Competências e Habilidades: o que são, quais as diferenças e como desenvolver?

Competências e Habilidades: o que são, quais as diferenças e como desenvolver?

O desenvolvimento e a valorização das competências e habilidades profissionais vem ganhando protagonismo na gestão de pessoas. Afinal, grandes talentos conquistam os melhores resultados.

Além disso, para acompanhar as constantes mudanças em nossa sociedade, a busca por conhecimento deve ser constante. Desse modo, investir no aprendizado e engajamento das equipes se torna um grande diferencial competitivo para os negócios.

Nesse processo, as lideranças e equipes de Gente e Gestão devem ter protagonismo estratégico, guiando o desenvolvimento dos times. Para isso, ter o apoio de uma consultoria em RH pode ajudar.

Neste artigo, explicamos melhor o que são competências e habilidades, as diferenças entre os conceitos, os principais tipos e como desenvolvê-las. Continue a leitura e saiba mais!

O que são Competências e Habilidades?

As competências são um conjunto de habilidades, saberes e conhecimentos necessários para desempenhar atividades. Ou seja, é a capacidade de usar nossos aprendizados, vivências e atitudes para solucionar desafios.

Dessa forma, podemos dizer que é o ‘saber’ associado com o ‘realizar’ para que, unidos, entreguem soluções que favoreçam o desenvolvimento do trabalho.

Já as habilidades, indicam o que aprendemos a desempenhar. No ambiente organizacional, pode ser a capacidade de construir relações interpessoais ou de apresentar um projeto, por exemplo.

Vale lembrar que existem diferentes aptidões que podem ser desenvolvidas pelos profissionais ao longo da trajetória, de acordo com suas necessidades.

Quais as diferenças entre Habilidades e Competências?

Embora diferentes, os dois termos são complementares. Afinal, as habilidades compõem as competências de uma pessoa.

A liderança, por exemplo, é fruto da combinação dos conhecimentos em gestão de pessoas, das habilidades técnicas desenvolvidas e da visão estratégica.

Assim, podemos notar que as competências passam pela conexão de várias habilidades, certo?

Quais são os principais tipos de habilidades?

Existem dois tipos de habilidades profissionais: as técnicas e as comportamentais.

As habilidades técnicas são aquelas que podem ser aprendidas em cursos, palestras e na graduação, por exemplo. Dentre elas, estão o uso de algum software ou ferramenta e conhecimento em idiomas.

Já as habilidades comportamentais (soft skills) estão associadas às relações interpessoais e à gestão das emoções e contextos. Em geral, essas características fazem parte de quem a pessoa é, sendo aprimoradas ao longo do tempo.

Alguns exemplos de soft skills são a capacidade de trabalhar em equipe, resiliência, adaptabilidade e inteligência emocional. Tudo isso pode ser trabalhado a partir das experiências pessoais e profissionais.

Quais são os principais tipos de competências?

Os tipos de competência são baseados em três pilares, que formam a sigla C.H.A.:

  • conhecimentos: dominar a teoria;
  • habilidades: conhecimento aplicado na prática;
  • atitudes: estar disposto a realizar.

Além disso, as competências podem ser organizacionais, quando voltadas ao desempenho profissional, técnicas ou comportamentais.

Organização, pensamento analítico e conhecimento técnico são alguns exemplos de competências que favorecem a performance de um profissional.

Como potencializar o desenvolvimento de Competências e Habilidades no trabalho?

Como vimos, as competências e habilidades são desenvolvidas ao longo da jornada profissional. Para isso, as empresas podem adotar metodologias direcionadas para a gestão de pessoas e os planos de carreira. Entenda!

Mapeamento de Competências

Um bom começo para o aprimoramento das equipes, é realizar o Mapeamento de Competências. Por meio dele, a percepção das competências e habilidades será demonstrada.

Esse processo poderá acontecer com o uso de pesquisas, tecnologia no RH e ações voltadas para o autoconhecimento. Assim, podem ser identificados pontos de destaque na performance e aspectos a serem melhorados.

Perfil Comportamental

Além das competências e habilidades, é fundamental analisar o perfil comportamental de cada colaborador. Isso é, entender o seu comportamento, ou o seu modo de agir e reagir diante das situações do dia a dia.

Assim, ao identificar as características de cada indivíduo, se torna mais fácil criar equipes engajadas e que geram bons resultados.

Programa de Desenvolvimento de Carreira

Ao investir em Programa de Desenvolvimento de Carreira, a empresa mostra que tem um planejamento para contribuir com a carreira dos seus colaboradores.

Por meio do alinhamento entre as expectativas do profissional e as necessidades do negócio, é possível desenhar planos personalizados. Dessa forma, o aprendizado será direcionado às competências e habilidades desejadas.

Job Rotation

Apostar na rotação das atividades, ou Job Rotation, pode ser uma maneira prática de aquisição de conhecimentos para algumas equipes. Afinal, por meio dessa troca há também a oportunidade de novos desafios e de se exercer funções diferentes das habituais.

Com isso, são adquiridos saberes multidisciplinares e acontece uma maior integração entre os membros da organização. Nesse cenário, habilidades como relacionamento interpessoal, empatia e espírito colaborativo se destacam.

Treinamento e Desenvolvimento Organizacional

Outra ferramenta estratégica para potencializar as competências e habilidades profissionais é o Treinamento e Desenvolvimento Organizacional (T&D). Através dele, é possível traçar trilhas de aprendizagem objetivas e certeiras para cada colaborador ou equipe.

Como medir o desempenho dos profissionais da minha empresa?

A famosa frase de Peter Drucker “O que pode ser medido pode ser melhorado” nos aponta para a importância de mensurar o desempenho na gestão de pessoas.

Assim, acompanhar os indicadores de desempenho é fundamental para mostrar se a sua empresa está no caminho certo. Tudo isso deve ser amparado nos objetivos da instituição, na definição de metas e na performance das equipes.

Agora que você já sabe o que são competências e habilidades e como desenvolvê-las, aproveite para aprender a realizar a gestão por competências! Boa leitura!

Autora
Competências e Habilidades: o que são, quais as diferenças e como desenvolver?
Autora convidada
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support