Conheça as 11 características comportamentais mais valorizadas pelas empresas


Você já deve ter percebido que apenas a avaliação de competências técnicas não garante que o seu funcionário tenha um bom desempenho. É preciso que os profissionais tenham, também, algumas características comportamentais bem desenvolvidas.
As características comportamentais são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age. No contexto corporativo, essas competências dizem muito sobre a maturidade e estilo de trabalho de uma pessoa.
Cada empresa procura por profissionais com características específicas e que sejam compatíveis com seus valores, objetivos e perfil das equipes e colaboradores.
Porém, existem algumas competências que trazem diversas vantagens para a gestão organizacional, independentemente das suas necessidades atuais. Descubra agora quais são elas!
Conheça as 11 principais características comportamentais desejadas em candidatos
As competências comportamentais revelam muito sobre o desempenho dos colaboradores e a sua compatibilidade com as expectativas da organização.
Por isso, listamos 11 principais características esperadas pelas empresas. Conhecer cada uma delas é importante para você analisar seus processos seletivos e metodologias de seleção. Confira!
1. Relacionamento interpessoal
Dificilmente um profissional consegue trabalhar totalmente sozinho. Em uma empresa, é essencial que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento entre si e saibam trabalhar em equipe.
Por isso, na hora de selecionar um profissional para a sua empresa, é importante garantir que ele tenha uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e saiba gerenciar suas relações.
Ele precisa conhecer e entender as necessidades dos seus colegas para construir relações positivas e produtivas no trabalho, assim como conseguir trabalhar bem em grupo.
2. Capacidade de comunicação e negociação
Um profissional que tem boas ideias, mas não sabe como comunicá-las, acaba tendo mais dificuldades para colocá-las em prática.
Dessa forma, independentemente da função do seu colaborador, é essencial que ele saiba organizar conceitos, transmitir informações às pessoas de maneira simples e argumentar a favor das suas ideias.
Além disso, especialmente para um cargo sênior, ele deve saber dar repasses sobre o trabalho dos seus colegas de maneira efetiva, para que isso gere impactos positivos na organização.
Essa competência comportamental pode ser desenvolvida por meio de treinamentos e feedbacks, desde que ela seja colocada em prática.
3. Saber lidar com feedbacks
Já que estamos falando de feedbacks, o profissional precisa estar apto para receber feedbacks dos seus líderes e colegas de trabalho, além de utilizá-los para o próprio desenvolvimento.
Dessa forma, a pessoa consegue aprimorar habilidades e adaptar sua postura, de forma a alinhar seu desempenho com os objetivos e expectativas da organização.
Essa característica também pode ser desenvolvida por meio de treinamentos que evidenciem o papel do feedback na empresa, como oferecer um bom retorno e qual a melhor forma de reagir a eles.
Em alguns tipos de consultoria, existem treinamentos 100% focados na cultura de feedbacks das empresas.
4. Busca por capacitação e troca de conhecimentos
O mercado exige que os profissionais atualizem seus conhecimentos e expertises constantemente. Assim, será possível que todos contribuam da melhor maneira para o crescimento da empresa no longo prazo.
É possível notar essa característica comportamental nos profissionais que realizam cursos e capacitações com frequência, assim como naqueles que estão sempre em busca de desafios que proporcionem desenvolvimento pessoal e profissional.
Além disso, é essencial que os colaboradores estejam dispostos e capacitados para compartilhar os seus aprendizados com os colegas de equipe.
Afinal, o desenvolvimento colaborativo potencializa os resultados, assim como os da empresa como um todo.
5. Visão sistêmica
Bons profissionais não se limitam ao entendimento profundo das suas funções específicas. Para realmente entregar resultados, é essencial que o colaborador tenha visão sistêmica do seu trabalho.
Para isso, é preciso que o profissional entenda o impacto das suas ações nos objetivos estratégicos da organização, assim como no trabalho das outras equipes.
Ter consciência do mercado no qual a empresa está inserida e qual é o seu diferencial é muito importante para desenvolver essa visão.
6. Flexibilidade
Para manter a competitividade, as empresas também precisam realizar mudanças internas periodicamente. Rever e ajustar processos e demandas é algo que faz parte da estratégia.
