Quais características comportamentais devem ser exigidas de um profissional?

Você já deve ter percebido que apenas a avaliação de competências técnicas não garante que o seu colaborador tenha um bom rendimento na empresa. É preciso que os profissionais tenham, também, algumas características comportamentais bem desenvolvidas.
As características comportamentais são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age dentro da sua organização.
Cada empresa procura por profissionais com características específicas e que sejam compatíveis com seus valores, objetivos e perfil das equipes e colaboradores.
Porém, existem algumas competências que trazem diversas vantagens para a organização, independentemente das suas necessidades atuais. Descubra agora quais são elas!
Conheça as 11 principais características comportamentais desejadas em candidatos
As características comportamentais revelam muito sobre o desempenho dos colaboradores e a sua compatibilidade com as expectativas da organização.
Por isso, separamos as 11 principais características esperadas pelas empresas. Confira!
1. Relacionamento interpessoal
Dificilmente um profissional consegue trabalhar totalmente sozinho. Em uma empresa, é essencial que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento entre si e saibam trabalhar em equipe.
Por isso, na hora de escolher um profissional para a sua empresa, é importante garantir que ele tenha uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e saiba gerenciar suas relações.
Ele precisa conhecer e entender as necessidades dos seus colegas e formar relações positivas e produtivas, assim como conseguir trabalhar bem em grupo.
2. Capacidade de comunicação e negociação
Um profissional que tem boas ideias, mas não sabe como comunicá-las, acaba tendo mais dificuldades para colocá-las em prática.
Dessa forma, independentemente da função do seu colaborador, é essencial que ele saiba organizar conceitos, transmitir informações às pessoas de maneira simples e argumentar a favor das suas ideias.
Além disso, ele deve saber dar repasses sobre o trabalho dos seus colegas de maneira efetiva, para que isso gere impactos positivos na organização. Essa característica pode ser desenvolvida por meio de treinamentos, como a capacitação para feedback.
3. Saber lidar com feedbacks
Além de saber como transmitir suas ideias, o profissional precisa estar apto para receber feedbacks dos seus líderes e colegas de trabalho, além de utilizá-los para o próprio desenvolvimento.
Dessa forma, a pessoa consegue aprimorar habilidades e adaptar sua postura, de forma a alinhar seu desempenho com os objetivos da organização e as expectativas da equipe.
Essa característica também pode ser desenvolvida por meio de treinamentos que evidenciem o papel do feedback na empresa, como oferecer um bom retorno e qual a melhor forma de reagir a eles.
4. Busca por capacitação e troca de conhecimentos
O mercado exige que os profissionais atualizem seus conhecimentos e expertises constantemente. Assim, será possível que todos contribuam da melhor maneira para o crescimento da empresa no longo prazo.
É possível notar essa característica comportamental nos profissionais que realizam cursos e capacitações com frequência, assim como naqueles que estão sempre em busca de desafios que proporcionem desenvolvimento pessoal e profissional.
Além disso, é essencial que os colaboradores estejam dispostos e capacitados para compartilhar os seus aprendizados com os colegas de equipe.
Afinal, o desenvolvimento colaborativo potencializa os resultados individuais dos seus colaboradores, assim como os da empresa como um todo.
5. Visão sistêmica
Bons profissionais não se limitam ao entendimento profundo das suas funções específicas. Para realmente impactar de maneira positiva os resultados de um negócio, é essencial que o colaborador tenha visão sistêmica e seja assertivo em seus posicionamentos.
Para isso, é preciso que o profissional entenda o impacto das suas ações nos objetivos estratégicos da organização, assim como no trabalho das outras equipes.
Além disso, o colaborador precisa ter consciência do mercado no qual a empresa está inserida e qual é o seu diferencial. Dessa forma, ele consegue realizar suas tarefas visando o crescimento da organização como um todo, de forma a melhorar o seu posicionamento no mercado.
6. Flexibilidade
O mercado está em constante transformação. Por isso, para se manterem competitivas, as empresas também precisam realizar mudanças internas periodicamente.
