A importância da motivação no trabalho e a sua relação com o propósito


Todas as empresas têm o desejo de atingir bons resultados, certo? E uma excelente forma de conseguir isso é por meio do engajamento e da motivação. Afinal, a motivação no trabalho está relacionada à satisfação e produtividade dos colaboradores, o que influencia de maneira positiva a performance do negócio.
A motivação dos profissionais também contribui para a manutenção de um bom clima organizacional. Por outro lado, a falta dela resulta na queda de engajamento e da satisfação, podendo levar a um aumento da rotatividade.
Se interessou pelo assunto? Continue a leitura e confira o que é motivação no trabalho, qual a sua importância e relação com o propósito. Vamos lá?
O que é motivação no trabalho?
A motivação é um impulso que faz com que a gente realize uma determinada ação. No trabalho, ela pode ser um combustível tanto para incentivar os colaboradores, como para a conquista de melhores resultados. Naturalmente, profissionais motivados tendem a ser mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos.
Se os fatores motivacionais tem forte influência sobre a qualidade das entregas de um funcionário, é importante que o gestor participe desse processo com o talento, concorda?
Isso pode ser feito por meio de 1on1 com a liderança, apresentando perspectivas de carreira e percepções sobre o desempenho, ou por meio de programas de capacitação organizacionais, valorizando e desenvolvendo habilidades.
Ou seja, a motivação no trabalho é a base para se tornar um profissional melhor. E a falta dela pode causar insatisfação, o que resulta na falta de interesse para realizar atividades da rotina e queda na performance.
Qual a importância da motivação no trabalho no meio corporativo?
O capital humano é a chave para o sucesso de um negócio. Por tornar o quadro de pessoal mais engajado, a motivação no trabalho contribui para o clima organizacional e também se mostra como uma grande aliada na construção de equipes de alta performance.
Em um cenário em que há mais engajamento e produtividade, outros pontos positivos podem ser observados, por exemplo:
- otimização de tempo;
- melhor integração entre equipes;
- redução de turnover;
- melhor retenção de talentos;
- aumento de colaboração e trabalho em equipe;
- maior comprometimento com as atividades.
Em contrapartida, como vimos, quando uma pessoa não se sente motivada, o seu nível de produtividade diminui. No médio prazo, isso é algo que pode influenciar de forma negativa o restante do time e as entregas da equipe.
Uma forma de exemplificar isso é analisando os dados apresentados pela Bain & Company, empresa de consultoria em gestão. De acordo com o seu estudo, os funcionários desmotivados podem ser 125% menos produtivos do que aqueles que se sentem incentivados.
É importante analisar também que a motivação é algo que acontece de dentro para fora nas pessoas, e por isso pode ser influenciada por diversos fatores. Entre eles, os aspectos pessoais, o clima da instituição, o comportamento da liderança e as tarefas diárias do trabalho.
Qual a relação entre motivação intrínseca e propósito?
A motivação pode ser tanto intrínseca, relacionado às características e forças individuais da pessoa, como extrínseca, ligada às vivências coletivas e aspectos externos. Assim, levando em conta a primeira delas, pode-se entender que o propósito é o seu principal combustível. Afinal, ambos os fatores lidam diretamente com os objetivos e interesses dos indivíduos.
No meio corporativo, quando a companhia busca entender o seu próprio propósito e o da sua equipe, incentivando o alinhamento entre eles, é natural que a motivação no trabalho aumente. Uma vez que, trabalhar com propósito é uma experiência profissional compatível com as motivações de um colaborador.
No entanto, segundo o Indicador Nacional de Propósito, nem todas as empresas procuram manter esse alinhamento. Conforme as lideranças entrevistadas, apenas 13% têm o conhecimento real do propósito dos funcionários e 21% dos liderados têm o propósito conectado ao da organização.
Ou seja, as empresas brasileiras ainda precisam trabalhar bastante para melhorar a conexão entre seus propósitos com os propósitos de seus colaboradores. Caso contrário, falharam na estratégia de motivação no trabalho, bem como no crescimento do negócio.
Como aumentar a motivação no trabalho?
A motivação no trabalho não acontece por acaso. E existem algumas ações que o setor de Recursos Humanos junto com os gestores podem realizar para aumentá-la. Mas, para isso, antes de definir as estratégias é preciso conhecer bem cada profissional e estudar quais iniciativas se encaixam nas necessidades do colaborador e da equipe.
Conheça, a seguir, o que pode ser feito para elevar a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho!
1. Valorização dos talentos
Empresas que reconhecem os esforços e dedicação dos profissionais e garante o bem-estar no trabalho são mais propícias a terem equipes motivadas.
Seja por meio de elogios, celebrações, rituais diários e apoio psicológico, cada uma dessas ações favorece o bem-estar subjetivo e traz mais motivação para que todos se dediquem ao máximo às atividades laborais.
2. Cultura do feedback
Manter um canal de comunicação também é uma excelente escolha para aumentar a motivação no trabalho. Afinal, os colaboradores se sentem ouvidos e respeitados, podendo demonstrar seus pontos fortes e fracos, percepções sobre o ambiente e time e os fatores motivacionais.
Além disso, é a partir dos feedbacks que a liderança consegue dar um retorno eficiente sobre comportamentos e demandas, apresentando aspectos de melhoria, bem como críticas positivas.
3. Remuneração e benefícios compatíveis
Outra iniciativa que contribui para a motivação dos talentos é a empresa ter uma política de remuneração e benefícios compatível com a função e mercado. Isso favorece a valorização e a satisfação das equipes com a empresa e o próprio trabalho.
Ademais, a bonificação por alcance de metas também é importante para reforçar o desempenho.
4. Treinamento e desenvolvimento organizacional
Investir na capacitação do quadro de pessoal também eleva a motivação no trabalho. Por meio dela, o profissional reconhece a atenção da organização para com a sua carreira e vida pessoal, o que aumenta o seu senso de pertencimento.
Uma forma de fazer isso é aplicando treinamentos para o desenvolvimento organizacional. Além de melhorar a qualidade de entrega do colaborador, isso contribui também para a integração entre os setores e manutenção do clima.
5. Gamificação
Os jogos tendem a aumentar a motivação das pessoas. Por isso, apostar na gamificação pode ser uma ótima estratégia nesse processo. Afinal, ela usa elementos de jogos para transformar as demandas mais dinâmicas, divertidas e engajadoras, proporcionando uma experiência diferenciada para os funcionários.
Como vimos, a motivação no trabalho é fundamental para impulsionar a performance dos colaboradores e, como resultado, melhorar os resultados da própria empresa. Ademais, pode ser trabalhada dentro da organização de forma simples e eficaz.
Chegamos ao final deste texto e, agora, você já entende o que é motivação no trabalho e a sua importância. Se quiser saber mais sobre esse estímulo, assine nossa newsletter! Você vai receber no e-mail dicas sobre engajamento, retenção e as melhores estratégias em Gente e Gestão.