Como usar Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção?

Utilizar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção traz mais agilidade e eficiência para ações estratégicas do RH. Afinal, esse tipo de tecnologia se baseia em comportamentos humanos para traçar padrões e estruturar modelos preditivos.
Dessa forma, o tempo e os esforços da liderança e do RH podem ser direcionados para atividades e processos mais complexos. Isso colabora para uma maior automatização de processos, bem como a tomada de decisão amparada por dados mais confiáveis.
Neste post, você vai entender melhor o que é Inteligência Artificial e como ela pode ajudar a recrutar talentos com perfil compatível com a sua empresa. Boa leitura!
O que é a Inteligência Artificial?
O avanço da tecnologia no RH permitiu o desenvolvimento de soluções e mecanismos inteligentes baseados na coleta e tratamento de dados. Com isso, surgiu o conceito de Inteligência Artificial (I.A), que teve origem na Ciência da Computação.
Em resumo, a Inteligência Artificial é uma solução baseada na análise de dados, capaz de reproduzir ações e fornecer informações a partir da atuação de softwares. Em função da sua agilidade e dos insumos produzidos, é considerada similar à inteligência humana.
Assim, a ideia central da I.A. é evitar falhas cognitivas nos mais diversos processos e operações. Em função disso (e da sua semelhança com as capacidades humanas), também é vista como um campo de estudos.
Apesar disso, mesmo que tenha um comportamento similar ao humano, a versão artificial precisa de comandos, ainda que consiga trabalhar sozinha em diversas atividades. Um exemplo disso é a Inteligência Artificial aplicada aos processos de RH, como no recrutamento e seleção.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar no recrutamento de talentos?
Como sabemos, a partir do uso de softwares inteligentes e dinâmicos é possível potencializar os resultados de uma empresa. Afinal, a era digital chegou para ficar, exigindo que as organizações se adaptem ao uso de novas tecnologias e soluções.
A área de RH é uma das mais recentes a agregar a Inteligência Artificial em suas atividades, com foco para o recrutamento e seleção. Essa transformação digital contribui para que novas demandas surjam, como a necessidade de otimizar processos, realizar contratações mais ágeis e de investir em recrutamento preditivo e análise de fit cultural.
Dessa forma, podemos perceber vários aspectos positivos em relação a agilidade e assertividade promovidos pelo uso da I.A. no recrutamento. Uma das vantagens está na capacidade de atuar em processos de qualquer volume e fornecer elementos para tomada de decisões mais ágeis e seguras.
Assim, a sua empresa terá mais facilidades para atrair, recrutar e selecionar os melhores talentos, aumentando sua vantagem competitiva.
Quais as funcionalidades da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção?
Existem muitos benefícios em aplicar Inteligência Artificial em processos seletivos. Afinal, a I.A. traz diversas funcionalidades e aplicações na rotina do RH. A seguir, confira alguns dos principais usos na contratação de talentos da sua empresa!
Triagem de candidatos
A Inteligência Artificial pode ajudar na triagem de candidatos ao realizar o cruzamento entre os perfis cadastrados no banco de dados e os pré-requisitos informados pela empresa. A partir dessa análise, será mais fácil identificar profissionais que apresentam fit cultural com a organização e as qualificações necessárias para a função.
Essa funcionalidade se faz útil, principalmente, ao considerar que em determinadas vagas o número de candidatos pode ser elevado. Isso porque com a triagem automatizada é possível realizar uma seleção prévia de currículos mais aderentes à oportunidade.
Análise de soft skills
Durante muitos anos, o recrutamento e seleção priorizou as habilidades técnicas de profissionais (hard skills). Porém, atualmente, as habilidades comportamentais (soft skills) são essenciais e podem ser decisivas para a contratação.
Afinal, cada vez mais, o capital humano se torna o centro das estratégias corporativas. Com isso, as organizações se preocupam em manter times mais alinhados, que realmente entendem, valorizam e vivenciam a cultura organizacional.
Por esse motivo, apostar em soluções que possibilitam identificar tendências comportamentais e potencialidades na performance é tão importante. Nesse cenário, uma das principais alternativas é o recrutamento preditivo.
Baseado na coleta de dados, em People Analytics e em Inteligência Artificial, esse recurso pode transformar a estratégia do seu RH. Isso porque ele possibilita conhecer a fundo os profissionais, suas capacidades, formas de agir e compatibilidade com a equipe e a empresa.
Feedbacks em massa
Todo profissional que participa de um processo seletivo precisa receber um retorno sobre seu desempenho — para informar sobre próximos passos, aprovação ou reprovação. Porém, como sabemos, responder individualmente a tantas pessoas pode ser um desafio e tanto para o RH de muitas empresas.
Com um software adequado e que tem como base o uso de Inteligência Artificial, a função feedback em massa tende a eliminar o problema. Afinal, além de não deixar nenhum candidato sem resposta, ela poupa tempo das pessoas recrutadoras e demonstra o respeito para com os profissionais inscritos na vaga.
Redução no tempo de contratação
A demora no preenchimento de vagas internas pode trazer consequências para o negócio, dentre elas, a queda da produtividade de um setor importante. Entre outros motivos, isso pode acontecer tanto em função da sobrecarga de equipes quanto pelo atraso em alguma entrega importante.
Dessa forma, aplicar Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção é um ganho em agilidade e precisão. Além de otimizar ações de RH, a I.A. oferece informações e relatórios completos que auxiliam a liderança na escolha de perfis estratégicos para a sua equipe.
Se você gostou deste post, aproveite para baixar o nosso infográfico e ter em mãos um passo a passo simplificado de como potencializar o desenvolvimento da sua equipe com o uso da inteligência artificial!