Testes de recrutamento para seleção de pessoal: 10 principais e como usar

Testes de recrutamento para seleção de pessoal: 10 principais e como usar

Realizar contratações de sucesso é um dos principais desafios enfrentados pelas equipes de Gente e Gestão. Por isso, os testes de recrutamento para seleção de pessoal são tão importantes.

Eles ajudam a mapear o perfil de candidatos e a identificar suas hard e soft skills, pensando na descrição da vaga. Além disso, com o uso de soluções preditivas, essas avaliações ajudam a recrutar e selecionar as pessoas certas para os cargos certos. Quer saber como? Continue a leitura e confira:

O que são e como funciona os testes de recrutamento e seleção?

Por que os testes de recrutamento e seleção são importantes?

Quais são os testes de recrutamento e seleção? Confira os 10 principais!

Como escolher o teste de recrutamento e seleção ideal para o seu processo?

Como realizar testes de recrutamento para seleção de pessoal?

O que são e como funciona os testes de recrutamento e seleção?

Os testes de recrutamento e seleção são um recurso amplo e diverso, que ajudam os profissionais de RH a realizarem contratações mais certeiras. Por meio de diferentes ferramentas e metodologias, eles permitem conhecer e avaliar o potencial das pessoas, entendendo a sua capacidade de performance.

Para isso, esses testem avaliam habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais dos profissionais. Afinal, identificar o perfil comportamental de um indivíduo pode ser decisivo para a tomada de decisão.

Em resumo, os testes de recrutamento para seleção de pessoal são um complemento das etapas costumeiras do processo seletivo, tornando-as mais rápidas e efetivas.

O que pode ser avaliado nos testes de recrutamento e seleção?

Além das habilidades já citadas, os testes de recrutamento para seleção de pessoal permitem avaliar outros critérios importantes, como:

  • experiências;
  • inteligência;
  • fatores motivacionais;
  • atitudes;
  • personalidade;
  • adaptabilidade;
  • valores.

Por que os testes de recrutamento e seleção são importantes?

Ter uma equipe de alta performance (técnica e comportamental) faz parte do objetivo de qualquer organização. Afinal, um time formado por profissionais com competências diferentes, mas alinhadas ao propósito da empresa, é essencial para alcançar o sucesso.

Ao aplicar testes de recrutamento para seleção de pessoal, o RH aumenta as chances de encontrar os profissionais mais compatíveis com o negócio. Já que eles dão mais consistência e segurança na tomada de decisão e inspiram credibilidade para os candidatos.

Além do mais, existem outras vantagens em investir em testes de recrutamento e seleção de pessoas. Veja só!

Redução do turnover

Ao investir em testes nos processos seletivos, é possível realizar contratações aderentes ao perfil e valores da empresa. Com isso, a tendência é que os colaboradores permaneçam na equipe por mais tempo, aumentando a retenção de talentos.

Como resultado disso, haverá um menor volume de desligamentos, e, portanto, uma redução nas taxas de turnover.

Decisões baseadas em dados

A realização de testes fornece dados importantes para a tomada de decisão. Em processos seletivos, as soluções de people analytics permitem, inclusive, traçar modelos de previsão comportamental. Dessa forma, é possível realizar contratações menos enviesadas, mais certeiras e com maior fit cultural.

Aumento de produtividade

Os testes de recrutamento para seleção de pessoal favorecem, em médio e longo prazo, a produtividade no trabalho. Afinal, permitem que a gestão de pessoas identifique profissionais mais qualificados e compatíveis com as posições.

E, com isso, construir equipes mais alinhadas entre si, aptas a executar suas demandas e engajadas com o negócio.

Melhora no clima organizacional

Como vimos, os testes são usados para realizar contratações com mais chances de sucesso. E ao contratar as pessoas certas para as vagas certas, automaticamente, o clima organizacional melhora. Pois os talentos se sentiram mais satisfeitos e engajados, o que contribui para boas relações interpessoais.

Quais são os testes de recrutamento e seleção? Confira os 10 principais!

Existe uma variedade de testes de recrutamento para seleção de pessoal que podem ser utilizados pelo RH em seus processos. Aqui, vamos apresentar os 10 principais!

1. Teste de perfil comportamental

Já foi o tempo em que as habilidades técnicas sobressaiam às comportamentais. Hoje, o perfil comportamental é tão importante quanto, ou até mais que, as habilidades técnicas, dependendo do cargo e funções desempenhadas.

Nesse sentido, cada vez mais, o teste de perfil comportamental é utilizado no recrutamento e seleção de pessoas. Eles complementam as avaliações de hard skills e permitem identificar os traços comportamentais e de personalidade dos candidatos.

Tudo o que facilita a busca por talentos mais aderentes à cultura e ao propósito da empresa e possibilita um melhor aproveitamento de cada um deles.

2. Teste de personalidade

No mesmo caminho da avaliação anterior, o teste de personalidade avalia a maneira como as pessoas pensam, sentem e agem, bem como o seu raciocínio lógico e a adequação a diferentes funções.

A partir dele, é possível também prever tendências, estilo de aprendizagem e tipo de liderança. Mas, para isso, são usados alguns modelos de testes baseados em metodologias diversas.

Atualmente, o método com maior validação científica é o Big Five, mas existem outras opções, como:

  • teste DISC;
  • teste IAC;
  • teste dos bichos;
  • teste de perfil STAR.

