Employee Experience: o que é, qual a importância e 7 dicas para aplicar na prática

Employee Experience: o que é, qual a importância e 7 dicas para aplicar na prática

Você já se perguntou como é a experiência do seu colaborador? Se ele está satisfeito com a cultura organizacional, ambiente de trabalho e se sente emocionalmente seguro?

A Employee Experience (EX), ou experiência do funcionário, refere-se à percepção e sentimentos dos profissionais em relação à empresa. Além de influenciar a Jornada do Colaborador, a EX impacta a força da marca empregadora e a sua reputação junto aos clientes e stakeholders.

É por isso que esses questionamentos precisam ser feitos pelas equipes de Gente e Gestão, pois os profissionais de hoje buscam mais do que remuneração e benefícios.

Para as gerações alfa e Y, especialmente, é evidente o desejo de ser valorizado e de desempenhar um trabalho alinhado com seus propósitos, gerando um impacto positivo em suas vidas.

Quer saber como aplicar esse conceito no seu negócio e valorizar ainda mais o seu capital humano? Continue a leitura.

O que é Employee Experience?

O EX é uma das ações de instituições que se preocupam com o bem-estar e satisfação dos seus colaboradores. Ao focar nas pessoas, a empresa demonstra valorizar seus funcionários e acreditar no seu potencial, impactando nos resultados de modo mais amplo.

A metodologia contribui para o desenvolvimento de equipes de alta performance, mais produtivas e engajadas com o trabalho. O bem-estar, a motivação e a disponibilidade também são transformadas em um espaço laboral saudável e acolhedor.

Consequentemente, é esperado que os profissionais se ofereçam para auxiliar os membros do time e façam a manutenção de boas relações, melhorando o clima organizacional.

Assim, investimentos em RH humanizado, políticas flexíveis, gestão de carreira e bons benefícios corporativos, são iniciativas que auxiliam a tornar essa experiência mais agradável e enriquecedora.

7 passos para desenvolver suas práticas de Employee Experience

1. Invista na Jornada do Colaborador

Quando a experiência do colaborador é levada a sério em uma empresa, as pessoas desejam crescer com a organização e permanecer nela por um longo período.

Não há um momento exclusivo para se pensar nessa experiência. Em toda a jornada do colaborador— da aquisição ao offboarding — são necessárias estratégias para que a sua vivência seja a melhor possível.

Nesse sentido, reflita junto aos profissionais de RH e lideranças sobre quais etapas dessa trajetória precisam de melhorias e transformações mais urgentes, e quais podem ser revisitadas no longo prazo.

2. Fortaleça sua cultura e clima organizacional

Se você está decidido a melhorar a experiência do colaborador, nada mais justo do que ouvir os funcionários da sua empresa. Isso porque cada profissional tem uma percepção única sobre a organização.

Um bom ponto de partida são as pesquisas de clima organizacional.

Esse tipo de avaliação ajuda a mensurar alguns aspectos no negócio, como qualidade da liderança e gestão de pessoas, relacionamento entre as equipes e ambiente de trabalho.

A partir dos resultados, é possível alinhar interesses, expectativas e dificuldades, a fim de tornar o ambiente de socialização mais receptivo e agradável para todos.

3. Garanta a segurança psicológica e emocional dos colaboradores

A trajetória profissional apresenta desafios em vários momentos.

Independentemente do estágio em que o colaborador se encontra em sua jornada, é fundamental que ele se sinta à vontade para expressar suas vulnerabilidades e dificuldades.

Os novos profissionais do mercado esperam que seu trabalho contribua para seu crescimento pessoal. Por isso, é importante que eles se sintam ouvidos e o seu valor não seja medido apenas por seus erros.

A Síndrome de Burnout, por exemplo, é uma demanda de saúde mental contemporânea que envolve a falta de suporte, compreensão e flexibilidade na vida corporativa, implicando altos níveis de autocobrança e estresse.

Uma empresa inclusiva, que respeita as diferenças, acolhe e preserva os sentimentos dos profissionais, são mais bem-sucedidas em oferecer segurança psicológica e emocional para o seu time.

4. Cuide do ambiente empresarial

Para Jacon Morgan, autor do livro The Employee Experience Advantage, 30% da experiência de um colaborador com a empresa é baseada no seu ambiente físico.

Isso significa que o ambiente influencia o estado emocional e a motivação dos profissionais. Quando a organização investe em dependências confortáveis, que refletem a cultura do negócio e respeitam as necessidades dos profissionais, mais satisfeitos eles estarão em seus postos de trabalho.

Outra dica é apostar também em ambientes colaborativos, seja no trabalho presencial ou remoto.

Como sabemos, as conexões no universo empresarial estimulam a sensação de pertencimento e a troca de experiências, favorecendo o dinamismo e a criatividade entre os talentos.

