Avaliação de Desempenho e Feedback: quando usar um ou outro?

Avaliação de Desempenho e Feedback: quando usar um ou outro?

A melhor forma para saber qual é o momento certo para usar ferramentas de gestão, como a avaliação de desempenho e o feedback, é identificar a necessidade de melhoria na atuação dos colaboradores para alcançar os objetivos da empresa.

Para formar uma equipe de alta performance, é fundamental estimular e acompanhar a evolução dos colaboradores. Entre soft skills e hard skills é possível oferecer condições de desenvolvimento. Mas, para isso, os profissionais precisam saber o que pode e deve ser melhorado.

Neste post trazemos o conceito de avaliação de desempenho e feedback, assim como suas diferenças. Continue lendo e veja também quando aplicar esses dois métodos na empresa e como um software especializado pode ajudar nesse processo!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar o desempenho individual dos colaboradores de uma empresa. Quando aplicada, permite um comparativo entre a performance esperada e os resultados efetivamente entregues.

Com esse parâmetro, a empresa consegue entender os pontos fortes e a melhorar de cada colaborador. Dessa forma, será mais fácil auxiliar os profissionais em sua jornada de desenvolvimento das habilidades e competências, por meio da gestão de desempenho.

De modo geral, a avaliação de desempenho tem aplicabilidade trimestral, semestral ou anual, e é conduzida pelos gestores de área com o apoio da equipe de RH. Durante o processo, diversos critérios que impactam no desempenho, como motivação, engajamento, salário, planos de carreira, e outros, são avaliados.

Além disso, as avaliações podem vir associadas a metodologias de incentivo ao desenvolvimento, como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

O que é feedback?

O feedback é, também, uma forma de avaliar o desempenho, porém, de uma maneira menos estruturada. Ele se baseia na rotina e atuação dos colaboradores em projetos e questões pontuais do dia a dia.

É atemporal, ou seja, não demanda um cronograma específico e pré-determinado, podendo ser aplicado a qualquer momento que a gestão perceber o subdesempenho de um ou mais membros da equipe, tanto em relação às demandas, quanto em postura.

Qual a diferença entre avaliação de desempenho e feedback?

Os dois métodos são usados na avaliação do desempenho profissional, porém, sua diferença mais significativa está na forma de aplicação. Enquanto a avaliação de desempenho demanda estruturação para levantamento de dados mensuráveis, o feedback se baseia na rotina.

Para a realização da avaliação de desempenho, o investimento de tempo, de equipe e, por vezes, de recursos financeiros, é maior. Por isso, muitas empresas preferem utilizar o feedback como instrumento de medição do desempenho.

No entanto, uma ferramenta não substitui a outra. Isso porque a abordagem do feedback é mais simplificada, tratando de elementos quantitativos. A avaliação de desempenho, por sua vez, oferece mais segurança e consistência de resultados.

Quando utilizar essas duas formas de avaliação na empresa?

Como o feedback é um retorno sobre a performance, normalmente é utilizado após a aplicação da avaliação de desempenho. O colaborador avaliado precisa receber uma devolutiva sobre sua atuação, que ocorre por meio do feedback.

A escolha entre avaliação de desempenho e feedback depende, também, dos propósitos da empresa em relação à profundidade e abrangência do que ela deseja avaliar. Os dois métodos são importantes e eficazes, cada um dentro dos planos de melhoria organizacional.

Em diversos contextos, um bom feedback comportamental é suficiente para que o colaborador se realinhe aos objetivos da empresa. Já em outros, a avaliação é necessária para estruturar e categorizar os pontos mais relevantes que envolvem habilidades técnicas e emocionais.

Portanto, é possível usar essas ferramentas juntas ou separadas, mas somente com uma análise bem fundamentada, lideranças e RH encontrarão o melhor caminho para auxiliar no desenvolvimento de equipes.

Vale ressaltar a importância de ter uma ferramenta especializada para registrar e conduzir feedbacks e avaliações de desempenho, com foco em melhoria contínua e desenvolvimento profissional, para alcançar a tão sonhada vantagem competitiva por meio do trabalho de qualidade do capital humano.

Se você gostou do post e quer saber mais sobre a devolutiva de desempenho baixe nosso guia completo de feedback e prepare retornos mais eficientes!

Autora
Raquel é graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, adora ler e aprender coisas novas. Na Selpe, trabalha com Marketing de Conteúdo focado em RH e Gente e Gestão.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support