Como montar um Programa de Trainee? Confira 7 dicas!


Você já pensou em montar um programa de trainee na sua empresa? Tendo como objetivo a contratação de jovens talentos, recém-formados em cursos de graduação e que têm vontade de crescer no mercado de trabalho ocupando cargos gerenciais, essa pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio.
Os programas de trainee costumam atrair profissionais inovadores, criativos e com energia para dedicar à sua empresa, sendo um grande investimento!
Por isso, para realizar um projeto como esse, é preciso estruturar todos os processos, desde a atração até o desenvolvimento desses profissionais, priorizando o aprendizado contínuo, a imersão na empresa e o aprimoramento das soft skills.
Pensando em ajudar você e a sua empresa a entender como montar um programa de trainee de qualidade e que gere resultados, vamos trazer neste post 7 dicas! Além disso, você vai entender melhor porque ter um trainee na sua empresa e quais habilidades devem ser priorizadas nos candidatos.
Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Programa trainee: o que é e quais são os tipos?
O programa trainee é uma modalidade de contratação voltada para o desenvolvimento profissional em cargos gerenciais e de liderança. Para isso, o programa busca candidatos com até 3 anos de formação ou em fase de conclusão de curso superior.
Por ter foco gerencial e acolher profissionais com mais maturidade e experiência, o trainee é regulamentado pela CLT e tem atribuições diferentes de um programa de estágio. Em programas de trainee, é comum que os profissionais passem por diferentes áreas da organização, como:
- comercial;
- gestão de pessoas;
- jurídico-financeiro;
- marketing etc.
Algumas organizações, porém, optam por modelos mais específicos de distribuição das tarefas e aprendizados, conforme as necessidades do negócio. Confira, a seguir, alguns tipos de programa trainee!
Quais são os principais modelos de programas trainee?
Existem diferentes estruturas para trainee que se adequam conforme as necessidades e expectativas de cada empresa. Veja alguns exemplos!
Trainee corporativo
Nessa modalidade, são buscados candidatos para atuar nas áreas de negócios e desenvolver uma visão generalista das estratégias e da atuação daquela empresa.
Para isso, costumam ser priorizados profissionais dos cursos de administração, economia, marketing ou algumas engenharias, como a engenharia de produção.
Trainee comercial
Esse tipo de trainee tem como foco o desenvolvimento de consultores para a área comercial. Nesse caso, o objetivo é treinar os profissionais para que eles se especializem nos produtos e serviços da empresa, ao passo em que desenvolvem as soft skills necessárias para atuação comercial.
Cabe lembrar que, aqui, o foco é no processo de vendas, não na estratégia. Essa, é trabalhada em trainees corporativos.
Trainee para varejo
Voltado para lojas, produtos e corporativo, o trainee para varejo foca no treinamento para formar grandes lideranças de redes de consumo, como lojas de departamento e supermercados.
Trainee especialista
Enquanto no trainee corporativo busca-se formar profissionais generalistas, no trainee especialista o foco é no treinamento de talentos com expertises técnicas específicas em uma área de atuação.
Por isso, diferentemente das outras modalidades, no trainee especialista não costuma haver job rotation (atuação em diversos setores da empresa). Para essa modalidade, acontece um treinamento específico e aprofundado na área de atuação daquele profissional.
Trainee executivo
No trainee executivo, são priorizados candidatos com um perfil diferente dos demais: nesse caso, os profissionais devem ter um tempo maior de formação, mais experiência no mercado e, até mesmo, pós-graduação ou MBA.
Por isso, são profissionais mais maduros e recebem remuneração superior à dos demais trainees. Nesse sentido, podem ser considerados “trainees sêniores” e que já não buscam atingir cargos gerenciais, mas sim que já os ocupam e almejam cargos executivos mais altos dentro da organização.
Por que saber como montar um programa de trainee é importante?
Os programas de trainee apresentam inúmeros benefícios para as empresas. Dentre eles, o principal é a presença de profissionais recém formados, com informações atualizadas sobre sua área de atuação e muita disponibilidade para propor mudanças e promover a inovação.
Por isso, a importância de contratar trainees vai para além de preencher o quadro de funcionários e atrair profissionais com perfil de liderança.
Esses processos também dizem sobre o futuro da organização, desde as propostas em relação a novidades e a promoção à diversidade, até o desenvolvimento de profissionais compatíveis com as expectativas da empresa e o fortalecimento do diferencial competitivo.