Dessa forma, é essencial que os seus colaboradores sejam flexíveis e saibam se adaptar a essas transformações, conseguindo atuar em diversos cenários sem comprometer a qualidade dos resultados.
Além disso, desenvolver a adaptabilidade dos seus colaboradores faz com que a empresa se transforme em uma organização mais dinâmica e adaptável a diferentes contextos.
Nesse cenário, mostre aos seus colaboradores os impactos positivos de cada uma das mudanças organizacionais propostas. Também crie metas e desafie seus funcionários para que eles se tornem mais flexíveis e competitivos.
7. Autoconhecimento
É essencial que os profissionais desenvolvam o autoconhecimento e entendam suas principais qualidades e pontos de melhora, assim como o que motiva a sua produtividade.
Com isso, o colaborador também terá mais coerência entre suas falas, sentimentos e ações. Por isso, o autoconhecimento é essencial para melhorar a performance individual e, consequentemente, os resultados das equipes.
Para desenvolvê-lo, é necessário realizar atividades que motivem os profissionais a entrarem em contato consigo mesmos, avaliarem os feedbacks recebidos ao longo do tempo e entenderem suas aspirações pessoais e profissionais.
Temos um vídeo que explica um pouco mais sobre como é possível desenvolver o autoconhecimento. Assista a seguir!
8. Resiliência
Obstáculos, imprevistos e desafios são comuns a todas as empresas. Por isso, os profissionais precisam estar preparados para encarar essas adversidades com otimismo e resiliência.
Para garantir que os times persistam em seus objetivos apesar dos desafios, é essencial desenvolver a resiliência nos profissionais.
Afinal, pessoas resilientes, além de trabalharem na busca de soluções para os problemas encontrados, motivam os seus colegas de trabalho a também insistirem em suas metas e no propósito da organização.
9. Criatividade
É essencial ter profissionais criativos e que ‘pensem fora da caixa’ na sua empresa. Dessa forma, eles conseguem encontrar soluções inovadoras para os problemas dentro e fora da sua área de atuação.
Além disso, profissionais criativos são mais propensos a encontrar brechas no mercado, impulsionando o diferencial competitivo da organização.
Com isso, você aumenta os resultados da empresa como um todo e garante o seu crescimento no longo prazo. Portanto, busque ir além das competências técnicas dos seus colaboradores e candidatos em processos seletivos!
10. Liderança
A capacidade de liderança é comumente associada a cargos executivos e de gestão. Entretanto, ser um líder vai muito além da posição ocupada na organização.
A liderança é uma característica que costuma ser o somatório de outros traços comportamentais. Afinal, engloba a capacidade de assumir riscos, busca por inovação e ter visão sistêmica, além de uma boa comunicação e habilidade para motivar outras pessoas.
11. Equilíbrio emocional
Um equilíbrio emocional bem desenvolvido está associado ao autoconhecimento. Entender o que provoca determinados sentimentos (positivos ou negativos), como controlar reações extremas e qual a melhor forma de expressar emoções é essencial para uma boa convivência em grupo.
Para isso, é preciso que os colaboradores invistam no autoconhecimento, na contenção de emoções (especialmente as negativas) e saibam separar as vidas pessoal e profissional. Assim, será mais fácil manter um bom clima organizacional, a produtividade e o engajamento dos times.
Saiba como desenvolver características comportamentais
As características comportamentais são essenciais para garantir que os profissionais gerem resultados e estejam alinhados à cultura e ao planejamento estratégico de uma organização.
Por isso, é importante que as empresas invistam no desenvolvimento das soft skills dos colaboradores e promovam soluções individuais e em equipe, valorizando o capital humano e os resultados do time.
O principal ponto de análise para quem busca desenvolver determinada característica comportamental é o autoconhecimento. Antes de mais nada, é preciso entender quais as suas principais características e o que pode ser utilizado a seu favor nesse processo.
Outro diferencial é participar de treinamentos, palestras e capacitações. Afinal, investir em conhecimento teórico e promover a autorreflexão é essencial para modificar pensamentos e atitudes e, consequentemente, alguns traços de personalidade.
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