Dessa forma, é essencial que os seus colaboradores sejam flexíveis e saibam se adaptar a essas transformações, conseguindo atuar em diversos cenários sem comprometer a qualidade dos resultados.
Desenvolver a adaptabilidade dos seus colaboradores também faz com que a empresa se transforme em uma organização mais dinâmica e adaptável a diferentes contextos.
Nesse cenário, mostre aos profissionais os impactos positivos de cada uma das mudanças organizacionais propostas. Também crie metas e desafie os times (de forma coerente) para que eles treinem essa flexibilidade em diferentes contextos.
7. Autoconhecimento
É essencial que os profissionais desenvolvam o autoconhecimento e entendam suas principais qualidades e pontos de desenvolvimento, como o que motiva a sua produtividade.
Com isso, o colaborador também terá mais coerência entre suas falas, sentimentos e ações. Por isso, o autoconhecimento é essencial para melhorar a performance individual e, consequentemente, os resultados das equipes.
Para desenvolvê-lo, é necessário realizar atividades que motivem os profissionais a entrarem em contato consigo mesmos, avaliarem os feedbacks recebidos ao longo do tempo e entenderem suas aspirações pessoais e profissionais.
Temos um vídeo que explica um pouco mais sobre como é possível desenvolver o autoconhecimento. Assista a seguir!
8. Resiliência
Obstáculos, imprevistos e desafios são comuns a todas as empresas. Por isso, os profissionais precisam estar preparados para encarar essas adversidades com otimismo e resiliência.
Para garantir que os times persistam em seus objetivos apesar dos desafios, é essencial desenvolver resiliência.
Afinal, pessoas resilientes, além de trabalharem na busca de soluções para os problemas encontrados, motivam os seus colegas de trabalho a também insistirem em suas metas e no propósito da organização.
9. Criatividade
Profissionais criativos têm a capacidade de encontrar soluções inovadoras para os problemas dentro e fora da sua área de atuação. Por isso, são um diferencial para todo e qualquer negócio.
Além disso, eles são mais propensos a encontrar brechas no mercado, impulsionando o diferencial competitivo da organização.
Com isso, você aumenta os resultados da empresa como um todo e garante o seu crescimento no longo prazo. Portanto, busque ir além das competências técnicas nos seus processos seletivos!
10. Liderança
A capacidade de liderança é comumente associada a cargos executivos e de gestão. Entretanto, ser um líder vai muito além de uma vaga estratégica.
A liderança é uma característica que costuma ser o somatório de outros traços de personalidade. Afinal, engloba a capacidade de assumir riscos, busca por inovação e visão sistêmica, além de uma boa comunicação e habilidade para motivar outras pessoas.
11. Equilíbrio emocional
Um equilíbrio emocional bem desenvolvido está associado ao autoconhecimento. Entender o que provoca determinados sentimentos (positivos ou negativos), como controlar reações extremas e qual a melhor forma de expressar emoções é essencial para uma boa convivência em grupo.
Para isso, é preciso que os colaboradores invistam no autoconhecimento, na inteligência emocional e saibam separar as vidas pessoal e profissional. Assim, será mais fácil manter um bom clima organizacional, a produtividade e o engajamento dos times.
Saiba como desenvolver características comportamentais
As competências comportamentais são essenciais para garantir que os profissionais gerem resultados e estejam alinhados à cultura e ao planejamento estratégico de uma organização.
Por isso, é importante que as empresas invistam no desenvolvimento das soft skills dos colaboradores e promovam soluções individuais e em equipe, valorizando o capital humano e os resultados do time.
Como vimos, um dos principais pontos de análise para quem busca desenvolver uma boa característica comportamental é o autoconhecimento. Antes de mais nada, é preciso entender quais as suas principais competências e qual pode ser usada a seu favor nesse processo.
Outro diferencial é participar de treinamentos, palestras e capacitações. Afinal, investir em conhecimento e promover a autorreflexão é essencial para modificar pensamentos e atitudes e, consequentemente, alguns traços de personalidade.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre características comportamentais e a importância de valorizar os diferentes perfis profissionais no trabalho, confira um conteúdo completo sobre a metodologia Big Five!