Contratação para Cargos de Liderança: confira 7 dicas essenciais!
Realizar um processo de contratação para cargos de liderança pode ser um desafio, não acha? Afinal, a pessoa selecionada será responsável por coordenar equipes, delegar tarefas, inspirar e desenvolver o time e zelar pela estratégia corporativa.
Por essa razão, contratar profissionais para ocupar posições de alta complexidade traz consigo uma grande responsabilidade para o recrutamento e seleção.
Além disso, para cargos de diretoria ou gerência, também é preciso levar em consideração hard e soft skills, experiência de mercado e fit cultural. Essa análise demanda um cuidado ainda maior da pessoa recrutadora, bem como o uso de metodologias adequadas para o perfil da vaga.
Porém, observando alguns aspectos específicos, pode ser mais fácil encontrar o talento ideal para o seu negócio. Continue a leitura e descubra como potencializar a contratação para cargos de liderança em 7 passos!
Entenda como a contratação para cargos de liderança pode impactar uma empresa
O líder é a base para uma boa gestão de pessoas e o fortalecimento da cultura e da estratégia do negócio, atuando lado a lado com o RH. Em função disso, a contratação para cargos de liderança é também um investimento no futuro da empresa.
Ao selecionar um profissional com fit cultural e perfil alinhado às equipes, diversos benefícios serão percebidos, como:
- maior satisfação e engajamento no trabalho;
- aumento da produtividade;
- melhora na retenção de talentos;
- melhores resultados.
Descubra identificar profissionais com perfil de líder nos processos seletivos
É comum que diversos profissionais participem de um processo seletivo, seja por meio da inscrição direta para a vaga ou pelo contato com o RH. Independente de qual for o caso, diferentes perfis serão avaliados até que se encontre a liderança ideal para a equipe.
Além disso, os candidatos podem conhecer a vaga por vários tipos de recrutamento. Isso influencia no processo de avaliação e na percepção da empresa sobre eles.
Por essa razão, para identificar profissionais com perfil de líder é importante observar suas principais habilidades, características e experiências. Aqui, cabe destacar aspectos como:
- aderência à cultura organizacional;
- experiência de carreira;
- boa comunicação e empatia;
- pensamento analítico e inovador;
- capacidade de tomar decisões e solucionar problemas;
- flexibilidade e abertura ao novo.
Mas muito mais do que mapear os melhores candidatos, é preciso saber como realizar a contratação para cargos de liderança. Entenda!
Saiba como realizar a contratação para cargos de liderança em 7 passos!
1. Certifique-se do match ideal entre candidato e empresa
A primeira dica para contratar para cargos de liderança é assegurar o match entre o profissional e a empresa. Para isso, observe as características e posicionamentos da pessoa e avalie se são compatíveis com a organização.
Isso contribui para a atração e retenção de talentos qualificados, que abraçam a cultura organizacional e se mantêm engajados. Mas lembre-se: para isso, é essencial que exista fit cultural e alinhamento de visões.
Outro ponto importante para uma boa avaliação dos candidatos é garantir que a pessoa recrutadora tenha acesso às informações necessárias. Então, disponibilize a descrição das vagas, as atribuições do cargo e o perfil comportamental desejado pela empresa.
Além disso, durante o processo seletivo, principalmente nas etapas finais, evidencie para as pessoas as expectativas sobre a contratação. Esse alinhamento em relação às entregas, projetos, remuneração e oportunidades de carreira é essencial para o sucesso da seleção.
2. Conte com o apoio da tecnologia no RH
Um importante apoio para o recrutamento e seleção é o uso de tecnologia no RH e a análise de dados. Assim, a avaliação dos talentos será otimizada, favorecendo contratações mais certeiras.
Isso porque os softwares de Gente e Gestão ajudam a identificar as características das pessoas e como será seu desempenho no trabalho. Tudo isso por meio da análise de currículos, avaliação do cadastro em plataformas e o ranqueamento dos resultados de testes.
Além disso, o uso de soluções de assessment pode potencializar o sucesso da sua contratação de lideranças. Afinal, a ferramenta promove a avaliação de competências por meio de técnicas que permitem conhecer as pessoas e seu potencial de performance.
3. Reúna várias opiniões sobre o candidato
Em linhas gerais, a contratação para cargos de liderança demanda diferentes olhares e percepções. Afinal, esse profissional estará à frente de uma equipe, prezando por seus resultados e bem-estar.
Por isso, envolver várias pessoas no processo é uma forma de garantir que as necessidades da empresa serão atendidas. Mas, mais do que isso, e principalmente se atrelado ao uso de tecnologias, contribui para que não exista enviesamento na escolha.
