Gamificação nas empresas: 7 vantagens e como implementar!

Gamificação nas empresas: 7 vantagens e como implementar!

A gamificação é uma tendência que veio para ficar no mundo corporativo — especialmente nos processos seletivos para programas de estágio e trainee. Os jogos corporativos contribuem para a avaliação de candidatos a uma vaga, para o fortalecimento da marca e para trazer mais dinamismo para as etapas de seleção.

Nesse cenário, observa-se que sua eficácia vai muito além do recrutamento e seleção, podendo ser um investimento estratégico para o negócio como um todo.

Continue a leitura e entenda o que é a gamificação, como ela funciona, os benefícios para as empresas e como aplicá-la em processos seletivos. Neste artigo, você vai conferir:

O que é gamificação?

Do inglês gamification, a gamificação é uma estratégia usada para agregar dinamismo e interatividade às atividades cotidianas. Para tal, utiliza técnicas científicas que estimulam o comportamento humano por meio da aplicação de elementos associados ao jogo e à competição.

Nesse processo, são criados games e dinâmicas atrativas, que proporcionam uma experiência diferenciada para os candidatos ou os colaboradores de uma equipe. Ao incentivar a interação entre pares e propor desafios, esse método contribui para que as empresas conheçam a personalidade e o real potencial dos talentos.

Além disso, o imprevisível, tão incomum nas práticas tradicionais, é o segredo para o sucesso da gamificação. Assim, com base nas reações dos profissionais, é possível identificar algumas competências importantes e determinados padrões comportamentais, além de aprimorar o conhecimento.

Como funciona a gamificação nas empresas?

Desde as sociedades antigas os jogos incentivam as pessoas, como foi o caso das primeiras olimpíadas, na Grécia Antiga. Independentemente da finalidade, essas dinâmicas e a competitividade gerada por elas impactava positivamente os indivíduos para que fossem em busca da sua melhor performance.

Hoje, jogos no ambiente corporativo são usados com muitos objetivos, especialmente nos processos de recrutamento e seleção para estágio e trainee. Afinal, o público mais jovem tem uma tendência natural a se interessar por esse tipo de abordagem, principalmente em espaços virtuais.

Ademais, a gamificação nas empresas funciona como uma alternativa estratégica para impulsionar o senso de pertencimento e o engajamento no trabalho. Com isso, favorece também o clima organizacional e a produtividade dos setores.

Quais são os principais tipos de gamificação para empresas?

Como vimos, a gamificação pode ser uma estratégia interessante tanto para processos de seleção, quanto para iniciativas internas e de promoção da marca. Veja, a seguir, 7 tipos de atividades para colocar em prática!

  1. Testes de conhecimento ou quizz interativo.
  2. Gincana entre setores.
  3. Case storytelling.
  4. Challenge lab e skill lab.
  5. Painel com gestores ou case de desafio.
  6. Jogos online para habilidades motoras e cognitivas.
  7. Dinâmicas online para solução de desafios diversos, de lógica, personalidade, memória e concentração.

Esses são apenas alguns exemplos de como usar a gamificação nas empresas, mas existem várias outras possibilidades! Basta usar a criatividade e entender quais abordagens podem fazer mais sentido para o seu negócio.

Qual a relação entre gamificação e cultura organizacional?

A cultura organizacional é a identidade de uma companhia e deve representar as pessoas que constituem o seu quadro de funcionários. Por isso, ela é viva, está em constante evolução e deve ser fortalecida todos os dias — e a gamificação pode ajudar nesse processo!

Vamos a um exemplo prático? Suponha que muitos colaboradores estão agindo em desacordo com a rotina, missão, visão e valores da empresa e o RH precisa reverter essa situação. Para solucionar isso, é possível realizar uma “brincadeira” entre os setores, com testes de conhecimento ou desafios diários.

Outro exemplo é premiar pessoas que se mostraram mais adeptas a um novo sistema ou processo. Imagine que, a partir de hoje, todos os profissionais devam usar crachá, mas a maioria não o faz. O RH pode, então, entregar adesivos ou cards de recompensa, para que colegas de trabalho reconheçam o bom exemplo do outro.

Isso é gamificação atrelado a cultura organizacional! Contudo, é importante ressaltar que, embora seja uma excelente ferramenta para trabalhar a comunicação e o reforço positivo, ela não resolverá questões mais complexas da organização.

Em quais áreas é possível usar jogos e dinâmicas?

A gamificação, feita por meio de jogos, dinâmicas ou atividades online, pode ser aplicada em diferentes áreas de uma empresa, com finalidades variadas.

Além disso, atualmente, a geração Milenium (jovens que já nasceram na época da internet) está ingressando no mercado de trabalho. Esse público é altamente digital e está acostumado com um mundo mais dinâmico.

Então, para atrair e reter esses jovens profissionais, as instituições precisam se adaptar a esse universo por meio da gamificação. Veja, a seguir, em quais processos ela pode ser implementada!

