Atração de Talentos: 13 dicas para atrair com estratégia e foco no negócio

Atração de Talentos: 13 dicas para atrair com estratégia e foco no negócio

Investir na atração de talentos de forma inteligente e estratégica é essencial para o sucesso de um negócio. Afinal, no médio e longo prazo, a qualidade desse processo reflete no employer branding e na retenção de profissionais.

Para muitas empresas, encontrar profissionais alinhados às expectativas do negócio e de cada vaga trabalhada é um grande desafio. E isso é observado em vagas de todas as complexidades — desde programas de estágio e trainee até cargos mais estratégicos e de liderança.

Neste post, você entenderá o que é e como funciona uma boa atração de talentos e 13 dicas da nossa equipe. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Entenda o que é atração de talentos estratégica

A atração de talentos é uma das principais etapas do recrutamento e seleção. Composta por um conjunto de técnicas, é um processo para atrair os profissionais certos para uma empresa.

Para isso, esses talentos precisam ter fit cultural, habilidades técnicas e comportamentais que agreguem valor ao negócio e vontade de se desenvolver junto à equipe.

Assim, o setor de RH consegue encontrar pessoas compatíveis com as vagas em aberto e realizar contratações mais certeiras. Isso contribui para o alcance de melhores resultados, bem como para o aumento da satisfação e da produtividade dos times.

Ou seja, o processo de atração se relaciona com a capacidade das empresas conseguirem despertar o interesse de candidatos em potencial. Dessa forma, é possível ter mais inscrições em processos seletivos e alimentar um rico pipeline de talentos. Quando falamos em programas de estágio, por exemplo, um pipeline robusto e diverso é essencial.

Saiba como funciona o processo de atração de talentos

O mercado de trabalho vem sofrendo rápidas transformações nos últimos anos, o que impulsiona a demanda de contratações. Se antes as empresas eram as maiores tomadoras de decisão em processos seletivos, hoje são os profissionais que têm grande poder de escolha.

Isso porque as prioridades também vêm mudando. Muitas pessoas, principalmente das novas gerações, tendem a priorizar o bem-estar, a felicidade e a busca pelo propósito. Nesse cenário, pessoas com experiências profissionais mais sólidas, bons currículos e habilidades comportamentais bem desenvolvidas têm ainda mais autonomia de escolha.

Por outro lado, para candidatos a estágio ou trainee a realidade é outra: são pessoas em início de carreira, que, muitas vezes, idealizam a profissão na empresa dos sonhos. E é aí que entra a necessidade de investir em uma boa estratégia de atração de talentos!

O processo de atração busca trabalhar a força da marca e sua identidade com o objetivo de aproximar profissionais compatíveis e evidenciar que suas expectativas serão atendidas pela empresa.

Como resultado desse investimento, mais pessoas qualificadas e que se identificam com a sua marca terão interesse em fazer parte da equipe. Essa estratégia funciona, então, como um “imã de talentos” e traz benefícios para diferentes áreas do negócio.

13 dicas para um processo de atração e retenção com foco no negócio

Agora que você já sabe o que é atração de talentos, que tal conferir um passo a passo para tornar  seu processo mais estratégico e efetivo? Confira, a seguir, 13 dicas essenciais!

1. Entenda a cultura organizacional e o propósito da empresa

Para contratar pessoas com fit cultural é preciso, antes de mais nada, entender a cultura da empresa a fundo, concorda?

Por isso, o primeiro passo para a atração de talentos é conhecer a verdadeira identidade da organização. Para isso, busque entender quais dinâmicas fazem parte da rotina e quais pensamentos são compartilhados internamente.

Dessa forma, será mais fácil identificar quais objetivos regem o negócio, quais perfis tendem a ter melhor aderência em cada equipe e quais hard e soft skills observar em candidatos.

2. Estude a estratégia e objetivos de negócio

Outra dica importante para atrair talentos que atendam às necessidades da sua empresa é estudar a estratégia e os objetivos do negócio junto aos gestores das áreas.

Assim, ao buscar pessoas para uma vaga ou para nutrir o banco de talentos, será mais fácil identificar aquelas com maior compatibilidade.

3. Integre a liderança aos processos de atração

As lideranças, possivelmente, são as maiores entendedoras das necessidades da empresa. Por isso, são capazes de identificar gaps na gestão e peças-chave que estão faltando nos times.

