Microlearning: o que é e como ajuda a desenvolver estagiários e trainees

Microlearning: o que é e como ajuda a desenvolver estagiários e trainees

Você já ouviu falar sobre microlearning? O termo em inglês, que em interpretação livre significa algo como aprender aos poucos, está se tornando cada vez mais comum. Nesse contexto, as empresas que souberem aproveitar oportunidades e adequar suas ações podem potencializar o desenvolvimento de jovens talentos.

Como sabemos, com as novas metodologias de gestão de pessoas e o uso da tecnologia na rotina, o aprendizado se reinventou. Além disso, as técnicas de treinamento e desenvolvimento organizacional priorizam novas nuances dos processos de aprendizagem. E é aqui que entra o microlearning!

Para entender melhor o que é essa tendência, como ela funciona e quais as suas vantagens, continue a leitura! Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como aplicar para estágio e trainee. Vamos lá?

O que é Microlearning?

O microlearning (termo traduzido como micro aprendizagem) é uma estratégia de ensino rápida e objetiva, que foca em facilitar o aprendizado por meio da distribuição de doses de conteúdo menores e de fácil assimilação. Além disso, configura uma metodologia de organização para programas de desenvolvimento.

Nesse cenário, os conhecimentos são organizados para serem destrinchados ao longo da trajetória de aprendizagem, se adequando às necessidades de cada um. Esse processo traz mais flexibilidade e praticidade ao estudo. Isso sem falar que também torna o aprendizado mais focado com as reais necessidade de um estudante.

Por ser mais objetiva, aprofundada e se ancorar em plataformas multimídia, a estratégia de microlearning torna o aprendizado mais interativo, favorecendo a concentração, a compreensão e a formação de novas competências.

Para isso, o microlearning segue a seguinte estrutura:

  • aulas de curta duração, com cerca de 3 a 5 minutos;
  • foco em um objetivo principal, que é abordado de maneira objetiva durante a explicação;
  • suporte em ambientes online;
  • trilhas de aprendizagem individuais.

Como funciona o Microlearning no T&D organizacional?

O microlearning é uma técnica muito usada no treinamento e desenvolvimento organizacional (T&D), pois otimiza e potencializa o aprendizado. Na prática, funciona para diversos temas atrelados o negócio, sejam institucionais ou voltados para o aprimoramento de hard e soft skills.

Para garantir um melhor aproveitamento do conteúdo, o tema geral é dividido em temas menores, que são abordados um a um em diferentes aulas. O resultado disso é que demanda menos tempo no dia a dia dos colaboradores e torna o estudo mais leve e pragmático, sem prejudicar a absorção do conhecimento.

Dessa forma, investir em microlearning é uma ótima estratégica para treinamentos corporativos, inclusive nos programas de estágio e trainee.

Quais outros termos preciso conhecer para aplicar a micro aprendizagem na minha equipe?

Nesse contexto em que a tecnologia se torna uma grande aliada da gestão de pessoas e do aprendizado, outros termos e métodos surgiram. Dentre eles o e-learning, que é um modelo de aprendizado amparado na tecnologia; e o b-learning, que é um modelo misto, que une o ensino tecnológico à distância e o presencial.

Como você já deve imaginar, esses dois modelos podem contribuir muito para o microlearning! Afinal, permitem a disponibilização de pílulas de conteúdo online, por meio de plataformas virtuais de aprendizado e interação. Descubra, abaixo, quando usar essas metodologias.

Quando usar o Microlearning nas empresas?

O microlearning pode ser utilizado em diferentes situações e contextos corporativos, com destaque para o desenvolvimento de jovens talentos. Tenha em mente que estagiários e trainees tendem a ter um perfil comportamental mais dinâmico, flexível e interativo – e, por isso, precisam de metodologias que acompanhem toda essa energia.

Mas, independentemente do estágio de amadurecimento profissional da equipe, o microlearning pode ser aplicado. Veja alguns exemplos de quando utilizar essa técnica:

  • onboarding de talentos;
  • contextualização de novas estratégias, definições de negócio e temas;
  • apresentação de novas regras e políticas internas;
  • treinamentos para desenvolver habilidades técnicas ou comportamentais;
  • SAC para solução de dúvidas frequentes;
  • pílulas de conteúdo recorrentes.

Como e por que aplicar o Microlearning no desenvolvimento de trainees e estagiários?

1. Aposte no onboarding personalizado

O processo de onboarding é extenso e deve contemplar aspectos como a cultura organizacional, objetivos de negócio, regras da empresa e políticas de convivência. Então, apostar no microlearning para tornar essa etapa mais leve e fluída, a encaixando na rotina de trabalho, pode ser uma ótima alternativa.

2. Invista em programas de desenvolvimento contínuo

O microlearning pode ser aplicado em diferentes momentos da jornada de jovens profissionais, favorecendo a continuidade das ações e potencializando seu desenvolvimento.

Para isso, invista em iniciativas de médio e longo prazo, proporcionando ensinamentos necessários à função, mas também de áreas de interesse. Já pensou a sua empresa investir em seus próprios talentos e solicitar que profissionais mais maduros gravem vídeos compartilhando conhecimentos?

Além disso, ter conteúdos objetivos disponíveis contribui para o autodesenvolvimento e protagonismo desses jovens em prol da própria trajetória.

3. Entenda o ritmo de cada um

Cada pessoa tem um ritmo e estilo de aprendizagem único. Por ser mais rápida, objetiva e dividida em diferentes etapas, a microaprendizagem permite aos estagiários e trainees aprender da maneira mais adequada para si.

Dessa forma, ainda que supervisionados por um profissional mais maduro e experiente, conseguem ditar a própria velocidade de estudos e o volume de conteúdo diário. Isso, inclusive, pode contribuir para trabalhar a agilidade de aprendizagem, impulsionando o autoconhecimento e otimizando o tempo.

4. Crie trilhas direcionadas para hard e soft skills

Ao criar trilhas de aprendizagem únicas, sua empresa potencializa resultados. Afinal, profissionais qualificados realizam entregas melhores em menor tempo, certo? Investir em jovens talentos significa ter uma performance ainda melhor no futuro!

Dessa forma, apostar em estratégias de desenvolvimento organizacional e na troca de conhecimentos mostra que seu negócio valoriza seus colaboradores e investe neles. Tudo isso favorece a retenção e a atração de talentos!

5. Aposte na gamificação como aliada do microlearning

A gamificação é uma estratégia muito usada para promover o engajamento de profissionais e apresenta excelentes resultados – principalmente para as novas gerações. Se aplicada junto ao microlearning nos treinamentos corporativos, pode tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo.

Dessa forma, contribui para que os profissionais realmente se concentrem nos aprendizados, desejem continuar a jornada e ir além.

6. Alie estratégias no job rotation de trainees

A união do microlearning com o job rotation é uma iniciativa que também agrega muito aos programas de trainee de uma empresa. Isso porque enquanto o primeiro divide o aprendizado em doses mais fáceis de assimilar, o segundo oferece uma experiência prática e multidisciplinar. Essa combinação favorece (e muito) o desenvolvimento das competências de jovens talentos.

Chegamos ao fim deste artigo e agora você já sabe o que é microlearning, como ele funciona e como aplicar na sua empresa. Se quiser entender ainda mais sobre o assunto, não pare por aqui! Aproveite sua visita ao blog e confira nosso conteúdo sobre programas de desenvolvimento para estagiários e trainees. O que acha?

Autora
Microlearning: o que é e como ajuda a desenvolver estagiários e trainees
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support