Como contratar estagiários? Descubra o que diz a Lei do Estágio!

Como contratar estagiários? Descubra o que diz a Lei do Estágio!

Saber como contratar estagiários compatíveis com os objetivos estratégicos de uma empresa pode ser desafiador. Porém, identificar o talento certo para a vaga certa pode ajudar a preparar profissionais para construir o futuro do negócio.

Para isso, planejar o programa de estágio cuidadosamente, desde a atração e seleção até o desenvolvimento, é essencial. Isso permitirá filtrar perfis mais aderentes à cultura organizacional e com grande potencial de performance.

Quer entender melhor? Neste artigo, você saberá tudo sobre a contratação de estagiário e o que diz a lei sobre essa modalidade. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Por que contratar estagiários para uma empresa?

Antes de saber como contratar estagiários e planejar um programa para esses novos talentos, é preciso entender a importância deles para as empresas.

É comum que o estágio seja a primeira experiência profissional de uma pessoa. Dessa forma, é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho, bem como uma oportunidade para desenvolver competências e habilidades.

Além disso, a organização que opta pela contratação de um estagiário deseja prepará-lo para atuar em funções mais estratégicas no futuro. Com isso, observa-se benefícios no curto, médio e longo prazo, tanto em indicadores quanto em resultados.

Isso porque, no geral, os novos talentos mostram vontade de aprender e paixão por encontrar novas soluções. Mas não para por aí: existem diversas outras vantagens em relação ao recrutamento de estagiários!

Quem pode contratar estagiários?

Agora que você já entende a importância da contratação de estagiários, chegou a hora de saber quem realmente pode contratar esses estudantes.

Pela lei, estão autorizadas empresas de diferentes portes e segmentos, organizações privadas, órgãos públicos, fundações e autarquias.

A contratação também é permitida para microempreendedores e profissionais liberais, desde que devidamente certificados.

O que diz a Lei do Estágio?

A Lei Nº 11.788, conhecida como Lei do Estágio, é a que regulamenta a modalidade. Ela apresenta a seguinte definição:

“estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos […] na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

Nesse sentido, pode ser dividido em dois tipos de estágio:

  • obrigatório: é definido no projeto de curso do aluno, e a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;
  • não-obrigatório: é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

A Lei do Estágio traz também orientações sobre contrato, férias, jornada de trabalho e outros direitos e deveres da empresa e estudante. Veja só!

Contrato de estágio

O contrato de estágio é firmado por um termo de compromisso entre o estudante, a empresa que concede a oportunidade e a instituição de ensino.

Além disso, não contempla vínculo empregatício e deve conter em seu escopo atividades relacionadas à área de estudo do aluno. Isso porque a intenção da atividade é favorecer a formação e a qualificação profissional.

Quem pode ser estagiário?

Para ser contratada como estagiária, a pessoa deve estar matriculada em uma instituição de ensino médio, técnico ou superior. Além disso, é possível contemplar estudantes da educação especial ou EJA, ainda que nos anos finais do ensino fundamental.

Para cada uma dessas realidades, haverá diretrizes específicas, de acordo com a maturidade acadêmica e o objetivo do projeto. As principais diferenças são quanto às responsabilidades recebidas e à carga horária de trabalho.

O profissional a ser contratado deve ter pelo menos 16 anos de idade, RG e CPF, bem como atestado de matrícula e de frequência escolar.

Jornada de trabalho

A carga horária para o programa de estágio é de até 6 horas por dia, em um total de 30 horas semanais, para estudantes do ensino superior e médio.

Já para pessoas da educação especial ou da modalidade de ensino para jovens e adultos (EJA), a jornada é de 4 horas diárias, ou 20 horas semanais.

O programa de estágio, em sua totalidade, terá duração máxima de 2 anos, visando uma experiência que guie os estagiários rumo aos próximos passos na carreira.

Um ponto de atenção ao contratar estagiários é que a lei determina que durante o período de provas ou avaliações escolares, o estudante tem direito à redução das horas de trabalho para se preparar para os testes.