Um modelo interessante para esse tipo de seleção, em que há maior complexidade, se dá por meio da avaliação em grupo. Nele, gestores e RH avaliam as competências apresentadas pelos candidatos, discutindo sobre qual melhor se adequa à organização.
Outra dica para a escolha e contratação em cargos de diretoria ou gerência é recorrer a um headhunter. Esse profissional é especializado em processos mais criteriosos e em contatar de forma ativa candidatos qualificados no mercado.
4. Aposte na análise preditiva para recrutamento especializado
A tecnologia é uma grande aliada nos processos seletivos, principalmente quando pensamos no recrutamento especializado. E em cargos de maior complexidade, como os de liderança e gestão, entender as tendências comportamentais, padrões e linhas de raciocínio é ainda mais importante.
Nesse contexto, muitas empresas já apostam na análise preditiva para conhecer os profissionais a fundo. Dessa forma, conseguem prever como será seu desempenho, fit cultural e performance.
Além disso, com o uso de People Analytics e Inteligência Artificial, é possível ter ainda mais certeza na contratação. Assim, é provável que a empresa tenha melhoras significativas na produtividade e na entrega de resultados.
5. Avalie as experiências anteriores
Não é novidade que avaliar as experiências anteriores de um candidato oferece um bom parâmetro sobre suas competências profissionais. Contudo, é válido ressaltar que para conhecer o potencial de performance de uma futura liderança é preciso considerar mais do que seu currículo.
É essencial conhecer os desafios que o profissional já enfrentou e seus aprendizados, bem como os resultados atingidos. Além disso, é interessante também perguntar sobre aquilo que a pessoa não conseguiu realizar em oportunidades anteriores e ainda deseja alcançar.
Os acertos e falhas dizem muito sobre as capacidades e comportamentos de um profissional. Mas também indicam se a pessoa possui ou não as qualidades necessárias e as desejadas para a vaga.
Um bom candidato a cargos de liderança deve ter expertise na sua área de atuação. Isso contempla suas experiências, competências e habilidades, aliadas à aptidão e preparo para aplicar o que aprendeu de maneira adequada no negócio.
6. Analise sua capacidade e estilo de liderança
Um bom gestor compreende perfeitamente a diferença entre ser um líder e ser um chefe. Afinal, muito mais do que comandar pessoas e dar “ordens”, é preciso inspirar e apoiar o desenvolvimento do time.
Por isso, durante o processo de contratação para cargos de liderança, é importante analisar o estilo de gestão dos candidatos. Isso porque cada equipe tem um perfil e características próprias, se adaptando melhor a determinados estilos de liderança e de trabalho.
Mas é preciso ter atenção! Durante um processo seletivo, todos os candidatos se apresentam como líderes justos e que trabalham em prol da equipe, a fim de parecer o profissional ideal para aquela vaga.
Em função disso, é preciso realizar uma seleção robusta para encontrar o líder mais adequado. E, atualmente, existe uma modalidade de recrutamento, chamada executive search, que é específica para isso!
7. Busque paixão pela empresa
É inegável que cada pessoa tem motivações diferentes e que elas podem ser conflitantes com aquilo que se espera dentro da empresa. Por isso, procure descobrir o que move aquele profissional, quais são suas paixões e o que ele identifica como seu propósito.
Afinal, lideranças geralmente coordenam demandas mais complexas e precisam realmente acreditar no que a empresa faz. Além disso, na maioria das vezes, ela será uma figura central de autoridade.
Por esse motivo, precisa ser firme e constante no que propõe, mostrando engajamento e paixão pelo que faz. Nesse sentido, é fundamental que o propósito da empresa e do líder estejam entrelaçados. Esse é o tipo de colaborador com quem a equipe sempre poderá contar, independentemente da circunstância.
Bônus:
Tenha sempre em mente que a seleção de um novo profissional é uma decisão de extrema importância para a organização. Por isso, independentemente da urgência, dedique tempo, recursos e atenção.
Afinal, uma contratação para cargos de liderança equivocada pode trazer uma série de problemas e prejuízos para a empresa. Já ao trazer o profissional ideal para a sua equipe, crescimento e sucesso serão as principais consequências.
Lembre-se também que a contratação de uma nova liderança irá demandar alterações na estratégia e nos processos do setor. Então, deve acontecer de maneira suave e gradual, considerando as necessidades e expectativas de todas as pessoas envolvidas.
Neste artigo, vimos 7 dicas que podem transformar a forma como a sua empresa realiza contratações para cargos de liderança. Mas para o real sucesso dessa seleção, entender o real papel da gestão pode ser um diferencial.
Por isso, convidamos você a aproveitar sua visita ao blog para conferir nosso texto sobre o papel da liderança no desenvolvimento profissional. Boa leitura!