Teste de fit cultural: o que é e como fazer?

Teste de fit cultural: o que é e como fazer?

Você costuma trabalhar com algum tipo de teste de fit cultural na sua gestão de pessoas e processos seletivos? Para o sucesso de uma contratação é preciso observar muito mais do que apenas o currículo de um profissional.

Nesse cenário, avaliar o perfil comportamental, valores e propósitos pode ser um grande diferencial. Isso porque o conjunto desses fatores ajuda a identificar se uma pessoa tem (ou não) fit cultural com uma empresa.

Essa compatibilidade com a cultura organizacional é essencial para o clima nas equipes. Além disso, também favorece o engajamento e o bem-estar no trabalho. Como resultado desse match entre profissional e empresa, são percebidos ganhos em produtividade, retenção de talentos e alcance de resultados.

Neste post, explicamos melhor sobre o assunto! Aqui você confere o que é e como fazer um teste de fit cultural, além das principais vantagens e alternativas para o seu negócio. Continue a leitura!

O que é teste de fit cultural?

O teste de fit cultural é um modelo de avaliação que busca identificar e compreender a personalidade de um profissional. Além disso, tem como foco o entrelaçamento dessas características com a cultura da empresa.

Fit cultural é o termo usado para caracterizar a compatibilidade entre uma pessoa e os valores, missão, propósito e práticas de uma organização. Por isso, ao entrar como critério de avaliação no recrutamento e seleção permite formar equipes mais alinhadas. Mas, claro, sem abrir mão da diversidade de perfis.

Para observar essa característica existem diferentes tipos de testes de fit cultural, que perpassam desde a realização de entrevistas até o uso de tecnologia no RH.

Nesse processo são usadas metodologias para mapear tendências comportamentais e objetivos profissionais e pessoais. Além disso, outros aspectos podem ser explorados, como qual tipo de cultura favorece o desenvolvimento de uma pessoa, por exemplo.

Como funcionam os testes de fit cultural?

Existem diferentes maneiras de realizar um teste de fit cultural. Afinal, a alternativa ideal vai depender muito das necessidades de uma empresa e da forma como ela conduz seus processos de seleção.

Em linhas gerais, um teste de fit cultural funciona de forma complementar para uma avaliação de perfil comportamental. Por isso, podem contemplar entrevistas individuais, dinâmicas e testes de personalidade mais profundos.

A partir do cruzamento das respostas oferecidas e dos dados obtidos com o perfil corporativo, é possível alinhar semelhanças, divergências e aspectos complementares.

Como fazer uma avaliação de fit cultural eficiente? Confira o passo a passo!

1. Defina quais categorias devem ser avaliadas

Um dos primeiros passos para fazer o teste de fit cultural é definir quais aspectos devem ser observados. Afinal, ter compatibilidade com a empresa significa mais do que se identificar com seus rituais e valores: é preciso ter propósitos alinhados e a performance necessária.

Por essa razão, definir quais categorias avaliar é fundamental para o sucesso da análise. Veja alguns aspectos importantes:

  • ambiente propício ao desenvolvimento;
  • tipo de gestão em que melhor se adapta;
  • expectativas no médio e longo prazo;
  • forma com que baseia a tomada de decisão;
  • principais erros e aprendizados;
  • competências de destaque;
  • maneiras de se relacionar com liderança e pares.

2. Estabeleça o perfil comportamental esperado para cada vaga

Antes de avaliar o fit cultural, é preciso estabelecer quais são as expectativas em relação ao perfil comportamental de candidatos em um processo seletivo.

Para isso, estude a vaga em aberto e procure compreender as reais demandas atreladas a ela. Avalie também que tipo de resultados são esperados, o clima da equipe e o perfil dos pares.

Dessa forma, ao entrevistar alguém para ocupar determinada vaga, o responsável pelo recrutamento saberá direcionar melhor a abordagem da conversa.

3. Evidencie a cultura organizacional durante a seleção

A cultura de uma empresa vai muito além do que é dito sobre ela ou reverberado em mídias sociais, por exemplo. É muito mais sobre a real experiência de seus colaboradores, sua verdadeira identidade e os rituais que fazem parte da sua rotina.

Por isso, durante o recrutamento e seleção, é fundamental evidenciar aspectos dessa cultura para atrair e selecionar os profissionais mais aderentes. Dessa forma, aqueles que compartilharem de suas crenças e paixões terão mais chances de um melhor fit cultural.

4. Direcione a entrevista de acordo com o propósito da empresa

Um dos passos mais importantes para um teste de fit cultural eficiente é realizar entrevistas individuais estratégicas. Ou seja, 100% direcionadas para o que a empresa procura e precisa.

Para isso, elaborar um roteiro de perguntas que permita ao profissional mostrar sua personalidade e evidenciar algumas soft skills pode ser interessante.

Nesse sentido, perguntas situacionais também podem ser uma boa alternativa. Afinal, ao criar uma situação hipotética ou promover questionamentos sobre experiências anteriores, é possível avaliar a conduta de uma pessoa.

Além disso, invista em perguntas padronizadas para todos os candidatos, mas também em questões personalizadas, interativas e inesperadas.

5. Invista no uso de tecnologias preditivas

Por fim, está a dica de ouro para uma boa avaliação de fit cultural: invista em soluções de análise preditiva! Essas ferramentas são amparadas pela coleta e análise de dados, como People Analytics e Inteligência Artificial (I.A.).

Além disso, a ciência comportamental e o uso de algoritmos personalizados podem ser grandes trunfos. Isso permite traçar modelos preditivos de comportamento e avaliar o potencial de performance de forma mais certeira.

As soluções mais completas permitem, inclusive, mapear a cultura ideal para um profissional, estilo de gestão compatível, competências fortes e pontos a desenvolver.

Com isso, investir no uso de tecnologias preditivas, principalmente para o recrutamento especializado, pode trazer diversos benefícios para os resultados de um negócio!

Agora que você já sabe qual é a importância de realizar um bom teste de fit cultural, que tal entender como isso impacta no desenvolvimento de equipes? Ou, melhor, compreender como o uso de tecnologia pode impulsionar melhores resultados?

Então, aproveite para conferir nosso infográfico sobre como potencializar o desenvolvimento profissional com o uso de Inteligência Artificial!

Autora
Teste de fit cultural: o que é e como fazer?
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support