Candidate Experience: vantagens e 3 passos para colocar em prática!
Compor equipes alinhadas ao propósito de uma empresa está entre os maiores desafios dos times de recrutamento e seleção. Para isso, o candidate experience tem sido um dos principais recursos usados na atração de talentos.
Afinal, a atual gestão de pessoas sabe que é necessário abranger toda a jornada dos profissionais para ter atratividade e sucesso em seus processos seletivos. E, para isso, proporcionar uma boa experiência para os candidatos é essencial.
Continue a leitura e entenda o que é candidate experience, suas vantagens e como colocar ações de melhoria em prática. Boa leitura!
O que é Candidate Experience?
Candidate experience, ou experiência do candidato, é toda a jornada dos profissionais em um processo seletivo, desde a atração de talentos até a seleção. Dessa forma, compreende a vivência de todas as etapas de avaliação, que devem ser planejadas e bem executadas.
Para programas de estágio e trainee, essa experiência positiva é ainda mais importante. Afinal, iniciar a jornada profissional em uma empresa conectada com os seus valores pode impactar positivamente, certo?
Lembra do ditado popular que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Podemos usá-la para exemplificar a impressão que o candidato terá de uma empresa ao participar de suas seleções.
E a forma como o processo é conduzido traz alguns indícios que costumam ficar marcados no colaborador durante todo o seu tempo de permanência na empresa. Por isso, é um grande desafio para o RH realizar todo esse processo de forma humanizada, com ética e responsabilidade.
Quais as vantagens de apostar em boas práticas para melhorar a Experiência do Candidato?
Além das impressões que uma empresa pode causar, o Candidate Journey, como também é conhecido, é um fator decisivo na escolha de um profissional. Isso porque, uma boa experiência com a empresa pode favorecer a escolha por trabalhar em sua organização. Descubra agora outras vantagens!
Fortalecimento do Employer Branding
Você já teve dúvidas se deveria ou não apostar em uma oportunidade de trabalho? Provavelmente, sim. Para tomar uma decisão mais acertada, é possível que tenha procurado informações sobre as experiências de quem trabalha lá ou já participou de processos seletivos.
Assim, ao se identificar com a trajetória da organização e com seus valores, é provável que queira fazer parte da equipe e, em caso de aprovação, se adeque facilmente à cultura organizacional. Por isso, é tão importante que as empresas construam uma sólida força de marca empregadora, ou Employer Branding.
Participação nos processos seletivos
Quanto maior o engajamento dos candidatos, maior será o número de inscrições e de aprovados nas fases finais. Com isso, há maiores chances também de reunir grandes talentos para a sua equipe, certo?
Quando uma empresa aposta na experiência do candidato, ela implementa bons processos de recrutamento e seleção. Os participantes fazem testes que apontam para o seu perfil comportamental e obtêm insights de pontos que podem desenvolver.
Além disso, uma boa experiência durante as fases da seleção desperta o desejo de pertencimento e de engajamento dos seus futuros colaboradores!
Construção da pipeline de talentos
Contar com uma pipeline de talentos é uma vantagem competitiva para o setor de RH. Afinal, um banco de talentos bem consolidado é uma rede de contatos qualificados que otimizará futuras seleções.
Com um bom relacionamento foi estabelecido, por meio de uma candidate experience agradável ou por contato em outras ocasiões, será ainda mais fácil encontrar talentos. Dessa forma, entrar em contato para verificar o interesse e a disponibilidade do profissional será suficiente para garantir sua candidatura a uma oportunidade.
Como implementar o Candidate Experience na contratação de trainees e estagiários?
Agora que você já conhece o que é e quais as vantagens dessa estratégia, é o momento ideal para traçar um bom planejamento e colocar melhorias em prática. Confira três passos essenciais:
1. Planeje as etapas do recrutamento e seleção
Ao identificar a necessidade de realizar novas contratações, é fundamental planejar as etapas do processo seletivo. Além disso, lembre-se de alinhar as necessidades do cargo com as expertises necessárias para preenchê-lo. Para isso, é necessário formular um bom job description.
Entenda também que jovens talentos, muitas vezes, não possuem experiência formal anterior. Por isso, leve em consideração habilidades e competências que vão além do currículo, como as soft skills.
Divulgar as vagas é outro aspecto fundamental, além de estipular um orçamento e prazo que atendam às necessidades do negócio.
É importante também oferecer feedbacks para os candidatos a cada etapa do processo. Afinal, o foco é proporcionar uma candidate experience positiva para os concorrentes, sem gerar ansiedade ou frustração.
2. Fortaleça a cultura organizacional
Ter uma cultura organizacional bem fundamentada e difundida entre os colaboradores é imprescindível para a força de marca. É através dela que os valores, regras, rotinas e objetivos estratégicos são compartilhados.
Isso é fundamental, pois somente com colaboradores impulsionando o propósito, alinhados à estratégia e engajados no dia a dia, uma empresa consegue promover a sua marca.
3. Invista em Programas de Desenvolvimento
Os jovens talentos buscam por oportunidades de aprendizado e crescimento. Por essa razão, oferecer programas de desenvolvimento poderá ser um fator determinante para suas escolhas de carreira.
Por isso, deve-se propiciar um ambiente favorável para que trainees e estagiários possam alcançar o máximo potencial. Ou seja, que tenham o suporte necessário para desenvolver habilidades, ter segurança e bem-estar na jornada de trabalho.
Para as empresas, por meio desses programas é possível formar novas lideranças e profissionais para ocupar cargos estratégicos no futuro!
É importante ressaltar que cada negócio tem uma realidade única, com necessidades e vivências específicas. Porém, independentemente do porte ou segmento de negócios, ter uma boa reputação e proporcionar uma candidate experience de qualidade é fundamental.
Agora que já conhece a importância da jornada do candidato, aproveite para conferir nosso infográfico gratuito com dicas práticas para construir um Pipeline de Talentos com foco em estagiários e trainees! Até a próxima leitura!