Gestão por Resultados: saiba o que é, como fazer e quais os impactos na gestão de pessoas

Gestão por Resultados: saiba o que é, como fazer e quais os impactos na gestão de pessoas

A gestão por resultados tem como foco o cumprimento de metas, priorizando a entrega final em detrimento dos processos. Por isso, observa se os objetivos estratégicos do negócio foram atingidos, independentemente da maneira como isso aconteceu.

Em função disso, muitas empresas tem optado por esse modelo de gestão, em que o resultado final é o que verdadeiramente importa. Mas, para que tanto liderança quanto colaboradores se adaptem à essa metodologia, é preciso realizar um planejamento eficiente e que equilibra pessoas e metas, certo?

É por isso que neste artigo vamos explicar o que é gestão por resultados, como ela funciona e quais os seus principais benefícios. Além disso, trouxemos um passo a passo completo para aplicar essa estratégia na sua empresa! Vamos lá?

Entenda o que é Gestão por Resultados

A gestão por resultados é um modelo de administração de equipes e gerenciamento de processos que tem como foco o cumprimento dos objetivos do negócio.

Do inglês Management by Results (MBR), o termo surgiu em 1950 e consiste em uma maneira de coordenar empresas tendo os resultados como centro de todas as demandas corporativas.

Por isso, esse tipo de gestão exige muito empenho por parte dos colaboradores, bem como visão sistêmica e transparência na comunicação. Além disso, para que seja eficiente, a gestão orientada a resultados organizacionais deve ter como pilares:

  • planejamento estratégico;
  • visão de negócio;
  • elaboração de objetivos de forma participativa;
  • incentivo para o cumprimento das metas (reconhecimento, bonificações).

Além da gestão por resultados, existem também outras maneiras de administrar equipes e é preciso entender qual melhor se adequa à sua empresa.

Um modelo muito utilizado é a gestão por competências, em que o potencial de performance e o processo de desenvolvimento são priorizados. Portanto, avalie todas as possibilidades!

Saiba como funciona a Gestão por Resultados na prática e confira 5 passos para aplicar na sua empresa

Para que a gestão por resultados funcione na prática é preciso que todos os profissionais da empresa estejam alinhados e imersos nessa cultura. Além disso, as equipes devem se planejar e organizar processos de forma a orientar o pensamento estratégico.

Em muitas organizações, os objetivos são definidos em um plano macro corporativo, que se destrincham entre equipes e subnúcleos.

Contudo, há aquelas em que os resultados são distribuídos como metas individuais para seus profissionais – por exemplo, quando um colaborador precisa realizar vendas para atingir determinado faturamento.

E, para promover uma gestão por resultados eficiente, existem algumas boas práticas. Confira o passo a passo!

1. Análise dos objetivos de negócio

Para o sucesso de um negócio e de suas iniciativas (internas e externas) é fundamental que a gestão tenha um entendimento amplo sobre a empresa.

Essa análise envolve a revisão do planejamento estratégico, da cultura organizacional, dos objetivos em médio e longo prazo e de qual é o verdadeiro propósito da organização.

Outro ponto importante é que a liderança não seja a única parte a ter acesso a essas informações: a equipe de Gente e Gestão e os colaboradores, de uma forma geral, devem conhecer também essa visão do negócio.

2. Definição de metas para as equipes

A ideia central de uma gestão orientada a resultados é que sejam estabelecidas metas que devem ser alcançadas em um determinado período de tempo.

Então, é essencial que a diretoria da empresa estabeleça objetivos de negócio junto às lideranças e, em seguida, que elas definam com seus liderados as metas para o setor. Assim, todas as pessoas estarão alinhadas para ir em busca dos melhores resultados.

Tudo isso contribui para que exista maior engajamento, satisfação, motivação e trabalho com propósito.

3. Acompanhamento do processo e monitoramento de resultados

Toda ação corporativa demanda acompanhamento contínuo das iniciativas propostas, com um monitoramento dos resultados parciais. Dessa forma, é possível assistir ao processo como um todo, observando aquilo que deu certo e o que pode ser modificado.

Como consequência, será mais fácil adaptar estratégias, elaborar planos de ação mais assertivos no futuro e guiar a busca por resultados e o cumprimento dos objetivos.

4. Avaliação de desempenho

É fundamental, além de acompanhar todas as etapas, avaliar também o desempenho obtido ao final do processo. Por essa razão, inclusive, é que as metas devem ser definidas pensando na sua conclusão em um determinado período de tempo.

Com isso, será possível metrificar e analisar quais objetivos foram conquistados, mas também aqueles que não foram totalmente concluídos.

Essa informação servirá como base para os próximos planejamentos e para propor ações de desenvolvimento profissional.

5. Valorização dos resultados alcançados

Por fim, em uma empresa que aposta na gestão por resultados, é essencial investir no reconhecimento das equipes, valorizando suas conquistas. Para isso, oferecer bonificações, prêmios ou outro tipo de recompensa equivalente ao desempenho do setor é uma ótima iniciativa!

Saiba o que é preciso para realizar a Gestão por Resultados Organizacionais

Como vimos, existem algumas orientações para realizar a gestão por resultados na prática, como a definição de metas e a valorização das conquistas.

Além disso, existem também adequações que podem tornar esse processo muito mais fácil e dinâmico na sua equipe. Veja abaixo cinco práticas para fortalecer uma cultura guiada a resultados!

