Trabalho híbrido, remoto ou presencial: qual é melhor para sua equipe?

Trabalho híbrido, remoto ou presencial: qual é melhor para sua equipe?

Nos últimos meses, muito tem sido falado sobre a escolha pelo trabalho híbrido, remoto ou presencial e quais os benefícios de cada um deles para colaboradores e empresas. Além disso, uma grande preocupação está na adaptação e compatibilidade dos profissionais com cada modelo de trabalho.

Isso porque há pessoas que são mais produtivas em home office, enquanto outras apresentam boas entregas trabalhando no escritório. Por outro lado, estudos realizados pela Microsoft apontam que o trabalho híbrido é a escolha de muitos trabalhadores e a opção que vem apresentando melhores resultados corporativos.

Esse debate entre trabalho presencial, remoto ou híbrido surgiu, principalmente, em função das transformações que a pandemia da Covid-19 causou no Brasil e no mundo. Afinal, após quase dois anos de isolamento social e a maioria das organizações funcionando em modelo de trabalho híbrido ou à distância, voltar aos moldes antigos parece não ter sentido para muitas pessoas.

Mas, afinal, qual é o melhor modelo de trabalho para a sua empresa? É possível avaliar a compatibilidade de uma equipe (ou de um funcionário) em cada um? É sobre isso que vamos explicar neste artigo. Continue a leitura!

O que é trabalho híbrido e como ele funciona?

O trabalho híbrido é aquele em que há a combinação de momentos em home office, ou seja, de trabalho em casa, com momentos de atuação presencial na empresa. Dessa forma, o híbrido oferece a flexibilidade do teletrabalho associada às relações e facilidades dos momentos de troca que acontecem pessoalmente.

Para que isso aconteça, é comum que as empresas estipulem um número de dias por semana para atuação em cada um dos modelos de trabalho, buscando alinhar os setores nessa decisão. Assim, é possível que todo um time vá ao escritório nos mesmos dias, ou que se dividam conforme o fluxo de demandas.

Assim, ao unir flexibilidade, gestão humanizada, uso de recursos tecnológicos e relações de trabalho bem gerenciadas, são observados benefícios para todas as partes. Afinal, as pessoas ficam mais satisfeitas e felizes, além de perceberem ganhos em saúde mental. A empresa, por sua vez, passa a contar com mais engajamento dos colaboradores.

Quais os benefícios do trabalho híbrido para a gestão de equipes?

Unir o presencial e o trabalho à distância pode ser uma escolha que apresenta o melhor dos dois mundos para empresas e profissionais. Afinal, no trabalho híbrido é possível unir flexibilidade e autonomia, sem deixar de lado o sentimento de pertencimento e as relações sociais.

Para a gestão de equipes, mesclar os modelos de trabalho presencial e à distância apresenta, principalmente, vantagens em relação ao ganho em produtividade e retenção de talentos.

Como consequência desses dois fatores e do maior bem-estar nas equipes, outros benefícios também se destacam. Dentre eles:

  • redução de custos com aluguel e manutenção do escritório (menor demanda);
  • diminuição do turnover;
  • ganho em tempo e melhor canalização da energia;
  • aumento da felicidade, criatividade e engajamento no trabalho;
  • melhora no clima organizacional.

Essas melhorias acontecem porque os colaboradores tendem a se manter mais satisfeitos quando tem a oportunidade de duas ou três vezes na semana trabalhar de casa. Afinal, nesses dias são poupados do deslocamento (trânsito) e têm mais liberdade para organizar seus horários.

Além disso, ao frequentar o escritório nos demais dias uteis estarão mais descansados, bem como mais dispostos a interagir, realizar reuniões e desenvolver tarefas em grupo. Dessa forma, o trabalho presencial passa a ser visto com mais leveza, como uma oportunidade de contato com os pares e de troca de experiências e conhecimentos.

Como gerenciar equipes no trabalho híbrido?

Gerenciar equipes à distância pode ser um desafio, não acha? Afinal, a liderança não vai lidar apenas com os aspectos positivos do home office. Naturalmente, também podem ser percebidas dificuldades e falhas nesse processo de adaptação.

Nesse sentido, existem algumas boas práticas que podem ajudar a gerenciar equipes, especialmente no trabalho híbrido. Veja, a seguir, 6 dicas!

  1. Conheça a legislação vigente e esteja por dentro do que diz a Lei 13.467.
  2. Garanta o suporte e infraestrutura necessários para os dois modelos de trabalho: presencial e à distância.
  3. Invista na transformação digital para todas as áreas da empresa.
  4. Aposte em uma comunicação objetiva e na gestão do conhecimento e da informação.
  5. Observe o perfil comportamental das equipes e sua compatibilidade com o trabalho híbrido, remoto ou presencial.
  6. Promova as adaptações necessárias na cultura organizacional.

Como avaliar a compatibilidade de equipes ao modelo de trabalho híbrido, remoto ou presencial?

Como vimos, avaliar a compatibilidade dos profissionais e equipes ao modelo híbrido de trabalho é fundamental para a adoção de uma nova estratégia corporativa. Mas como fazer isso?

Bom, o primeiro passo é apostar no uso de tecnologia no RH, tanto para avaliação comportamental, quanto para análises preditivas e recrutamento especializado.

Algumas soluções hoje já trazem um tipo de indicador específico para avaliar a compatibilidade de equipes ao trabalho híbrido, presencial ou remoto, trazendo um tipo de score (ou pontuação) para cada pessoa avaliada (remote score).

Assim, é possível compreender o potencial de performance de um profissional e antecipar seu grau de sucesso em cada modelo de trabalho.

Para isso, alguns aspectos devem ser observados, como:

  • o ambiente ideal para potencializar a produtividade (totalmente remoto, parcialmente remoto, totalmente no escritório ou parcialmente no escritório);
  • como a pessoa gerencia seus relacionamentos e como isso acontece à distância;
  • como a pessoa gerencia seu trabalho e prioridades, considerando sua autodisciplina e desempenho no remoto.

Dessa forma, para mapear essas tendências e o perfil dos colaboradores, avaliando sua compatibilidade com o trabalho híbrido, remoto ou presencial é preciso considerar dois eixos principais: o de trabalho e o relacional.

Qual a importância de alinhar o perfil das equipes ao modelo de trabalho adotado pelo negócio?

As pessoas são a base de uma organização. Por isso, tê-las no centro da tomada de decisão é essencial, concorda? Então, quando pensamos em uma definição tão importante como a de qual modelo de trabalho adotar, é preciso observar primeiro o perfil das equipes.

Com isso, será possível fazer uma escolha mais certeira e compatível com as expectativas e necessidades dos colaboradores. Mas, além disso, será viável adequar estratégias corporativas, direcionar o recrutamento e seleção e apoiar os times de maneira necessária.

Contudo, muitos desafios surgem nesse processo de adequação ao trabalho híbrido, remoto ou presencial, ainda que existam também diversos benefícios.

Se quiser entender melhor sobre como contornar essas dificuldades e qual é o papel da gestão durante essas mudanças, não pare por aqui!

Em nosso blog, temos vários conteúdos completos sobre gestão de pessoas, tecnologia e desenvolvimento. Que tal entender ainda mais sobre o assunto e conferir nosso infográfico gratuito sobre como potencializar o desenvolvimento da sua equipe com o uso da Inteligência Artificial?

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support