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21 jun

Características comportamentais: as 11 mais valorizadas pelas empresas

21 de junho de 2024
por Redação Selpe
em Gente e Gestão
Características comportamentais: as 11 mais valorizadas pelas empresas

Você já sabe que somente a avaliação de hard skills não garante que o seu funcionário tenha um bom desempenho. É preciso que os profissionais tenham características comportamentais (soft skills) bem desenvolvidas.

Essas características são um grupo de traços individuais que refletem a maneira como um profissional pensa, sente e age. No contexto corporativo, essas competências dizem muito sobre a maturidade e estilo de trabalho de uma pessoa.

Cada empresa busca por profissionais com características específicas e que sejam compatíveis com seus valores, objetivos e fit cultural.

Porém, há algumas competências que trazem diversas vantagens para a gestão organizacional, independentemente das suas necessidades atuais. Descubra agora quais são elas!

Quais são as características comportamentais mais desejadas em candidatos?

As competências comportamentais revelam muito sobre o desempenho dos colaboradores e a sua compatibilidade com as expectativas da organização.

Por isso, listamos 11 principais características esperadas pelas empresas. Conhecer cada uma delas é importante para você analisar seus processos e metodologias de seleção.

1. Relacionamento interpessoal

Dificilmente um profissional consegue trabalhar totalmente sozinho. Em uma empresa, é essencial que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento entre si e saibam trabalhar em equipe.

Por isso, na hora de selecionar um profissional para a sua empresa, é importante garantir que ele tenha uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e saiba gerenciar suas relações.

Ele precisa conhecer e entender as necessidades dos seus colegas para construir relações positivas e produtivas no trabalho, assim como conseguir trabalhar bem em grupo.

2. Capacidade de comunicação e negociação

Um profissional que tem boas ideias, mas não sabe como comunicá-las, acaba tendo mais dificuldades para colocá-las em prática.

Dessa forma, independentemente da função do seu colaborador, é essencial que ele saiba organizar conceitos, transmitir informações às pessoas de maneira simples e argumentar a favor das suas ideias.

Além disso, especialmente para um cargo sênior, ele deve saber dar repasses sobre o trabalho dos seus colegas de maneira efetiva, para que isso gere impactos positivos na organização.

Essa competência comportamental pode ser desenvolvida por meio de treinamentos e feedbacks, desde que ela seja colocada em prática.

3. Saber lidar com feedbacks

Já que estamos falando de feedbacks, o profissional precisa estar apto para receber feedbacks dos seus líderes e colegas de trabalho, além de utilizá-los para o próprio desenvolvimento.

Dessa forma, a pessoa consegue aprimorar habilidades e adaptar sua postura, alinhando seu desempenho com os objetivos e expectativas da organização.

Essa característica também pode ser desenvolvida por meio de treinamentos que evidenciem o papel do feedback na empresa, como oferecer um bom retorno e qual a melhor forma de reagir a eles.

Em alguns tipos de consultoria, existem treinamentos 100% focados na cultura de feedbacks das empresas.

4. Busca por capacitação e troca de conhecimentos

O mercado exige que os profissionais atualizem seus conhecimentos e expertises constantemente. Assim, será possível que todos contribuam da melhor maneira para o crescimento da empresa no longo prazo.

É possível notar essa característica comportamental nos profissionais que realizam cursos e capacitações com frequência, assim como naqueles que estão sempre em busca de desafios que proporcionem desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, é essencial que os colaboradores estejam dispostos e capacitados para compartilhar os seus aprendizados com os colegas de equipe.

Afinal, o desenvolvimento colaborativo potencializa os resultados, assim como os da empresa.

5. Visão sistêmica

Bons profissionais não se limitam ao entendimento profundo das suas funções específicas. Para realmente entregar resultados, é essencial que o colaborador tenha visão sistêmica do seu trabalho.

Para isso, é preciso que o profissional entenda o impacto das suas ações nos objetivos estratégicos da organização, assim como no trabalho das outras equipes.

Ter consciência do mercado no qual a empresa está inserida e qual é o seu diferencial é muito importante para desenvolver essa visão.

6. Flexibilidade

Para manter a competitividade, as empresas também precisam realizar mudanças internas periodicamente. Rever e ajustar processos e demandas é algo que faz parte da estratégia.

