Teste de perfil comportamental: o que é e como aplicar

Teste de perfil comportamental: o que é e como aplicar

Gerir pessoas pode ser um grande desafio para a área de Recursos Humanos, sobretudo pela diversidade de perfis e características. Diante disso, muitas estratégias e soluções surgiram com o intuito de facilitar essa gestão — uma delas é o teste de perfil comportamental.

Ao aplicar esse tipo de teste, a área de Gente e Gestão consegue compreender melhor os seus candidatos e colaboradores, identificando cargos e funções que melhor se adequam para cada um. Entre os métodos mais efetivos de mapeamento de soft skills está a AssessFirst, solução francesa que é representada pela Selpe no Brasil.

Para entender melhor o que é teste de perfil comportamental, por que investir nessa estratégia e como a AssessFirst pode ajudar o seu negócio, continue a leitura!

O que é teste de perfil comportamental?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta que analisa os traços comportamentais e de personalidade das pessoas. Presente desde 1920, os testes surgiram com o intuito de garantir as aptidões dos candidatos para as forças armadas. Com o passar do tempo, ele se tornou uma estratégia essencial para as organizações.

Por meio de questionários rápidos e fáceis de aplicar, a área de gestão de pessoas consegue mapear habilidades, competências e identificar reações dos colaboradores diante de diferentes situações, seja no ambiente de trabalho ou no âmbito pessoal.

A partir das respostas desses questionários, são gerados relatórios que possibilitam conhecer a fundo as características de cada pessoa. O mais interessante é que algumas ferramentas, como a AssessFirst, têm seus resultados embasados na ciência a em estudos de psicologia, como o modelo Big Five.

Existem diversas metodologias de avaliações comportamentais, sendo a DISC a mais conhecida e a AssessFirst a mais completa. Até o final do texto, você entenderá como esse segundo método pode ajudar a sua empresa a realizar um teste de perfil comportamental mais efetivo.

Qual a importância do teste de perfil comportamental nos processos seletivos?

Como vimos, o teste de perfil comportamental contribui para que o setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas consigam identificar as características dos talentos. Isso facilita a busca por profissionais mais aderentes à cultura e ao propósito da empresa, bem como permite um melhor aproveitamento e desenvolvimento de habilidades.

Ou seja, a análise de perfil comportamental é fundamental para garantir contratações certeiras. Ela serve como um complemento das avaliações de hard skills durante o processo de recrutamento e seleção. Afinal, somente com habilidades técnicas não é possível prever o comportamento e o potencial de performance futura dos candidatos.

Além disso, conhecendo as soft skills, a organização consegue determinar em qual função o eventual colaborador se enquadra melhor. Como também, identificar o seu potencial e pontos de evolução, contribuindo tanto para o desenvolvimento quanto para possíveis oportunidades de mobilidade interna.

Tudo isso contribui para aumentar a satisfação, a motivação e a produtividade dos funcionários. Consequentemente, melhora os resultados da companhia e favorece a construção de equipes de sucesso. Vale ressaltar ainda que, com o auxílio da tecnologia, ficou mais fácil aplicar o teste de perfil comportamental, sendo possível reduzir custos e automatizar a seleção.

Por que investir no teste de perfil comportamental?

Investir no teste de perfil comportamental traz inúmeros benefícios para as empresas, além de boas contratações. Veja a seguir!

Redução de turnover

Por meio dos testes de perfil comportamental, as organizações têm mais chances de realizar um processo seletivo eficiente, contratando as pessoas certas para os cargos certos. Isso fortalece a retenção de talentos e reduz a rotatividade de pessoal.

Agilidade na contratação

Utilizando soluções mais completas de análise de perfil comportamental, o setor de RH consegue automatizar o processo de avaliação dos candidatos, tornando-o mais preciso e ágil.

