Treinamento de liderança: como treinar líderes para aceitarem críticas?

Treinamento de liderança: como treinar líderes para aceitarem críticas?

Um bom treinamento de liderança é essencial para preparar colaboradores com cargos mais estratégicos. Afinal, desempenhar a função de líder demanda muito mais que habilidades técnicas ou gerenciais.

Nesse processo, você pode trabalhar o desenvolvimento de diversas competências e analisar mais profundamente algumas soft skills importantes, como a responsabilidade e a capacidade de receber críticas.

As soft skills são fundamentais para formar líderes mais maduros, responsáveis e que vão saber liderar, orientar e inspirar seus liderados da melhor forma.

A partir do momento em que um gestor é bem treinado, ele passa a ouvir de forma mais ativa, a buscar o aperfeiçoamento contínuo e a ter mais maturidade para lidar com o trabalho e suas pessoas.

Quer saber como fazer um treinamento de liderança? Continue com a gente!

Aqui, você vai saber como conduzir bons treinamentos e como incentivar lideranças a lidarem bem com situações mais sensíveis no dia a dia da empresa, principalmente com críticas.

Por que é importante um treinamento de liderança com foco em feedbacks?

Ao ser aberto a críticas e feedbacks construtivos, um gestor se abre ao aprendizado e ao desenvolvimento constante.

Assim, um feedback positivo ou negativo de seus liderados ou pares pode ser um excelente incentivador para que uma equipe se desenvolva cada vez mais.

Afinal, se a liderança é bem treinada, isso também influenciará no bom desempenho de um time, concorda?

Um gestor que mostra abertura para receber avaliações e devolutivas sobre o seu desempenho também mostra humildade e maturidade.

Reconhecer que você não é infalível, mas que o retorno de alguém pode ajudá-lo a melhorar, mostra uma vulnerabilidade que aproxima o líder de seus liderados.

Para que o profissional desenvolva essas habilidades, é fundamental que ele tenha um treinamento adequado e guiado por métodos e trilhas que sejam coerentes — com o objetivo de negócio, propósitos e necessidades.

Em relação ao próprio desenvolvimento, os líderes se sentem mesmo preparados?

Sabemos que manter os líderes em constante aprendizado é essencial para o bom desempenho de uma empresa.

Porém, uma análise da Gartner, publicada pela revista “Você RH”, mostrou que o desenvolvimento dos líderes tem sido um dos maiores desafios da gestão.

Em relação aos gestores de nível médio, por exemplo, 28% afirmam que não recebem o desenvolvimento que precisam. Além disso, na opinião de 24% dos entrevistados, as empresas não preparam os líderes para o futuro do trabalho.

Esses números dizem respeito a um cenário macro de competências, e ressalta a necessidade que as próprias lideranças têm em relação à gestão.

Como fazer um bom treinamento de liderança?

Para treinar bons líderes, é preciso guiar os profissionais para que desenvolvam as competências e habilidades esperadas. A seguir, você vai conferir os 7 pilares que precisam ser trabalhados em um treinamento.

1. Promova o autoconhecimento

O líder precisa estar ciente dos seus pontos fortes e das suas fraquezas para saber como lidar com os desafios do dia a dia da Gestão de Pessoas.

Assim, para que o colaborador tenha consciência dos seus potenciais e limitações, é fundamental realizar um trabalho contínuo de autoconhecimento.

Essa habilidade está muito relacionada à capacidade de oferecer e, principalmente, receber feedbacks (positivos ou negativos).

Afinal, se o profissional conhece bem a si mesmo, ele pode encarar melhor feedbacks sobre seu comportamento ou desempenho sem desvalorizar sua atuação ou comprometer a relação entre os membros da equipe.

A partir do momento em que um feedback é bem recebido, torna-se mais simples aprender e buscar melhores formas de desenvolvimento. Ferramentas de assessment ou de avaliação de propósitos no trabalho podem ser usadas nessa etapa.

2. Foque na gestão de conflitos

Um líder deve ser capaz de mediar conflitos, solucionando divergências para conciliar interesses e ser justo com as partes envolvidas.

Para isso, é importante que ele aprenda habilidades e competências para fazer esse tipo de gestão com imparcialidade, foco nas pessoas e no negócio.

Dessa forma, é essencial que o treinamento de liderança foque no desenvolvimento de soft skills importantes, como comunicação não violenta, trabalho em equipe e inteligência emocional.

Para esse momento de treinamento, também pode ser interessante trazer trilhas de aprendizado que abordem criatividade e inovação, buscando trazer alternativas para desafios apresentados.

3. Incentive o desenvolvimento de inteligência emocional

É importante que você inclua no treinamento tarefas que envolvam o aprimoramento da inteligência emocional.

Um bom líder precisa ser capaz de reconhecer seus sentimentos e emoções e lidar com eles de forma equilibrada, principalmente quando receber alguma crítica.

Esse processo é integrado ao autoconhecimento, mas vai além. Afinal, envolve um entendimento mais profundo sobre as próprias emoções e reações.

Por isso, desenvolver a inteligência emocional é desenvolver também o autoconhecimento, a autogestão, a gestão de relacionamentos e a empatia.

“No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.”  (Daniel Goleman)

Investir na inteligência emocional para desenvolver lideranças inspiradoras e capazes de compreender seus traços emocionais é uma das chaves para o sucesso.

