O que é um Recrutamento Preditivo? Como ele acontece?

Prever o grau de sucesso de um profissional em um cargo já é uma realidade! Por meio do recrutamento preditivo, é possível saber quais são as chances de adequação do profissional à vaga, conforme as características e necessidades da equipe.
Os modos tradicionais de realizar os processos de recrutamento e seleção estão se tornando obsoletos.
Afinal, eles não são capazes de analisar o potencial dos candidatos e suas reais chances de adaptação para um determinado cargo, cultura empresarial e equipe de trabalho.
Em um cenário cada vez mais disputado entre as empresas, é preciso adotar mecanismos inovadores, que possam otimizar a recolocação e a inserção de profissionais no mercado de trabalho.
Para entender o que é e como funciona o recrutamento preditivo, continue a leitura!
O que é recrutamento preditivo?
O recrutamento preditivo é um modelo de coleta e tratamento de dados que permite realizar a análise comportamental de colaboradores e candidatos.
Com isso, além de conhecer melhor seus traços de personalidade e comportamentos frequentes, é possível prever sua postura em ocasiões adversas e mensurar o fit cultural com a empresa e com os demais colaboradores.
Dessa forma, para além das hard skills contempladas no currículo e validadas nos testes técnicos, os recrutadores passam a conhecer, também, as soft skills e o perfil comportamental dos candidatos.
Além disso, quando realizado o recrutamento preditivo, o RH e os gestores diretos daquele funcionário têm os insumos necessários para realizar uma melhor gestão de times e contribuir para o desenvolvimento de cada colaborador.
Qual a base do recrutamento preditivo?
No mercado de trabalho, profissionais da Psicologia observam que muitas pessoas abandonam seus cargos por não estarem alinhadas com os valores organizacionais, objetivos da companhia ou com as próprias atribuições da sua função.
É justamente para atuar de maneira preventiva sobre esse desalinhamento que o recrutamento preditivo se estrutura.
Segundo Robson Barbosa, Diretor Executivo da Selpe, empresa representante oficial da AssessFirst no Brasil, “esse modelo se apoia em três pilares básicos: o perfil de uma posição bem definida, o potencial do candidato e o conjunto de experiências e habilidades adquiridas ao longo da trajetória profissional.”
Quando esses fundamentos não são considerados de forma integrada, o impacto para o negócio é direto e significativo, gerando prejuízos relacionados a:
- recursos financeiros;
- tempo de treinamento de novos colaboradores;
- capital humano.
Por outro lado, ao estruturar decisões de contratação com base nesses princípios, o recrutamento preditivo contribui para escolhas mais precisas, maior aderência cultural e uma relação mais sustentável entre pessoas, cargos e estratégia organizacional.
O que o recrutamento preditivo faz?
Ao construir o Job Profile, é usado um banco de dados robusto. Essas informações são utilizadas para relacionar e prever a compatibilidade do candidato com as características necessárias para o cargo.
Imagine, por exemplo, que uma empresa precise de um profissional de Comunicação.
Para começar o processo seletivo, é traçado o perfil da vaga: o candidato deverá ser criativo, sociável, saber trabalhar em equipe e ter facilidade de adaptação em uma cultura inovadora e disruptiva.
Com isso, a análise desse profissional será feita levando em consideração todas as solicitações da gestão e verificando o match com a cultura e a equipe, além de como será a performance do candidato para a atividade.
A partir da avaliação de todos os dados, é iniciado o processo preditivo. Assim, todas as etapas acontecerão de maneira mais precisa, e as estimativas de sucesso do candidato passam a ser mensuradas por dados de fácil visualização e interpretação.
Qual a relação do recrutamento preditivo com as soft e hard skills?
O recrutamento preditivo utiliza a avaliação das soft e hard skills para reconhecer as forças e pontos de melhoria na força de trabalho. Além disso, o método é utilizado para identificar a necessidade de uma liderança específica.
Porém, o mais interessante de todo o processo é a visão de uma adaptabilidade macro, em que se leva em conta a cultura da empresa, as competências exigidas e a forma de trabalhar de cada colaborador.
Esse cruzamento de dados também indicará os motivos pelos quais a organização afasta talentos. Isso gera informações capazes de repensar o posicionamento da companhia e traz insights para uma melhor estabilidade profissional e desenvolvimento das equipes.
Por que implementar o recrutamento preditivo na sua empresa?
Por se tratar de uma metodologia que utiliza softwares de Inteligência Artificial (IA) e Big Data, o recrutamento preditivo pode, à primeira vista, parecer algo desafiador.
No entanto, trata-se de um modelo automatizado que potencializa as decisões de contratação, trazendo mais previsibilidade e consistência ao processo seletivo.
De acordo com o Robson, “o recrutamento preditivo traz mais segurança ao recrutador, que passa a tomar decisões baseadas em dados, sem abrir mão do olhar humano, que entra como ajuste fino na seleção.”
Entre os principais benefícios desse modelo, estão:
- otimização e economia em recursos;
- assertividade nas escolhas e decisões;
- eficiência nos processos;
- ganho de tempo.
Quais os impactos do recrutamento preditivo para as empresas?
Como vimos, esse modelo de recrutamento traz diversas vantagens para os negócios. Dentre elas, podemos destacar:
Triagem de currículos
Com o conhecimento sobre o perfil dos colaboradores da empresa e das bases da cultura organizacional, é possível traçar características ideais para a vaga.
Com isso, após a triagem inicial baseada nas hard skills, o uso de soluções tecnológicas para automatização de processos e a realização da análise preditiva permitem a seleção dos perfis mais compatíveis com a empresa, otimizando os processos seletivos.
