Marketing de Atração para candidatos: 4 benefícios e tudo o que você precisa saber para aplicar!


Contar com um amplo funil de candidatos nos processos seletivos para trainee e estágio é um diferencial para contratações certeiras. E, para isso, investir em uma boa estratégia de marketing de atração é fundamental!
Assim, sua empresa garante grande volume de talentos para avaliação, maior diversidade nas equipes e o fortalecimento da marca. Com uma boa comunicação se torna mais fácil difundir a cultura organizacional e ter agilidade no preenchimento das vagas.
É sobre isso que vamos falar neste post! Então, se você é profissional de RH e tem a missão de atrair novos talentos para os programas de trainee e estágio da sua empresa, continue a leitura!
Aqui, você irá entender como funciona o marketing de atração de candidatos, as principais vantagens dessa estratégia e como colocar em prática. Vamos lá?
O que é Marketing de Atração?
Como o próprio nome sugere, o marketing de atração é aquele que tem como objetivo atrair pessoas — nesse caso, candidatos para processos seletivos.
Essa estratégia acontece principalmente online, com a criação de conteúdos direcionados ao público alvo nas redes sociais e blog, por exemplo. Pautado na cultura organizacional, objetivos de negócio e perfil dos talentos procurados pela organização, o marketing de atração impacta as pessoas certas no momento certo.
Dessa forma, contribui para que a empresa seja conhecida no mercado e procurada pelos talentos. Assim, ela contará com um rico pipeline, bem como será capaz de realizar o fechamento de vagas com maior agilidade.
Por que é importante investir no Marketing de Atração para candidatos?
Quando pensamos em força de marca e atração de talentos, o termo ‘marketing de atração de candidatos’ rapidamente surge, não é mesmo? Isso porque o recruitment marketing, como é conhecido, é parte fundamental da estratégia de recrutamento e seleção.
Afinal, a simples divulgação de vagas já não tem mais o mesmo alcance que antigamente. Hoje, é preciso investir em campanhas estratégicas e robustas, que reflitam a verdadeira identidade da empresa.
Assim, ao conhecer a marca, suas iniciativas internas, projetos desenvolvidos, potencial de crescimento, remuneração e benefícios, os profissionais se conectam com sua missão e valores. Essa vontade em “ser parte de tudo isso” favorece a atração de talentos e engajamento com a seleção.
De maneira resumida, investir no marketing de atração é uma forma de otimizar a relação entre você e os talentos disponíveis no mercado. Tudo isso resulta no match perfeito entre sua equipe e os candidatos.
Qual a relação entre as áreas de marketing e RH?
Acredite ou não, os setores de marketing e RH juntos podem contribuir muito para o sucesso de um negócio! Seja com marketing de atração voltado para o público externo, seja nas iniciativas internas, boas estratégias de comunicação são essenciais.
Além disso, com trabalho em equipe, esses profissionais são capazes de aprimorar o employer branding, os eventos corporativos e as iniciativas de Gente e Gestão.
Qual o papel do RH nas ações de marketing de recrutamento?
Há de se concordar que o marketing no recrutamento demanda a união das expertises da equipe de comunicação com as do RH, não é mesmo?
Isso porque, para que o marketing de atração para candidatos possa ser realizado de forma eficiente, com boas técnicas de mídia orgânica e paga, em canais online e offline e com bom SEO, precisa-se partir de algum lugar.
E tudo começa com a atuação do setor de RH! Afinal, ele é o responsável pela cultura organizacional, dinâmicas das equipes, programas de desenvolvimento e gestão das vagas. Dessa forma, com as informações que o RH passa para o marketing, as campanhas são realizadas.
Quais os benefícios de uma campanha para a atração de candidatos?
Apostar em uma campanha bem estruturada, com boas estratégias de marketing de recrutamento, irá trazer vários benefícios para a sua empresa.
Essas vantagens serão percebidas principalmente na atração de candidatos, mas os impactos positivos vão refletir até mesmo na gestão de pessoas e nos resultados do negócio. Veja, abaixo, os 4 principais benefícios!