5. Foque em iniciativas de desenvolvimento profissional

Muitas empresas cometem o erro de investir apenas nas lideranças, o que, embora seja fundamental para o sucesso do negócio, não é suficiente. Todos os níveis de posições precisam de atenção, investimento e desenvolvimento.

Uma iniciativa interessante é aplicar treinamentos para trainee e estagiários, incentivando-os a assumirem posições de destaque.

Conheça as pessoas da sua equipe e avalie as perspectivas de ascensão na carreira, focadas em hard, soft e power skills, para que esses profissionais se sintam cada vez mais realizados em suas atividades.

Com a sensação de evolução e aprimoramento profissional, é certo que os talentos queiram aplicar os seus conhecimentos e colher os frutos de um bom trabalho.

6. Ofereça remuneração e benefícios competitivos

Uma boa estratégia de employee experience deve levar em consideração uma política de remuneração e benefícios compatível com o mercado, realidade da empresa e necessidades dos colaboradores.

Para isso, é preciso avaliar principalmente o perfil das equipes a fim de definir uma gestão eficiente de benefícios – tanto para a melhoria da qualidade de vida, quanto para um diferencial competitivo.

Veja algumas alternativas:

  • vale alimentação ou refeição;
  • benefícios, como gympass ou vale-cultura;
  • plano de saúde e odontológico;
  • auxílio educação;
  • bonificação por metas alcançadas.
  • auxílio psicológico.

Afinal, é de conhecimento comum que atividades físicas, educativas e saudáveis são essenciais para uma vida equilibrada de forma mais ampla, chave para um bom desenvolvimento profissional.

7. Use tecnologia a favor das suas pessoas

A tecnologia no RH contribui para a otimização de diversas tarefas, automatizando demandas operacionais. Além disso, permite uma gestão de pessoas e processos mais ágil e eficiente.

Isso faz com que a sua equipe interna possa se dedicar ao seu verdadeiro potencial, ganhando tempo e evitando o estresse de tarefas repetitivas.

Outro ponto é que, com a coleta e análise de dados, o RH poderá construir programas de desenvolvimento de carreira muito mais assertivos e personalizados. Lado a lado da People Analytics, que também permite a formação de equipes mais compatíveis e qualificadas.

A consequência da adoção dessas ferramentas é a construção de boas relações profissionais, o que melhora o trabalho em equipe e o clima organizacional.

Employee Experience: vantagens e diferencial competitivo

Melhora da Employer Branding

Todo mundo quer trabalhar em uma instituição com presença sólida no mercado, respeito e admiração por seus funcionários. Você concorda?

O employer branding é o processo de gestão que uma organização emprega para construir e comunicar sua marca empregadora ao mercado. Envolve diferentes estratégias e atitudes que buscam agregar valor ao negócio e aumentar a sua reputação.

Ter profissionais em seu quadro alinhados com a cultura, comprometidos em fazer a diferença e em crescer continuamente são pilares orgânicos dessa prática.

Lembre-se de que os colaboradores são uma fonte de conhecimento sobre sua empresa, e, quando felizes no trabalho, se tornam “embaixadores” da sua companhia.

Com isso, fica mais fácil consolidar uma cultura organizacional cada vez mais forte, além de atrair talentos qualificados quando necessário.

Redução do turnover e absenteísmo

Com uma maior retenção de talentos e uma boa experiência do colaborador, sua empresa pode manter um quadro de funcionários mais estável. Isso contribui para a redução do turnover e do absenteísmo.

Ambos os indicadores refletem uma experiência insatisfatória na organização, já que profissionais realizados tendem a evitar esses comportamentos e correr o risco de serem demitidos.

Sucesso em Customer Experience

Funcionários bons e motivados são responsáveis por atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Se os colaboradores da sua instituição estão satisfeitos em suas funções e se identificam com a cultura empresarial, é natural que desempenhem suas tarefas com agilidade e propósito.

A Customer Experience é o conjunto de impressões que um consumidor tem sobre uma marca durante uma trajetória de compra ou interação com a corporação.

O relatório CX Trends de 2023 demonstrou que 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% dizem fazer isso mesmo que precisem pagar mais caro.

Parte dessa experiência é contar com talentos engajados e comprometidos — tanto na linha de frente do negócio, quanto nos bastidores — oferecendo uma proposta de valor baseada em humanização, autoridade e profissionalismo.

Como vimos ao longo do artigo, esses fatores são transformadores não só para a fidelização de colaboradores e clientes, mas para uma boa reputação e uma perspectiva de crescimento exponencial no mercado.

Agora que você já sabe como investir em boas estratégias de employee experience, não perca mais tempo. Confira também outros conteúdos para transformar a sua relação com os profissionais em todo o ciclo de Gente e Gestão no Linkedin da Selpe.

Autora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.
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