Processos de recrutamento e seleção mais efetivos
Com o recrutamento preditivo, as chances de sucesso na contratação após um processo seletivo são muito maiores!
Com o grande volume de dados coletados, seja por questionários, seja por postagens em redes sociais ou histórico da rede, é possível entender cada candidato para além do ambiente de trabalho.
Por isso, com o Big Data e as metodologias de análise comportamental, a precisão é garantida.
Automatização de processos
O recrutamento preditivo está associado ao uso da tecnologia no RH e à análise de dados. Por isso, processos automatizados são, além de essenciais para a agilidade no tratamento de dados, resultado da implementação de processos preditivos.
Afinal, ao implementar o recrutamento preditivo, a companhia precisa se apoiar em plataformas que realizam a coleta, análise, tratamento e triagem das informações de candidatos, reduzindo o trabalho manual do RH.
Melhor clima organizacional
Quando na contratação de funcionários é levado em consideração sua personalidade, comportamentos e identificação com a cultura e propósito da empresa, é mais provável que se sintam satisfeitos no ambiente de trabalho.
Isso acontece pois, para além da identificação individual, ocorre a identificação coletiva ao unir talentos complementares e compatíveis entre si. Assim, o ambiente tende a ser harmonioso e colaborativo.
Redução das taxas de turnover
Justamente pela melhoria do clima organizacional e em função da identificação dos profissionais com o negócio, as chances de desligamento são reduzidas.
Além disso, empresas que optam pelo recrutamento preditivo costumam realizar a gestão por competências, de forma a valorizar o desenvolvimento e reconhecer colaboradores de destaque, seja com bonificações ou promoção, o que motiva os colaboradores.
Aumento da produtividade
Times compatíveis entre si e com habilidades complementares tendem a ter mais agilidade na produção e melhor qualidade na entrega. Consequentemente, isso resulta no aumento da produtividade.
Além disso, a troca de opiniões, aprendizados e experiência colabora para o aprimoramento coletivo do setor. Assim, cada vez mais os profissionais terão domínio das diversas áreas de atuação que englobam o seu setor.
Avaliação das habilidades cognitivas
Quando falamos sobre recrutamento preditivo, o foco está nas relações e compatibilidade com cargo e empresa, mas a metodologia é capaz, também, de avaliar características cognitivas.
Já imaginou ter em suas métricas dados como velocidade de raciocínio, estilo de tomada de decisão, nível de precisão das análises e ainda conhecer como o profissional obtém novos conhecimentos?
Esta é a proposta dos modelos mais atuais de avaliação. Além disso, o modelo preditivo traz informações sobre em qual cargo ou atividade determinado perfil terá mais sucesso.
RH mais estratégico
Todos os aspectos que comentamos colaboram para a estruturação de um RH mais estratégico e que gera melhores resultados. Afinal, com o recrutamento preditivo, as ações de Recursos Humanos se tornam mais práticas e precisas.
Por que a motivação no ambiente de trabalho é importante?
Muitos dos impactos do recrutamento preditivo e de modelos de análise comportamental são percebidos nas relações, no clima organizacional, na motivação e no engajamento.
Atrelado a isso, as organizações passaram a entender que a motivação é um diferencial na atração e retenção de talentos. Contudo, para ser efetivo, era necessário desenvolver um método de visualização dos fatores motivadores.
Para isso, surgiram soluções tecnológicas e novas metodologias de atuação.
O conceito é simples: trata-se de implantar métricas dos recursos humanos, como o People Analytics, para mensurar dados — valores, clima, cultura organizacional e o que promove o engajamento nos times.
Assim, foi possível aplicar o fit cultural na gestão de pessoas.
Como implementar o recrutamento preditivo no RH?
A análise de dados é uma grande aliada em todos os processos envolvidos em atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento de profissionais. Por isso, o recrutamento preditivo pode ser implementado em qualquer fase dos processos seletivos.
Portanto, para estruturar processos preditivos, é preciso, primeiro, ter um RH bem estruturado e que entenda os objetivos de negócio e a cultura da empresa.
Além disso, os colaboradores devem estar de acordo com a implementação de novas tecnologias e sejam capacitados no uso das plataformas.
Para além dos passos iniciais, recomendável adotar soluções complementares, como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e o investimento em capacitação para que colaboradores aprimorem os pontos destacados na análise comportamental.
Assim, a análise preditiva poderá ser realizada mais coerentemente em diversos processos, como:
- triagem de currículos de candidatos;
- estratégias de marketing de atração;
- elaboração de entrevistas e dinâmicas;
- processos de desenvolvimento profissional;
- ações de fortalecimento de cultura.
O recrutamento preditivo é uma metodologia de tratamento dos dados coletados em processos seletivos, os utilizando para traçar padrões comportamentais de candidatos.
Isso permite aos recrutadores prever como será a atuação do profissional caso contratado.
Como vimos, o fit cultural e o apoio de softwares adequados são essenciais para realizar um recrutamento preditivo. Afinal, por meio da cultura é possível gerar um ganho de engajamento e performance.
Além disso, as tecnologias estão cada vez mais presentes nas empresas.
Dessa forma, o uso de softwares para Gente e Gestão auxilia a rotina de diversos setores, principalmente do RH, trazendo mais eficiência e otimização de recursos.
Se você gostou de saber mais sobre o recrutamento preditivo, siga nosso perfil no LinkedIn. Estamos sempre postando conteúdos estratégicos por lá. Até a próxima!