Além disso, tem experiência de mercado e domínio sobre a cultura organizacional, o que facilita a percepção de quais habilidades e competências são necessárias na equipe.

Por isso, integrar a liderança aos processos de atração de talentos pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, otimizando a seleção.

4. Invista no fortalecimento da marca empregadora

Uma parte essencial para a atração de talentos é ter um employer branding bem estruturado, que potencialize a valorização da marca no mercado. Afinal, ter uma marca empregadora forte e bem vista pelos profissionais favorece o sentimento de identificação e o desejo em fazer parte.

Para tal, é preciso ter atenção às reais necessidades dos colaboradores que já fazem parte da empresa e quais melhorias eles desejam. É importante também avaliar como o público consumidor e os clientes finais da marca a avaliam, buscando entender o mercado de um modo geral.

Além disso, investir em um marketing de atração personalizado é uma ótima estratégia para fortalecer a marca empregadora. Isso porque evidencia sua cultura, rotina e valores para o público externo, a tornando conhecida e admirada.

Inclusive, essa presença digital e os imaginários em torno da organização exercem forte influência em públicos mais jovens!

5. Crie boas descrições para as vagas em aberto

Uma das principais técnicas para atrair talentos de forma inteligente está no processo de criação das vagas. Nessa etapa, mais do que definir um cargo a ser ocupado, é preciso elaborar uma boa descrição sobre a oportunidade.

Para isso, considere habilidades, qualificações e experiências necessárias para a função, bem como características desejadas e fatores que podem ser um diferencial na seleção. Um importante guia é observar as atividades que serão atribuídas ao profissional, a maturidade esperada e o perfil comportamental da equipe.

6. Aposte em tecnologia no recrutamento

O uso de tecnologia no RH já é uma realidade para muitas empresas que desejam tornar o setor ainda mais estratégico e valorizar as potencialidades dos colaboradores.

No recrutamento, diversas soluções podem ser utilizadas para conhecer melhor os profissionais e ter mais assertividade nas contratações. Dentre elas, estão as plataformas de recrutamento inteligente, para gestão de pessoas e vagas; e as tecnologias de análise preditiva e mapeamento comportamental.

Essas ferramentas permitem avaliar candidatos de forma automatizada e identificar seu potencial de performance. Tudo isso por meio da coleta e análise de dados e do uso de algoritmos personalizados.

7. Realize processos seletivos humanizados

Outro ponto fundamental para potencializar a atração de talentos é prezar por processos seletivos mais humanizados. Ou seja, que promovam a sensação de acolhimento e bem-estar. Dessa forma, a tendência é que os candidatos se engajem ainda mais com as etapas propostas.

Além disso, mesmo que um profissional não seja selecionado ao final do processo, ele terá vivido uma experiência positiva com a empresa. Isso contribui para trabalhar a força da marca e criar um sentimento de identificação e desejo de pertencimento.

Como consequência, é possível que essa pessoa participe de novos processos seletivos no futuro. E, até mesmo, que fale bem da organização para pessoas próximas e nas redes sociais.

É importante lembrar ainda que, muitas vezes, esse é o primeiro contato de futuros estagiários e trainees com o mercado de trabalho. Por isso, oferecer uma experiência humanizada é ainda mais importante. Caso contrário, pode frustrar expectativas de pessoas com grande potencial.

8. Construa um pipeline de talentos qualificado

Para atrair bons talentos para um processo de seleção é ideal que a empresa já tenha acesso a um banco de currículos qualificado. Dessa forma, o processo de recrutamento será mais ágil, prático e certeiro.

No caso dos programas de estágio ou trainee, ter um pipeline de talentos robusto pode ser um grande diferencial para a formação de equipes. Afinal, ter uma rede de relacionamentos diversa, criativa e engajada pode trazer diversos benefícios para o negócio no médio e longo prazo.

9. Ofereça uma política de remuneração e benefícios competitivos

Oferecer uma boa política de remuneração e benefícios é essencial para atrair talentos para a sua empresa. Afinal, um salário competitivo e vantagens compatíveis com o momento de vida do profissional são um diferencial para integrar à equipe.

Pense comigo: uma vaga na empresa X oferece um salário A e plano de saúde; já na empresa Y, o salário é equivalente a 2A e além do plano de saúde é oferecido vale alimentação ou refeição. Considerando uma mesma posição e que ambas organizações têm uma cultura atrativa, qual seria a sua escolha? Acredito que a segunda opção, não é?