3. Conhecimentos técnicos

Em algumas vagas, o conhecimento técnico é a parte mais importante, principalmente se for para nível sênior ou especialista. Isso porque algumas funções demandam conhecimentos mais avançados.

Por exemplo: um profissional que trabalha com desenvolvimento web deve conhecer e saber como aplicar os códigos necessários em um site.

Ou uma especialista em mídia paga, por exemplo, que deve saber como configurar as campanhas e ter entendimento técnico das plataformas.

Assim, também, funciona em vagas em que é necessário ter proficiência em um idioma, operar uma máquina ou gerenciar as informações de um software. Por isso, os testes técnicos são tão importantes nos processos seletivos!

4. Conhecimentos específicos

Além dos testes técnicos para determinadas habilidades ou para o uso de ferramentas, existem as avaliações destinadas a mapear conhecimentos específicos.

Esses testes contemplam o domínio em diversas áreas, como matemática financeira ou uma linguagem de programação.

5. Teste de raciocínio lógico

Os testes de raciocínio lógico têm como objetivo entender como uma pessoa pensa e soluciona problemas. Inclusive, sendo uma das avaliações presentes em análises preditivas, junto à de personalidade e padrões.

Neles, por meio de questionários de lógica, interpretação de textos e resolução de desafios, a empresa avalia o tempo de resposta e a linha de raciocínio utilizada.

Isso ajuda a compreender como será o desempenho do profissional em cargos que demandam maior atenção e resolutividade.

6. Teste de fit cultural

Dentre os testes de recrutamento para seleção de pessoal mais estratégicos está a análise de fit cultural. Isso porque, levando em consideração a personalidade e expectativas do profissional, ele ajuda a compreender sua compatibilidade com a empresa.

Assim, no teste de fit cultural, o perfil do candidato é entrelaçado com aspectos da cultura organizacional. Isso contribui para a contratação de pessoas alinhadas aos objetivos e valores da empresa.

7. Teste de conhecimentos em línguas

Muito comum em cargos ou empresas que exijam conhecimentos em um determinado idioma, o teste de conhecimento em línguas pode ser uma etapa eliminatória. Por meio dele, o setor de Recursos Humanos garante que a pessoa contratada tenha o grau de conhecimento necessário para a demanda proposta.

8. Teste palográfico

Já o teste palográfico tem como foco medir a iniciativa, produtividade e ritmo de trabalho de um colaborador.

Para entendê-lo é preciso ter conhecimento técnico e saber como interpretar as respostas. Diante disso, deve ser aplicado por recrutadores que são também psicólogos.

Nele, cada indivíduo recebe uma folha de papel em branco, que deve preencher com traços paralelos. Cada tipo de traço revela um aspecto da personalidade, sendo observado se são longos, estreitos, espaçados ou próximos, por exemplo.

9. Dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são testes de recrutamento e seleção na qual os recrutadores reúnem os candidatos para avaliar como eles se comportam frente a desafios e ao trabalho em equipe.

Neste tipo de teste, pode ser analisada ainda as aptidões de liderança dos profissionais, como também, promover o pensamento rápido e estratégico e a interação entre os indivíduos.

10. Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI)

O QUATI também pode ser usado como teste de recrutamento para seleção de pessoal. Por meio dele, é possível mensurar diversos aspectos de forma mais ampla e genérica. Dentre eles:

  • introversão/extroversão;
  • intuição/sensação;
  • sentimentalismo/racionalidade;
  • empatia/egocentrismo.

As respostas dessas avaliações oferecem insights de como cada talento tende a se comportar no dia a dia. Esse parâmetro contribui para a avaliação do potencial de performance, conforme o cargo e a função desempenhada.

Como escolher o teste de recrutamento e seleção ideal para o seu processo?

Cada teste de recrutamento e seleção possui um propósito específico e, normalmente, são utilizados diferentes tipos para encontrar o profissional mais qualificado. A escolha de quais testes utilizar depende dos objetivos e necessidades da empresa, considerando também o perfil das vagas em aberto.

Para os cargos de gestão, por exemplo, é importante ter um alinhamento das habilidades técnicas e comportamentais. Por isso, é interessante realizar avaliações que evidenciam capacidades como pensamento estratégico, liderança e visão sistêmica.

Já para os cargos técnicos, o ideal é aplicar testes práticos de conhecimento para avaliar habilidades específicas. Assim, a empresa consegue verificar se a pessoa está apta para a função, além de validar os dados apresentados no currículo.

Como realizar testes de recrutamento para seleção de pessoal?

Ao realizar os testes de recrutamento e seleção de pessoas, é importante considerar algumas recomendações. São elas:

  • avaliar se o teste utilizado é realmente necessário para o cargo em aberto;
  • tomar cuidado com a quantidade de testes utilizado para não deixar o processo cansativo;
  • ser claro nas explicações para que não haja dúvidas na resolução;
  • disponibilizar o tempo certo para a realização dos testes;
  • oferecer feedbacks ao final de cada avaliação.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, os testes de recrutamento e seleção são peças chave para o sucesso das contratações. Eles complementam o processo de seleção, ajudando a encontrar os profissionais certos para o seu negócio.

Agora, você já sabe tudo o que é preciso para contratar melhor com os testes de recrutamento para seleção de pessoal, que tal se aprofundar melhor no assunto? Para isso, basta conferir o texto sobre as principais etapas do recrutamento e seleção. Até a próxima!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support