento;
- identificação com os valores e missões da instituição;
- encontrar um ambiente inclusivo e diverso;
- segurança física;
- planos de ação que auxiliem no bem-estar e na promoção da saúde mental.
Outro aspecto importante é a flexibilidade de horários e de localização geográfica, que possibilitou a esses talentos experimentar oportunidades de trabalho em locais que, muitas vezes, não teriam oportunidades de estar.
Além disso, o planejamento e a adoção efetiva de boas práticas de Employer Branding, devem ser acompanhados de uma comunicação efetiva para o público interno e externo.
Dessa forma, refletirá a verdadeira cultura organizacional e despertará o interesse das pessoas certas.
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