Jornada do Colaborador: um guia para melhorar a performance da sua empresa

Jornada do Colaborador: um guia para melhorar a performance da sua empresa

Você já se deparou com a situação de contratar um profissional cheio de garra e entusiasmo, mas que, com o tempo, deixou de apresentar os mesmos resultados?

Essa ainda é uma realidade comum, mas as organizações que investem em inovação estão repensando como envolver e inspirar seus colaboradores no longo prazo.

Quando essa abordagem é conduzida de forma orgânica e humanizada, os resultados se traduzem em retenção de talentos, desenvolvimento profissional das equipes e um posicionamento de destaque no mercado.

A Jornada do Colaborador vai muito além de uma série de experiências ao longo de uma carreira, ela é a base que molda a relação entre o funcionário e a marca empregadora.

Infelizmente, nem todas as empresas reconhecem essa importância, deixando de lado uma estratégia fundamental para a Gestão de Pessoas.

Para não cometer este erro, neste artigo você terá um guia sobre como trabalhar a Jornada do Colaborador e otimizar a performance do seu negócio. Boa leitura!

O que é a Jornada do Colaborador?

A Jornada do Colaborador é uma trajetória pela qual um profissional percorre ao iniciar em uma organização, desde a admissão até o desligamento.

Cada momento vivenciado nessa jornada influencia sua experiência e engajamento com as atividades.

Um profissional satisfeito com seu ambiente de trabalho tende a se comprometer mais com suas responsabilidades, valores e cultura organizacional.

Uma pesquisa citada pela revista Exame, realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, concluiu que colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados.

Além disso, apresentam desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.

Agora que você sabe desses dados, vamos entender quais são essas etapas? Continue conosco e entenda mais sobre o assunto!

Mapeando a Jornada do Colaborador

1. Aquisição de Talentos

Na fase inicial da Jornada do Colaborador, a organização se empenha em identificar os candidatos mais qualificados para preencher uma posição. Este processo começa ainda no recrutamento e seleção.

Quando bem conduzido pelas equipes, engloba uma comunicação eficaz com os candidatos que forneça feedbacks e instruções claras, em caso de admissão ou não, contratações transparentes e alinhamento de expectativas.

Jornada do Colaborador: um guia para melhorar a performance da sua empresa

Trilha ilustrada representando as quatro etapas da Jornada do Colaborador nas empresas: contratação, onboarding, fidelização e offboarding.

2. Onboarding

O onboarding não é apenas o processo de integração de um novo membro à equipe, mas é um passo importante para uma jornada de sucesso.

Este é o momento de receber o colaborador, introduzindo-o à cultura e aos valores da empresa, enquanto o prepara com as ferramentas e recursos essenciais à execução da sua função.

Com o acolhimento, confiança e preparação adequada, o colaborador entende que a sua empresa é um bom lugar para se estar.

3. Fidelização

Muitos gestores se concentram somente nas primeiras etapas da Jornada, negligenciando o desenvolvimento contínuo dos talentos sob o risco de enfrentar o turnover com o tempo.

Nesse contexto, o desenvolvimento profissional deve ser uma prioridade das lideranças.

Isso pode ser feito por meio de ações e práticas que motivem, desafiem e inspirem os colaboradores a perseguirem seus objetivos profissionais em harmonia com a cultura da organização.

Todos os esforços nesse contexto envolvem a fidelização do funcionário.

Uma forma de valorizar e reconhecer os colaboradores, por exemplo, é oferecer treinamentos e cursos que complementem as habilidades e técnicas que eles já apresentam, alinhados às necessidades e interesses do time.

Outras iniciativas incluem o investimento em oportunidades de promoções e recolocações, gestão de benefícios e capacitação de lideranças para impulsionar a performance organizacional.

Praticar o ownership, incentivando os funcionários a agirem como protagonistas, também é uma excelente estratégia de engajamento e reconhecimento.

4. Offboarding

Conhecido como offboarding, o desligamento exige muita atenção e deve ser conduzido com cautela para garantir que a experiência do funcionário seja a mais positiva possível.

Seja por razão voluntária ou não, ainda é importante que o colaborador sinta que o seu tempo e dedicação foram importantes para a empresa.

Ter uma comunicação clara e profissionalismo são valores fundamentais nesse momento, ajudando a esclarecer possíveis ruídos e dúvidas.

Além disso, é interessante pensar em estratégias de acolhimento, ainda que simples, para demonstrar consideração pelas emoções do funcionário.

A forma como cada pessoa lida com o desligamento de uma empresa pode variar bastante, a depender das características e perfil comportamental.

Uma despedida respeitosa também abre portas para uma possível readmissão e contribui para que a empresa seja recomendada positivamente.

Da Jornada do Colaborador à Employee Experience: como impactar a cultura organizacional?

A Jornada serve como base para orientar as ações dentro de um contexto mais amplo conhecido como Employee Experience (EX), que se refere à vivência ou sentimento do funcionário em relação à empresa.

Afinal, uma organização que valoriza seus colaboradores se preocupa com a sua felicidade, satisfação e desenvolvimento ao longo de todo o ciclo, implementando ações que transformem essa experiência na rotina profissional.

Lembre-se de que não há uma etapa mais importante do que outra, nem um momento específico para priorizar esse cuidado.

Para simplificar esse processo, separamos algumas dicas de como transformar a cultura da sua organização conectando a Jornada do Colaborador à EX.

1. Prepare suas lideranças

Para executar uma Jornada do Colaborador com sucesso, é necessário ter lideranças com visão de futuro, que reconheçam a importância dos investimentos em pessoas e em suas necessidades.

Certifique-se de que os líderes da sua organização dominem esse conceito e ofereçam capacitações específicas sobre o tema.

2. Incentive a cultura do diálogo

Coloque-se na perspectiva do funcionário, refletindo sobre experiências passadas e considerando o que poderia ter sido diferente. Afinal, todos nós temos uma bagagem sobre a qual poderemos falar com autoridade.

Promova a realização de reuniões regulares onde as equipes possam compartilhar suas expectativas, experiências e sugestões para a melhoria do ambiente de trabalho. Essa prática enriquecerá a perspectiva da empresa sobre a Jornada do Colaborador.

3. Revise práticas e processos internos

Garanta que os processos na sua empresa sejam revisados periodicamente. Nem sempre o que já funcionou um dia, continuará dando os mesmos resultados.

A prática da empatia, da escuta ativa e do compromisso em garantir a satisfação das pessoas também são aspectos fundamentais.

Isso porque, não basta apenas promover mudanças aleatórias, mas estudar profundamente as necessidades das pessoas e experimentar na prática.

Uma excelente conduta é adotar pesquisas de clima organizacional, avaliando esse indicador de forma assertiva.

Como vimos, a Jornada do Colaborador é uma abordagem complexa de Gestão de Pessoas que exige um olhar atento sobre todos os fluxos de uma organização.

Conhecer boas práticas e estratégias eficientes podem te ajudar a seguir uma trilha de sucesso junto aos colaboradores.

Os ganhos são refletidos em aumento da satisfação no trabalho, do engajamento e da reputação da sua marca, interna e externamente.

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Autora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.
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