Como fazer um programa de trainee de sucesso?
1.Planeje a estrutura do programa de trainee
Antes de iniciar qualquer processo de recrutamento e seleção, é preciso planejar o escopo do projeto. Nesse momento, devem ser definidas as prioridades do negócio, o número de vagas, o modelo de trainee e as etapas necessárias.
Além disso, é preciso ter em mente quem serão os responsáveis pelo processo seletivo, pelo contato com candidatos e por traçar estratégias de desenvolvimento para os aprovados.
2. Defina o orçamento
Após definir quais são as expectativas e objetivos da empresa para aquele programa trainee, é necessário entender o cenário econômico.
Isso porque a contratação de novos talentos implica em investimentos não somente para realizar o processo seletivo ou estruturar o programa, mas também em relação a remuneração dos trainees e os demais encargos trabalhistas.
Por isso, antes de tudo, a empresa deve entender o que é possível dentro do orçamento disponível e adequar estratégias.
3. Entenda qual é o perfil da vaga para trainee
Antes de efetivamente investir na divulgação do processo trainee, é preciso traçar o perfil de candidato ideal para preencher as vagas.
Para isso, devem ser consideradas as hard e as soft skills desejadas pela empresa, bem como a compatibilidade com a cultura e com as funções a serem desempenhadas.
Nesse sentido, é interessante que essas informações estejam nítidas para líderes e recrutadores, mas que também sejam divulgadas para quem se interessar pela oportunidade.
Assim, todas as ações envolvidas no programa trainee serão mais assertivas, o que gera melhores resultados e agilidade nos processos.
Para ajudar você a entender qual o perfil ideal para a sua empresa, separamos algumas características que devem ser priorizadas em candidatos:
- capacidade de liderança;
- habilidade para solucionar conflitos e problemas;
- visão sistêmica e estratégica;
- criatividade;
- comunicação assertiva e não violenta;
- adaptabilidade;
- bom desempenho em equipe.
4. Invista no marketing de atração de candidatos
Com um bom marketing de atração para candidatos, é possível que os processos de atração e recrutamento alcancem não somente um maior número de profissionais qualificados, mas também uma maior diversidade de talentos.
Além disso, com estratégias de divulgação mais assertivas, acontece o fortalecimento da força da marca, aumentando o engajamento de candidatos e o interesse de futuros parceiros de negócios.
5. Monitore os resultados ao fazer um programa de trainee
Em todo processo é essencial monitorar os resultados de cada etapa. Assim, é possível encontrar falhas e corrigir antes que seja tarde, além de identificar pontos de sucesso a serem potencializados.
No programa trainee, o foco está em profissionais recém-ingressos no mercado de trabalho, portanto, é preciso ter cuidado com como será essa primeira experiência e o que ela pode gerar de positivo para aquele profissional.
Para coletar dados e monitorar as ações do RH durante o processo seletivo e o desenvolvimento, é interessante ter também, para além da visão interna e sistêmica, a visão dos candidatos. Para isso, bons formulários ou bate-papos são suficientes para coletar feedbacks.
6. Invista no desenvolvimento dos trainees
A parte central do programa trainee está no desenvolvimento profissional e na experiência vivenciada dentro da empresa. Por isso, é preciso investir em programas de desenvolvimento, capacitações técnicas e mentorias sobre as soft skills desejadas pela empresa.
Uma boa estratégia, principalmente pensando que trainees podem ser futuros contratados, é investir na elaboração de planos de carreira e no suporte à trajetória profissional desses talentos.
7. Conte com o suporte de uma consultoria especializada em programas de trainee
Criar um programa de trainee e investir em estratégias de desenvolvimento para os aprovados, de forma a atender às expectativas tanto da sua empresa quanto dos profissionais, é um grande desafio. Por isso, o ideal é contar com o apoio de uma consultoria especializada no assunto!
Com a Selpe Trainee e Estágio, os programas de trainee da sua empresa serão planejados e desenvolvidos por nosso time de especialistas.
Desde o marketing de atração, até o onboarding de candidatos, a Selpe se especializa na cultura da sua empresa, fazendo da sua missão, visão, valores e objetivo estratégico guias dos processos de planejamento, atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento.
Quer saber mais sobre como montar um programa para jovens talentos na sua empresa? Entre em contato com a gente e fale com um dos nossos consultores!