1. Divulgação e força da marca
Investir no marketing de atração estratégico e personalizado faz com que candidatos em potencial e pessoas interessadas no seu segmento de atuação comecem a perceber a força e a presença da sua marca.
Afinal, boas estratégias de comunicação online e offline ajudam a difundir para o público a rotina da empresa, sua cultura, crenças e projetos. Hoje em dia, estar no espaço digital é quase pré-requisito para ser uma empresa forte e conhecida.
Além disso, o employer branding, ou seja, o trabalho na imagem da marca empregadora, ajuda a atrair ainda mais profissionais que desejam fazer parte da equipe.
2. Diversidade de perfis de candidatos em toda a seleção
O marketing de recrutamento possibilita à empresa um funil mais amplo e variado de talentos desde as primeiras etapas do processo seletivo.
Isso porque com uma comunicação direcionada e uma cultura forte, mais pessoas com perfis e vivências variados se interessam em ser parte da equipe.
Ter perfis diversos, principalmente em programas de trainee e estágio, contribui para manter a cultura moderna e atualizada, bem como entregas criativas e inovadoras.
3. Aumento no engajamento com a marca
Ao fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa como marca empregadora, vários benefícios vêm como consequência, certo?
A começar pelo fato de que os colaboradores que já atuam na empresa tornam-se verdadeiros promotores do negócio. Esse engajamento é estendido também àqueles que almejam uma vaga como estagiário ou trainee.
Com o marketing de atração para candidatos, é possível trabalhar fortemente o conceito de marca empregadora, facilitando a conexão com os talentos adequados. A partir disso, será possível mapear as habilidades e os comportamentos dos candidatos.
Para tal, inclusive, é possível investir na tecnologia no RH, contribuindo para otimização de processos e previsão de potencial. Isso ajudará a identificar profissionais mais engajados e propensos à criatividade, proatividade e inovação.
4. Rapidez e efetividade no processo seletivo
Com mais espontaneidade e direcionamento no processo, há também mais agilidade e efetividade na seleção. Por meio do marketing de atração para trainee e estágio, que é mais interativo e divertido, tudo se torna mais dinâmico.
Com isso, o recruitment marketing é capaz de impactar os perfis de acordo com as exigências da vaga apresentada e seu público alvo.
Isso é ótimo para todos os envolvidos, uma vez que o candidato selecionado é direcionado a uma carreira de sucesso. No final das contas, ele terá a oportunidade de vivenciar o trabalho com propósito, impulsionando sua felicidade e motivação.
Quais os principais exemplos de Marketing de Atração?
Agora você já sabe o que é marketing de atração para candidatos e quais seus benefícios, e deve estar se perguntando como ele funciona na prática, não é? Por isso, trouxemos 5 exemplos para ajudar você a entender esse conceito! Veja só:
- Conteúdos divulgados nas redes sociais da empresa.
- Materiais veiculados por colaboradores que são também promotores da marca.
- Boas estratégias de SEO para site e blog da empresa.
- Criação de uma página de carreiras.
- Envio de e-mail marketing e newsletter.
Como conduzir um bom processo de atração de candidatos?
Para que o processo de atração e seleção para o programa de estágio ou trainee seja conduzido da melhor forma, é importante levar em conta alguns fatores determinantes.
A primeira dica é procure difundir a cultura, o propósito e a missão da organização com o máximo de transparência. Além disso, ao capturar o interesse dos talentos, ofereça a eles informações relevantes, com o intuito de estimulá-los a fazer parte da companhia.
A segunda dica é entender que o marketing de atração é uma estratégia perene: então invista em sua constância e qualidade. Assim, os resultados serão contínuos também!
Além disso, não restrinja sua atuação às campanhas de comunicação: aposte também no potencial da sua equipe de RH! Para tal, um hunting ativo, fluxos de nutrição de candidatos e bancos de dados bem-estruturado podem ajudar.
Agora que você já sabe tudo sobre marketing de atração para candidatos, que tal entender como construir um banco de talentos focado em programas de estágio e trainee? Confira nosso infográfico com 5 passos para construir um pipeline de talentos! Esperamos que goste!