Missão, visão e valores: qual a importância de conectar propósitos?

Missão, visão e valores: qual a importância de conectar propósitos?

É comum acessar o site ou algum material de apresentação de uma empresa e encontrar a sua definição de missão, visão e valores, não é mesmo? Isso acontece porque esses conceitos formam a identidade da organização e contribuem positivamente na maneira como o mercado a enxerga.

Estabelecer essas diretrizes é essencial para qualquer companhia, independentemente do seu porte ou segmento. Afinal, elas servem como norte para a criação e condução do planejamento estratégico, da cultura organizacional e das demais ações corporativas, em especial no setor de Recursos Humanos.

Para entender melhor essas definições e a sua conexão com os propósitos, continue a leitura! Neste artigo, você também vai conferir o que é e como criar a missão, visão e valores do seu negócio e quais são seus principais benefícios.

O que é missão, visão e valores de uma empresa?

Missão, visão e valores são ferramentas de gestão fundamentais para a definição do planejamento estratégico. A partir delas, é possível estabelecer a identidade e o propósito da empresa, bem como guiar a tomada de decisões corporativas.

Essas diretrizes são definidas logo ao começar o negócio, sendo obrigatória uma revisão periódica para ajustar o que for necessário. Além disso, cada uma delas traz características específicas que podem contribuir para o alcance de melhores resultados. Conheça a seguir!

O que é missão em uma empresa?

A missão é a razão de ser de uma companhia, o propósito pelo qual foi criada e oferece seus serviços. Em outras palavras, podemos dizer que é a identidade da organização, que precisa ser transmitida para seus colaboradores e clientes de forma clara, concisa e objetiva.

A missão não pode ser mudada, apenas revisada para se adequar às necessidades do mercado. Para mais, o seu objetivo é inspirar as equipes, a fim de conectar todos em prol das metas desejadas. Com isso, as decisões são mais assertivas e favorecem o sucesso da empresa.

Aqui na Selpe, por exemplo, a nossa missão é gerar prosperidade por meio de conexões profissionais com significado.

O que é visão em uma empresa?

A visão é a perspectiva futura de uma instituição, a representação de onde ela quer chegar e o que pretende conquistar. Diferentemente da missão, ela pode se modificar e ter um prazo pré-estabelecido. Afinal, ao longo do tempo, a empresa vai atingindo metas e almejando novos objetivos para alavancar a sua posição no mercado.

Por meio dessa diretriz, a entidade consegue criar e conduzir as melhores estratégias de atuação, além de engajar seus colaboradores. Para isso, é necessário que ela seja prática, realista e visível.

Como exemplo, a visão da Selpe é ser referência em inovação nas áreas de negócio em que atuamos, desenvolvendo novas tecnologias e expandindo a marca de forma globalizada.

O que são valores em uma empresa?

Por fim, os valores são os princípios que ditam a maneira como a gestão de pessoas, liderança e funcionários irão se comportar para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, essas regras e crenças são usadas para guiar a tomada de decisões relacionadas à gestão do negócio. E, ainda, colaboram com a identificação de profissionais alinhados.

Durante o processo seletivo, por exemplo, os profissionais de RH conseguem reconhecer candidatos com fit cultural e princípios compatíveis com a companhia. Isso facilita a integração de novos talentos.

Aqui, nós adotamos os seguintes valores:

  • Temos cuidado com as pessoas.
  • Temos foco nos resultados.
  • Criamos relações de confiança.
  • Estamos sempre em evolução.
  • Utilizamos a tecnologia a serviço das pessoas.
  • Promovemos a diversidade.

Porque ter missão, visão e valores bem definidos?

A missão, visão e valores estão atrelados à cultura organizacional. Por meio dela, estabelecem-se os hábitos, comportamentos, formas de atuação, administração e relacionamentos. Isso contribui para que a empresa consiga, com o apoio do RH, estimular a motivação e o desempenho das equipes e a satisfação no trabalho.

Além de orientar a cultura, essas ferramentas também auxiliam no planejamento estratégico, sendo base para a definição de novas metas, objetivos e investimentos. Tal como para a análise do direcionamento e crescimento do negócio, a tomada de decisões e o alinhamento do propósito. Tudo isso almejando conquistar o objetivo maior.

Mas lembre-se: todos na companhia devem ter conhecimento dessas definições e usá-las na realização de suas tarefas. Também é necessário haver uma avaliação para saber se as estratégias estão sendo seguidas.

Assim, a empresa que investir em uma missão, visão e valores bem definidos tem grande chance de aumentar seu posicionamento e adquirir vantagem no mercado.

Como elaborar missão, visão e valores para a organização?

Agora que você já conhece a importância de ter a missão, a visão e os valores bem definidos, chegou a hora de colocar em prática. Veja, abaixo, como elaborar cada uma desses elementos.

Como definir a missão de uma empresa?

Antes de tudo, é preciso entender o motivo da existência da empresa. A partir disso, perguntas como “qual é o seu negócio?”, “quais os benefícios você entrega aos clientes?” e “quais são os seus diferenciais competitivos?” devem ser respondidas.

Afinal, a missão apresenta o propósito e a estratégia de crescimento da corporação. Por essa razão, deve ser simples e inspiradora, motivando os funcionários a darem o seu melhor em cada entrega.

Além disso, uma boa missão pode ser a chave para o sucesso da organização, uma vez que engaja todos os membros em prol de um objetivo maior. Dessa forma, contar com a participação dos profissionais na sua construção é importante, pois favorece o senso de pertencimento por parte dos colaboradores.

Como definir visão de um negócio?

