Como fazer Programas de Desenvolvimento para Estagiários e Trainees?

Como fazer Programas de Desenvolvimento para Estagiários e Trainees?

Os programas de desenvolvimento para estagiários e trainees têm como objetivo levar esses jovens talentos ao seu potencial máximo! Para isso, contribuem para que adquiram experiência no mercado de trabalho e aprimorem suas habilidades.

Só que antes de pensar nas ações de desenvolvimento, também é importante entender os programas de estágio e trainee do início ao fim. Afinal, existem diferenças entre eles e características próprias de cada modelo de contratação. Isso sem falar nas diferentes necessidades de aprendizado de cada fase profissional.

Neste post, vamos explicar o que é o programa de desenvolvimento para estagiários e trainees, quais são os seus benefícios e boas práticas de implementação. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um programa de desenvolvimento para estagiários e trainees?

Quando falamos em programa de desenvolvimento de carreira, nos referimos ao entendimento das expectativas de um profissional e suas metas e, a partir disso, à criação de um “guia” para auxiliar no aprimoramento das suas habilidades técnicas e comportamentais.

Um programa de desenvolvimento para trainee e estágio é voltado para as primeiras experiências práticas desses novos talentos. Ou seja, deve trazer os aprendizados teóricos adquiridos na graduação para uma aplicação mais prática na empresa.

Por isso, os planos de desenvolvimento para estagiários e trainees devem ter como foco o aprendizado constante e a troca de experiências. Mais do que isso, devem favorecer o amadurecimento pessoal e profissional e o aprimoramento de soft skills importantes para a carreira.

Dessa forma, o programa de desenvolvimento de jovens profissionais cria uma trajetória de treinamentos e ações que vão ajudar a promover habilidades e competências que os tornarão profissionais valiosos para o mercado.

Qual é o foco dos programas de desenvolvimento de estagiários?

Os programas de estágio são focados em estudantes da graduação que estão buscando suas primeiras experiências profissionais. Para isso, o estudante atua em sua área de especialização, a fim de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas.

Por essa razão, os programas de desenvolvimento de estagiários priorizam o desenvolvimento técnico de habilidades intrínsecas a profissão. Para isso, é importante que a pessoa estagiária execute funções do dia a dia da empresa sendo supervisionada por um profissional mais experiente.

Nesse caso, existe também o aprimoramento das soft skills que, naturalmente, acontece de forma mais sutil, acompanhando o ritmo de amadurecimento do talento.

Nesse período, é comum que sejam trabalhados 5 pontos principais:

  • habilidades técnicas necessárias para a profissão;
  • soft skills importantes para o mercado;
  • aquisição de experiências profissionais;
  • entendimento das rotinas corporativas;
  • networking com pessoas de áreas semelhantes.

Qual é o foco dos programas de desenvolvimento de trainees?

Já os programas de trainee têm como foco profissionais recém-formados ou na reta final da graduação, com perfil mais estratégico e de liderança. Aqui, o foco está em um desenvolvimento mais rápido e direcionado das soft skills e de um perfil generalista, com olhar sistêmico e pensamento analítico.

Lembre-se sempre que trainees são preparados para assumir, no curto ou médio prazo, cargos gerenciais ou de liderança. Por isso, são responsáveis pela inovação, gestão de pessoas ou processos, além de solução de problemas.

Então, podemos dizer que nos programas de desenvolvimento de trainees as prioridades são:

  • aprendizado contínuo, acelerado, multidisciplinar e prático;
  • desenvolvimento de soft skills mais complexas;
  • aprimoramento da visão de negócios;
  • formação enquanto liderança ou especialista.

Quais os benefícios de investir no aprendizado de trainees e estagiários?

Investir na contratação e no aprendizado de jovens talentos é investir também no futuro da sua empresa. Isso porque esses profissionais estão dispostos a adquirir novas experiências e mostrar ao mercado de trabalho o que eles têm a oferecer.

Assim, as empresas que apresentarem melhores oportunidades poderão ter esses profissionais em suas equipes, trazendo inovação, energia e criatividade para o negócio.

Nesse contexto, podemos observar diversas vantagens em contratar trainees e estagiários. Confira:

  • mais conhecimento atualizado vindo dos cursos de graduação;
  • aproximação com o mercado consumidor mais jovem;
  • possibilidade de aproveitamento em contratações internas;
  • retenção de talentos já inseridos na cultura e rotina da empresa;
  • maior motivação e engajamento na equipe com a chegada de novos membros ainda em fase de aprendizado;
  • ações inovadoras e criativas vindas de profissionais em formação;
  • reconhecimento como boa marca empregadora e aproximação com universidades.

Como realizar um programa de desenvolvimento na sua empresa? Confira 10 passos!

