Programa de Desenvolvimento de Carreira: por que construir um hoje mesmo?

Programa de Desenvolvimento de Carreira: por que construir um hoje mesmo?

Realizar programa de desenvolvimento de carreira é extremamente importante para o sucesso de uma empresa. Isso porque investir na trajetória profissional dos colaboradores contribui para a retenção de talentos e para o aumento da satisfação e do engajamento no trabalho.

Para isso, a definição de metas individuais e de equipe e a estruturação de planos de carreira compatíveis com as expectativas do colaborador e as necessidades corporativas são fundamentais.

Neste post, você entenderá o que é um programa de desenvolvimento, qual o papel do RH na elaboração de planos de carreira, como estruturar um bom plano e quais as vantagens para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um Programa de Desenvolvimento de Carreira?

O programa de desenvolvimento de carreira é construído por meio da análise das expectativas de ascensão profissional dos colaboradores e da empresa. A partir daí, é estruturado como um “guia prático” que visa o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills necessárias para alcançar esses objetivos.

A base para esse programa é a realização de um plano de carreira bem estruturado, como os PDIs, que aponte o momento profissional do colaborador e as habilidades e competências de destaque.

Esse plano de desenvolvimento pode ser tanto focado na trajetória de carreira como um todo, quanto na experiência dentro da empresa. Por isso, no segundo caso, podem ser incluídas posições a serem atingidas e ações internas para realizar no longo prazo.

Como funciona o Programa de Desenvolvimento de Carreira?

Existem diferentes maneiras de planejar e executar um programa de desenvolvimento profissional. Os critérios para o funcionamento do programa e a elaboração de planos de carreira variam conforme as necessidades e expectativas de cada talento e empresa.

Desde a análise individual e coletiva dos funcionários, até os investimentos em capacitações e treinamentos, o RH e a gestão precisam alinhar quais são os principais objetivos e como auxiliar no desenvolvimento de cada colaborador de forma mais efetiva.

Por isso, essas ações são realizadas com base na coleta e análise de dados, nos diálogos constantes e na definição de metas no curto, médio e longo prazo, bem como no acompanhamento dos resultados.

Outro ponto importante é entender que existem diferentes tipos de planos de carreira, que fogem da trajetória linear que era comum anos atrás. Os mais conhecidos atualmente são os modelos em W e em Y, que priorizam os talentos e a versatilidade de cada colaborador.

Carreira em W

carreira em W prioriza a versatilidade dos profissionais e explora tanto suas capacidades técnicas quanto de gestão. Por isso, funcionários que optam pelo modelo vivenciam diversas áreas de atuação, precisando ser multidisciplinares, além de ter soft skills bem desenvolvidas.

Essa modalidade, também conhecida como estrutura em rede, é, cada vez mais, uma tendência para o mercado e reflete a flexibilidade exigida pelas empresas atualmente.

Carreira em Y

Já no plano de carreira em Y, ou em estrutura paralela, o profissional tem dois caminhos possíveis de crescimento: na área técnica ou em posições de liderança.

Por isso, o modelo valoriza os colaboradores de acordo com suas habilidades e competências de destaque, os guiando para serem especialistas ou gestores.

Carreira em empresas de alto crescimento

É comum que em empresas mais estruturadas e com crescimento acelerado a estruturação de planos de carreira seja mais consolidada e faça parte da cultura organizacional.

Se tratando de empresas em fase de expansão e que têm aumento expressivo no quadro de funcionários, a estratégia de planejamento de carreira também passa por reestruturação. Com isso, prever o futuro da instituição e dos colaboradores se torna um desafio.

Em casos de empresas já consolidadas, os planos de carreira costumam prever um crescimento acelerado e a aquisição de conhecimentos em tempo reduzido. Já nas organizações em crescimento, os planos devem ser mais gerais e explicitar a imprevisibilidade quanto aos próximos anos.

Qual é o papel do RH na elaboração de Planos de Carreira?

Quando pensamos na elaboração de um plano de carreira, é preciso compreender o papel dessa ação na rotina da empresa e como ela afetará seu quadro de funcionários — e tudo isso impacta diretamente nas ações do RH.

Além disso, o desenvolvimento dos colaboradores começa na análise e entendimento do seu perfil comportamental, competências e aspirações. Por isso, é essencial contar com o apoio de especialistas em RH e tecnologias para Gente e Gestão.

Dessa forma, o Recursos Humanos da organização é responsável por garantir que os planos sejam mais efetivos e personalizados. Para isso, devem manter um registro atualizado de cada colaborador e acompanhar suas métricas e resultados nas atividades propostas.

Esse registro pode ser feito por meio de ferramentas ou plataformas próprias para a gestão de pessoas e carreiras, por exemplo.

Qual a vantagem de um Programa de Desenvolvimento de Carreira?

A realização de planos de carreira traz diversos benefícios para empresas e funcionários. Confira!

Para a empresa

Empresas que investem em suas equipes percebem um aumento na produtividade e na qualidade das entregas. Isso acontece porque colaboradores valorizados e satisfeitos com suas demandas, tendem a ser mais engajados e satisfeitos.

Dessa forma, ao estruturar um programa de desenvolvimento de carreira, a organização reconhece e potencializa os talentos do seu quadro de funcionários.

Mais um aspecto positivo é que colaboradores mais qualificados e com habilidades comportamentais mais bem desenvolvidas, geram melhores resultados para a empresa, além de promoverem a inovação, a cultura e a imagem da marca.

Para o funcionário

Já para os funcionários, a elaboração de um plano de carreira significa mais investimento no seu desenvolvimento profissional e chances de ascensão na carreira.

