Pesquisa de clima: melhore a satisfação e o desempenho das suas equipes

Pesquisa de clima: melhore a satisfação e o desempenho das suas equipes

O nível de qualidade do ambiente organizacional é amplamente reconhecido como um termômetro do bem-estar, da satisfação e da produtividade dos profissionais.

Mesmo assim, muitas empresas não investem em uma solução estratégica e eficaz para identificar possíveis crises internas: a pesquisa de clima.

Ela serve como um guia para as ações de Gente e Gestão e lideranças, aprimorando a employee experience e fortalecendo a marca empregadora.

Continue a leitura e aprenda como aplicar esse tipo de pesquisa para aumentar o bem-estar e o desempenho das equipes no longo prazo.

O que é pesquisa de clima e qual a sua importância?

A pesquisa de clima é uma das principais ferramentas de análise da cultura organizacional e do ambiente de trabalho de uma empresa.

Por meio dela, é possível identificar diversos fatores relacionados à experiência dos colaboradores, que são estratégicos para a tomada de decisões do RH e da gestão. Entre eles:

  • remuneração e benefícios;
  • identificação e desenvolvimento de habilidades de líderes;
  • valorização e reconhecimento de profissionais;
  • jornada do colaborador;
  • práticas, políticas e processos;
  • qualidade do ambiente físico e estrutura para trabalho híbrido ou remoto;
  • identificação de problemas para melhor gestão de conflitos.

A pesquisa de clima pode ser abrangente ou focar em aspectos específicos, com a periodicidade determinada conforme análise do RH.

O mais importante é que seja conduzida de maneira anônima e com profissionalismo, abordando os fatores mais decisivos para um bom clima organizacional.

Como aplicar uma pesquisa de clima?

1. Tenha profissionais envolvidos no planejamento

Planejar a pesquisa de clima é o primeiro passo para conduzir o processo estrategicamente. Para isso, é fundamental contar com a expertise de consultores de RH.

O planejamento deve incluir o período para aplicação, a definição dos principais aspectos a serem analisados e a escolha da plataforma ou ferramenta de gestão mais adequada.

2. Elabore o questionário

As perguntas definirão, em grande parte, a qualidade e a robustez da sua pesquisa de clima. Por isso, elas precisam ser claras, objetivas e focar em indicadores cruciais para a satisfação e bem-estar dos colaboradores.

Confira, a seguir, 15 exemplos que podem ser usados na prática:

1. Como você avalia sua satisfação no trabalho?

2. Como é sua relação com a sua liderança?

3. Há equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Se não, por quê?

4. Como você avalia o relacionamento com sua equipe?

5. Para você, a cultura e os valores da empresa são refletidos no dia a dia?

6. Você se identifica com os processos e políticas da empresa?

7. Há confiança na relação de trabalho?

8. Há sensação de pertencimento?

9. Como você definiria um ambiente de trabalho perfeito? A empresa está mais próxima ou distante desse ideal?

10. Você recomendaria seu setor para alguém de confiança?

11. Você sente abertura e segurança para dar e receber feedbacks?

12. Para você, há algum ponto crítico na cultura do negócio?

13. Quais formas de reconhecimento são importantes para você?

14. Você sente que tem oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional?

15. A comunicação interna é transparente e eficiente?

3. Comunique e engaje as equipes

O próximo passo é investir na comunicação interna e informar a importância da participação de todos na pesquisa.

Isso envolve conscientizar e sensibilizar as equipes sobre a necessidade de cuidado, sinceridade e atenção ao responder ao questionário.

Somente com esse engajamento, é possível garantir a clareza na definição de pontos de melhoria e elaboração de um plano de ação personalizado.

4. Crie um plano de ação

Com os resultados obtidos, os profissionais de Gente e Gestão terão os insumos necessários para implementar mudanças na cultura e favorecer o clima organizacional.

O plano de ação envolve uma série de diretrizes e iniciativas práticas no curto, médio e longo prazo para tratar os problemas apresentados e aplicar soluções eficazes.

5. Avalie e defina a frequência da pesquisa

Com o passar do tempo, novas gerações chegam ao mercado, demandando diferentes atitudes e comportamentos das companhias.

Além disso, metodologias e ferramentas de análise podem se tornar obsoletas, exigindo atualização constante do RH.

É por isso que a pesquisa de clima deve ser feita regularmente, visando obter feedbacks contínuos e fiel dos times sobre a estrutura cultural e o ambiente do negócio.

Qual a diferença entre pesquisa de clima e pesquisa de engajamento?

Embora sejam utilizadas para avaliar a experiência dos colaboradores, uma pesquisa de clima e de engajamento apresentam propostas diferentes.

A pesquisa de clima é ampla e avalia aspectos relacionados a estrutura da empresa, sua cultura, organização, políticas e processos.

