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17 fev

Processo seletivo: 9 passos para contratar os melhores (e o que NÃO fazer)

17 de fevereiro de 2023
por Redação Selpe
em Recrutamento e Seleção
Processo seletivo: 9 passos para contratar os melhores (e o que NÃO fazer)

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é um dos mais importantes para o RH. Afinal, é por meio dele que novos profissionais podem fazer parte de uma empresa e contribuir para o seu sucesso. A questão é: quais são as principais etapas de um processo seletivo inteligente e estratégico?

Bom, desde a atração até a contratação do profissional que mais se destaca, existem várias atividades. Porém, algumas etapas de avaliação podem ser a chave para conquistar os melhores resultados.

Pensando nisso, vamos falar sobre cada uma delas neste artigo! Aqui, você descobrirá quais são as 9 principais etapas de um processo seletivo, como aplicar na sua empresa e quais erros evitar. Vamos lá?

Como funciona o planejamento de um processo seletivo?

Antes de falar sobre as principais etapas de um processo seletivo, é interessante entender como funciona seu planejamento. Afinal, a atração e seleção é parte estratégica do negócio e uma das principais demandas dos times de Gente e Gestão.

Cada tipo de vaga demanda iniciativas diferentes de contratação. Isso porque as etapas para a avaliação de trainees e estagiários serão diferentes de um processo de recrutamento de executivos, por exemplo.

Por essa razão, o planejamento deve focar no perfil da vaga e as necessidades da empresa. Além disso, deve considerar o orçamento disponível e a complexidade da demanda.

Por fim, também é importante investir em etapas realmente inteligentes e que trazem bons resultados. Confira as principais delas a seguir!

9 principais etapas para um processo seletivo de sucesso

1. Analise os objetivos de negócio e expectativas para a contratação

O primeiro passo para realizar um bom processo seletivo é entender o momento do negócio e suas necessidades. Assim, será possível identificar quais setores e atividades demandam mais atenção.

Além disso, antes de abrir uma nova vaga, observe como é a equipe de destino, a complexidade das tarefas e o perfil desejado. Afinal, nesse momento, é essencial alinhar as expectativas em relação à contratação, avaliando a área de formação e a maturidade profissional.

Outro ponto fundamental para o planejamento da seleção é a análise de orçamento e a definição de responsáveis pelo processo. Dessa forma, todos os aspectos relacionados à vaga serão contemplados.

2. Invista no fortalecimento da marca empregadora

A construção da força de marca é um processo contínuo. Tenha em mente que fortalecer a marca  significa mostrar a cultura organizacional e a rotina corporativa para atrair e conectar pessoas. Assim, sua empresa se tornará um grande imã de talentos que se identificam com ela e admiram seus valores.

Para isso, o investimento em employer branding pode começar de diversas formas. Como o objetivo é mostrar que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, o ideal é deixar claro para o público informações relevantes sobre ela.

Destaque o propósito do negócio, modelo de liderança e como são os programas de desenvolvimento de carreira. Essa imagem pode ser difundida por meio das redes sociais, site institucional e páginas de carreira, por exemplo.

3. Defina o perfil do profissional ideal

Um passo fundamental para o sucesso de um processo seletivo é a definição de perfil de profissional ideal para empresa. Para isso, deve-se avaliar as necessidades do negócio e o perfil comportamental das equipes.

Dessa forma, será mais fácil atrair talentos compatíveis com o cargo oferecido, otimizando o recrutamento. Já a equipe de RH, por sua vez, terá diretrizes melhor definidas sobre quais características e habilidades observar.

Para auxiliar nessa definição, existem algumas metodologias muito utilizadas. Aqui, vamos sugerir o método C.H.A.V.E. Veja só!

Método C.H.A.V.E.

Durante muito tempo, o conceito representado pela sigla C.H.A foi utilizado para definir o perfil ideal de candidato. Ela se refere a Conhecimentos (saber teórico), Habilidades (saber prático) e Atitudes (postura diária) necessárias para a função.

Com o passar dos anos, a metodologia foi aprimorada, desenvolvendo o conceito de C.H.A.V.E. Nele, além das três competências já citadas, passaram a ser consideradas mais duas: os Valores compartilhados pelo profissional e o Entorno criado pela empresa.

Afinal, quando um profissional tem valores próximos aos da companhia, é muito provável que tenha maior aderência ao cargo. Contudo, também é preciso que a empresa crie um entorno adequado. Ou seja, ofereça um ambiente de qualidade e que estimule grandes resultados, concorda?

4. Foque na atração de talentos

Com o planejamento do processo seletivo e a definição do perfil comportamental e habilidades desejados, é hora de divulgar a vaga. Com a abertura da oportunidade, dá-se início à atração de talentos, por meio de uma divulgação assertiva e de um processo de hunting no RH.

Por isso, durante o recrutamento, é interessante investir em um bom marketing de atração personalizado, que conquiste os melhores profissionais. Dessa forma, o processo seletivo será muito mais ágil e eficiente.

5. Avalie as hard e soft skills de candidatos

Uma ótima estratégia para realizar processos seletivos que trazem os melhores resultados é avaliar os candidatos por completo. Para isso, é importante observar todo o seu potencial de performance, avaliando suas hard e soft skills.

