Muito tem se falado sobre Cultura, mas o que é Cultura?

Muito tem se falado sobre Cultura, mas o que é Cultura?

Cultura ágil, cultura forte, cultura organizacional, cultura de inovação. Quantas culturas você conhece?

O conceito de cultura abrange as organizações e é similar em sua essência ao significado antropológico que conhecemos. Sendo assim, a cultura, apresenta seu caráter inacabado, mutável e de aprendizado social. Mas, para as empresas, a cultura organizacional é um recurso estratégico é a força que move as ações de employer branding.

Por isso, é importante definir qual como, a cultura organizacional da sua empresa, se diferencia das demais. Seja, nos negócios, no tratamento aos clientes, e principalmente com os próprios colaboradores, ou seja, é a cultura é a identidade da sua empresa.

O Artigo do Conteúdo RH dessa semana vai trazer um estudo sobre Cultura.

Mas, porque entender do que se trata essa tal “Cultura” é tão importante?

Por que ela norteia e dá foco para várias ações.

Enquanto, profissionais de Recursos Humanos e Gente Gestão, temos como mantra nos mantar livres de esteriótipos. Por esse motivo, esse artigo apresenta, uma pesquisa, do AssessFirst Brasil [Grupo Selpe], com uma amostra de mais de 90.000 entrevistados, provando e quebrando os esteriótipos de gêneros, deixando claro como somos seres culturais.

Mas, na visão de líderes e gestores, entender a cultura organizacional é útil para vários processos estratégicos de ações que, com certeza, atingirão todos, público interno e externo, enfim todos os stakeholders:

  • branding
  • comunicação interna
  • onboarding
  • comunicação interna
  • atração de profissionais
  • planos de desenvolvimento individual
  • planos de desenvolvimento grupo
  • estratégias customer experience

A Cultura Organizacional  da empresa é  a sua identidade ?

Sim, é sim. Ela surgi no momento que uma empresa abre as portas.  A cultura é algo mutável e inacabado, assim como nós seres humanos e toda sociedade.  As relações entre as pessoas vão consolidando tem a construção da identidade de cada organização.
Essa identidade vai se moldando ao longo do tempo. Portanto, nesse processo a essência dos valores, da missão se tornam naturais em certas práticas; linguagem, lideranças, ritos e etc…

Dessa maneira, cada cultura vai atrair certos profissionais que sentem afinidade por aquele valores. Uma maneira bem eficaz para se trabalhar o Employer Branding e assim atrair os candidatos com maior afinidade por essa ou aquela identidade empresarial. Essa afinidade engajamento e sensação de pertencimento, o que resulta em mais: estabilidade, produtividade, performance e engajamento. Consequentemente menos turnover. Ou seja, felicidade geral para todos.

 

Neste artigo você ainda encontrará uma forma super eficiente para mapear a cultura organizacional e definir estratégias alinhadas ao seu core business para auxiliar o desenvolvimento dos colaboradores e até melhorar seu onboarding.

(Clique aqui e acesse o artigo completo)

Esse artigo da Iara Vianna, traz um estudo que dá uma visão ampla do que é cultura, além de ser delicioso de ler.  A cultura organizacional está contida em todas as relações do ambiente da sua empresa.

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Muito tem se falado sobre Cultura, mas o que é Cultura?

Iara Vianna é Cientista Social e Cientista de Dados
Professora universitária e entusiasta das estratégias de people analytics  – Coordenadora de Marketing e Dados no AssessFirst Brasil)