Tendências de RH para 2024 e além: prepare suas estratégias!

Tendências de RH para 2024 e além: prepare suas estratégias!

Em meio às inovações digitais, atualizações geracionais e transformações dos modelos de trabalho, novas tendências de RH nascem e a área se transforma.

E é exatamente isso que estamos vivendo agora: a consolidação de teorias e estudos que têm sido discutidos desde a última década pela área de Gente e Gestão.

O período pós-pandêmico, por exemplo, é marcado pelos trabalhos remoto, híbrido e home office, pela Inteligência Artificial (IA) aplicada em diferentes processos, entre muitos outros.

Tantas mudanças, porém, afetam desde CEOs até estagiários e podem assustar profissionais que ainda não estão habituados a essa recente realidade.

Preparamos este artigo para explicar as tendências de RH e ajudar você guiando a construção das suas estratégias de Gestão. Confira!

Entenda por que acompanhar as novas tendências de RH

Na vida, é preciso aderir a certas mudanças para não ficar para trás. Isso vale para todas as áreas — sobretudo a profissional. Quando acompanhamos a evolução natural da cultura e da tecnologia, por exemplo, expandimos o nosso conhecimento e mantemos a relevância do nosso trabalho.

Nesse cenário, se notamos indícios de mudança nos negócios, precisamos ir além e buscar compreender as motivações disso acontecer.

Sobretudo quando falamos de profissionais de Recursos Humanos, se abrir para o novo é essencial. Afinal, a profissão exige a compreensão de pessoas e seus comportamentos em diversos níveis, dentro e fora do trabalho.

Ter esse tipo de abertura é uma maneira de enxergar além do óbvio e criar estratégias que impulsionem resultados cada vez melhores.

Conheça as principais tendências de RH para 2024 e os próximos anos

Estamos vivendo uma década de muitas previsões sobre o futuro do RH e da área de Gente e Gestão. O período atual, marcado pela pós-pandemia, acelerou pesquisas e testes envolvendo a tecnologia e abriu espaço para reflexões sobre novas noções de vida e estratégias empresariais.

Algumas das tendências para os próximos anos já estão acontecendo hoje mesmo. Isto é, muito do que vamos falar, agora, segue como uma aposta para os próximos anos no mundo dos recursos humanos. Confira!

1. Valorização da employee experience

Entre as principais tendências de RH, uma que vem forte é a valorização da employee experience de maneira integral. Ou seja, pensar na experiência do funcionário como um todo, abraçando as dimensões de saúde mental, bem-estar e desenvolvimento.

Isso porque os profissionais querem ser vistos como pessoas, acima de qualquer cargo. O que reflete na busca de novas formas de enxergar a gestão, em valorizar o capital humano e respeitar os limites de cada colaborador.

Para Robson Barbosa, Diretor Executivo da Selpe, “essa abordagem assegura um ambiente de trabalho mais harmônico, culturas organizacionais saudáveis e oportunidades de crescimento. Para o colaborador, tudo isso se reflete no aumento da satisfação, engajamento e desenvolvimento”.

Pensando nisso, é válido também refletir sobre como a empresa tem trabalhado diversidade e inclusão como parte da cultura organizacional. Isso é importante porque impacta diretamente na relação do colaborador com o espaço de trabalho, estimulando de forma positiva ou negativa as suas entregas.

2. Trabalho híbrido, home office e anywhere office

Ainda falando sobre a experiência do colaborador, é preciso pensar também nos novos modelos de trabalho, como o híbrido, home office e o anywhere office.

O isolamento social escancarou as possibilidades do trabalho remoto para determinadas áreas de atuação. A partir disso, mesmo com o fim da quarentena, muitas empresas adotaram o home office ou o trabalho híbrido de forma definitiva.

Além da redução de gastos com escritórios físicos, outra vantagem desses modelos é a possibilidade de trabalhar à distância e em qualquer lugar. Essa característica abraça a visão mais atual de cultura corporativa.

“Embora pareça um tema recorrente, o modelo tradicional de trabalho está passando por redefinições significativas. Empresas estão implementando políticas que oferecem opções de trabalho remoto, horários menos engessados e ambientes de trabalho híbridos. Essas iniciativas proporcionam um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, destaca Robson.

3. Avanço da Inteligência Artificial nos processos de Gente e Gestão

A Inteligência Artificial tem sido uma frequente pauta de discussão, principalmente quando o assunto é futuro do mercado de trabalho.

Existe um medo comum de que a tecnologia tome o lugar das pessoas em um futuro próximo, mas a verdade é que ela existe para nos proporcionar agilidade para tomadas de decisão com qualidade e nos ajudar na resolução de problemas complexos.