Atração de talentos

A base para um bom processo seletivo é ter um volume adequado de candidatos qualificados para vaga. Pensando nisso, muitas companhias têm apostado na gamificação como força de atração de talentos, principalmente para trainee e estágio.

Isso porque, é comum que profissionais mais novos se sintam atraídos por empresas que apresentam um ambiente desafiador e que os estimulem com novos projetos. Assim, mencionar logo no marketing de atração que essa é uma das etapas de seleção, pode ser um atrativo poderoso.

Como consequência da imagem de modernidade e inovação que é criada, a empresa ganha visibilidade e começa a subir no ranking de interesse dos talentos.

Recrutamento e seleção

Algumas empresas estão abandonando de vez os métodos clássicos de recrutamento e seleção, que utilizam cadernos, apostilas e testes tradicionais. Em vez disso, estão usando a gamificação, a tecnologia no RH e outras metodologias mais interativas.

O processo, além das etapas de triagem e entrevista, passa a contar também com dinâmicas de grupo, business case e challenge lab, por exemplo. Há empresas, inclusive, que escolhem um de seus produtos, serviços ou marcas como tema do game, orientando os candidatos a desenvolver uma nova solução para o público-alvo.

A equipe vencedora, além de ser premiada, tem mais chances de avançar no processo seletivo e de colocar o projeto em prática durante a jornada na organização.

Programas de Estágio e Trainee

Muitos profissionais iniciam a sua carreira por meio de um programa de desenvolvimento para estagiários e trainees. Porém, não é fácil conseguir uma vaga nessas funções. O motivo disso é que as organizações são bem criteriosas na escolha dos candidatos, pois eles serão responsáveis por construir o futuro da companhia.

Para evitar uma falha na contratação, muitas instituições estão usando a gamificação em processos seletivos para esse tipo de oportunidade. Com isso, percebem benefícios como:

  • maior assertividade nas admissões;
  • possibilidade de mensurar o nível de engajamento dos participantes;
  • constante aplicação de técnicas inovadoras;
  • melhores projeções para o futuro;
  • realização de projetos no médio e longo prazo.

Como aplicar a gamificação nos processos seletivos de trainee e estágio?

A gamificação pode ser introduzida em uma ou mais etapas do processo seletivo, em seu início ou fim — e até mesmo nele por completo. É comum que ela aconteça logo após os testes para triagem inicial ou antes da entrevista com os gestores, a depender do modelo utilizado.

Em linhas gerais, os jogos e dinâmicas podem ser aplicados presencialmente ou online (o que tem sido mais frequente desde a pandemia da Covid-19). Em alguns, a Inteligência Artificial faz toda a avaliação, em outros, há um ranking de pontuação e nos demais, principalmente os que acontecem face a face, o RH deve analisar os talentos.

Por meio dos resultados conquistados pelos candidatos, os consultores de recrutamento e o RH conseguem mapear as competências essenciais para as empresas, como:

  • trabalho em equipe;
  • comunicação eficiente;
  • capacidade de planejamento e organização;
  • visão sistêmica e estratégica;
  • resolução de problemas;
  • envolvimento dos candidatos no processo.

Como implementar a gamificação na rotina corporativa?

Implementar a gamificação na rotina das empresas vai muito além do recrutamento e seleção: ela perpassa a cultura organizacional e os ritos de cada equipe. Por isso, para torná-la parte da essência do negócio, comece fazendo um diagnóstico dos times, a fim de entender seu perfil, necessidades, comportamentos e expectativas.

A partir da análise dos colaboradores, defina em quais atividades atribuir pontos, as regras da competição e como ela deverá acontecer. Alguns exemplos, são relacionar ações de treinamento e desenvolvimento aos jogos, ou criar desafios relacionados às metas do grupo.

Em seguida, faça pesquisas, use a criatividade e crie momentos de brainstorming para elaborar iniciativas únicas e compatíveis com a sua organização. Isso será fundamental para definir quais dinâmicas realizar, como tudo será feito e qual é o propósito de cada tarefa.

Depois, basta acompanhar os resultados, promover os ajustes necessários e criar um sentimento de pertencimento junto à motivação por participar da gamificação!

Quais são as vantagens de investir em gamificação nos processos seletivos? Confira as 7 principais!

Investir em gamificação nos processos seletivos é uma atitude estratégica, que trará bons frutos no médio e longo prazo, por meio de contratações mais eficientes. Veja, abaixo, as principais vantagens!

  1. Recrutamento e seleção mais dinâmico e interativo.
  2. Avaliação mais completa e real dos candidatos.
  3. Maior diversidade de perfis na seleção.
  4. Fortalecimento do employer branding.
  5. Traz diferencial competitivo para o processo seletivo.
  6. Favorece o aprendizado prático.
  7. Após a contratação, promove o engajamento do time.

Chegamos ao final deste artigo e espero que você tenha percebido o valor da gamificação para os processos seletivos da sua empresa, principalmente para trainee e estágio. Para saber mais sobre outros assuntos relacionados ao universo de Gente e Gestão, Tecnologia no RH e Recrutamento e Seleção, assine a nossa newsletter!

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A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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