Com a missão estabelecida, o próximo passo é definir a visão. Aqui, a resposta tem relação com onde a companhia deseja chegar. Para tal, é preciso indicar os objetivos de curto, médio e longo prazo. Essas metas servirão de guia para os gestores e equipes na busca pelos melhores resultados e, portanto, precisam ser viáveis.

Para mais, é necessário utilizar alguns indicadores de RH. Isso porque eles ajudam a mensurar o caminho de conclusão dos objetivos e o desempenho das equipes nessa tarefa.

Como definir valores de uma instituição?

Para definir os valores, é preciso estabelecer os princípios que guiaram os comportamentos e decisões da empresa e de todos os seus membros até o momento. É importante que eles sejam definidos com objetividade, expressando a identidade do negócio e reafirmando a força da marca.

Afinal, o cumprimento dessas regras é essencial para a imagem da instituição no mercado. Em outras palavras, é a forma como ela vai ser vista pelos seus funcionários, clientes e concorrentes. Assim, o ideal é elaborar entre 5 a 8 valores que diferenciam a organização e que fujam dos chavões como respeito, confiança e comprometimento.

E lembre-se que eles devem ser seguidos e respeitados por todos, além de estar alinhados com a missão e a visão da companhia.

Quais os principais benefícios de definir a missão, visão e valores em uma organização?

Como vimos, a missão, visão e valores de uma companhia são diretrizes organizacionais fundamentais para a sua gestão. Quando usadas como base no planejamento estratégico, trazem vários benefícios para empresa. Por exemplo:

  • fortalecimento do employer branding;
  • definição do direcionamento da instituição;
  • aumento no engajamento e desempenho da equipe;
  • melhora na cultura organizacional;
  • redução de turnover;
  • melhora no ambiente de trabalho;
  • aumento na qualidade das entregas e na produtividade;
  • maior assertividade no recrutamento e seleção;
  • melhora na relação com o mercado e com outros stakeholders.

Como a missão, visão e valores podem conectar os propósitos?

Assim como as organizações são guiadas pelo seu propósito, as pessoas também são, principalmente pensando nas suas carreiras. De acordo com o Indicador Nacional de Propósito (INP), por exemplo, 31% dos gestores entrevistados já trocaram de empresa e 17% mudaram de carreira ou profissão para se conectar com suas missões.

Por isso, estabelecer uma conexão entre o propósito da companhia e o de seus colaboradores é fundamental. Afinal, favorece tanto o avanço da corporação quanto o crescimento do talento. Porém, apenas 45% das lideranças brasileiras têm o seu propósito e o da organização conectados, segundo o INP. Por essa razão, transmitir a missão, visão e valores é essencial.

Isso porque, todos na empresa precisam ter um entendimento claro sobre essas diretrizes e os processos organizacionais conduzidos por elas. A partir disso, o funcionário consegue identificar o propósito da instituição e vice-versa, permitindo a análise de sintonia e facilitando a decisão em relação à sua permanência.

Mas, para não aumentar o índice de rotatividade e prejudicar a imagem da companhia, as ações de disseminação dessas diretrizes devem ser rotineiras. Por exemplo, o setor de RH pode aplicar a missão, visão e valores na contratação, como vimos anteriormente. Assim, ele consegue identificar profissionais mais compatíveis, aumentando a retenção de talentos.

Quer aplicar essas diretrizes na sua empresa? Confira 6 dicas práticas!

A missão, visão e valores são tão importantes para o crescimento de um negócio que não podem ser meros itens de decoração na parede. Assim, devem ser aplicadas no dia a dia da corporação, fazendo com que a liderança, gestores e equipes se conectem ao propósito e conquistem os objetivos desejados.

Para isso, cabe ao setor de gestão de pessoas transmitir essas ideias por toda a organização por meio de diferentes metodologias. Veja 6 dicas de onde aplicar a missão, visão e valores na sua empresa!

1. Processo seletivo

Planeje as etapas do processo de recrutamento e seleção considerando essas diretrizes. Dessa forma, é possível apresentar a identidade da companhia aos futuros talentos, bem como escolher o profissional ideal para o negócio.

2. Onboarding

É no onboarding que esses conceitos são explicados para os novos funcionários. Logo, aprimore ou implemente esse processo na sua organização. Ele facilita a integração do colaborador à cultura e o seu entendimento sobre as estratégias de negócio.

3. Treinamento com a liderança

Os líderes são peças fundamentais para o incentivo da equipe e, por essa razão, devem dar o exemplo e seguirem a conduta da empresa. Portanto, aplique um bom treinamento de liderança. Assim, o setor de RH conseguirá ensinar como a missão, visão e os valores devem ser praticados pelos gestores e liderados.

4. Dinâmicas em grupo

Faça dinâmicas recorrentes com o grupo, mostrando a importância dos valores do negócio e melhorando o clima organizacional. Com isso, além de manter os membros motivados e engajados, é possível envolvê-los no propósito da instituição.

5. Gamificação

Jogos e desafios são uma excelente forma de reter essas diretrizes na mente dos profissionais e, consequentemente, nas suas atitudes. Por isso, aposte na gamificação nesse processo e proporcione uma maior interação dos talentos.

6. Cultura de feedback

Por fim, implemente uma cultura de feedback na sua organização. Pensando na divulgação da missão, visão e valores, ela vai te ajudar a compreender a visão do time sobre o todo. E, ainda, facilitará o entendimento das pessoas em relação aos comportamentos apropriados dentro da instituição.

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Autora
Missão, visão e valores: qual a importância de conectar propósitos?
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
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