Qual o impacto da Tecnologia no RH? Confira neste guia completo!

Qual o impacto da Tecnologia no RH? Confira neste guia completo!

Imagine-se em um mundo onde a tecnologia no RH não é apenas uma resposta para problemas, mas uma aliada capaz de transformar desafios em oportunidades.

Mais do que simples automatização de processos, a tecnologia traz recursos que potencializam a essência do setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas: a estratégia.

Por meio deles, tarefas manuais tornam-se ultrapassadas, permitindo que o capital humano ocupe um lugar central nas decisões.

Essa mudança acelera diferentes processos, tornando-os mais ágeis e eficientes e impulsionando o desenvolvimento organizacional.

Neste artigo, você descobrirá a importância do uso da tecnologia na área de Gente e Gestão, seus benefícios, as principais ferramentas e como efetuar a transição para um RH mais estratégico.

Continue a leitura e entenda:

Por que aplicar a tecnologia no RH?

O uso da tecnologia no RH representa uma transformação na maneira como as organizações gerenciam e interagem com suas pessoas.

Para aprimorar a experiência no trabalho, tanto para os colaboradores quanto para a gestão de pessoas, as demandas burocráticas são automatizadas e as decisões são tomadas com base em dados concretos.

Além disso, essa é uma incorporação necessária para que o setor consiga manter-se estratégico e alinhado com as novas tendências de gestão de pessoas.

Tecnologia e RH estratégico

O setor de Recursos Humanos já não assume um papel unicamente operacional, ele atua como agente essencial na condução dos processos de Gente e Gestão.

O RH estratégico busca aproximar líderes e seus liderados, fomentando o trabalho em equipe e priorizando os resultados coletivos.

Hoje, o departamento “sai de trás da mesa” para avaliar e mensurar resultados com mais protagonismo e segurança — aspectos facilitados pelas tecnologias disponíveis.

A inovação não é mais uma tendência, mas parte integrante da rotina corporativa. Nesse cenário, o foco do RH está em contribuir para o desenvolvimento da empresa, elevando-a a novos patamares e destacando-a no mercado.

Quais são os benefícios da tecnologia no RH?

São inúmeras as vantagens da aplicação da tecnologia no RH, que podem ser percebidas no médio e longo prazo. Veja, a seguir, os principais benefícios!

1. Automatização de tarefas

As atividades manuais (em que muitas vezes ocorrem falhas e geram retrabalho) podem ser reduzidas ou eliminadas com o uso de tecnologia.

A coleta, interpretação, análise e armazenamento de dados, por exemplo, tendem a ser facilitadas por softwares de gestão, soluções de ATS e plataformas digitais de assessment.

A otimização do cadastro de colaboradores também é um ganho adicional, permitindo mais agilidade nas avaliações de desempenho e de perfil comportamental.

Isso é especialmente relevante para analisar as competências e habilidades das pessoas, bem como embasar a decisão das lideranças sobre novas contratações ou na construção de trilhas de desenvolvimento.

Para alcançar resultados ainda mais eficientes, é crucial envolver a força de trabalho nas soluções, incorporando-os no aperfeiçoamento e treinamento para a utilização das novas ferramentas.

2. Mensuração de resultados

A mensuração dos resultados ocupa um papel importante na análise do desempenho de uma empresa, especialmente no que diz respeito à atuação das pessoas.

A tecnologia facilita a obtenção desses dados, fazendo com que o RH consiga dimensionar e avaliar possíveis pontos de melhorias.

Além disso, a avaliação do custo-benefício relacionado à mão de obra se torna mais precisa.

Afinal, ela mostra se o negócio está ou não no caminho certo e oferece insights sobre a conformidade das entregas dos talentos com as necessidades cruciais para o crescimento organizacional.

3. Otimização do tempo

O uso das tecnologias no RH também proporciona a otimização de tempo em diversas atribuições, resultando em ganhos significativos de produtividade. Isso se traduz em uma redução na carga horária dedicada a certos processos.

A incorporação de Inteligência Artificial no recrutamento e seleção, por exemplo, permite automatizar tarefas rotineiras, como o envio de e-mails, produção de job descriptions, realização de entrevistas e aplicação de testes.

Essas atividades, que normalmente demandam um tempo considerável da equipe de Gente e Gestão, podem ser executadas de maneira mais eficiente e rápida.

4. Melhoria da comunicação interna

Ferramentas integradas reduzem os ruídos na comunicação e facilitam a interação entre os setores. Dessa forma, o RH tem a chance de se comunicar diretamente com os colaboradores, seja por meio de chatbots ou assistentes virtuais, por exemplo.

Essa conversa contínua é valiosa tanto para divulgar a abertura de processos seletivos internos ou recrutamento misto, quanto para emitir notas de interesse coletivo.