Alinhamento de propósitos

O teste de perfil comportamental oferece diversas informações sobre o talento para a companhia. Isso permite que ela identifique as preferências, objetivos de carreira e, até mesmo, a compatibilidade de propósitos junto ao candidato, favorecendo a conexão de valores entre as partes.

Melhora no clima organizacional

Quando as competências dos profissionais são analisadas, o RH consegue aprimorar a gestão das equipes, agrupando os colaboradores com características compatíveis. Além de facilitar a integração do grupo, esse processo gera um ambiente mais agradável e harmonioso.

Desenvolvimento dos colaboradores

Com o auxílio do teste de perfil comportamental, é possível também identificar os pontos fortes e de melhoria dos talentos. E, a partir disso, traçar um plano de desenvolvimento individual, potencializando sua carreira e motivação.

Como aplicar o teste de perfil comportamental?

O teste de perfil comportamental pode ser aplicado de diversas formas, como por meio de questionários e entrevistas individuais ou gamificação, dependendo do objetivo da empresa. Seja qual for o método, é importante que os resultados sejam registrados e suas análises mensuradas para obter o resultado esperado.

Embora seja bastante comum em processos seletivos, a análise de perfil também é usada de forma estratégica em outras demandas da organização. A seguir, conheça as principais!

Avaliação de funcionários

Para manter um bom clima e a produtividade da equipe, algumas companhias costumam realizar uma avaliação contínua com os colaboradores. Assim, quando o teste é aplicado neste processo, o setor de RH consegue analisar se a conduta do profissional sofreu alguma alteração, bem como se o ambiente interno interferiu no perfil.

Realocação e promoção de colaboradores

Conhecer mais a fundo cada talento é fundamental para identificar o seu nível de satisfação e desempenho na empresa, a fim de trabalhar a mobilidade interna, promoções ou progressões de carreira.

Por meio do teste de perfil comportamental, é possível mapear as preferências e hábitos do profissional, habilidades necessárias para a nova posição e os pontos de melhoria.

Planejamento estratégico

Outra atividade de Recursos Humanos que também pode precisar de uma avaliação comportamental mais completa (de forma individual ou coletiva), é o planejamento estratégico. Além de facilitar o processo, nesta etapa, o teste ajuda a organizar os projetos e a distribuições de tarefas, de acordo com as competências de cada pessoa.

Como a ferramenta AssessFirst pode ajudar sua empresa nesta análise?

Como vimos, existem diversas ferramentas de teste de perfil comportamental na área de Gente e Gestão. No entanto, a AssessFirst é considerada a mais completa e confiável, pois oferece insights em todas as etapas do ciclo de vida da gestão de talentos e é comprovada cientificamente.

Por meio da plataforma, a empresa consegue entender o que torna cada pessoa única. Isso prevendo o seu potencial de performance, perfil profissional, estilo de trabalho, aderência à cultura organizacional e as atitudes em relação à mudança, lideranças e situações desafiadoras.

A partir dos relatórios gerados, é possível também criar elementos de compatibilidade de perfis, entre pessoas de mesmo nível e/ou lideranças e análise de grupos. A AssessFirst também pode ser aplicada na contratação preditiva, experiência do candidato, desenvolvimento e mobilidade interna.

Os critérios usados na ferramenta baseiam-se no modelo teórico Big Five, tratando os aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos de cada um dos traços de personalidade. Além disso, ela utiliza a Inteligência Artificial e a ciência comportamental para que o RH tome as melhores decisões.

A AssessFirst é uma ferramenta representada exclusivamente pela Selpe no Brasil. E como vimos, o teste de perfil comportamental engloba várias áreas da gestão de pessoas, trazendo soluções para tornar a empresa mais competitiva e estratégica.

Gostou do artigo? Se quiser receber os melhores conteúdos sobre Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH, aproveite para assinar nossa newsletter quinzenal! Até a próxima.

Autora
Teste de perfil comportamental: o que é e como aplicar
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support