4. Aprimore habilidades de comunicação

Saber ensinar, orientar e guiar pessoas requer a habilidade de se comunicar bem. É o tipo de aptidão que contribui para a construção de bons relacionamentos entre gestor e equipe, gerando processos integrados e eficientes.

Além disso, o diálogo é uma das principais ferramentas de trabalho do líder, pois ele precisa zelar pelo bem-estar dos colaboradores, transmitir informações de forma objetiva e transparente e se fazer entender quanto a novas propostas e no repasse de feedbacks.

Para isso, um treinamento para lideranças deve envolver o exercício da intercomunicação, desenvolvendo competências para uma fala coerente, correta, compreensível e próxima.

5. Aperfeiçoe as relações interpessoais

Uma liderança forte deve ser capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis com seus liderados, pares e stakeholders da empresa. Isso é importante para que ela seja uma facilitadora de processos.

Ao prezar por boas relações, o gestor pode contar com apoio em momentos de desafio. Além disso, ele poderá fazer trocas positivas, valorizando os talentos da equipe. Por exemplo, em uma situação, o líder pode precisar de ajuda e, em outra, retribuir o favor.

Assim, é possível progredir cada vez mais e formar uma rede de contatos sólida e de confiança, que contribui, inclusive, para que o time alcance objetivos e metas previstos.

6. Estimule a escuta ativa

Uma boa liderança não só se comunica bem: ela também é capaz de escutar. Para isso, é necessário um exercício constante que envolve disciplina, tolerância e humildade para aprender a ouvir ativamente as pessoas.

Essa habilidade deve ser trabalhada por meio de vários exercícios práticos que estimulam a atenção plena ao diálogo.

Ela permitirá que o líder possa coletar mais informações do ambiente, o que possibilita uma visão completa e integrada das situações. Com isso, é possível tomar decisões mais maduras e realmente contribuir com o cotidiano da corporação.

Além disso, saber escutar é um passo importante para a aceitação de críticas. Ao estar aberto e atento ao que as pessoas têm a dizer, o gestor cria um ambiente favorável para a troca de experiências e feedbacks.

7. Incentive a resiliência

Gestores precisam suportar cobranças, desavenças, pressão e estresse diariamente, por isso a resiliência deve ser estimulada no treinamento.

A resiliência é a habilidade de enfrentar adversidades, retomando o estado de equilíbrio inicial. Assim, ela deve ser um dos principais pontos a serem trabalhados em um treinamento de liderança, uma vez que um bom líder precisa ser paciente para enfrentar os obstáculos do cotidiano.

Além disso, essa competência ajuda na aceitação de críticas, pois o profissional pode superar mais facilmente o abalo de um feedback negativo e encará-lo como algo construtivo.

Como aceitar críticas?

Um bom treinamento de liderança é essencial para que colaboradores tenham as competências básicas para manter boas relações corporativas e equilíbrio para lidar com feedbacks.

Para isso, há algumas práticas que auxiliam na recepção de possíveis críticas. Confira, a seguir, 3 ações para transformar a sua relação com feedbacks.

1. Saiba separar o pessoal do profissional

Muitas vezes, ao receber um feedback negativo, a tendência é de levar o comentário para o lado pessoal. Essa atitude compromete as relações de trabalho e faz com que você se feche para diferentes opiniões.

Portanto, quando alguém da sua equipe fizer alguma contribuição sobre a sua conduta enquanto liderança ou o seu desempenho nas funções técnicas e administrativas, entenda que aquela pessoa está em busca de um ambiente de trabalho mais colaborativo e que gera resultados.

2. Pondere os comentários e absorva apenas o essencial

O primeiro passo ao receber um feedback é praticar uma escuta atenta e buscar compreender o comentário.

Além disso, caso fiquem dúvidas ou margem para outras interpretações, é preciso questionar qual foi a real intenção do colaborador ao emitir uma opinião.

Entenda que os feedbacks, quando negativos, devem ser sempre construtivos e auxiliar no aperfeiçoamento individual e no desenvolvimento coletivo.

Portanto, quando receber uma crítica, filtre o que faz sentido e proponha mudanças. Mas preste atenção para não deixar que suas opiniões pessoais influenciem ao lidar com o comentário.

3. Valorize as percepções externas

Muitas vezes, habituados com a rotina e os anos de experiência, pessoas em cargos de liderança acabam desempenhando algumas funções de forma automática e centralizando o poder de decisão.

Porém, as mudanças são constantes e muitos colaboradores trazem ideias inovadoras quando há espaço para diálogo.

Além disso, clientes e parceiros podem também ter percepções sobre o modelo de negócios da empresa, de forma a estarem aptos a propor melhorias.

Por isso, valorizar as percepções externas é uma ótima maneira para melhorar a produtividade, trazer inovação e instaurar uma cultura de feedback.

O treinamento de liderança é uma medida fundamental para preparar profissionais para o exercício de funções de gestão.

Como vimos neste blog post, é importante estimular o desenvolvimento de competências interpessoais, como a capacidade de ouvir críticas, saber se comunicar, ter inteligência emocional, ter a habilidade para administrar conflitos e a resiliência, mas também estabelecer boas práticas de feedback.

Com esses traços, você certamente terá gestores fortes e hábeis para enfrentar os desafios que a sua empresa oferece. Se você gostou do conteúdo e quer receber mais dicas de liderança, assine nossa newsletter!

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