Remuneração e benefícios

A Lei do Estágio não define teto ou piso para remuneração e benefícios. Portanto, a bolsa-auxílio varia de cada empresa e segmento de negócio, sendo comum seguir a média do mercado.

Além disso, é possível oferecer benefícios como vale-transporte e alimentação para uma melhor proposta de valor e encantamento dos candidatos.

Vale ressaltar que no caso do estágio não obrigatório a empresa tem a obrigatoriedade de oferecer remuneração e auxílio transporte.

Direito a férias

Para entender como contratar estagiários, é preciso ter em mente também que o direito a férias é resguardado por lei, em forma de um recesso remunerado.

Em programas de estágio com duração igual ou superior a um ano, o período de férias oferecido é equivalente a 30 dias. Já em programas com menor tempo, o intervalo deve ser proporcional.

Além disso, é recomendado que as férias coincidam com o recesso escolar. Assim, o descanso será garantido!

Quantos estagiários uma empresa pode contratar?

A Lei do Estágio também determina um limite máximo para contratação de estagiários em uma empresa. Este número é proporcional à quantidade de colaboradores na organização e de pessoas aptas a supervisionar cada talento nos setores.

Hoje, é preciso respeitar a seguinte relação:

  • entre 1 e 5 funcionários: 1 estagiário;
  • entre 6 e 10 funcionários: até 2 estagiários;
  • entre 11 e 25 funcionários: até 5 estagiários;
  • acima de 25 funcionários: até 20% do quadro de pessoal.

E lembre-se: 10% das vagas disponibilizadas devem ser asseguradas para pessoas com deficiência (PCD).

Quanto custa contratar um estagiário?

Como vimos, a Lei do Estágio não determina um piso mínimo de remuneração para os talentos contratados. Contudo, o custo para manutenção de um profissional na sua equipe vai muito além de salário e benefícios, concorda?

O primeiro ponto a ser considerado ao contratar estagiários é que esse tipo de contrato de trabalho não caracteriza vínculo empregatício. Ou seja, não consta na folha de pagamento da empresa e nem implica em encargos trabalhistas, como contribuição previdenciária, FGTS e PIS/ PASEP/ NIT.

Porém, há outras responsabilidades atribuídas à organização e que geram custos para essa contratação. Dentre elas, a obrigatoriedade do fornecimento de seguro em caso de acidentes trabalhistas.

Então, para descobrir quanto custa contratar um estagiário, é preciso realizar a somatória dos seguintes fatores:

  • bolsa-auxílio, que é o salário pago mensalmente;
  • auxílio-transporte, pensando no deslocamento até a empresa;
  • benefícios concedidos pela organização, como vale alimentação ou refeição, por exemplo;
  • seguro de acidentes de vida e acidentes pessoais, segundo a prática do mercado;
  • fornecimento de materiais e equipamentos quando necessário;
  • reembolso de viagens a trabalho, quando for preciso e desde que a requisição não prejudique demandas acadêmicas.

Considerando que você já sabe como estipular o investimento para ter novos talentos na sua equipe, descubra a seguir como contratar estagiários!

Como contratar estagiários?

A procura no mercado de trabalho pelos melhores colaboradores é intensa e concorrida. Por isso, saber como contratar estagiários pode ser muito estratégico para um negócio.

Para se posicionar na disputa por esses profissionais, é preciso saber como estruturar seu processo de recrutamento e seleção da melhor forma. Continue a leitura e confira 8 passos essenciais!

1. Saiba o que diz a Lei

Para saber como contratar estagiários, é preciso entender o que diz a Lei do Estágio. Para isso, ao longo do texto trouxemos uma explicação para você sobre os direitos do estagiário e alguns aspectos importantes da modalidade. Se necessário, volte para conferir.

2. Faça um planejamento financeiro

Como vimos, a execução desta contratação vai demandar investimento — tanto de energia das equipes, quanto de recursos.

