Qual a diferença entre Gestão de Performance e Avaliação de Desempenho?

Há alguns anos, a avaliação de desempenho era a principal ferramenta de análise e mensuração da atuação de um colaborador para executar suas atividades. Esse processo evoluiu para um conceito mais abrangente, que hoje chamamos de Gestão de Performance.
Com o surgimento de novas visões sobre as habilidades e competências, como as hard e as soft skills, um melhor gerenciamento do desempenho se fez necessário para entender colaboradores e equipes.
Neste post, vamos entender o conceito de Avaliação de Desempenho e Gestão de Performance, assim como suas principais diferenças. Continue a leitura e veja como é fundamental saber gerenciar seu capital humano!
O que é a Avaliação de Desempenho?
Observar, medir e analisar a performance de cada colaborador é essencial para entender seu potencial e sua performance.
Nesse sentido, a avaliação de desempenho é um dos métodos que apresenta mais resultados consistentes entre as expectativas da empresa e o que o profissional entrega individualmente.
Sua aplicação pode ocorrer a cada três, seis ou doze meses, de acordo com as necessidades e objetivos da organização. O RH é responsável, junto com o gestor de cada área, pela aplicação e análise dos resultados e dados.
Assim, são avaliados aspectos importantes como as competências e comportamentos observáveis e as entregas com base em objetivos chaves, indicadores, metas, desempenho em projetos, dentre outros. Ou seja, tudo que é capaz de impactar no performance é elemento importante nas etapas de avaliação de desempenho.
O que é a Gestão de Performance?
Baseada em indicadores de desempenho, a gestão de performance é uma metodologia mais abrangente. Seu foco principal é no gerenciamento das habilidades e competências, por isso, prioriza os resultados e a eficiência dos processos.
Além do desempenho individual dos colaboradores, a gestão de performance amplia a visão para a execução de processos e atividades, para identificar os possíveis gargalos que interferem nos resultados da empresa.
Caminhando lado a lado com a gestão empresarial, a gestão de performance é usada para assegurar a execução do planejamento estratégico da empresa, sobretudo, no alcance das metas.
Para que os profissionais sejam considerados de alta performance, é preciso monitorar seus resultados e entender a qualidade e agilidade de suas entregas. Por isso, é essencial para a gestão observar desde o comportamento até as entregas de demandas.
Além disso, é fundamental compreender os diferenciais competitivos e os pontos a desenvolver de cada colaborador.
Mas, acima de tudo, é preciso identificar o que funciona coletivamente, incluindo não apenas as competências e habilidades individuais, mas o ambiente de trabalho, o clima organizacional e a atuação das lideranças.
Como diferenciar a Gestão de Performance da Avaliação de Desempenho?
Apesar de tradicionalmente ser conhecida como o método de mensuração dos resultados individuais, a avaliação de desempenho aplicada de forma tradicional aonde contemplava aspectos mais intrínsecos caiu em desuso.
O método que antes se preocupava em medir o desempenho dos colaboradores, deu lugar à gestão de performance e sua atuação expandida.
Ou seja, se por um lado a avaliação de desempenho se ocupa em medir o trabalho executado individualmente, a gestão de performance não se atém apenas a um colaborador, ou seja, o campo de observação é macro, contextualizando toda a empresa.
Assim, podemos dizer que a avaliação de desempenho é um dos recursos utilizados pela gestão de performance em sua estratégia de acompanhamento de resultados. O gerenciamento, por sua vez, envolve avaliar esses resultados e criar ações de desenvolvimento e melhoria.
Aplicações
A avaliação de desempenho tem aplicabilidade pontual, já a gestão de performance é um processo de acompanhamento contínuo. Essas diferenças parecem sutis, mas determinam os rumos de uma empresa, considerando a forma de acompanhamento das equipes.
Com isso, a avaliação de desempenho trabalha especialmente o presente, enquanto a gestão de performance acompanha a trajetória dos colaboradores visualizando ações futuras — um time alinhado à cultura organizacional e capacitado em suas funções para diferenciar o negócio no mercado.
Como a gestão de performance pode, inclusive, ser aplicada desde a fase de recrutamento em seleção, o perfil dos candidatos é observado, de modo que correspondam às necessidades e expectativas da empresa tanto a curto quanto a longo prazo.
Por que priorizar a Gestão de Performance na empresa?
Os profissionais, em sua maioria, estão em busca de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, até mais do que altos salários e benefícios. Com isso, a avaliação de desempenho pode ser importante, mas não é suficiente.
A gestão de performance potencializa os resultados por meio de ações que colocam os colaboradores no centro do negócio. Dessa forma, as decisões incluem mais as pessoas e como elas podem contribuir para o sucesso da empresa.
Assim, a definição de metas, objetivos chaves, as avaliações de desempenho e os feedbacks oferecidos fazem mais sentido. Além disso, com o direcionamento comportamental e técnico das equipes, o posicionamento da empresa em relação à valorização e estímulo ao crescimento é melhorado também.
A gestão de performance é, portanto, uma estratégia organizacional que traz benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores ao potencializar as habilidades, voltadas para resultados sem deixar de lado a trajetória construída ao longo da jornada.
Gostou do post? Que tal aproveitar a visita e o tema para ler mais um dos nossos artigos, dessa vez sobre a gestão por competências e porque você deve investir nessa estratégia!