Na gestão de pessoas, por sua vez, as IAs podem ser implementadas em processos de Recrutamento e Seleção, otimizando etapas operacionais como a triagem de currículos, reduzindo o tempo dedicado à demanda e auxiliando na seleção de candidatos com base em competências compatíveis com a vaga.

É possível utilizar a IA até mesmo para avaliar o desempenho dos colaboradores, prevenindo possíveis casos de turnover por meio da análise de dados históricos e indicadores de engajamento.

Além disso, Robson destaca que “sistemas avançados de análise de dados e algoritmos preditivos estão sendo utilizados para otimizar a seleção de talentos, identificar áreas de melhoria e personalizar o desenvolvimento”.

4. Foco em People Analytics

Segundo o estudo “The changing face of HR in 2024” do Sage Group in Research Report, 83% das lideranças de RH afirmam que a área está desatualizada em termos de tecnologia e automação de processos.

Em contrapartida, os dados serão inseridos cada vez com mais força no trabalho, pois eles nos revelam pontos ricos sobre a corporação. No entanto, para trabalhar com dados, é preciso ter inteligência para fornecer orientações precisas.

Afinal, é preciso saber interpretar as informações coletadas por plataformas que mostram o desempenho do negócio. Nesse contexto, a análise de dados será cada vez mais frequente e necessária nas empresas.

Quando falamos em People Analytics, por exemplo, estamos nos referindo a ferramentas que mensuram tendências, padrões e oferecem insights a respeito do desempenho dos funcionários.

Além disso, a análise de dados no RH identifica níveis de satisfação, motivação e engajamento das pessoas de uma equipe.

5. Uso de chatbots

Para otimizar a comunicação entre a empresa e os clientes, o uso de chatbots entra nas tendências de RH para os próximos anos.

Já utilizada por grandes corporações, esse tipo de ferramenta permite que o foco da equipe de Gente e Gestão se direcione a atividades mais estratégicas.

Um exemplo forte exemplo é o uso do ChatGPT no RH, uma Inteligência Artificial orientada por comandos humanos que pode auxiliar os profissionais da área em diversos processos como feedbacks e avalição de talentos, treinamentos corporativos e atendimento a colaboradores.

Aqui, as questões relacionadas a benefícios, procedimentos internos, assim como outras dúvidas comuns deixam de ser uma tarefa humana.

Saiba como implementar as tendências de RH na sua empresa

As tendências de RH apresentadas, segundo especialistas, poderão perdurar pelos próximos anos.

Antes de pensar em implementá-las, porém, é preciso se juntar às lideranças para fazer uma análise detalhada do status atual da sua empresa. Assim, será possível listar as necessidades principais do negócio e preparar o território para a adoção de novas práticas.

1. Estudar o status atual da corporação e seu planejamento estratégico

Todo novo processo ou ferramenta implantada em uma instituição exige custos, tempo de trabalho e treinamentos específicos. Por isso, estude o momento atual da empresa e seu planejamento estratégico para o curto, médio e longo prazo.

O que a área de RH e Gestão de Pessoas precisa no momento? Quais são seus objetivos e desafios? Pense em todo esse cenário para entender como a inovação e novas tecnologias poderão ser úteis e estratégicas.

2. Fazer pesquisas sobre a solução desejada

Assim que for de decisão da empresa a adoção de uma nova aplicação, é o momento de fazer pesquisas para, assim, contratar a solução desejada. Em seguida, é necessário montar um plano de ação coerente, determinando datas e envolvendo os profissionais necessários.

A escolha da melhor solução vai depender muito da necessidade das equipes e desafios identificados no tópico anterior.

3. Preparar as pessoas para as mudanças

Tão importante quanto o planejamento técnico é preparar as pessoas da sua organização para as mudanças que estão por vir. Comunique as razões por trás da implementação de novas ferramentas, os benefícios esperados e como as mudanças vão afetar a rotina de trabalho.

Em paralelo, ofereça treinamento e suporte para ajudar as equipes a se adaptarem às novas práticas e tecnologias. Uma equipe bem-preparada é fundamental para o sucesso de qualquer implementação.

4. Implantar testes e mensurar resultados

A implementação das tendências de RH deve começar com um período de testes. Isso permite avaliar como a solução se encaixa na dinâmica da sua organização e identificar ajustes necessários.

Durante esse período, lembre-se de registrar cuidadosamente os resultados durante esse período, pois eles servirão como base para a mensuração posterior do sucesso e para a identificação de áreas de melhoria junto à alta gestão da empresa.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, a tecnologia no RH é a principal aposta para o futuro da profissão, juntamente com a valorização do capital humano como um ponto essencial dentro dos processos de gestão.

Esperamos que o conteúdo te ajude a implementar as novas tendências de RH na sua empresa a fim de garantir sustentabilidade no longo prazo. Para saber mais novidades do mundo de Gente e Gestão, siga a Selpe no LinkedIn!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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