Com isso, será possível conhecer o profissional como um todo, prever seu desempenho e entender sua compatibilidade com a função. E, para tal, investir em tecnologia no RH é uma ótima alternativa! Mais abaixo, vamos falar sobre algumas dessas soluções tecnológicas, ok? Continue conosco!

6. Aplique entrevistas estruturadas e não estruturadas

A entrevista é um dos momentos mais importantes, por isso merece uma atenção especial por parte do profissional de RH. É preciso planejar cada pergunta de forma estratégica, buscando extrair informações essenciais para a escolha do candidato ideal.

Para isso, é possível apostar em dois modelos diferentes de entrevista: a estruturada e a não estruturada. No primeiro caso, todas as perguntas são previamente estabelecidas, garantindo a igualdade entre os candidatos.

No segundo, a entrevista é conduzida por tópicos, permitindo que o profissional de RH faça perguntas distintas a cada profissional. O ideal é buscar um equilíbrio, definindo alguns questionamentos que serão iguais para todos, mas tendo também flexibilidade para abordar outros tópicos.

Além disso, é importante ir além das perguntas tradicionais — como os pontos fortes e fracos, conquistas e perdas, etc. Uma dica é apresentar um caso complexo para o candidato solucionar, assim você saberá como a pessoa estrutura seus pensamentos em situações adversas.

7. Use tecnologias na atração e seleção

O uso de tecnologias no RH é cada vez mais frequente para otimizar a gestão de pessoas e processos. Ao investir em ferramentas, plataformas e softwares próprios para Gente e Gestão, as equipes tornam seus processos mais ágeis, inteligentes e eficientes.

Pensando na atração e seleção de talentos, é possível destacar, por exemplo, as soluções de análise preditiva e de recrutamento inteligente. Cada uma delas traz funcionalidades especificas, que automatizam processos e mapeiam perfis aderentes a uma vaga ou equipe.

Assim, com uma boa tecnologia é possível fazer a coleta, análise e cruzamento de dados, obtendo ainda mais informações relevantes. Com isso, é viável selecionar pessoas mais produtivas, inovadoras e com fit cultural.

Tudo isso, para além de contribuir para um melhor recrutamento e seleção, favorece a retenção de talentos e o clima organizacional.

8. Aposte na gamificação nos processos de seleção

Algumas habilidades só podem ser analisadas em momentos específicos, como a capacidade de liderar, solucionar desafios e criar conexões. E, para auxiliar nesse processo, muitas equipes de recrutamento tem apostado no uso de dinâmicas e na gamificação.

Realizar atividades gamificadas significa aplicar jogos e desafios para engajar os candidatos na realização de determinada tarefa. Assim, é possível observar seu perfil comportamental e capacidades interpessoais.

Essa é uma estratégia muito utilizada em programas de trainee ou estágio, pois apresenta ótimos resultados na avaliação dos jovens profissionais.

Para criar e aplicar games no seu processo seletivo, algumas dicas podem ajudar:

  • estabeleça os objetivos (o que deve ser feito);
  • defina as regras que vão reger o jogo;
  • implemente elementos lúdicos (ranking, pontuação, troféus).

9. Mensure os resultados obtidos no processo seletivo

Por fim, é importante mensurar os resultados alcançados. Afinal, toda ação corporativa deve ser acompanhada por indicadores, avaliando sua eficiência e consequências (positivas ou negativas).

Ao analisar os resultados obtidos em cada programa de seleção é possível dar início a um processo de melhoria contínua. Ou seja, observar os pontos fortes para manter ou aprimorar, bem como avaliar falhas e encontrar soluções.

Para tanto, é preciso definir boas métricas para análise, como:

  • turnover de contratações recentes;
  • percentual de vagas fechadas dentro do prazo;
  • tempo médio para contratação;
  • número de candidatos por vaga;
  • valor médio investido na contratação.

6 erros mais cometidos em um processo seletivo

Agora você já sabe como realizar um processo seletivo estratégico e quais etapas devem ser prioridade no seu planejamento. Contudo, mais do que investir em bons métodos de avaliação, é preciso também assegurar a boa execução do processo.

Então, para realizar um bom recrutamento e seleção, que valoriza a performance dos candidatos, evite cometer esses seis erros!

  1. Não realizar uma boa definição da vaga.
  2. Não avaliar o potencial de performance dos profissionais, se tendo ao seu currículo.
  3. Não realizar testes técnicos.
  4. Imprimir julgamentos pessoais na seleção.
  5. Esquecer de oferecer um feedback completo aos candidatos eliminados nas etapas.
  6. Ter uma urgência muito grande para contratação e pouco planejamento no processo.

Chegamos ao final deste texto e esperamos que, com essas informações, você consiga realizar processos seletivos ainda melhores! Se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite sua visita ao blog e confira também nosso artigo sobre testes para recrutamento e seleção de pessoas. Boa leitura!

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Autor
Processo seletivo: 9 passos para contratar os melhores (e o que NÃO fazer)
Redação Selpe
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Tags:
Processo Seletivo,RH Estratégico

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