A falta de um canal oficial de comunicação é um desafio em muitas empresas. No entanto, a tecnologia no RH oferece oportunidades que esclarecem as intenções e práticas do negócio e promove a transparência nas interações com a equipe.

5. Acompanhamento por indicadores de desempenho

Monitorar a performance da empresa e dos funcionários por meio de indicadores de desempenho é essencial, proporcionando segurança para intervenções e sugestões do RH junto aos líderes.

A gestão informatizada assegura uma leitura imparcial, eliminando espaço para “achismos”. A partir disso, a equipe do RH atua de maneira neutra, focada no planejamento empresarial, priorizando os talentos no centro do negócio.

6. Aumento da produtividade

A busca pela produtividade no trabalho é uma preocupação constante na gestão. O papel do Recursos Humanos está intrinsecamente ligado às demais áreas da organização.

Ou seja, a realização de boas contratações visa alocar profissionais competentes nas funções adequadas.

Isso, por sua vez, gera resultados positivos que se refletem na produtividade dos setores e na alta performance dos times.

Além disso, o ganho de eficiência proporcionado pela tecnologia no RH fortalece o trabalho estratégico do setor. Afinal, não há nada mais vantajoso do que contar com um departamento dinâmico e proativo, certo?

Quais ferramentas e recursos de tecnologia podem ser usadas no RH?
Qual o impacto da Tecnologia no RH? Confira neste guia completo!

Sabemos que a aplicação da tecnologia no RH está associada às ferramentas utilizadas para orquestrar os mais diversos processos.

No recrutamento preditivo, por exemplo, ela contribui para o aumento dos índices de acerto nas contratações de novos talentos. Isso porque, o processo conta uma plataforma capaz de gerar dados para análise e aprimoramento contínuo das etapas da seleção.

Além disso, existem soluções específicas que apresentam funcionalidades importantes, como a previsão do potencial de performance e aderência dos profissionais à cultura organizacional.

A seguir, separamos alguns dos principais softwares e ferramentas utilizadas pelo RH!

Tecnologias preditivas

As tecnologias de análise preditiva, como a plataforma AssessFirst, têm sua base na coleta e análise de dados, na ciência comportamental e no uso de algoritmos personalizados.

Por meio delas, o RH é capacitado a realizar um recrutamento preditivo, aprimorando a precisão das contratações e impulsionando resultados mais assertivos.

Big Data

O Big Data no RH envolve o recolhimento e armazenamento de um extenso volume de dados, sendo utilizado para amparar outras tecnologias e fornecer insights estratégicos sobre pessoas e negócios.

Quando aplicado ao setor de RH, essa tecnologia pode contribuir positivamente para a automatização de processos e tomada de decisões mais seguras, reduzindo vieses inconscientes.

Plataformas de desenvolvimento

Um exemplo notável de tecnologias no campo de desenvolvimento é Holi Connection, uma plataforma focada no aprimoramento de power skills.

Seus recursos oferecem ao setor de RH a capacidade de identificar competências existenciais, a essência e os propósitos das pessoas.

Isso transforma o engajamento e a performance de uma corporação de forma integral e sistêmica.

Softwares para gestão de pessoas

As tecnologias para gestão de pessoas proporcionam benefícios expressivos, consolidando dados em um único ambiente e destacando o apoio dessas soluções às organizações.

Nesse contexto, ferramentas como People Analytics e IA podem ser incorporadas aos sistemas. A partir daí, permitem a avaliação, desenvolvimento e identificação de compatibilidades entre as pessoas, lideranças e cultura organizacional.

Em relação ao uso dessas plataformas em processos seletivos, Robson Barbosa, Diretor Executivo na Selpe, destaca:

“O mais importante é saber fazer a gestão desses dados. Os profissionais de Gente e Gestão devem saber cruzar informações, analisar relatórios e explorar ao máximo todo o potencial que um recrutamento preditivo, por exemplo, tem a oferecer. A partir daí, a análise de um candidato será feita de forma mais aprofundada, assertiva e sem qualquer tipo de viés.”

Essa abordagem permite que os profissionais da área filtrem, entre os candidatos, aqueles com maior probabilidade de se adaptarem à empresa.

A avaliação abrange características e habilidades essenciais à ocupação de cargos e o desempenho de funções, comparadas às expectativas dos candidatos.

Redes sociais

As redes sociais corporativas, diferentemente de softwares de uso pessoal, têm uma proposta exclusivamente profissional.

Utilizando plataformas como o LinkedIn, a gestão de pessoas consegue se comunicar de forma efetiva com o mundo externo, engajando clientes, fornecedores, stakeholders e colaboradores.

