Programa de desenvolvimento para estagiários e trainees: o que é e como fazer?

Os programas de trainee e estágio têm como objetivo fazer com que jovens talentos adquiram experiência no mercado de trabalho e aprimorem suas habilidades. Por isso, é essencial implementar estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional para os trainees e estagiários da sua empresa.
Contudo, antes de pensar nos programas de desenvolvimento, é necessário entender o processo do início ao fim. Além disso, é fundamental entender as diferenças e características de cada modelo de contratação, bem como aplicá-lo para trazer diversidade e inovação para o seu quadro de funcionários.
Neste post, vamos explicar o que é o programa de desenvolvimento para trainees e estagiários, quais são os seus benefícios e como implementar na sua organização. Continue a leitura e saiba mais!
O que é um programa de desenvolvimento para estagiários e trainees?
Quando falamos em programa de desenvolvimento de carreira, nos referimos ao entendimento das expectativas de um profissional e suas metas e, a partir disso, a criação de um “guia” para auxiliar no aprimoramento das suas habilidades técnicas e comportamentais.
Já um programa de desenvolvimento para trainee e estágio é voltado para as primeiras experiências práticas de jovens talentos, ou seja, trazer os aprendizados teóricos adquiridos na graduação para uma aplicação mais prática na própria empresa.
Por isso, os planos de desenvolvimento para estagiários e trainees devem ter como foco o aprendizado constante e a troca de experiências, bem como favorecer o amadurecimento pessoal e profissional e o desenvolvimento de soft skills importantes para a carreira.
Dessa forma, assim como nos planos de carreira, o programa de desenvolvimento de jovens profissionais cria uma trajetória de treinamentos e ações que vão ajudar a promover habilidades e competências que os tornarão profissionais valiosos para o mercado.
Quais os benefícios de investir no aprendizado de trainees e estagiários?
Investir na contratação e no aprendizado de jovens talentos é investir também no futuro da sua empresa. Isso porque esses profissionais estão ansiosos para adquirir novas experiências e mostrar ao mercado de trabalho o que eles têm a oferecer.
Assim, as empresas que apresentarem melhores oportunidades poderão captá-los, trazendo inovação, energia e criatividade para suas equipes. Além disso, com o desenvolvimento e o sucesso de estagiários e trainees, eles poderão ser aproveitados internamente no futuro, contribuindo para o sucesso da organização.
Nesse contexto, podemos observar diversas vantagens em contratar trainees e estagiários. Confira:
- mais conhecimento atualizado vindo dos cursos de graduação;
- aproximação com o mercado consumidor mais jovem;
- possibilidade de aproveitamento em contratações internas;
- retenção de talentos já inseridos na cultura e rotina da empresa;
- maior motivação e engajamento na equipe com a chegada de novos membros ainda em fase de aprendizado;
- ações inovadoras e criativas vindas de profissionais em formação;
- reconhecimento como boa marca empregadora e aproximação com universidades.
Como realizar um programa de desenvolvimento na sua empresa?
Para realizar um bom programa de desenvolvimento de jovens profissionais na sua empresa é preciso entender o momento do negócio, alinhar expectativas e definir etapas. Para ajudar, trouxemos a seguir os primeiros passos! Confira.
Alinhe expectativas
Antes de mais nada é fundamental entender o cenário em que a empresa se encontra, como está seu quadro de funcionários e o que motivou a contratação de estagiários ou trainees. Assim, será possível alinhar internamente as expectativas quanto a atuação desses talentos.
Defina metas
Para que o programa seja bem sucedido, é necessário que sejam estabelecidas metas de desenvolvimento e resultados a partir das expectativas criadas. Dessa forma, a equipe e supervisores terão uma visão completa sobre quais ações incentivar e onde os jovens talentos devem chegar sob sua orientação.
Defina supervisores
Cada setor conta com sua liderança imediata específica. Contudo, não será necessariamente o líder da área quem deverá acompanhar os trainees ou estagiários. O ideal é que aquele colaborador com mais experiência em tarefas correlatas supervisione diretamente esses jovens.
Invista no diálogo
Ao receber novas pessoas em sua equipe é essencial investir em um diálogo aberto e sincero. Assim, além de alinhar questões como carga horária e responsabilidades, essa atitude contribui para o fortalecimento de laços e a abertura para criatividade e inovação.
Realize um bom onboarding
A estratégia de onboarding é utilizada para inserir novos colaboradores na cultura e na rotina da organização, colaborando para que desenvolvam senso de pertencimento e se sintam representados por aquilo que a empresa acredita.
Por isso, investir em um bom onboarding para trainee e estágio é uma boa estratégia de imersão na cultura, alinhamento de expectativas e incentivo ao engajamento.
Priorize o desenvolvimento
Pode parecer uma dica óbvia, afinal, estamos falando sobre programas de desenvolvimento. Contudo, é sempre interessante relembrar sobre a importância de investir em treinamentos e capacitações voltados para hard e soft skills.
Além disso, priorizar o desenvolvimento é, também, investir na satisfação, motivação e engajamento desses talentos, bem como na sua perspectiva de futuro associada à organização.
Por fim, procure ter o apoio de uma consultoria especializada nesse tipo de iniciativa. Dessa forma, você receberá todo o suporte no planejamento e execução de Trilhas de Aprendizagem personalizadas para as necessidades da sua empresa e dos jovens talentos.
Se você gostou do conteúdo e quer entender melhor como funciona um programa de desenvolvimento para estagiários e trainees, entre em contato conosco!