Profissionais mais qualificados recebem mais oportunidades de trabalho, além de terem direito a melhores remuneração e benefícios — o que é extremamente atrativo para realização de projetos no longo prazo.

Um aspecto importante também é o aprendizado contínuo e o aprimoramento de suas habilidades e competências associado à rotina de trabalho. Assim, o talento encontra espaço entre suas demandas para se desenvolver e qualificar.

Além disso, com um Plano de Desenvolvimento Individual focado na sua trajetória dentro da organização, o colaborador se sente valorizado e se vê ocupando diferentes cargos ao longo dos anos, o que o fideliza à marca e garante mais empenho e motivação.

Como elaborar Planos de Carreira em uma empresa?

1. Entenda o momento da empresa

Antes de implementar novas ações, é preciso entender a cultura da empresa, o momento pelo qual o negócio está transitando e quais são os objetivos estratégicos para os próximos anos.

Dessa forma, além de realizar planejamentos mais estratégicos, a organização consegue se adaptar aos seus funcionários e moldá-los conforme as necessidades corporativas.

2. Defina metas e objetivos

A partir do entendimento do cenário em que a empresa se encontra, defina metas a serem alcançadas e objetivos menores que ajudarão a atingi-las. Nesse momento, é preciso pensar para além da visão de negócios e analisar cada colaborador individualmente.

Para isso, é importante haver uma ação conjunta do profissional, sua liderança imediata e o RH da organização. Dessa forma, será possível traçar objetivos coerentes com a sua realidade, a cultura da empresa e as possibilidades de ascensão de carreira.

3. Estabeleça métodos e ferramentas a serem utilizados

Agora, com metas e objetivos bem definidos, o próximo passo é estabelecer processos e investir em ferramentas para alcançá-los. Uma estratégia interessante é listar cada um desses pontos e associar a um prazo para realização e quais ações devem ser executadas.

Nesse sentido, devem ser estabelecidos métodos para desenvolvimento individual, mas também coletivo. Para isso, pode ser interessante que a empresa invista em tecnologias para Gente e Gestão e treinamentos específicos.

4. Analise as habilidades e competências dos colaboradores

A equipe de Recursos Humanos, com o suporte de tecnologias em RH, precisa entender quais são as habilidades técnicas e competências comportamentais de destaque de cada colaborador.

Essas informações devem ser compartilhadas com o profissional e seu líder, para garantir um melhor clima organizacional e potencializar seu desenvolvimento.

Com essas soluções, é possível mapear características de comportamento e potencial de performance, bem como realizar análises preditivas. Todos esses aspectos colaboram para o desenvolvimento da equipe e o sucesso de cada profissional.

5. Elabore um plano de ação

Com base nos planejamentos e análises feitos, chega o momento de elaborar um plano de ação. Essa medida tem como objetivo a realização de ações institucionais voltadas para o desenvolvimento de carreira e da motivação interna.

Por isso, esse plano deve priorizar:

  • a visibilidade das vagas internas;
  • o apoio à liderança;
  • a troca de feedbacks;
  • a realização de treinamentos.

6. Invista nas soft skills

O desenvolvimento de soft skills é parte importante do plano de carreira. Afinal, profissionais experientes e qualificados são aqueles que além de dominar a parte técnica da sua área de atuação, são capazes de liderar, realizar a autogestão, solucionar conflitos e ter bom equilíbrio emocional.

Por isso, os programas de desenvolvimento devem priorizar competências como:

  • autoconhecimento;
  • inteligência emocional;
  • visão sistêmica;
  • gestão de tempo;
  • comunicação eficiente.

7. Trace planos de carreira

Ao traçar planos de carreira, podem ser seguidos diferentes caminhos, seja dentro ou fora da organização. Nesse sentido, existem possibilidades rígidas e com uma trajetória bem definida ou flexíveis e com foco no aprendizado, inovação e desenvolvimento.

Por isso, ao realizar um desenho de carreira é preciso considerar as particularidades de cada profissional, suas metas a médio e longo prazo e os valores da empresa.

Além disso, existem diferentes estruturas de carreira: em linha, em rede e paralela. Essas possibilidades estão associadas ao plano em W e em Y, que vimos nos tópicos anteriores.

O Plano de Carreira pode fazer parte de estratégias de retenção de talentos?

Atualmente, os profissionais priorizam o desenvolvimento e as oportunidades futuras em relação a salário e outros benefícios. Por isso, investir em planos de carreira pode ser uma boa estratégia para retenção de talentos e redução do turnover.

Afinal, com profissionais mais motivados e valorizados, o engajamento e as expectativas dentro da empresa também aumentam, o que faz com que seus colaboradores queiram construir sua trajetória na organização.

Dessa forma, as chances de olhar para o futuro e vivenciar uma carreira de sucesso com a companhia, colaboram para a fidelização da equipe e para a reputação como boa marca empregadora.

Coloquei o plano em prática. E agora?

Um plano de desenvolvimento de carreira deve ser visitado de forma constante pela empresa. Por isso, acompanhar os indicadores do processo de cada time antes, durante e após é importante.

Assim é possível observar o que foi proveitoso no programa e o que pode ser trabalhado de outra maneira nas próximas estruturações. Afinal, agora você já sabe a importância de um programa de desenvolvimento de carreira dentro das organizações e entende seus benefícios para todos os envolvidos.

Como vimos, diversos aspectos estão relacionados a essa potencialização de desempenho, como o autoconhecimento, o investimento em hard e soft skills e a abertura para feedback.

Por isso, recomendamos que continue acompanhando nossos conteúdos no blog e nas redes sociais para saber mais informações sobre Gente e Gestão. Siga o nosso Linkedin! Nos vemos por lá?

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support