Para realizar bons programas de desenvolvimento para estagiários e trainees na sua empresa é preciso entender o momento do negócio, alinhar expectativas e definir etapas. Para ajudar, trouxemos uma lista com os primeiros passos! Confira!

1. Alinhe expectativas

Antes de mais nada, é fundamental entender o cenário em que a empresa se encontra. Para isso, avalie como está seu quadro de funcionários e o que motivou a contratação de estagiários ou trainees.

Assim, será possível alinhar internamente as expectativas quanto a atuação desses talentos.

2. Conheça quem participará do programa de desenvolvimento

Para promover programas de desenvolvimento realmente eficientes, é importante conhecer quem será o alvo dessas ações. Nesse momento, investir em análises preditivas durante a seleção, tecnologias de armazenamento de dados e reuniões de feedback podem ajudar!

Por isso, realize uma avaliação cuidadosa da sua equipe de trainees e estagiários. Assim, sua empresa será capaz de propor planos mais individualizados e alinhados com a trajetória de cada um.

3. Estipule metas

Para que o programa seja bem sucedido, é necessário que sejam estabelecidas metas de desenvolvimento e resultados a partir das expectativas criadas.

Dessa forma, a equipe e os supervisores terão uma visão completa sobre quais ações incentivar. Tudo isso guiado pelo entendimento de onde os jovens talentos devem chegar sob sua orientação.

4. Defina supervisores

Cada setor conta com sua liderança imediata específica. Contudo, não será necessariamente o líder da área quem deverá acompanhar os trainees ou estagiários.

O ideal é que algum colaborador com mais experiência em tarefas correlatas supervisione diretamente esses jovens. Assim, o programa de desenvolvimento para estagiários e trainees será potencializado.

5. Estabeleça quais metodologias serão usadas

Para estabelecer quais metodologias serão utilizadas para promover o aprendizado dos jovens talentos, é preciso ter como foco o perfil da equipe e as metas em curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, será possível compreender se uma abordagem mais direcionada, generalista, teórica ou prática faz mais sentido. Além disso, até mesmo o estilo da liderança pode ser adaptado para garantir melhores resultados no programa.

6. Invista no diálogo

Ao receber novas pessoas em sua equipe é essencial investir em um diálogo aberto e sincero. Assim, além de alinhar questões como carga horária e responsabilidades, essa atitude contribui para o fortalecimento de laços e a abertura para criatividade e inovação.

Mais do que isso, um bom diálogo (não só durante o programa de desenvolvimento) favorece o fortalecimento da cultura organizacional e, até mesmo, a troca de feedbacks.

7. Realize um bom onboarding

A estratégia de onboarding é utilizada para inserir novos colaboradores na cultura e na rotina da organização. Com isso, colabora para que desenvolvam senso de pertencimento e se sintam representados por aquilo que a empresa acredita.

Por isso, investir em um bom onboarding para trainee e estágio é uma boa estratégia de imersão na cultura, alinhamento de expectativas e incentivo ao engajamento.

Além disso, é nesse momento em que o talento é apresentado às normas, regras e ao funcionamento da empresa – o que também é fundamental para seu sucesso.

8. Planeje cada etapa de acordo com as necessidades do estagiário ou trainee

Lembra que comentamos sobre a importância de conhecer seus talentos? E um dos pontos é justamente esse: conseguir planejar cada etapa de acordo com as potencialidades do grupo e as necessidades de cada indivíduo.

Afinal, cada pessoa tem um ritmo e estilo de aprendizagem próprios, além de maneiras únicas de pensar e criar. Então, respeite esses limites, adeque estratégias e potencialize resultados com Trilhas de Aprendizagem realmente eficientes.

9. Acompanhe resultados

Como sempre falamos, mensurar indicadores e acompanhar resultados é parte fundamental de todas as ações corporativas. Por isso, acompanhe a evolução dos talentos da sua empresa e os resultados do time.

Essa observação atenta e cuidadosa irá ajudar quais aspectos tem trazido bons resultados e quais precisam ser melhorados. Dessa forma, será ainda mais fácil alcançar o sucesso nos programas de desenvolvimento para estagiários e trainees.

10. Priorize o desenvolvimento

Pode parecer uma dica óbvia, afinal, estamos falando sobre programas de desenvolvimento. Contudo, é sempre interessante relembrar sobre a importância de investir em treinamentos e capacitações voltados para hard e soft skills.

Além disso, priorizar o desenvolvimento é, também, investir na satisfação, motivação e engajamento desses talentos, bem como na sua perspectiva de futuro associada à organização.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre programas de desenvolvimento para estagiários e trainees, que tal entender mais e continuar suas leituras sobre o tema? Aproveite para conferir nosso infográfico sobre pipeline de talentos e descubra como ter um banco de currículos rico e diverso!

Autora
Como fazer Programas de Desenvolvimento para Estagiários e Trainees?
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support