Teste de Personalidade: saiba identificar o perfil de candidatos no seu processo seletivo

Teste de Personalidade: saiba identificar o perfil de candidatos no seu processo seletivo

Provavelmente você já ouviu falar na aplicação de testes de personalidade em processos seletivos para identificar o perfil e o potencial de candidatos. Mas, a utilização dessas soluções pode ser muito mais estratégica para o negócio do que você imagina!

Com o apoio da tecnologia no RH e o uso de metodologias inovadoras, é possível conhecer quem as pessoas realmente são, ampliando conexões e resultados.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é e como funciona um teste de personalidade, como utilizá-lo na sua empresa e qual a melhor opção para o seu negócio. Boa leitura!

O que é um Teste de Personalidade e como ele funciona?

O teste de personalidade é uma ferramenta utilizada pelo RH das empresas para identificar as principais características e potencialidades de um profissional. Por essa razão, é muito útil em processos de atração e seleção e de desenvolvimento.

Cada modelo de avaliação é baseado em teorias e aplicações distintas, sendo importante atentar-se à sua confiabilidade. O ideal é que se ampare em conhecimentos validados pela psicologia organizacional, como a Teoria dos Traços de Personalidade.

Dessa forma, por meio de perguntas direcionadas, são coletadas informações intrínsecas aos indivíduos. A partir delas, são produzidos relatórios que revelam a maneira como uma pessoa pensa, sente e age, oferecendo insumos para atuação do RH e das lideranças.

Qual a relação entre Teste de Personalidade e análise de perfil comportamental?

Embora pareçam ter o mesmo objetivo e se cruzem em muitos momentos, o teste de personalidade e a avaliação de perfil comportamental não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro tem como foco as características, o segundo identifica as tendências comportamentais de uma pessoa.

Ou seja, ao mapear a personalidade propõem-se uma análise mais complexa do que na análise de comportamentos. Contudo, ao combinar essas estratégias, sua empresa conseguirá conhecer muito mais seus talentos.

Afinal, essa combinação permite identificar soft skills, compatibilidade com a liderança, alinhamento entre perfis, fit cultural e aderência a um cargo, por exemplo. Por isso, investir em soluções completas pode ser muito estratégico para o negócio!

Além disso, existem também os testes de fit cultural, que observam a sintonia entre um indivíduo e a cultura, rotina e perfil de uma equipe ou empresa. Para isso, utiliza da análise de motivações, comportamentos, modelo de trabalho e linha de raciocínio.

Quais as vantagens de investir em um Teste de Personalidade profissional no recrutamento e seleção?

Conhecer os profissionais e identificar seu potencial de performance, encontrando os melhores talentos, é o grande objetivo dos processos seletivos, certo? Então, investir em testes de personalidade, atrelados ao uso de tecnologia no RH e de soluções de assessment, pode ser a chave para obter os melhores resultados.

Além disso, para aplicar essas avaliações na seleção, é interessante ter o apoio de uma consultoria de RH, bem como ter um perfil bem definido para a vaga. Assim, será muito mais fácil ter assertividade na análise de relatórios e na contratação de pessoal.

Dentre as principais vantagens de investir em um teste de personalidade profissional no recrutamento e seleção estão:

  • pode ser aplicado em processos para diferentes níveis e segmentos;
  • permite avaliar potenciais para além das habilidades técnicas;
  • favorece a tomada de decisões baseadas em dados;
  • contribui para a realização de análises preditivas;
  • facilita a contratação de lideranças e profissionais estratégicos;
  • pode ser utilizada para guiar processos de desenvolvimento e planos de sucessão.

Quais são os principais tipos de testes psicológicos?

Como vimos, existem diferentes tipos de teste psicológicos de personalidade. Aqui, vamos listar os 7 principais deles:

  1. Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI): identifica traços de personalidade e comportamento.
  2. Teste de atenção concentrada (AC): identifica a capacidade de uma pessoa para manter o foco.
  3. Teste de raciocínio: identifica o raciocínio lógico, capacidade de realizar analogias e compreender o espaço.
  4. Eneagrama de personalidade: tem como foco a maneira que um indivíduo se relaciona com os demais, considerando 9 principais características.
  5. Teste de temperamento: considera, dentro quatro humores, qual é mais característico de uma pessoa.
  6. Teste Big Five: a teoria embasa avaliações de análise fatorial da personalidade, considerando os 5 grandes fatores e as nuances em cada um deles.
  7. Teste DISC: a teoria embasa testes que consideram 4 perfis de profissionais, identificando onde cada pessoa se encaixa.

Qual é o melhor teste para a sua empresa?

Agora que você já entende o que são os testes de personalidade e quais os principais tipos, deve estar se perguntando sobre qual é o mais adequado para a sua empresa, certo? Bom, a metodologia Big Five é a melhor validada cientificamente, sendo mais confiável e trazendo resultados mais certeiros.

Por isso, pode ser interessante investir em soluções que se baseiam nessa teoria, como a AssessFirst, ferramenta representada exclusivamente pela Selpe no Brasil. Mas lembre-se de avaliar os objetivos do seu negócio, a cultura organizacional e o perfil das equipes antes de tomar uma decisão.

Se quiser saber mais sobre testes de personalidade e porque investir em Big Five no recrutamento e seleção, confira nosso e-book completo sobre o assunto! Espero que goste!

Autora
Teste de Personalidade: saiba identificar o perfil de candidatos no seu processo seletivo
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support