Adequação da cultura organizacional

Para que a empresa como um todo se adapte a gestão por resultados é preciso que o RH se mobilize para propor ações que, pouco a pouco, contribuam para essa mudança de mentalidade.

Isso porque a cultura é a identidade de uma organização e reflete o perfil de seus colaboradores. Por isso, as equipes devem ter participação ativa na adequação cultural, entendendo o porquê do foco em resultados e o seu papel na conquista de objetivos.

Elaboração de plano de ação

No tópico anterior trouxemos o passo a passo para aplicar a gestão por resultados na sua empresa. E, como você já sabe, tudo isso demanda muito planejamento e conhecimento de negócio.

Por isso, elaborar um plano de ação detalhado, com a participação das lideranças corporativas e pensando em tarefas para curto, médio e longo prazo pode fazer toda a diferença!

Treinamentos de equipe

Promover treinamentos para lideranças e equipes pode ser também um grande diferencial na implementação da gestão por resultados.

Isso porque optar por um novo modelo de gestão demanda que os profissionais dominem determinadas habilidades técnicas e comportamentais. Dentre elas, o uso de ferramentas para gestão de resultados e a capacidade de se comunicar abertamente e trocar feedbacks.

Escolha das melhores ferramentas

Algumas ferramentas podem ajudar a gestão a acompanhar os resultados do negócio, observando desempenho e alcance de metas. Confira as principais:

OKR

O método OKR, que é a sigla para objetivos e resultados-chave em inglês, permite o acompanhamento próximo das metas de uma equipe ou organização.

Nele, normalmente representados em planilhas, são definidos objetivos macro de negócio e quais resultados-chave devem ser alcançados para a conquista daquela meta. Periodicamente, a equipe deve avaliar seu desempenho e propor ações para melhorar o que for preciso.

KPI

Os indicadores-chave de performance, ou KPIs, são uma ótima maneira de mensurar diversos aspectos da sua empresa. Seja por indicadores de RH, seja por métricas associadas a uma tarefa.

Para utilizar KPIs na sua gestão de resultados, basta definir quais aspectos devem ser mensurados, como isso será feito e com qual periodicidade. Além disso, é interessante estabelecer um índice desejado, o tendo como meta.

Plataformas de Gente e Gestão

Que a tecnologia no RH pode ajudar a revolucionar os resultados da sua empresa não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem plataformas próprias para gente e gestão digital?

Com elas, é possível monitorar o desempenho de colaboradores, seu desenvolvimento e a performance de equipes. Tudo isso por meio da coleta e análise de dados e do gerenciamento de processos de forma automatizada.

Entendimento do espaço de trabalho

Mais do que nunca é preciso entender os espaços de trabalho e como cada contexto impacta na gestão por resultados. Afinal, o modelo de trabalho presencial vem, cada vez mais, dando espaço para a modalidade remota ou híbrida.

Por isso, é preciso entender como medir e acompanhar a definição e a conquista de objetivos, independente se as equipes estão no escritório, em casa ou em ambos.

Afinal, a gestão de resultados no home office pode ser um desafio para as lideranças, diferente das equipes presenciais, não é mesmo?

Conheça os principais benefícios desse modelo de gestão

Uma das principais vantagens desse modelo de gestão é que, quando encontra profissionais compatíveis, sua empresa irá perceber um ganho em motivação e engajamento. Afinal, todas as pessoas estarão unidas por um mesmo propósito e em busca dos melhores resultados.

Além disso, é comum que nesses modelos de gestão os profissionais tenham uma comunicação mais aberta e objetiva, que facilita a troca de feedbacks.

Consequentemente, as entregas também acontecerão com maior qualidade, eficiência e agilidade.

Outro benefício de coordenar equipes guiadas a resultados está na clareza de objetivos, que contribui para o alinhamento entre os pares. Todos esses fatores colaboram para o aumento da produtividade, fazendo com que as metas sejam cada vez mais desafiadoras e empolgantes.

Por essa razão, empresas que apostam na gestão por resultados costumam vivenciar um rápido crescimento, bem como mais criatividade e inovação em processos.

Mas lembre-se: isso deve acontecer de forma saudável, sem prejudicar a felicidade e o bem-estar dos colaboradores!

Descubra a relação entre Gestão de Pessoas e Resultados de negócio

As pessoas são a parte mais importante de um negócio. Afinal, é do esforço, energia, conhecimentos e dedicação de seu capital humano que uma empresa prospera.

Por esse motivo, investir na gestão de pessoas humanizada, em que há proximidade, empatia, suporte e apoio para o desenvolvimento é essencial. Assim, a sua equipe se sentirá amparada e confiante para ir em busca dos objetivos e resultados esperados.

Então, para realizar uma gestão por resultados estratégica e que cumpre com as expectativas do negócio, invista também na felicidade de seus profissionais.

Como fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados

Para fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados, é preciso investir ativamente no capital humano, valorizando seu potencial de performance. E, para isso, apostar em programas de desenvolvimento, trocas de feedbacks e em ações de promoção ao bem-estar pode fazer uma grande diferença!

Além disso, observar o desempenho e a performance dos colaboradores é essencial para estabelecer uma estratégia guiada a resultados, não é mesmo? Então, caso queira saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir nosso artigo sobre Avaliação de Desempenho!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support