Então, basta usar essa mesma linha de pensamento para potencializar sua estratégia de atração! Mas, claro, avalie o contexto do negócio, o orçamento disponível e aquilo que faz sentido para a sua equipe.

Além disso, lembre-se de observar as regras para contratar estagiários e trainees, bem como a média de remuneração oferecida para a categoria. Isso porque embora tenha menor custo atribuído à sua contratação, principalmente no estágio, esses jovens esperam ser reconhecidos e valorizados.

10. Tenha um EVP atraente

Ter um employee value proposition atrativo, ou seja, uma boa proposta de valor, pode ser uma grande vantagem na hora de atrair candidatos. Isso porque é esse conjunto de benefícios que fará com que um profissional escolha ser parte da sua empresa e não de outra.

Para isso, é interessante apostar não somente em uma boa remuneração, mas também no alinhamento cultural e de expectativas. Mas, mais do que isso, é importante promover ações direcionadas para o bem-estar dos colaboradores e seu desenvolvimento de carreira.

11. Invista em planos de carreira e oportunidades de desenvolvimento

Um dos principais pontos para atrair bons talentos é a oferta de oportunidades reais de crescimento e aprendizado. Por essa razão, evidenciar que a organização investe em planos de carreira e quais são as possibilidades para aquele profissional é uma ótima estratégia.

Porém, para que a iniciativa realmente impacte a experiência do colaborador, ela precisa ser verdadeira e embasada. Ou seja: deve haver real investimento em aprendizado e desenvolvimento, bem como chances reais de promoção na carreira.

Com isso, além de atrair pessoas engajadas e que buscam pelo sucesso, será possível reter também os melhores talentos. Afinal, apostar no potencial de performance desses profissionais demonstra valorização e respeito ao seu desempenho e entregas.

12. Promova iniciativas de Gente e Gestão

O setor de Gente e Gestão é um dos principais responsáveis pela gestão de pessoas, zelando por seu bem-estar, segurança e desenvolvimento. Por esse motivo, muitas de suas iniciativas perpassam a construção do EVP e de planos de carreira, por exemplo.

Além disso, os projetos conduzidos pela área têm o poder de transformar o clima organizacional, favorecendo a satisfação e o engajamento das equipes. E, para tudo isso, acompanhar os indicadores de RH e propor mudanças estratégicas na rotina corporativa é essencial.

Esse conjunto de ações e os impactos gerados por elas na experiência dos funcionários colabora para uma melhor imagem da marca interna e externamente, atraindo talentos.

13. Incentive a criatividade e a inovação

Por fim, incentivar a criatividade e a inovação pode ser um grande motivador para o capital humano da empresa e para candidatos em potencial. Isso porque muitas pessoas querem fazer a diferença, sendo agentes da transformação, em busca do seu propósito de vida.

Nos jovens talentos, esse desejo é ainda mais latente, sendo grande força motora de suas escolhas pessoais e profissionais. Além disso, estagiários e trainees, por exemplo, tendem a querer propor novidades e sugerir mudanças — e precisam encontrar espaço para isso.

Assim, esses talentos serão atraídos pelos valores da sua empresa e pela possibilidade de desenvolver projetos inovadores. Isso favorece ainda uma imagem de valorização do aprendizado, construindo um espaço de trabalho que permite às pessoas representar sua essência.

Ao longo do texto, mencionamos diversos benefícios de investir em boas técnicas de atração de talentos. Afinal, recrutar, selecionar e reter profissionais qualificados é muito estratégico para as empresas.

Nesse sentido, existem 7 principais vantagens nesse investimento:

  • melhora no clima organizacional;
  • diminuição do turnover;
  • redução de custos com contratações;
  • aumento da produtividade das equipes;
  • maior retenção de talentos;
  • possibilidade de efetivação de jovens talentos;
  • desenvolvimento de projetos mais criativos e inovadores.

Neste artigo, explicamos melhor o que é atração de talentos e apresentamos 13 dicas práticas que podem potencializar o seu processo. Tenha em mente que, mais do que atrair bons profissionais, uma empresa de sucesso precisa retê-los em suas equipes. Por isso, adote as estratégias certas para ter os melhores resultados.

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Autora
Atração de Talentos: 13 dicas para atrair com estratégia e foco no negócio
Gerente de Atração e Seleção
Formada em Psicologia com expertise na área organizacional, Jaque tem paixão pelo que faz! Gosta de música, gastronomia e estar com a família é algo que lhe completa.
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