Dessa forma, fazer a análise de orçamento é fundamental para planejar um programa de estágio bem estruturado e que apresente bons resultados.

3. Estabeleça o perfil de candidato ideal

Para realizar uma contratação de estagiário certeira, alinhe com a liderança e o RH o perfil de candidato ideal para a vaga em aberto. Isso servirá como guia para todo o planejamento e execução da seleção, bem como para identificar talentos com as características desejadas pela companhia.

4. Planeje o processo seletivo

Agora, para planejar o processo seletivo é necessário ter um alinhamento entre as expectativas e as necessidades da empresa.

Então, reflita sobre quais setores precisam e podem absorver esses profissionais, ajudando a desenvolver seus talentos e aptidões. Além disso, tenha clareza de quais habilidades e competências são necessárias para exercer a função.

5. Aposte no marketing de atração

Mais do que realizar uma boa descrição da vaga para atrair o candidato ideal, apostar na implementação do marketing de atração personalizado pode ser um diferencial.

Com a estratégia certa, sua empresa fará com que os candidatos sejam “fisgados” por sua cultura, rotina e propósito.

6. Avalie as etapas do processo

Quando pensamos em como contratar estagiários, devemos nos atentar também se as etapas do recrutamento estão fazendo sentido para o negócio. Para isso, crie indicadores e objetivos para cada etapa a fim de avaliar o que melhor atende às expectativas da empresa, adequando o que for preciso.

Ademais, quanto mais robusto e bem estruturado o programa de seleção, mais preparados os candidatos chegam nas etapas finais!

7. Estruture um programa de desenvolvimento

O estágio tem como objetivo alavancar o desenvolvimento profissional dos novos talentos. Por essa razão, oferece o ambiente e as oportunidades essenciais para que adquiram experiências e aprimorem suas habilidades.

Assim, a partir de programas de desenvolvimento bem estruturados, é possível trabalhar a evolução de cada estagiário em relação às suas hard e soft skills. Como também, prepará-lo para, no futuro, ocupar cargos estratégicos na organização.

8. Conte com o apoio de uma consultoria especializada no assunto

Além das etapas de planejamento interno, é preciso conhecer as melhores metodologias de atração e seleção. Isso ajudará a conduzir e executar o processo seletivo com agilidade e eficiência.

Em função disso, ter o apoio de uma consultoria com expertise no assunto e que conta com um robusto banco de candidatos pode ser fundamental. Portanto, não pense duas vezes antes de procurar um especialista!

Como encontrar o candidato certo? Confira 7 dicas!

Agora que você já sabe como contratar estagiários, confira 7 dicas para encontrar o talento ideal para o seu negócio!

  1. Se mantenha atualizado quanto às tendências de mercado.
  2. Crie estratégias de marketing de atração e trabalhe a força de marca.
  3. Invista em tecnologia no RH.
  4. Aposte em processos dinâmicos e na gamificação.
  5. Aplique teste de fit cultural e técnico, se fizer sentido.
  6. Proponha entrevistas direcionadas com o RH e com a gestão.
  7. Aposte na análise de potencial e soft skills por meio do uso de soluções de assessment.

Essas boas práticas certamente vão ajudar você e o seu time de RH a identificar candidatos aderentes à cultura e compatíveis com as necessidades da empresa!

Chegamos ao final deste texto e esperamos que você tenha solucionado todas as suas dúvidas sobre como contratar estagiários e o que diz a Lei do Estágio.

Se quiser ficar do dentro de outros conteúdos sobre programa de estágio e Gente e Gestão, aproveite para assinar nossa newsletter. Até a próxima!

Autora
Como contratar estagiários? Descubra o que diz a Lei do Estágio!
Gerente de Atração e Seleção
Formada em Psicologia com expertise na área organizacional, Jaque tem paixão pelo que faz! Gosta de música, gastronomia e estar com a família é algo que lhe completa.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support