Dessa forma, é essencial que os seus colaboradores sejam flexíveis e saibam se adaptar a essas transformações, conseguindo atuar em diversos cenários sem comprometer a qualidade dos resultados.

Desenvolver a adaptabilidade dos seus colaboradores também faz com que a empresa se transforme em uma organização mais dinâmica e adaptável a diferentes contextos.

Nesse cenário, mostre aos profissionais os impactos positivos de cada uma das mudanças organizacionais propostas. Também crie metas e desafie os times (de forma coerente) para que eles treinem essa flexibilidade em diferentes contextos.

7. Autoconhecimento

É essencial que os profissionais desenvolvam o autoconhecimento e entendam suas principais qualidades e pontos de desenvolvimento, como o que motiva a sua produtividade.

Com isso, o colaborador também terá mais coerência entre suas falas, sentimentos e ações. Por isso, o autoconhecimento é essencial para melhorar a performance individual e, consequentemente, os resultados das equipes.

Para desenvolvê-lo, é necessário realizar atividades que motivem os profissionais a entrarem em contato consigo mesmos, avaliarem os feedbacks recebidos ao longo do tempo e entenderem suas aspirações pessoais e profissionais.

Temos um vídeo que explica um pouco mais sobre como é possível desenvolver o autoconhecimento. Assista a seguir!

8. Resiliência

Obstáculos, imprevistos e desafios são comuns a todas as empresas. Por isso, os profissionais precisam estar preparados para encarar essas adversidades com otimismo e resiliência.

Para garantir que os times persistam em seus objetivos apesar dos desafios, é essencial desenvolver resiliência.

Afinal, pessoas resilientes, além de trabalharem na busca de soluções para os problemas encontrados, motivam os seus colegas de trabalho a também insistirem em suas metas e no propósito da organização.

9. Criatividade

Profissionais criativos têm a capacidade de encontrar soluções inovadoras para os problemas dentro e fora da sua área de atuação. Por isso, são um diferencial para todo e qualquer negócio.

Além disso, eles são mais propensos a encontrar brechas no mercado, impulsionando o diferencial competitivo da organização.

Com isso, você aumenta os resultados da empresa e garante o seu crescimento no longo prazo. Portanto, busque ir além das competências técnicas nos seus processos seletivos!

10. Liderança

A capacidade de liderança é comumente associada a cargos executivos e de gestão. Entretanto, ser um líder vai muito além de uma vaga estratégica.

A liderança é uma característica que costuma ser o somatório de outros traços de personalidade. Afinal, engloba a capacidade de assumir riscos, busca por inovação e visão sistêmica, além de uma boa comunicação e habilidade para motivar outras pessoas.

11. Equilíbrio emocional

Um equilíbrio emocional bem desenvolvido está associado ao autoconhecimento. Entender o que provoca determinados sentimentos (positivos ou negativos), como controlar reações extremas e qual a melhor forma de expressar emoções é essencial para uma boa convivência em grupo.

Para isso, é preciso que os colaboradores invistam no autoconhecimento, na inteligência emocional e saibam separar as vidas pessoal e profissional. Assim, será mais fácil manter um bom clima organizacional, a produtividade e o engajamento dos times.

Saiba como desenvolver características comportamentais

As competências comportamentais são essenciais para garantir que os profissionais gerem resultados e estejam alinhados à cultura e ao planejamento estratégico de uma organização.

Por isso, é importante que as empresas invistam no desenvolvimento das soft skills dos colaboradores e promovam soluções individuais e em equipe, valorizando o capital humano e os resultados do time.

Como vimos, um dos principais pontos de análise para quem busca desenvolver uma boa característica comportamental é o autoconhecimento. Antes de mais nada, é preciso entender quais as suas principais competências e qual pode ser usada a seu favor nesse processo.

Outro diferencial é participar de treinamentos, palestras e capacitações. Afinal, investir em conhecimento e promover a autorreflexão é essencial para modificar pensamentos e atitudes e, consequentemente, alguns traços de personalidade.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre características comportamentais e a importância de valorizar os diferentes perfis profissionais no trabalho, confira um conteúdo completo sobre a metodologia Big Five!

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Características comportamentais: as 11 mais valorizadas pelas empresas
Redação Selpe
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Tags:
Gestão de Pessoas,Soft Skills

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