Já a pesquisa de engajamento apresenta foco, concentrando-se no comprometimento, satisfação e motivação no trabalho.

Seu objetivo é medir o nível de engajamento, que, por sua vez, impacta de maneira positiva ou negativa a produtividade e qualidade das entregas.

Ambas são essenciais para a tomada de decisão do RH. Por isso, podem ser aplicadas de maneira complementar.

Quais são as vantagens de uma pesquisa de clima bem estruturada?

1. Atenção aos pontos críticos

Uma das principais vantagens da pesquisa de clima é a sua capacidade de identificar pontos fortes e de melhoria no ambiente organizacional.

Quando bem estruturada, essa avaliação permite que os funcionários reflitam e compartilhem, de maneira objetiva, suas percepções e experiências com a empresa.

Ter clareza sobre os aspectos que necessitam de um olhar mais atento do RH ajuda a prevenir problemas futuros, como conflitos internos, alta rotatividade e o enfraquecimento da marca empregadora.

2. Melhora da satisfação no trabalho

A pesquisa de clima é uma das ferramentas mais precisas e rápidas para mensurar a satisfação dos talentos.

Dessa maneira, os profissionais de RH obtêm um panorama do que importa para os colaboradores, evitando ações sem clareza e investimentos desnecessários.

Entender, por exemplo, o que significa felicidade no trabalho e quais são os fatores de engajamento realmente decisivos pode ser a chave para mudanças eficazes.

3. Retenção de talentos

Para o perfil da geração Z e talentos mais novos, a qualidade de vida e a realização profissional são determinantes para a escolha e permanência em uma organização.

É por isso que a pesquisa de clima é indispensável para a retenção de profissionais, pois permite reconhecer quais são as prioridades, expectativas e motivos de frustração em tempo hábil.

Esse conhecimento permite uma atuação mais assertiva da área de Gente e Gestão e pode, inclusive, guiar o treinamento de lideranças.

4. Redefinição de cultura, se necessário

A depender dos resultados da pesquisa de clima, pode ser necessário realizar ajustes em uma estrutura ainda mais profunda do negócio: sua cultura.

Isso significa repensar, por exemplo, valores, dinâmicas, costumes e comunicação interpessoal ultrapassados, que poderiam passar despercebidas sem esse diagnóstico.

5. Fortalecimento da marca empregadora

Informações negativas sobre o ambiente organizacional são compartilhadas tanto online quanto de boca a boca, influenciando as decisões dos candidatos durante os processos seletivos e impactando o employer branding no longo prazo.

É por isso que conduzir pesquisas de clima ajuda a sua empresa a se posicionar no mercado como uma referência na promoção de um ambiente agradável, acolhedor e propício à evolução constante.

Agora que você já sabe como aplicar e as vantagens da pesquisa de clima, pode estar se perguntando de que maneira pode melhorar a atmosfera da organização e como contratar uma consultoria nesse processo. Confira, a seguir, boas práticas.

Como melhorar o clima da organização?

1. Invista em liderança positiva

Os gestores desempenham um papel fundamental nas transformações de um negócio, especialmente no diz respeito ao clima organizacional.

Contar com lideranças positivas, que saibam lidar com as emoções das pessoas, valorizar a personalidade e o potencial de cada talento, faz uma grande diferença para identificar as necessidades das equipes e gestão de conflitos.

2. Reconheça o trabalho do time

Muitas vezes, a falta de reconhecimento é o que influencia negativamente o clima do seu negócio e promove as desistências silenciosas.

Por isso, invista em ações que garantem uma recompensa pela dedicação e esforço, como aumento de salário conforme o mercado, participação nos lucros e planos de carreira para promoção e progressão de cargos.

3. Aposte em desenvolvimento contínuo

Um ambiente de trabalho que não evolui é fator de desmotivação.

Sendo assim, invista no treinamento e no desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores.

Isso favorece a confiança e o senso de pertencimento, aumentando também a performance do time.

4. Tenha um RH estruturado

Ter uma estrutura de RH robusta e uma equipe de Gente e Gestão qualificada ajuda na elaboração de ações e iniciativas focadas em melhoria de clima.

Isso pode incluir, por exemplo, um excelente processo de integração, a criação de programas de benefícios e boas práticas de employee experience.

5. Conte com uma consultoria em Gestão de Pessoas

Contar com a expertise de uma consultoria estratégica de RH pode ser a chave para construir e implementar uma pesquisa de clima eficiente e alinhada à cultura organizacional.

Com uma metodologia específica e imparcial, além do olhar de especialistas em Gente e Gestão, sua empresa pode identificar de maneira precisa os principais problemas e desenvolver soluções sustentáveis.

Se esse é o seu objetivo, entre em contato com os consultores da Selpe Advisory e descubra como podemos ajudar a criar um ambiente dinâmico, positivo e produtivos para todos.

Até a próxima!

Autora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.