Essa prática também se alinha com as vantagens mencionadas ao longo do texto, proporcionando agilidade e praticidade nas interações com candidatos.

A presença online é praticamente indispensável nos dias de hoje. Portanto, empresas bem-sucedidas investem em comunicação, marketing, endomarketing e outras estratégias para fortalecer sua atuação na internet e, até mesmo, consolidar o seu employer branding.

Quais áreas do RH e da Gestão de Pessoas podem se beneficiar da tecnologia?

A tecnologia pode ser integrada a diferentes atividades e soluções para o setor de Gente e Gestão, impactando desde os processos seletivos até o desenvolvimento do quadro de funcionários.

Por serem desenvolvidas com base no uso de algoritmos únicos e personalizados, incorporam inovação, modernidade e ciência comportamental para otimizar e elevar todas as áreas do RH. Confira a seguir!

Recrutamento e Seleção

Como já vimos, uma das áreas mais impactadas pela tecnologia no RH é o processo de recrutamento e seleção. Ferramentas de análise de dados possibilitam uma triagem mais precisa e eficiente de candidatos, identificando hard e soft skills.

Isso não apenas acelera as contratações, mas também melhora a qualidade das escolhas feitas, alinhando os talentos com a visão e valores da empresa.

Gestão de Desempenho

A tecnologia pode transformar a avaliação de performance em um processo regular e dinâmico.

Plataformas de feedback em tempo real e softwares de gestão de desempenho permitem que as lideranças trabalhem o desenvolvimento contínuo dos colaboradores com um melhor direcionamento.

Além disso, algoritmos podem identificar padrões de atuação e sugerir oportunidades de treinamentos personalizados, favorecendo o crescimento profissional e o sucesso da equipe.

Treinamento e desenvolvimento

A personalização do desenvolvimento profissional é essencial para atender às necessidades únicas de cada funcionário.

Plataformas de e-learning (ensino online), IA e análise de dados podem ser combinadas para oferecer programas de treinamento e desenvolvimento específicos.

Essas iniciativas favorecem a eficácia da capacitação e permite que os talentos aprendam no seu próprio ritmo, promovendo um ambiente de aprendizado mais flexível e adaptável.

Além de simplificar a gestão diária, esses softwares também asseguram o cumprimento das regulamentações trabalhistas. Ao analisar os dados gerados, as lideranças podem tomar decisões informadas sobre alocação de recursos e otimização de horários.

Como implementar a tecnologia no RH?

Implementar o uso da tecnologia no RH requer uma abordagem estratégica e gradual. A seguir, listamos as principais etapas para guiar você neste processo.

1. Compreenda as necessidades do negócio

Antes de escolher e aplicar tecnologias no RH, é crucial compreender as necessidades específicas da corporação.

Identifique iniciativas que podem se beneficiar da automatização, como recrutamento, gestão de talentos, avaliação de desempenho, entre outras.

2. Invista em treinamento para as equipes

A transição para o uso de novas tecnologias deve ser acompanhada de treinamento adequado para as equipes.

Certifique-se de que os colaboradores estejam familiarizados com as ferramentas escolhidas, dando ênfase à gestão de dados, metas e à comunicação interna.

Dessa forma, as ferramentas escolhidas começarão a fazer parte da rotina dos profissionais de maneira inteligente e estruturada.

3. Fortaleça a marca e facilite a comunicação

Aproveite as redes sociais corporativas e os canais de divulgação para fortalecer a presença da marca e facilitar a comunicação.

Utilize plataformas para transmitir informações interna e externa, e promova ações de RH que reforcem o employer branding.

4. Monitore e avalie constantemente

Estabeleça métricas de desempenho e monitore continuamente o impacto das tecnologias implementadas.

Avalie a eficácia das ferramentas em termos de eficiência operacional, engajamento dos talentos e melhoria nos resultados do RH.

5. Adapte-se às mudanças

A tecnologia está em constante evolução. Esteja aberto a atualizações e novos recursos que possam surgir.

A capacidade de adaptação é essencial para garantir que a gestão de pessoas continue alinhada com as melhores práticas e inovações.

A partir dessas medidas, a aceitação das tecnologias e a sua implementação com o apoio dos colaboradores se torna mais fácil e viável.

Como vimos, a tecnologia no RH não é apenas uma automação de processos, mas também parte integrante da estratégia da empresa. Por meio dela, é possível impulsionar a eficiência e promover um ambiente de trabalho mais inteligente e conectado.

Quer saber mais sobre como aprimorar seus processos de Gente e Gestão com o apoio da tecnologia, assine nossa newsletter.

Assim, você recebe em primeira mão os melhores conteúdos de tecnologia no RH e muito mais!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support