Recrutamento especializado: o que é, como funciona e por que investir?

Recrutamento especializado: o que é, como funciona e por que investir?

O recrutamento especializado é o melhor caminho para empresas que buscam por profissionais para preencher posições estratégicas em seu negócio. Afinal, esse tipo de recrutamento é, apesar de complexo, mais ágil, seguro e efetivo. Além disso, amplia as chances de realizar contratações mais certeiras.

O grande diferencial dos processos seletivos especializados em relação aos demais está na forma como o candidato é avaliado, afinal, o processo vai muito além de habilidades técnicas. Se quiser saber como funciona essa solução e quais são as principais vantagens de investir nela, continue a leitura!

O que é recrutamento especializado?

O recrutamento especializado é mais direcionado à vaga em específico e suas atribuições do que o recrutamento e seleção tradicional. Por isso, nessa modalidade, a pessoa recrutadora costuma ser um profissional especialista na área da contratação.

Em função de sua maior assertividade, esse tipo de processo seletivo, que costuma ser executado por consultorias de RH, é muito procurado para cargos mais complexos. Dentre eles, para posições estratégicas ou de gerência, por exemplo.

Dessa forma, a pessoa responsável por avaliar os candidatos terá a expertise necessária para realizar uma análise técnica dos perfis e suas habilidades. Contudo, aspectos como fit cultural, competências desejadas e dores da empresa devem ser alinhados previamente para garantir maior sucesso na seleção.

Como funciona o recrutamento e seleção especializado?

Para que o recrutamento especializado aconteça da melhor forma possível, é preciso que a consultoria de RH e a empresa contratante alinhem necessidades e expectativas. Dessa forma, ele funcionará como uma estratégia certeira para realizar boas contratações.

Além disso, é importante combinar desde o início quais serão as etapas de avaliação e quando o especialista deverá conduzir entrevistas e avaliar testes técnicos. Esses primeiros contatos direcionados pela equipe de recrutadores serão fundamentais para afunilar a seleção, tornando o processo mais assertivo e ágil.

Assim, a partir dos candidatos encaminhados pelo recrutamento especializado, a empresa poderá guiar as fases finais do processo, como a entrevista com os gestores. E, para garantir uma boa triagem, alguns aspectos devem ser considerados:

  • habilidades técnicas (hard skills);
  • competências comportamentais (soft skills);
  • fit cultural;
  • motivações e propósitos;
  • remuneração e benefícios.

Nesse sentido, algumas soluções podem ajudar (e muito) a identificar o potencial e a compatibilidade dos profissionais. Dentre elas, as tecnologias de análise preditiva e mapeamento de perfil comportamental se destacam.

Por que investir em recrutamento especializado? Confira 5 principais vantagens!

1. Conhecer melhor o potencial dos candidatos

Uma das principais vantagens de investir no recrutamento especializado é a possibilidade de conhecer os profissionais de forma mais aprofundada, identificando seu verdadeiro potencial. Isso porque o consultor consegue direcionar melhor seus contatos, guiando a entrevista de forma a gerar uma conexão ainda maior.

2. Ter mais agilidade no recrutamento e seleção

A agilidade na seleção é uma marca de processos seletivos especializados. Afinal, todas as etapas são direcionadas de acordo com as características da vaga e as necessidades da empresa.

Além disso, como a avaliação dos candidatos é realizada por um profissional com expertise na área, identificar talentos compatíveis se torna ainda mais otimizado.

3. Identificar pessoas com fit cultural

Ao unir um recrutamento especializado e estratégico com o uso de soluções preditivas, amparadas pela análise de dados e o uso de tecnologias no RH, é possível aplicar testes de fit cultural para avaliar os profissionais.

Isso permite mapear e contratar pessoas realmente aderentes à cultura e rotina da sua empresa. Além de favorecer o clima organizacional, engajamento e motivação das equipes.

4. Reduzir o turnover

Com a realização de contratações mais certeiras, naturalmente a retenção de talentos também é maior. Como consequência, há um menor volume de desligamentos e, portanto, a taxa de turnover reduzida.

Essa diminuição da rotatividade de pessoal é positiva para a produtividade das equipes, redução de custos e a realização de projetos a longo prazo.

5. Avaliar aspectos técnicos de forma detalhada

Por fim, um dos maiores objetivos (e vantagens) de um recrutamento e seleção especializado é a possibilidade de avaliar aspectos técnicos de forma mais detalhada. Afinal, a pessoa que conduz o processo seletivo tem a experiência necessária para identificar habilidades e competências indispensáveis para a função.

Assim, consegue elaborar testes e guiar entrevistas mais específicas e orientadas àquilo que é essencial para a posição. Mais do que isso, consegue perceber o nível de maturidade profissional de alguém a partir dessas etapas.

Todos esses fatores, juntos, fazem com que essa modalidade de atração de talentos seja uma alternativa eficaz e segura para cargos estratégicos e de gestão.

Se quiser saber mais sobre como funciona o recrutamento especializado na prática e como ele pode ser útil para o seu negócio, entre em contato conosco!

Autora
Recrutamento especializado: o que é, como funciona e por que investir?
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support